| << Clique para exibir o índice >> Navegação: Sistemas > Contabilidade > Planejamento > Cadastros Básicos | 
INTRODUÇÃO 
 
A Constituição Federal de 1988 define que o modelo orçamentário brasileiro é 
composto por três instrumentos: 
 Plano Plurianual (PPA) 
 Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 
 Lei Orçamentária Anual (LOA) 
As instruções contidas neste manual abrangem todos os cadastros básicos 
necessários para a elaboração e manutenção do planejamento e orçamento 
público municipal. Alguns destes cadastros também serão utilizados com maior 
nível de detalhamento na execução orçamentária. 
É importante ressaltar desde já que diferente da versão desktop do SMARcp, 
onde o Planejamento é elaborado acessando o exercício anterior ao da sua 
vigência, na versão web a elaboração deve ser realizada acessando qualquer 
um dos exercícios do quadriênio abrangido pelo PPA. 
 
OBJETIVO 
 
O objetivo deste manual é capacitar o usuário para efetuar consultas, inclusões 
e manutenções nos cadastros básicos necessários para elaboração do 
planejamento e orçamento. Também serão abordados os relacionamentos 
existentes entre os registros das diferentes funcionalidades. 
 
 
1 - CADASTROS BÁSICOS 
 
1.1- Onde estão localizadas as funcionalidades 
abordadas? 
 
As funcionalidades abordadas neste manual estão localizadas no menu 
‘Planejamento’, submenu ‘Cadastros Básico’. 
DICA: 
 Caso a funcionalidade não esteja disponível no menu acima entre 
em contato com o administrador do sistema para que verifique as 
permissões do usuário. 
 A posição da funcionalidade no menu poderá sofrer alterações 
dependendo do perfil de acesso do usuário. 
 Ao posicionar o cursor do mouse sobre a funcionalidade poderão ser 
apresentados os botões ‘Buscar’ , que permite o acesso aos registros já 
existentes e ‘Novo’ , que permite a inclusão de um novo registro. 
2- REGIÃO 
 
2.1- Onde está localizada a funcionalidade ‘Região’? 
 
A funcionalidade ‘Região’ está localizada no menu ‘Planejamento’, submenu 
‘Cadastros Básicos’, opção ‘Região’. 
 
2.2- Quais são as ações disponíveis na funcionalidade 
‘Região’ e como executá-las? 
 
Nesta funcionalidade todas as ações básicas demonstradas no manual de 
Instruções Gerais do SMARcp estão disponíveis e podem ser executadas 
logado na Unidade Gestora Consolidadora (código 0) ou na Unidade Gestora 
Específica (demais códigos). 
AÇÕES DISPONÍVEIS: 
 Inclusão pelo menu e pela ‘grid’ clicando no botão ‘Novo’ 
 Visualização, Edição e Remoção dos registros, clicando nos botões 
‘Visualizar’ , ‘Editar’ e ‘Excluir’ a frente de cada registro na grid. 
 ‘Remoção em Massa’, selecionando os registros na grid e clicando 
na opção ‘Excluir Selecionados’ disponível no botão .
 
 
2.3- Quais as informações que compõe o registro da 
funcionalidade ‘Região’? 
 
Ao clicar no botão ‘Novo’ será demonstrada a tela de inclusão de um novo 
registro que é composto pelo ‘código’ e ‘descrição’ da região. Ambos os 
campos são de preenchimento obrigatório. 
 
 
Código da ‘Região’. Ao informar um código já existente 
para o período do PPA será emitida mensagem de alerta. 
Descrição da ‘Região’ com 
até 50 caracteres. 
Grid de registros da 
funcionalidade ‘Região’. 
 
 
2.4- Quais são os relacionamentos da funcionalidade 
‘Região’? 
 
Os registros da funcionalidade ‘Região’ podem ser vinculados a um registro da 
funcionalidade ‘Bairro’. Caso haja este relacionamento o SMARcp não permitirá 
que o registro de ‘Região’ seja removido. 
 
2.5- Dúvidas sobre a funcionalidade ‘Região’ 
 
Os botões de “Visualizar”, “Editar”, “Excluir” “Incluir”, não 
estão aparecendo. O que devo fazer? 
Entre em contato com o administrador do sistema e solicite que verifique as 
permissões do seu usuário 
 
Ao efetuar a inclusão é emitida a mensagem “Esta conta já existe para o 
exercício” O que devo fazer? 
Acesse a rotina e filtre pelo código que está sendo informado na inclusão, pois 
a mensagem indica que para o período do PPA já existe outra Região 
cadastrada com a mesma codificação. 
ATENÇÃO! 
 Diferente da versão desktop do SMARcp, em que o usuário deve acessar 
o exercício anterior ao da vigência para elaborar o planejamento, na 
versão Web os registros desta funcionalidade devem ser cadastrados 
acessando qualquer um dos exercícios abrangidos pelos quadriênios do 
PPA, tendo em vista que os registros são gravados com a informação de 
período início e período fim. Exemplo: Podemos cadastrar uma Região 
para o PPA de vigência 2014 - 2017, acessando os exercícios de 2014, 
2015, 2016 ou 2017. Ao efetuar o cadastro em um destes exercícios, ele 
será demonstrado automaticamente nos demais. 
 
Por que o sistema não permite que determinados registros sejam 
alterados e (ou) removidos? 
A funcionalidade Região possui vinculação com a funcionalidade Bairro. Assim, 
caso um registro de Região já tenha sido utilizado na criação de algum Bairro, 
o sistema SMARcp não permitirá que o registro de Região seja removido. 
Neste caso, é preciso remover primeiro o Bairro que utiliza o registro da 
Região. 
3- BAIRRO 
 
3.1- Onde está localizada a funcionalidade ‘Bairro’? 
 
