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Versão 1.1 de 28/06/2017
Guia Rápido
Sistema Integrado de Contabilidade Pública
Controle de Diretrizes
SEJAM BEM-VINDOS.............................................................................................2
OBJETIVO...............................................................................................................3
1 – CONFIGURAÇÃO ALTERAÇÃO ORÇAMENTÁRIA........................................5
2 – ALTERAÇÃO ORÇAMENTÁRIA.......................................................................7
2.1-Utilização do Parâmetro de Controle de Diretrizes……………………………………..7
2.2-Edição do Controle de Diretrizes.............................................................................8
3– QUADRO DEMONSTRATIVO DAS ALTERAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS ........9
SMARAPD INFORMÁTICA LTDA Unidade Gestão Pública www.smarapd.com.br – smarcp.suporte@smarapd.com.br
R. Aurora, 446 – Vila Tibério – CEP 14050-100 – Ribeirão Preto/SP – Tel.: 2111.9898
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SEJAM BEM-VINDOS
Este é o informativo que a SMARapd desenvolveu para facilitar o seu trabalho, a
sua rotina e nossa comunicação.
Esperamos, através deste material, tornar o seu dia a dia mais produtivo e, ao
mesmo tempo, mais prazeroso.
Conte conosco nesta jornada. Estaremos sempre dispostos a inovar nossos
serviços para melhor atendê-los.
Bom treinamento!
Equipe SMARcp.
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OBJETIVO
O objetivo deste informativo é propiciar o pleno conhecimento sobre a utilização
do parâmetro de controle de diretrizes e sua importância na rotina de Alteração
orçamentária no sistema SmarCP e também dos fatores que podem interferir nas
mesmas. Este conhecimento é fundamental para efetuar os procedimentos
padrões tais como consultas, inclusões e manutenções de forma mais assertiva e
eficiente.
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1 – CONFIGURAÇÃO ALTERAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
Os parâmetros que geram influencia na rotina de Alteração orçamentária estão localizados
no menu ‘Planejamento’, submenu ‘Cadastros’, opção ‘Configuração, botão ‘Alteração
Orçamentária’
1.1 Controle de Suplementação: Este campo é essencial para o controle do limite
estipulado pelo município para suplementação e possuí 3 opções de preenchimento, sendo
estas:
Bloqueia: Caso o limite estipulado tenha sido excedido o sistema não permitirá que seja
realizada a movimentação de alteração orçamentária.
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Ao posicionar o curso do mouse sobre os campos é
aberto um texto explicativo para cada um dos campos.
Os grupos de ‘botões de ‘Remanejamento’, ‘Transposição’ e
‘Transferência’, contém campos que permitem estipular o cenário
que atribuirá esta classificação para o registro de alteração
orçamentária. Neste exemplo uma alteração orçamentária seria
classificada como remanejamento quando a legislação de
aprovação é lei, a unidade gestora das dotações é igual, unidades
orçamentárias, programa e ação são diferentes. As demais
informações não são consideradas neste cenário.
Avisa: O sistema permitirá a inserção de movimento, porém demostrará em tela mensagem
de aviso que o limite estipulado foi excedido.
Não Considera: Deixa em aberto as movimentações, não refletindo impacto ou aviso frente
as movimentações de alteração orçamentárias realizadas.
1.2 Base de Cálculo Diretrizes: Este parâmetro define qual será a base de cálculo para a
feitura de alterações orçamentárias tendo três opções de preenchimento, sendo estas:
Receita Prevista, Receita Arrecadada ou Despesa Fixada.
1.3 (%) Suplementação: Percentual pré determinado que será o limite definido pelo
município no que tange movimentações ligadas a Suplementação que está diretamente
ligado a base de cálculo de diretrizes determinando o limite máximo para alteração
orçamentária.
1.4 (%) Remanejamento/Transposição/Transferências: Percentual pré determinado que
será o limite definido pelo município no que tange movimentações ligadas a
Remanejamento, Transposição, Transferências que está diretamente ligado a base de
cálculo de diretrizes determinando o limite máximo para alteração orçamentária.
1.5 Permite entre Unidades Gestoras: Indica se será permitido operações de alteração
orçamentária entre dotações de unidades gestoras diferentes.
Após devidamente marcados todos os parâmetros citados, teremos a base necessária para
um controle da utilização de alterações orçamentárias e visualização de índices.
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ATENÇÃO:
Caso a funcionalidade não esteja disponível no menu citado, entre em
contato com o administrador do sistema para que verifique as permissões
do usuário.
2 – ALTERAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
2.1- Marcação do Controle de Diretrizes
Acessar o menu ‘Planejamento’, submenu ‘Despesa’, opção ‘Alteração Orçamentária’ e
clicar no botão ‘Novo’ para realizar a inclusão será aberta a tela de ‘Inclusão de Alteração
Orçamentária’, no sistema aparecerá a tela abaixo :
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Ao marcar o parâmetro como sim ,ele será considerado para o cálculo
do índice pre determinado e será reflexo dos parâmetros anteriormente
citados
2.2- Edição do Controle de Diretrizes
Acessar o menu ‘Planejamento’, submenu ‘Despesa’, opção ‘Alteração Orçamentária’ e
Filtrar um movimento de alteração orçamentária que no momento de sua feitura tenha sido
marcado erroneamente como sim ou não e ainda não tenha sido enviado ao tribunal de
contas :
No campo ações é possível alterar o controle de maneira que considerará ou deixará de
considerar o movimento para o índice de acordo com os parâmetros anteriormente
mencionados, como demonstrado abaixo:
Caso a alteração possa ser feita demonstrará na tela a seguinte mensagem: Registro
alterado com sucesso., em caso de já envio da informação ao tribunal será demostrada a
mensagem impeditiva: Este lançamento não pode ser realizado, pois o contábil deste mês já
está consistido ou já foi enviado para o Tribunal de Contas.
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ATENÇÃO:
Caso a funcionalidade não esteja disponível no menu citado, entre em
contato com o administrador do sistema para que verifique as permissões
do usuário.
3– QUADRO DEMONSTRATIVO DAS ALTERAÇÕES
ORÇAMENTÁRIAS
Nosso sistema possuí um relatório onde o acompanhamento dos valores (monetários e
percentuais) tanto do limite, quanto do percentual já utilizado podem ser facilmente
visualizadas, com a utilização do parâmetro controle de diretrizes e configuração
orçamentária podem trazer ao usuário uma visão bastante ampla frente as movimentações.
Acessar o menu ‘Planejamento’, submenu ‘Relatórios’, opção ‘Alteração
Orçamentária’, selecionar CER72400-Demonstrativo das Alterações Orçamentárias.
Marcar as unidades gestoras e devidos filtros. Abaixo há um exemplo de relatório com a
utilização do controle de diretrizes:
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Encerramento;
Em suma é importante a marcação dos parâmetros citados bem como o devido
acompanhamento ao realizar os movimentos de alteração orçamentária. Observe que a
marcação do controle de diretrizes igual a ‘Sim’ ou ‘Não’ é diretamente ligado aos critérios
aprovados no texto da Lei Orçamentária do referido exercício, e devem ser verificados a
cada movimento de alteração orçamentária. Com isso poderão ser realizadas conferências
ainda mais amplas e assertivas das movimentações de alteração orçamentária, bem como a
utilização do percentual previsto em Lei.
Estaremos à disposição no caso de qualquer dúvida.
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