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Aqui documentamos para você o funcionamento dos envios de eventos no SMARrh, desde a criação do evento (de acordo com o fato gerador do sistema – um cadastro de contrato, inclusão de um dependente, criação de uma verba, etc.) até a recepção e envio do xml ao Ambiente Nacional do eSocial, independente da classificação dele (Tabela, Não Periódicos, Periódico ou SST).
É importante sempre se atentar ao funcionamento do Mensageria – caso os eventos não se “movimentem” para aprovação no painel pode haver alguma inconsistência aqui.
Pontos importantes:
- O certificado digital A1 eCNPJ deve estar dentro do prazo de validade e configurado corretamente. Se ele estiver inválido ou vencido a comunicação com o portal do governo não ocorre;
- É sempre importante entender se os eventos que deseja enviar possuem eventos que são pré-requisitos. Esses eventos anteriores devem já constar como APROVADOS no Mensageria e no Painel de Eventos. Por exemplo, para enviar um afastamento, a admissão da pessoa já deve ter sido aprovada; para enviar o retorno de um afastamento, seu início já deve ter sido aprovado; para enviar os eventos periódicos, a admissão e as rubricas devem ter sido aprovadas, etc;
- Dúvidas referentes à utilização do sistema poderão ser sanadas junto à nossa equipe de Suporte, mas dúvidas referentes a negócios (funcionamento do eSocial, o que deve ser informado no campo, etc.) deverão ser direcionadas ao órgão competente caso não localizem a informação no MOS;
- O MOS deve ser consultado sempre que necessário – deixe o link da documentação técnica do eSocial favoritado em seu navegador (sugerimos que não imprima o manual, pois há atualizações constantes dele) e acesse sempre a versão atual disponibilizada no site do governo;
A intenção deste manual é informar e orientar você, usuário do SMARrh, na utilização do sistema e entendimento dos eventos nas suas operações diárias – trouxemos apenas exemplos para mostrar o funcionamento do sistema, ok?
Caso note algum ponto que ficou confuso, pedimos que entre em contato conosco pelo Portal SMAR APD solicitando mais informações e/ou correção dos dizeres, por favor.
Estamos aqui para simplificar os seus processos. Conte conosco!
Como gerar os eventos e disponibilizá-los no ambiente do eSocial para aprovação:
1 – Quando é feita alguma ação no sistema em que um evento deve ser gerado, o registro aparece na coluna “consistir” do Painel de Eventos. Selecione a linha e clique na funcionalidade abaixo, para consistir as informações e analisar a validade dos dados para geração do evento. Esta ação é necessária para quaisquer eventos, não somente o S-2190 do exemplo abaixo:
Se houver inconsistência no preenchimento dos dados, por algum motivo, o sistema fará a movimentação dele para a coluna “inconsistente”.
2 – Caso a pré-avaliação esteja correta, ele será direcionado à coluna “válido” e você pode disponibilizá-lo para geração do xml:
De forma automática, quando tudo estiver correto, após clicar no botão indicado acima, o sistema direciona o evento para a coluna “Disponível” e logo depois o envia para a coluna “Mensageria”, para liberação, conforme prints a seguir.
Para enviá-lo ao Ambiente do eSocial, acesse o mensageria e libere o evento no botão indicado abaixo, confirmando a ação quando o mensageria solicitar: