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Benefícios e Convênios
Importação de Arquivo Texto (Geral)
Versão 1.0 - 04/2020
Introdução
Olá,
Este manual tem por objetivo detalhar o procedimento de importação dos arquivos de convênio para a rotina de Benefícios e Convênios no SMARrhWeb.
Dividiremos este manual em duas partes, sendo que na primeira parte será detalhado o processo de importação dos arquivos e na segunda será exibido onde as informações importadas serão armazenadas.
Caso tenha alguma dúvida em qualquer passo deste manual, entre em contato com o nosso suporte através do portal: https://portal.smarapd.com.br/
1.Importação do Arquivo de Convênio
Após receber os arquivos de Plano de Saúde, será necessário usar a rotina Importa/Exporta no sistema SMARrhWeb para importar os arquivos e então disparar as verbas de desconto na folha de pagamento do titular do Plano.
Para isso, acesse o sistema SMARrhWeb e entre no seguinte menu:
Folha de Pagamento \> Processamento \> Importação de Arquivo Texto (Geral)
A tarefa que vamos utilizar para importação do Plano de Saúde é:
Importação Convênio
Após selecionar a tarefa Importação Convênio, as etapas abaixo serão exibidas:
Você verá que a importação do convênio está dividida em várias etapas. A partir da etapa 2, existem subitens para que você possa verificar as inconsistências e também a opção para desfazer a etapa.
No grid exibido na Figura 02, existem 4 colunas:
1. Checkbox para marcar etapa;
2.Descrição da etapa;
3.Executado (essa coluna serve para informar se a etapa já foi gerada;
4.Ações (esse botão serve para executar a etapa).
Caso a etapa já esteja com a coluna Executado = SIM, na coluna da ação o botão desaparece. Caso seja necessário gerar novamente, é preciso resetar a etapa, marcando o checkbox
localizado na parte superior
à sua direita conforme imagem abaixo:
Abaixo estão elencadas todas as etapas com seus respectivos detalhamentos do processo de importação do convênio:
1.Importar:
Ao clicar na ação desta etapa, será exibida a tela abaixo:
Figura 01 - Importação de Arquivo Texto (Geral) - Importação Convênio - Etapa 1 - Importar
Clique no botão “Carregar”, localize o arquivo de convênio e depois de selecioná-lo, clique em “Anexar”.
Dica: Copie a nomenclatura do arquivo selecionado (exemplo: plano1_ 47565.txt), inclusive com a extensão, pois será necessário para utilização na próxima etapa.
Após clicar no botão “Anexar”, os dados importados serão exibidos na tela para que você possa realizar filtros ou até mesmo exportar o grid:
Figura 02 - Importação de Arquivo Texto (Geral) - Importação Convênio - Etapa 1 - Arquivo Importado
Clique em “Voltar” para retornar às próximas etapas.
2.Registros Importados
Ao executar essa etapa, a tela abaixo será exibida:
Figura 06 - Importação de Arquivo Texto (Geral) - Importação Convênio - Etapa 1 - Registros Importados
Neste momento é necessário informar o código do convênio:
●SÃO FRANCISCO 1: Código 2
●SÃO FRANCISCO 2: Código 3
●SÃO FRANCISCO 3: Código 4
No nome do arquivo você deverá colar aquela nomenclatura que foi copiada na etapa 1, e o parâmetro de cálculo deverá ser considerado o da folha mensal do mês atual. Caso o parâmetro de
cálculo já esteja enviado/calculado, será necessário anular e enviar novamente a folha para que a verba dispare para os servidores.
Após preencher os dados, clique em “Confirmar”.
2.1. Desfazer Etapa 2
Só executar essa tarefa se houver a necessidade de desfazer a etapa de Registros Importados, caso contrário, pode pular essa etapa.
3.Titular/Dep Identificado
Etapa faz a identificação dos titulares e dependentes dentro do arquivo importado.
3.1.Inconsist. Titular/Dep.
Verifica se houve alguma inconsistência ao realizar a identificação do Titular e Dependente. Caso o sistema encontre alguma irregularidade, será exibido um grid com os possíveis problemas. É de responsabilidade do usuário, verificar as inconsistências apresentadas nessa etapa. Se o grid não for exibido é porque não houve nenhuma inconsistência.
