Gestão de Atividades

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Gestão de Atividades

Processo para pedidos registrados como Protocolo

1)O usuário cria um ou mais processo(s).

2)Após criar o(s) processo(s) o usuário deve fazer a remessa (distribuição), endereçando a um departamento em específico.

3)Após efetuar a distribuição, o departamento de destino aceita (recebe), analisa o pedido (solicitação) e despacha o(s) processo(s) para outro usuário ou órgão.

4)Após executar o despacho (envio), o departamento/usuário de destino recebe o processo e pode despachar para o arquivo ou pode encaminhar o(s) processo(s) para outro departamento/usuário fazendo uma nova remessa.

Processo para pedidos registrados como Solicitação / Ouvidoria

 

1)O usuário cria uma ou mais solicitação.

2)O sistema identifica se classifica como Solicitação ou Ouvidoria de acordo com parâmetros do sistema

3)Após criá-la, o usuário pode fazer o encaminhamento, endereçado a um departamento em específico.

4)O departamento de destino aceita e despacha a(s) solicitação (ões).

5)Após executar o despacho, o departamento de destino encerra ou pode encaminhá-la para outro departamento fazendo novo encaminhamento.

 

Para pedidos registrados como Ordem de Serviço

 

1)O usuário cria uma ou mais ordem de serviço.

2)Após, o sistema permite agrupá-las de forma que a logística de execução seja facilitada,

3)Após associar recursos (responsáveis) e materiais a ser utilizado, liberá-la para execução,

4)Após execução, registrar tempos associados à execução, e encerrá-la.

 

 

 

 

Acesso ao sistema SMARsa

 

O produto SMARSA possui uma tela de acesso ao sistema com o objetivo de permitir que somente pessoas previamente cadastradas e autorizadas possam acessar o sistema.

Para acessar o sistema é necessário um usuário e senha anteriormente cadastrados. Após informar o usuário e a senha corretamente, deve-se clicar em .

 

O sistema valida se as informações de usuário e senha são idênticas aos dados cadastrados e, em caso de divergência, apresenta a mensagem Usuário e/ou senha inválido(s).

 

 

 

Na tela de “Esqueci minha senha” o usuário informa o e-mail cadastrado em sua conta de usuário e em caso de informar este dado corretamente receberá a senha por e-mail.

Caso informado um e-mail inválido, será exibida a mensagem Não existe usuário associado a este e-mail no topo da tela.

 

 

 

 

Através do menu superior do SMARsa é possível acessar funcionalidades do sistema. O menu é organizado da seguinte forma:

 

 

Administrativo

Cadastros

Processo

Solicitação/ouvidoria

Gestão de Atividades

Arquivo

Relatórios

 

Para acessar uma funcionalidade, basta colocar o cursor do mouse sobre o menu e selecionar a opção desejada com um clique no botão esquerdo.

 

 

 

 

 

 

Para registrar uma ordem de serviço, acesse o menu Gestão de atividades / Atendimento / Novo.

 

 

Esta funcionalidade permite registrar as ordens de serviço feitas pelos órgãos internos da administração ou pelos cidadãos. Primeiramente escolha o meio de abertura.

 

 

 

A abertura de Ordens de Serviço é dividida em passos. Para cada tipo de abertura os campos e os passos serão diferentes.

 

Externo

 

Esse tipo de abertura destina-se a ordens de serviço cujos requerentes são externos, pessoas físicas ou jurídicas.

 

Passo 1 – Solicitante

 

Primeiramente serão solicitados os dados do solicitante e do beneficiário do processo.

 

 

 

 

 

 

Passo 2 – Local de atendimento

 

Preencha com o máximo de dados possíveis o local de atendimento.

 

 

 

Passo 3 – Serviços a executar

 

Aqui você poderá escolher um ou mais serviços a serem executados.

Caso exista alguma ordem de serviço aberta em nome do solicitante para o assunto selecionado será exibida a seguinte mensagem:

Passo 4 – Complemento

 

Aqui será necessário informar a complexidade, prioridade entre outros campos complementares à ordem de serviço.

