Instrução Clientes RME

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Instrução Clientes RME

 

Introdução

 

Com a descentralização de operações realizadas em um órgão público e a dificuldade de interligação de alguns pontos na rede interna do órgão, identificamos a necessidade destes pontos realizarem solicitações de materiais para seu abastecimento de materiais de consumo, entre outros.

 

Pensando em aliviar o trabalho centralizado realizado atualmente pelo almoxarife, onde até o momento tem o trabalho de digitar e atender a solicitação de material e agilizar o processo do fornecimento de materiais, desenvolvemos um tipo de solução para que o ponto afastado da rede interna do órgão faça a solicitação do material via “WEB” e realize a aprovação com emissão de relatório para ser entregue ao almoxarife responsável pelo atendimento.

 

Para que o processo funcione da melhor maneira possível deve ser adotados procedimentos de controle de acesso de informações que será explicado no decorrer do documento.

 

Registro de “Login” Sistema

 

O primeiro passo para que utilização da solução criada, é o cadastramento do usuário sistema de administação de Materiais SMARam:

 

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Figura 1 – Administração de Sistema – Cadastro de Usuários

 

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Figura 2 –Cadastro de Usuários

 

Deverá ser observado se o usuário será ou não administrador, e terá permissões de visualizar a quantidade em estoque ou não, pois esta configuração dará direito ao usuário de identificar a quantidade em estoque do material que irá solicitar no momento da digitação dos itens da RME.

 

 

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Figura 3 –Permissões de acesso - Unidades Orçamentárias

 

Da mesma maneira o controle é realizado em relação a almoxarifados para que também sejam encaminhadas solicitações de materiais ao almoxarifado correspondente ao local de trabalho do usuário.

 

 

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Figura 4 –Permissões de acesso - Almoxarifados

 

 

Configurando Bloqueio de Unidade Orçamentária e Almoxarifado

Após o cadastramento dos usuários e suas permissões deverão ser habilitados no sistema o bloqueio de unidade orçamentária e almoxarifado por usuário, o que fará inclusive verificações nas requisições de compras também. A falta da parametrização correta do sistema implicará no risco de alterações de informações indevidas conforme comentado acima nas permissões de usuários.

 

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Figura 5 –Configurações do sistema – Almoxarifado / Unidade Orçamentária

 

 

Registro de “Login” para WEB

Acessar o link de acesso ao sistema denominado como SMARddwam para configurações do sistema.

 

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Figura 6 – Início da aplicação WEB com opção de configuração do sistema

 

Com o usuário administrador WEB fazer logon no sistema para gerenciar os cadastros de usuários diretamente no link da aplicação:

 

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Figura 7 – Login como Administrador do Sistema

 

Após o login o usuário irá visualizar menu com opções para configuração e cadastros, onde deverá localizar o cadastro de usuários.

 

 

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Figura 8 – Cadastro - Usuários

 

Deverá ser realizada consulta em filtro para identificar se o usuário se encontra cadastrado ou não na lista de usuários:

 

 

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Figura 9 – Lista de Usuários

 

Deverá ser cadastrado o usuário da mesma maneira que se encontra no sistema, com a mesma senha:

 

 

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Figura 10 – Cadastramento do usuário

 

Após a realização do cadastramento do usuário com os dados acima na lista de usuários deverá ser atribuída a senha pelo botão com ícone de chave que se encontra no canto superior direito ao lado do botão de “Retornar”

 

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Figura 11 – Cadastramento da senha

 

 

Incluindo RME – Associando patrimônio à requisição de materiais de almoxarifado

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Figura 12 – Incluindo RME

 

1– Dê um clique no botão novo;

2– Informe o almoxarifado e a unidade orçamentária; 3 – Informe o código do patrimônio;

4 – Informe o local de entrega; 5 – Informe o tipo de saída;

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Figura 13 – Tipos de saída

 

6– Dê um clique no botão gravar para salvar as informações incluídas;

 

Incluindo Itens na RME

Para incluir uma nova requisição de material no estoque, execute os passos de 1 até 6, ignorando somente o passo número 3.