3.2. Desfazer Etapa 3
Só executar essa tarefa se houver a necessidade de desfazer a etapa de Titular / Dep Identificado, caso contrário, pode pular essa etapa.
4.Convênio Identificado
Etapa faz a identificação de qual convênio o titular e os dependentes pertencem.
4.1.Inconsist. Conv. Ident.
Verifica se houve alguma inconsistência ao realizar a identificação do Convênio. Caso o sistema encontre alguma irregularidade, será exibido um grid com os possíveis problemas. É de responsabilidade do usuário, verificar as inconsistências apresentadas nessa etapa. Se o grid não for exibido é porque não houve nenhuma inconsistência.
4.1. Desfazer Etapa 4
Só executar essa tarefa se houver a necessidade de desfazer a etapa de Convênio Identificado, caso contrário, pode pular essa etapa.
5.Parcela Gravada
Este é o momento que ele grava o os valores para o titular e dependente na rotina de Benefícios e Convênio.
5.1.Inconsist. Parc. Gravada
Verifica se houve alguma inconsistência ao gravar a parcela na rotina de Benefícios e Convênio. Caso o sistema encontre alguma irregularidade, será exibido um grid com os possíveis
problemas. É de responsabilidade do usuário, verificar as inconsistências apresentadas nessa etapa. Se o grid não for exibido é porque não houve nenhuma inconsistência.
5.2. Desfazer Etapa 5
Só executar essa tarefa se houver a necessidade de desfazer a etapa de Parcela Gravada, caso contrário, pode pular essa etapa.
6.Parcela Paga
Não Utiliza.
6.1. Desfazer Etapa 6
Não utiliza.
7. Anular Tudo
Essa etapa serve para anular TODAS as etapas. Muito utilizada quando tem a necessidade de anular todo arquivo de convênio e processar novamente.
Pronto!
Após realizar todo o procedimento, desde a etapa de importação até a etapa de parcela gravada, o sistema já estará com os valores no gatilho para disparar à folha de pagamento dos titulares do plano de saúde.
O próximo passo é conferir se os valores estão realmente na rotina de Benefícios e Convênio, e, para isso, vamos agora para a parte dois do manual.
2.Benefícios e Convênios
Acesse o sistema SMARrhWeb e entre no seguinte menu: Recursos Humanos \> Benefícios e Convênios;
Figura 03 - Menu Principal - Recursos Humanos \> Benefícios e Convênios
Ao clicar na rotina de benefícios e convênios, será exibido um grid com os convênios cadastrados conforme imagem abaixo:
Nas ações de cada convênio tem as opções visualizar, editar e em “Mais Ações” é possível visualizar os conveniados referente ao convênio selecionado:
Ao clicar em Conveniados, o sistema vai apresentar um grid com todos os conveniados cadastrados para o São Francisco 1 (conforme selecionado na imagem). Faça um filtro no campo Matrícula ou Nome buscando pelo titular desejado que teve informações importadas no plano SÃO FRANCISCO 1.
Será exibido um titular e, caso tenha dependente cadastrado, também será exibido:
Figura 04 - Benefícios e Convênios - Conveniado
Note que para esse titular filtrado, existem dois dependentes.
Para que eu possa confirmar os valores que vieram importados lá da rotina de Importação de Arquivo Texto, eu preciso clicar em “Mais Ações” para o titular ou dependente e então ir na opção “Parcelamento” conforme imagem abaixo:
Após clicar em “Parcelamento”, os valores já descontados do servidor ficarão nesse grid com a data de vencimento do mês referente, valor, valor pago e qual a situação da parcela:
O arquivo importado foi referente ao mês de março de 2020, portanto a última parcela gravada no grid é a que veio da importação do arquivo.
Depois de fazer todos esses passos, envie e calcule o parâmetro de cálculo da folha mensal que os valores serão disparados nas verbas de desconto.
Abaixo uma tabela com as verbas de desconto referente à cada convênio:
Verba |
||
Convênio |
Titular |
Dependente |
São Francisco 1 |
641 |
647 |
São Francisco 2 |
643 |
648 |
São Francisco 3 |
644 |
649 |
Existe ainda a verba 642 é comum para todos os convênios, pois é a verba de COPARTICIPAÇÃO.
E a verba 2074 é a PATRONAL SÃO FRANCISCO utilizada para cálculo das verbas de Titular dos Convênios.