 

 

 

Relatórios para impressão

 

Ao terminar o registro da ordem de serviço, serão exibidos os relatórios para impressão como, por exemplo, o Requerimento de abertura.

 

 

 

 

Geração de taxas diversas

 

Para a geração de guias, lembre-se que o cadastro dos preços públicos e condições de pagamento são feitos de acordo com o sistema tributação.

Interno

 

Esse tipo de abertura destina-se a ordens de serviço cujos requerentes são internos.

 

 

 

Passo Solicitante

 

Neste passo você deverá selecionar o solicitante da ordem de serviço.

 

 

 

Para buscar uma ordem de serviço, acesse o menu Gestão de atividades / Atendimento / Buscar.

 

Após executar o filtro, através da coluna Ações, será possível, por exemplo, visualizar e imprimir a ficha da demanda.

Vamos ver com detalhes o que você poderá encontrar na coluna Ações!

 

 

Visualizar ordem de serviço

 

Para visualizar os detalhes da ordem de serviço, clique em e navegue entre as abas da tela que será exibida.

 

Editar ordem de serviço

 

Caso alguma informação esteja incorreta na ordem de serviço, você poderá editá-la. Para isso, clique em na coluna Ações.

 

 

Cancelar Ordem de Serviço

Executa o cancelamento da ordem de serviço respeitando as regras de negócio do sistema.

 

 

Cancelar serviços

Permite o cancelamento de um ou mais serviços da ordem de serviço.

 

 

Arquivo Digital

Permite a inclusão de arquivos digitais à ordem de serviço, como cópia digital de documentos do solicitante.

 

Guias geradas da OS

 

Aqui será possível a geração de guias para a ordem de serviço e reimpressão de guias geradas anteriormente.

 

 

 

 

Após a geração da guia você poderá reimprimi-la ou liberar a ordem de serviço para execução mesmo que a guia ainda não tenha sido paga.

 

 

Impressão Relatórios de OS e Agrupamento

Permite a impressão dos relatórios existentes no sistema.

 

 

 

 

Para gerenciar as ordens de serviço, acesse o menu Gestão de atividades / Gerenciar ordem de serviço / Buscar

 

 

Esta funcionalidade permite gerar agrupamentos ou cancelar serviços de uma ordem de serviço registrada.

Primeiramente selecione o tipo das ordens de serviço a serem gerenciadas.

 

 

 

Em seguida será exibida a lista dos serviços de acordo com a seleção feita anteriormente.

 

 

O agrupamento dos serviços deve ser feito para facilitar a logística de execução. Um agrupamento deve conter itens que tenham as mesmas características.

 

 

 

 

Gerar agrupamento

 

Na geração do agrupamento é necessário informar se o agrupamento será imediatamente liberado para execução ou não. Também é preciso informar o órgão responsável pela execução dos serviços.

 

 

 

 

 

 

Para consultar os agrupamentos dos serviços, acesse o menu Gestão de atividades / Agrupamento dos serviços.

 

Aqui você poderá visualizar a lista de todos os agrupamentos gerados pelo sistema, independente de seu status.

 

 

Através da coluna Ações você poderá listar os serviços do agrupamento, visualizar o agrupamento, cancelar o agrupamento e seus serviços, imprimir relatórios e realizar o apontamento do agrupamento.

 

 

 

 

 

Esta funcionalidade pode ser acessada através das seguintes funcionalidades, na coluna Ações:

Gestão de atividades / Gerenciar agrupamento / Agrupamento dos serviços

Gestão de atividades / Gerenciar agrupamento / Agrupamento em execução

 

Primeiramente são exibidos em lista todos os apontamentos registrados para o agrupamento.

 

 

Através da coluna Ações é possível excluir ou editar apontamentos registrados para o agrupamento.

 

 

Incluir

 

Insira as informações do apontamento. Tente ser o mais real possível nas informações aqui preenchidas. Se possível, preencha a observação do apontamento.

 

 

 

 

Para consultar os agrupamentos que aguardam liberação acesse o menu Gestão de atividades / Agrupamento para liberação.

 

Esta funcionalidade exibe a lista de agrupamentos que ainda não foram liberados para execução.

