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1.INTRODUÇÃO
O Julgamento das propostas é onde inserimos as propostas dos fornecedores participantes da Licitação, e classificamos os vencedores.
As orientações contidas nesse manual contemplam o Julgamento das Propostas de Processo Comum e Registro de Preços. Os procedimentos são praticamente os mesmos, embora os menus de acesso sejam diferentes.
2.JULGAMENTO DAS PROPOSTAS
2.1.Menu de Acesso Julgamento das Propostas – Processo Comum.
Para acessar o Julgamento das Propostas de Processo Comum, o usuário deverá seguir através do caminho:
Compras > Licitações > Processo Comum > Julgamento das Propostas.
Figura 1 – Acesso Julgamento das Propostas – Processo Comum.
2.2. Menu de acesso Julgamento das Propostas - Registro de Preços:
Compras > Licitações > Registro de Preços > Julgamento das Propostas.
Figura 2 – Acesso Julgamento das Propostas – Registro de Preços.
3.Telas - Julgamento das Propostas.
A tela do Julgamento das Propostas é uma sequencia do andamento da Licitação.
Pois nela mostrará os fornecedores participantes do processo, os valores das propostas, e assim poderemos classificar o fornecedor vencedor de acordo com o critério de julgamento informado no Agrupamento.
3.1Tela do Julgamento das Propostas de Processo Comum.
Figura 3 – Julgamento das Propostas – Processo Comum
3.2Tela do Julgamento das Propostas de Registro de Preços.
.
Figura 4 – Julgamento das Propostas – Registro de Preços.
3.3Procurar a Licitação para realizar o Julgamento das Propostas.
Após acessar o julgamento das propostas pelo caminho de Licitações de Processo Comum ou Registro de Preços, abrirá a tela conforme imagem à cima (Figuras 3 e 4).
Clicar no ícone da Lupa e abrirá a tela com alguns filtros para encontrar a licitação desejada.
Podendo filtrar por: Modalidade, Número Licitação, Ano, Fornecedor, Processo e Ano (processo).
Figura 5 – Pesquisa do Julgamento das Propostas.
Os filtros mais usados são: Modalidade, Número Licitação e Ano.
Figura 6 – Pesquisa da licitação.
* Importante – Só encontrará julgamento das propostas, caso tenha atualizado o direcionamento no agrupamento, e preenchido o número e ano do Processo na Agenda*.
4.Julgamento das Propostas
Após encontrar a Licitação desejada, a tela do Julgamento das Propostas carregará as informações que foram inseridas nas etapas anteriores.
4.1. Itens
A primeira Aba são os itens, onde trará as informações dos itens que estão sendo licitados.
Figura 7 – Aba Itens.
Onde trará a situação dos itens, permitindo alterar seus status na Coluna Ações.
Figura 8 – Situação dos Itens.
E também permite mudar o status de vários itens de uma vez, usando o botão: Ações em Múltiplos Itens.
Basta selecionar os itens que vão receber o mesmo status, e caso todos os itens vão ter o mesmo status, basta clicar na primeira checkbox “caixinha” localizada do lado da coluna Item, dessa forma irá selecionar todos os itens e alterar seus status de uma única vez.
Os status são:
Adjudicar – Homologar – Desertar – Fracassar – Revogar e Anular.
Figura 9 – Ações em múltiplos Itens.
4.2Fornecedores
A segunda Aba são os Fornecedores, que irá trazer os fornecedores vinculados anteriormente na Agenda.
Figura 10 – Aba Fornecedores.
4.2.1Cadastro de Fornecedores fora do Processo.
Caso o fornecedor participou do processo licitatório, mas não ganhou nenhum item, não é obrigatório vincular ao sistema, ou seja, criar um cadastro de fornecedor.
Podendo incluir diretamente no julgamento das propostas no ícone .
Figura 11 – Ícone do Cadastro de Fornecedores fora do Processo.
Essa é a tela para cadastrar o fornecedor que participou do processo, mas que não precisará ter vínculo com o sistema.
Figura 12 – Cadastro de Fornecedor Fora do Processo.
Os fornecedores sem vínculo com o sistema ficarão em vermelho.
Figura 13 - Fornecedor sem vínculo no sistema.
4.3Propostas
Na Aba Propostas, irá trazer os fornecedores participantes na parte superior da tela, e os itens ou lotes da licitação na parte inferior da tela.
4.3.1Propostas por Itens.
