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1- Introdução
As instruções contidas neste manual são comuns ao sistema de materiais referentes ao módulo de almoxarifado. Apresentando os respectivos procedimentos necessários para realizar algum tipo de saída do estoque através da rotina chamada RME (Requisição de Material no Estoque).
2-Objetivo
Fornecer uma base de conhecimento aos nossos clientes para realização das respectivas saídas dos materiais do estoque de forma correta e objetivo, dessa maneira, procurando facilitar as rotinas do dia a dia.
3- Preenchimentos das Informações
Abaixo serão listados os caminhos para acesso a funcionalidade de RME e os campos que deverão ser preenchidos para realização de uma RME, onde ao final o material será retirado do estoque refletindo assim no movimento de balancete e respectivas prestações de contas.
Caminho para acesso a rotina:
Figura – Solicitação RME
Ao acessar o caminho acima, a tela abaixo será demonstrada.
Figura – Gerenciamento RME
A tela em questão está no formato de GRID (tabela). Essa funcionalidade faz como que todos os campos presentes na tela possam ser utilizados como filtros para localizar requisições já lançadas no sistema. Para localizar as informações nos campos, deverá ser seguido o passo conforme imagem abaixo.
Figura – Filtro RME
Ao pressionar em Filtrar Dados, o sistema apresentará ao usuário padrões de pesquisa para localizar as informações desejadas. Tais padrões podem variar de acordo com o tipo de informação a ser filtrada, por exemplo, campos numéricos que podem ser filtrados por intervalos e campos alfanuméricos, sendo possível realizar a busca por parte de palavras ou junção delas.
Para a inserção de uma nova requisição, é necessário pressionar o botão e a tela abaixo será exibida.
Figura – Inclusão RME
A tela demonstrada acima é referente à rotina de RME, dessa maneira na primeira aba, chamada “Solicitação” deverão ser preenchidos os campos destacados em vermelho “Almoxarifado” e “Requisitante” os mesmos são de preenchimento obrigatório, eles indicarão respectivamente de qual almoxarifado será retirado o produto/material e qual será o requisitante que esta solicitando a retirada.
A informação de almoxarifado e requisitante é importante devido à apuração do consumo, pois irão municiar a administração na emissão dos relatórios de apropriação de consumo.
O preenchimento das informações de almoxarifado e requisitante pode ser auxiliado através das opções de pesquisa. No caso do campo almoxarifado ao clicar no botão será exibida uma tela que permitirá realizar a busca dos materiais de acordo com os materiais já cadastrados no sistema, essa busca poderá inclusive ser realizada pela sua descrição/especificação.
No preenchimento do campo de unidade orçamentária, o sistema disponibiliza um campo que realizará um filtro de acordo com o seu preenchimento, ou seja, conforme o seu preenchimento as informações serão demonstradas em tempo real, conforme exemplo abaixo:
Figura - Componente Requisitante
Os dados da entrega poderão ser preenchidos automaticamente dependendo da configuração de cada cliente, pois o endereçamento poderá ser associado à unidade orçamentária.
Após o preenchimento da aba anterior, deverá ser realizada a indicação dos itens a serem inseridos na RME, para isso deverá ser acessada a aba “Itens” e pressionado o botão . Ao realizar essa ação será aberta a tela abaixo:
Figura - Inclusão de Itens
A GRID superior serve para indicar os itens que serão incluídos na RME. Todos os campos presentes na GRID podem ser utilizados como filtros para localizar os materiais disponíveis no almoxarifado para atendimento. Para localizar as informações nos campos, deverá ser seguido o passo conforme imagem abaixo.
Figura - Filtro Itens
Ao pressionar em Filtrar Dados, o sistema apresentará ao usuário padrões de pesquisa para localizar as informações desejadas. Tais padrões podem variar de acordo com o tipo de informação a ser filtrada, por exemplo, campos numéricos que podem ser filtrados por intervalos e campos alfanuméricos, sendo possível realizar a busca por parte de palavras ou junção delas.
Após filtrar os materiais desejados, o usuário poderá efetuar a inclusão de todos os materiais através do botão ou selecionar quais materiais deseja incluir na GRID e depois pressionar o botão
.
Figura - Inclusão de vários Itens
Após pressionar o botão o sistema irá vincular os materiais selecionados na RME.
Figura - Itens Vinculados
4- Gerenciamento das Informações
Abaixo serão listadas todas as funcionalidades da RME que estão disponíveis na nova tela de pesquisa. A partir da pesquisa das informações na GRID, o usuário poderá visualizar várias informações e executar várias ações na RME, sem precisar acessar outra tela.
As ações que estão disponíveis diretamente na GRID são:
• - Aprovar RME
•- Atender RME
•- Desaprovar RME
Figura - Ações na GRID
Além das ações que ficam visíveis ao usuário, ao pressionar o botão mais ações , o sistema irá exibir uma lista com diversas ações que podem ser aplicadas a RME:
•Estornar RME
•Inclusão de Itens na RME
•Visualizar Itens da RME
•Eliminar Pendências da RME
•Baixar Relatório
•Imprimir Relatório
•Visualizar Relatório
Figura - Mais Ações
5- Atendimento RME
Outra mudança na rotina da RME será na funcionalidade de atendimento parcial. Hoje para efetuar o atendimento parcial o usuário precisar pressionar o botão de atendimento na lateral da GRID e informa a quantidade. Esse procedimento é efetuado em um item de cada vez.
Figura - Atendimento Parcial
A partir da mudança essa funcionalidade deixará de existir. Será incluído na barra inferior da tela um botão chamado “Atendimento Parcial”.
Ao pressionar o botão de atendimento parcial , o sistema irá habilitar na GRID dos itens campo para o usuário poder informar à quantidade que será atendida de cada item.
Ao digitar a quantidade e pressionar a tela ENTER o sistema já irá posicionar no próximo item para informar a quantidade.
Figura - Quantidade de Atendimento
Ao final do preenchimento, basta selecionar o botão de confirmar , que o sistema irá efetuar o atendimento de todos os itens com a quantidade informada.
Caso algum dos materiais a ser atendido for perecível (Possuir controle de Lote), ao digitar a quantidade a atender e pressionar a tecla ENTER o sistema irá abrir outra janela com os lotes do item já carregados.
Nessa outra tela deverá ser informada a quantidade de cada lote a ser atendido. Quando a quantidade dos lotes for igual à quantidade a ser atendida a tela irá fechar automaticamente e o cursor irá voltar para o próximo item a ser atendido.
Figura - Digitação da quantidade do item
Figura - Digitação da quantidade do lote
Todas as mudanças visam possibilitar ao usuário um controle mais efetivo e fácil da rotina de RME, possibilitando em um uma única tela ter acesso a todas as funcionalidades existentes na rotina.