 

Na coluna Ações temos as seguintes opções:

 

 

Remover serviços

 

Os serviços removidos ficarão disponíveis para geração de um novo agrupamento em Gerenciar Ordem de Serviço. O agrupamento é cancelado somente se todos os serviços do agrupamento forem removidos.

 

Cancelar agrupamentos e liberar serviços

 

O agrupamento é cancelado e os serviços disponíveis para geração de um novo agrupamento em Gerenciar Ordem de Serviço.

 

Cancelar agrupamentos e serviços

 

O agrupamento e os serviços são cancelados, ou seja, não é possível gerar um novo agrupamento com estes serviços.

 

 

Consultar agrupamento

 

Para visualizar os detalhes do agrupamento navegue entre as abas da tela que será exibida.

 

Liberar o agrupamento

 

Aqui você poderá liberar o agrupamento para execução.

 

 

 

 

 

Para consultar os agrupamentos em execução acesse o menu Gestão de atividades / Agrupamento em execução.

 

 

Esta funcionalidade exibe a lista de agrupamentos que estão em execução.

Através da coluna Ações é possível:

Listar os serviços do agrupamento

Informar os recursos utilizados e apontamentos realizados na execução dos serviços;

Remover serviços;

Encerrar o agrupamento;

Cancelar agrupamento e liberar serviços, bem como cancelar o agrupamento e os serviços;

Imprimir relatórios;

Visualizar, incluir e excluir arquivos digitais do agrupamento;

Consultar agrupamento.

 

Encerrar o agrupamento

 

Primeiramente serão exibidos todos os serviços existentes no agrupamento. Aqui você poderá encerrar um ou vários serviços.

 

 

O sistema exibirá uma mensagem de confirmação da ação.

 

Preencha as informações com muita calma, inserindo a maior quantidade de dados possível.

 

 

 

 

 

Aqui serão feitos os cadastros de informações básicas para complementar o registro e execução dos serviços.

 

Materiais

 

Incluir

 

Para incluir um material acesse o menu Gestão de atividades / Cadastros / Materiais / Novo.

 

 

 

Esta funcionalidade permite cadastrar materiais que serão utilizados na execução dos serviços solicitados.

 

 

Buscar

 

Para buscar um material acesse o menu Gestão de atividades / Cadastros / Materiais / Buscar.

 

 

Na lista de materiais, através da coluna Ações, você poderá visualizar editar e excluir materiais cadastrados no sistema.

 

 

 

 

Recursos humanos

 

Incluir

 

Para incluir um recurso humano acesse o menu Gestão de Atividades / Cadastros / Recursos Humanos / Novo.

 

 

Esta funcionalidade permite cadastrar recursos humanos que executarão os serviços solicitados.

 

 

Buscar

 

Para buscar um recurso humano acesse o menu Gestão de atividades / Cadastros / Recursos humanos / Buscar.

 

 

 

Na lista de recursos humanos, através da coluna Ações, você poderá visualizar editar, habilitar, desabilitar e excluir recursos cadastrados no sistema.

 

 

 

 

 

Subunidades

 

Incluir

 

Para incluir uma subunidade acesse o menu Gestão de atividades / Cadastros / Subunidade / Novo.

 

Esta funcionalidade permite cadastrar as subunidades dos órgãos administrativos.

 

 

Buscar

 

Para buscar uma subunidade acesse o menu Gestão de atividades / Cadastros / Subunidade / Buscar.

 

 

Na lista de subunidades, através da coluna Ações, você poderá visualizar editar, habilitar, desabilitar e excluir subunidades cadastradas no sistema.

 

 

 

 

Veículos

 

Incluir

 

Para incluir um veículo acesse o menu Gestão de atividades / Cadastros / Veículos / Novo.

 

 

Esta funcionalidade permite cadastrar veículos que serão utilizados na execução dos serviços solicitados.

 

 

 

Buscar

 

Para buscar um veículo acesse o menu Gestão de atividades / Cadastros / Veículos / Buscar.

 

 

 

Na lista de veículos, através da coluna Ações, você poderá visualizar, editar e excluir materiais cadastrados no sistema.