| << Clique para exibir o índice >> Navegação: Sistemas > Contabilidade > Planejamento > Cadastros Básico - Região | 
1- REGIÃO 
Versão 1.1 de 25/08/2016 
1.1- Onde está localizada a funcionalidade ‘Região’? 
 
A funcionalidade ‘Região’ está localizada no menu ‘Planejamento’, submenu 
‘Cadastros Básicos’, opção ‘Região’. 
 
 
Ao clicar no botão ‘Buscar’ é apresentada a ‘GRID’, onde após executar 
um filtro válido são demonstrados os registros da funcionalidade. Ao clicar no 
botão ‘Novo’ é apresentada a tela para efetuar a inclusão de um novo 
registro. 
DICA: 
 Caso a funcionalidade não esteja disponível no menu acima entre 
em contato com o administrador do sistema para que verifique as 
permissões do usuário. 
 A posição da funcionalidade no menu poderá sofrer alterações 
dependendo do perfil de acesso do usuário.
1.2- Quais são as ações disponíveis na funcionalidade 
‘Região’ e como executá-las? 
 
Nesta funcionalidade todas as ações básicas demonstradas no manual de 
Instruções Gerais do SMARcp estão disponíveis e podem ser executadas 
logado na Unidade Gestora Consolidadora (código 0) ou na Unidade Gestora 
Específica (demais códigos). 
AÇÕES DISPONÍVEIS: 
 Inclusão pelo menu e pela ‘grid’ clicando no botão ‘Novo’ 
 Visualização, Edição e Remoção dos registros, clicando nos botões 
‘Visualizar’ , ‘Editar’ e ‘Excluir’ a frente de cada registro na grid. 
 ‘Remoção em Massa’, selecionando os registros na grid e clicando 
na opção ‘Excluir Selecionados’ disponível no botão .
Grid de registros da 
funcionalidade ‘Região’. 
1.3- Quais as informações que compõem o registro da 
funcionalidade ‘Região’? 
 
Ao clicar no botão ‘Novo’ será demonstrada a tela de inclusão de um novo 
registro que é composto pelo ‘código’ e ‘descrição’ da região. Ambos os 
campos são de preenchimento obrigatório. 
ATENÇÃO! 
 Diferente da versão desktop do SMARcp, em que o usuário deve acessar 
o exercício anterior ao da vigência para elaborar o planejamento, na 
versão Web os registros desta funcionalidade devem ser cadastrados 
acessando qualquer um dos exercícios abrangidos pelo quadriênio do 
PPA, tendo em vista que os registros são gravados com a informação de 
período início e período fim. Exemplo: Podemos cadastrar uma Região 
para o PPA de vigência 2014 - 2017, acessando os exercícios de 2014, 
2015, 2016 ou 2017. Ao efetuar o cadastro em um destes exercícios, ele 
será demonstrado automaticamente nos demais. 
Código da região. Ao informar um código já existente para 
o período do PPA será emitida mensagem de alerta 
Descrição da região com até 50 
caracteres. 
1.4- Quais são os relacionamentos da funcionalidade 
‘Região’? 
 
Os registros da funcionalidade ‘Região’ podem ser vinculados a um registro da 
funcionalidade ‘Bairro’. Caso haja este relacionamento o SMARcp não permitirá 
que o registro de ‘Região’ seja removido. 
 
1.5- Dúvidas sobre a funcionalidade ‘Região’ 
 
Os botões de “Visualizar”, “Editar”, “Excluir” “Incluir”, não 
estão aparecendo. O que devo fazer? 
Entre em contato com o administrador do sistema e solicite que verifique as 
permissões do seu usuário 
 
Ao efetuar a inclusão é emitida a mensagem “Esta conta já existe para o 
exercício” O que devo fazer? 
Acesse a rotina e filtre pelo código que está sendo informado na inclusão, pois 
a mensagem indica que para o período do PPA já existe outra Região 
cadastrada com a mesma codificação. 
 
Por que o sistema não permite que determinados registros sejam 
alterados e (ou) removidos? 
A funcionalidade Região possui vinculação com a funcionalidade Bairro. Assim, 
caso um registro de Região já tenha sido utilizado na criação de algum Bairro, 
o sistema SMARcp não permitirá que o registro de Região seja removido. 
Neste caso, é preciso remover primeiro o Bairro que utiliza o registro da 
Região.