 

 

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Figura 14 – Incluindo Itens na RME

 

7– Dê um clique na guia Itens; 8 – Dê um clique no botão novo;

Sem seguida será aberta a janela de consulta de dados.

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Figura 15 – Tela de consulta de materiais

 

9– Selecione o campo que deseja realizar a consulta;

10– Para campo selecionado informe uma descrição para filtro;

Exemplo: Caso queira filtrar todos os livros existentes, então selecione o campo “Descrição” (passo 9) e na descrição (passo 10), digite a palavra LIVRO.

11– Dê um clique no botão “Confirmar”;

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Figura 16 – Lista de materiais consultados

 

12– Caso queira refazer a consulta, dê um clique no botão “Filtro”;

13– Ou utilize os botões de navegação para navegar entre as páginas geradas; 14 – Após localizar o material desejado, dê um clique no botão “Confirmar” (ícone check verde);

 

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Figura 17 – Gravando item incluído

 

15– Informe a Quantidade;

16– Dê um clique no botão “Gravar“ para salvar o material;

 

Localizando RME

Para localizar uma RME já cadastrada, temos as funcionalidades apresentadas abaixo:

 

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Figura 18 – Localizando RME

 

1– Localizar por Ano de Exercício;

 

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Figura 19 – Localizar por ano de exercício

 

2– Localizar por navegação entre as páginas;

 

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Figura 20 – Localizar por navegação entre as páginas

 

A.Botão “Primeira página”: Retorna para primeira página;

B.Botão “Retorna página”: Retorna para página anterior;

C.Botão “Avança página”: Avança para próxima página;

D.Botão “Ultima página”: Avança para ultima página;

E.Botão “Atualizar”: Atualiza as informações apresentadas;

 

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Figura 21 – Total de páginas

 

3– Filtrar a informação desejada;

 

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Figura 22 – Filtro de RME

 

A.Selecione o campo que deseja realizar a consulta;

B.Para campo selecionado informe uma descrição para filtro;

C.Dê um clique no botão “Confirmar”;

 

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Figura 23 – Abrindo RME

 

 

4– Selecione o registro localizado;

Observe que as informações da RME são carregadas abaixo da tabela de consulta, possibilitando a manutenção (alteração/correção) dos dados.

Manutenção da RME

 

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Figura 24 – Editando RME

 

5– Dê um clique no botão “Editar” para habilitar a manutenção dos dados; Após a manutenção dos dados dê um clique no botão “Gravar” para salvar as alterações.

Manutenção dos Itens

 

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Figura 25 – Editando Itens

 

6– Selecione a guia Itens;

7– Selecione o material que será alterado; 8 – Dê um clique no botão “Editar”;

9– Altere o material, podendo modificar o material por outro (caso o material estiver errado) pelo botão Buscar (ao clicar no botão Buscar siga os passos de 9 a 11 do “Incluindo Itens na RME”) ou alterado somente a quantidade;

10– Dê um clique no botão “Gravar” para salvar as modificações;

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Aprovando RME

Serão disponibilizadas para visualização todas RMEs com a situação de digitada. Após a aprovação da RME será disponibilizado um relatório que deverá ser apresentado ao almoxarifado, onde foi requisitado o material/patrimônio.

 

Antes de iniciar a aprovação, localize a RME que será aprovada (passos 1 ao 4 do “Localizando RME”).

 

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Figura 26 – Aprovando RME

 

1– Dê um clique no botão Aprovar;

Aguarde enquanto o relatório é apresentado (o tempo de criação do relatório dependerá da velocidade de conexão de rede).

 

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Figura 27 – Emissão da RME

 

2– Dê um clique no botão Imprimir para emitir a RME;

3– Ou dê um clique no botão Salvar para criar um documento PDF;