Quando é Licitação por Item, irá informar o Valor Unitário do item, ou seja, as Quantidades não são editáveis, irão informar apenas o valor unitário, e o sistema fará a conta da Quantidade x Valor Unitário e já irá preencher o Total.
Figura 14 – Propostas por Itens.
4.3.2Propostas por Lotes.
Quando a Licitação é por Lote, os lances são por Valor Global, englobando todos os itens que há dentro do Lote.
Porém para o Lote que o fornecedor Venceu, precisará informar os valores unitários dos itens que compõem o Lote.
E para isso na Aba Propostas, na Coluna Ações, o segundo ícone que é o símbolo de uma engrenagem tem a opção de alterar de Valor Global para Valor Unitário, conforme imagem abaixo.
Figura 15 – Propostas por Lotes.
Após alterar o Tipo de preenchimento do Valor, de Global para Unitário, precisará informar qual ou quais os valores dos itens que compõem o Lote, e para isso irá clicar no ícone que é o “olhinho” Informar valores dos itens para o lote.
Figura 15 – Informar os valores dos itens nos Lotes.
E abrirá a tela para inserir o valor unitário dos itens, podendo também informar a Marca e Modelo.
Figura 16 – Informar valores unitários nos Lotes.
4.3.3Marca
Na Aba Propostas é onde podemos inserir a Marca do Produto.
Marca > Modelo e Garantia.
Figura 17 – Inserindo Marca do produto.
*Importante: para as licitações de Registro de Preços, que depois de definir os vencedores, o próximo passo é gerar uma Ata de Registro de Preços, é importante preencher a Marca e Modelo, caso queiram que essas informações saiam na Ata, para controle interno do Almoxarifado, e o Fornecedor saber a especificação do item que fornecerá.*
Outra maneira de informar a Marca e Modelo do item é na Aba Propostas – Coluna Ações – no símbolo:
Preencher dados únicos para o Lote.
Figura 18 – Inserindo Marca e Modelo do produto.
4.4Classificação
Na Aba Classificação, irá trazer os itens na parte superior, e os fornecedores na parte inferior da tela.
Caso tenha mais de um fornecedor, aparecerão todos, e com a Situação: Aguardando Classificação.
Pois nessa tela iremos classificar o vencedor, ou seja, o que deu a melhor proposta.
Na parte inferior tem uma legenda com os ícones para mostrar a situação de cada fornecedor.
Temos as situações: Vencedor – Empatados – Classificados – Sem classificação.
Figura 19 – Classificação.
Existem duas maneiras para classificar os vencedores.
4.4.1- Classificação Manual dos fornecedores
Figura 20 – Classificação Manual dos Fornecedores.
4.4.2- Classificação Automática dos fornecedores
Figura 21 – Classificação Automática dos Fornecedores.
*Importante: para solicitar empenho, é necessário que o fornecedor esteja vencedor no Julgamento das Propostas, para que possa empenhar o valor correto para o fornecedor que deu a melhor proposta.*
Abaixo as informações e funções dos ícones localizados na parte inferior da Tela
Figura 22 – Ícones do Julgamento das Propostas.
Classificação Manual dos Fornecedores – permite realizar a classificação manual dos fornecedores.
Classificação Automática dos Fornecedores – permite classificar a melhor proposta dos fornecedores participantes de forma automática.
Cadastro de Fornecedores fora do Processo – permite cadastrar fornecedores que participaram da Licitação, que não tem vínculo (cadastro) no sistema.
Definir Dados Valor de Mercado - onde irá informar se os valores dos itens são compatíveis com o do mercado, e qual fonte de pesquisa foi utilizada.
Consultar Alterações – apresenta as informações das alterações no julgamento das propostas, dados como: data da alteração, usuário, e o tipo de alteração.
Relatórios – da acesso aos relatórios referentes ao Julgamento das Propostas, tais como: Processo de Compras, Classificação das propostas.
Pesquisar Processo de Compra – “Lupa” para procurar/buscar o processo de compra desejado.
Ainda na Aba da Classificação, temos informações relevantes.
Na Coluna Ações, temos três ícones:
Visualizar situações.
Reclassificar Fornecedor.
Mais Opções: Desclassificar Fornecedor – Inabilitar Fornecedor – Habilitar Fornecedor – Informar Desistência e Desempatar Fornecedores.
Figura 23 – Ícones do Julgamento das Propostas.
Após finalizar o Julgamento das Propostas poderá avançar para próxima fase do processo.
No Processo Comum – Solicitar Empenho.
No Registro de Preços – Gerar Ata de Registro de preços.