<< Click to Display Table of Contents >> Navigation: Sistemas > Almoxarifado > Cálculo do Balancete do Almoxarifado |
TEXT SCRAMBLING in TRIAL VERSION OUTPUT! In evaluation mode, Help+Manual will scramble individual characters in random words in your published output files. This is a limitation of the free trial version. This help system was created with an evaluation copy of Help+Manual.
1.MENU BALANCETE
Abaixo mostramos o caminho através do menu “Almoxarifado” para a criação do balancete. O Balancete é um relatório utilizado para mostrar as informações de saldo inicial do período informado, mostrando todas as entradas e saídas financeiras e quantitativas realizadas no mês, resultando assim um saldo final. Esse relatório deverá ser enviado para o setor contábil realizar o fechamento de seus balancetes.
Figura - Menu Balancete
2.PREENCHIMENTO DAS INFORMAÇÕES
Em seguida ao selecionar o balancete, visualizamos a tela abaixo:
Figura - Cálculo do Balancete
O primeiro campo a ser preenchido é a informação de qual almoxarifado será realizado o cálculo dos itens e seu saldo financeiro disponível. É possível a pesquisa do almoxarifado que será calculado o balancete no ícone
Ao lado dos campos de código do almoxarifado. O nome do almoxarifado aparecerá em frente ao número, após ser selecionado.
Figura - Preenchimento Almoxarifado
Em seguida, é possível selecionar a data a qual será realizado o cálculo do balancete no local da indicação em vermelho onde informamos o mês e o ano ao qual será realizado o cálculo. Além da data, podemos mensurar o tempo que deve ser calculado o almoxarifado: mensal ou anual para obter o saldo dos itens.
Figura - Período do Cálculo do Balancete
A última informação para preenchimento seria o tipo de cálculo que deve ser realizado: analítico ou o sintético. O analítico traz uma relação mais detalhada sobre os itens e seu saldo dentro do almoxarifado e após o cálculo deste é possível realizar o cálculo do balancete sintético que em resumo mostra uma relação do que o almoxarifado possui juntamente com seus saldos, agrupando os itens.
Figura - Balancete analítico/sintético
Se as informações de preenchimento na tela não estiverem corretas, uma maneira mais prática que o sistema traz para limpar os campos é o botão : limpa dados. Utilizando-o limpa os campos de forma automática para preenchimento novamente das informações.
O procedimento para realizar o balancete é preencher as informações, o tipo do cálculo e em seguida ir ao botão da calculadora para efetuar o cálculo. Após o cálculo tanto do balancete analítico como sintético a tela aparecerá como a de baixo com o botão de cadeado
habilitado e a data do processamento desse balancete gravada na tela.
Figura - Tela de conclusão dos cálculos.
Abaixo estão exemplos de relatórios tanto o analítico como o sintético:
Ao analisar os relatórios, caso exista alguma inconsistência com os saldos anteriores e atuais entre os relatórios ou saldos negativos é possível utilizar a rotina que só será habilitado caso apresente essas irregularidades de saldo.
3.FECHAMENTO E REABERTURA DO BALANCETE
O fechamento do balancete é realizado a partir do botão do cadeado . Após o clique e o cálculo efetuado a mensagem abaixo aparece com “Operação realizada com sucesso!”, terminando a geração do balancete.
Figura – Fechamento do cálculo do balancete
Após o fechamento do balancete realizado, outro botão será habilitado para caso tenha a necessidade de reabertura do balancete que é simbolizado por um cadeado aberto . Necessitando de reabertura do balancete, ao clicar neste botão do cadeado a seguinte mensagem aparecerá na tela para a confirmação de exclusão do cálculo anterior para a realização de um novo cálculo:
Figura - Confirmação de reabertura do cálculo do balancete.
Figura - Reabertura do cálculo do balancete.
Assim que selecionada a opção de “Sim” para reabertura do cálculo, a mensagem acima aparecerá confirmando a reabertura para realizar novamente o cálculo do balancete e seu fechamento com os devidos valores e materiais referentes ao período.
A visualização do balancete é possível através do símbolo de logo após o cálculo realizado e também outros cálculos anteriores efetuados são possíveis de visualização se os campos forem preenchidos com as informações referentes a esses balancetes.
Em seguida temos o botão para baixar esses relatórios para a máquina em questão no qual foi solicitado o relatório. Ao lado, possuímos o botão
para fechar a tela do balancete.
Figura - Visualizar, baixar e fechar.
4.RESUMO
1º Almoxarifado: inserir número do almoxarifado.
2º Mês/Ano: Mês de referência do cálculo.
3º Período: Cálculo por período anual ou mensal.
4º Cálculo: Tipo de balancete a ser calculado.
5º Limpa dados: Limpa os campos de pesquisa.
6º Calculadora: Realiza cálculo do balancete.
7º Regulariza Saldo: Acerta saldo do balancete.
8º Cadeado Fechado: Fechamento do balancete analítico e sintético.
9º Cadeado Aberto: Reabertura do balancete analítico e sintético.
10º Visualização: Relatório balancete.
11º Baixar: Baixar o relatório na máquina.
12º Fechar: Fechar a tela do balancete.
5.CONCLUSÕES FINAIS
Ao concluir os passos mencionados acima, o sistema terá as informações calculadas para o almoxarifado e os valores de saldo para conferência na contabilidade. Após o cálculo, será possível visualizar todos os cálculos dos meses efetuados com os saldos existentes no almoxarifado de acordo com as entradas e saídas inseridas no sistema.