A funcionalidade ‘Bairro’ está localizada no menu ‘Planejamento’, submenu 
‘Cadastros Básicos’, opção ‘Bairro’. 
 
3.2- Quais são as ações disponíveis na funcionalidade 
‘Bairro’ e como executá-las? 
 
Nesta funcionalidade todas as ações básicas demonstradas no manual de 
Instruções Gerais do SMARcp estão disponíveis e podem ser executadas 
logado na Unidade Gestora Consolidadora (código 0) ou na Unidade Gestora 
Específica (demais códigos). 
AÇÕES DISPONÍVEIS: 
 Inclusão pelo menu e pela ‘grid’ clicando no botão ‘Novo’ 
 Visualização, Edição e Remoção dos registros, clicando nos botões 
‘Visualizar’ , ‘Editar’ e ‘Excluir’ a frente de cada registro no grid. 
 ‘Remoção em Massa’, selecionando os registros no grid e clicando 
na opção ‘Excluir Selecionados’ disponível no botão .
 
 
3.3- Quais as informações que compõem o registro da 
funcionalidade ‘Bairro’? 
 
Ao clicar no botão ‘Novo’ será demonstrada a tela de inclusão de um novo 
registro que é composto pelos campos de ‘Código’ e ‘Descrição’ do Bairro e o 
campo ‘Região’. Todos os campos são de preenchimento obrigatório. 
 
 
Grid de registros da 
funcionalidade ‘Bairro’. 
Código do ‘Bairro’. Ao informar um código já existente para 
o período do PPA será emitida mensagem de alerta 
Descrição do ‘Bairro’ com até 
50 caracteres. 
Neste campo deverão ser 
vinculadas as Regiões já 
cadastradas. O usuário 
pode encontrar a Região 
digitando parte do ‘Código’ 
ou da ‘Descrição’.
 
 
3.4- Quais são os relacionamentos da funcionalidade 
‘Bairro’? 
 
Os registros da funcionalidade ‘Bairro’ são relacionados com os registros da 
funcionalidade ‘Região. 
 
3.5- Dúvidas sobre a funcionalidade ‘Bairro’ 
 
Os botões de “Visualizar”, “Editar”, “Excluir” “Incluir”, não 
estão aparecendo. O que devo fazer? 
Entre em contato com o administrador do sistema e solicite que verifique as 
permissões do seu usuário. 
 
Ao efetuar a inclusão é emitida a mensagem “Já existe o código para o 
período atual” O que devo fazer? 
Acesse a rotina e filtre pelo código que está sendo informado na inclusão, pois 
a mensagem indica que para o período do PPA já existe outro ‘Bairro’ 
cadastrado com a mesma codificação. 
ATENÇÃO! 
 Diferente da versão desktop do SMARcp, em que o usuário deve acessar 
o exercício anterior ao da vigência para elaborar o planejamento, na 
versão Web os registros desta funcionalidade devem ser cadastrados 
acessando qualquer um dos exercícios abrangidos pelos quadriênios do 
PPA, tendo em vista que os registros são gravados com a informação de 
período início e período fim. Exemplo: Podemos cadastrar um Bairro 
para o PPA de vigência 2014 - 2017, acessando os exercícios de 2014, 
2015, 2016 ou 2017. Ao efetuar o cadastro em um destes exercícios, ele 
será demonstrado automaticamente nos demais. 
4- MACRO OBJETIVO 
 
4.1- Onde está localizada a funcionalidade ‘Macro 
Objetivo’? 
 
A funcionalidade ‘Macro Objetivo’ está localizada no menu ‘Planejamento’, 
submenu ‘Cadastros Básicos’, opção ‘Macro Objetivo’. 
 
4.2- Quais são as ações disponíveis na funcionalidade 
‘Macro Objetivo’ e como executá-las? 
 
Nesta funcionalidade todas as ações básicas demonstradas no manual de 
Instruções Gerais do SMARcp estão disponíveis e podem ser executadas 
logado na Unidade Gestora Consolidadora (código 0) ou na Unidade Gestora 
Específica (demais códigos). 
AÇÕES DISPONÍVEIS: 
 Inclusão pelo menu e pela ‘Grid’ clicando no botão ‘Novo’ 
 Visualização, Edição e Remoção dos registros, clicando nos botões 
‘Visualizar’ , ‘Editar’ e ‘Excluir’ a frente de cada registro no Grid. 
 ‘Remoção em Massa’, selecionando os registros no Grid e clicando 
na opção ‘Excluir Selecionados’ disponível no botão .
 
 
4.3- Quais as informações que compõem o registro da 
funcionalidade ‘Macro Objetivo’? 
 
Ao clicar no botão ‘Novo’ será demonstrada a tela de inclusão de um novo 
registro que é composto pelo ‘Código’, ‘Descrição’ e ‘Prioridade’ ‘’ do Macro 
Objetivo. Todos os campos são de preenchimento obrigatório. 
 
Código do Macro Objetivo. Ao informar um código já existente 
para o período do PPA será emitida mensagem de alerta. 
Descrição do Macro Objetivo com 
até 50 caracteres. 
Campo destinado para a priorização do Macro 
Objetivo. A priorização deve ser feita em ordem 
numérica.
Grid de registros da 
funcionalidade ‘Macro 
Objetivo’.
 
 
4.4- Quais são os relacionamentos da funcionalidade 
‘Macro Objetivo’? 
 
A funcionalidade ‘Macro Objetivo’ se relaciona como informação 
complementar (não obrigatória) com as funcionalidades ‘Previsão Despesa’ e 
‘Cenários’. Caso haja ao menos um desses relacionamentos o SMARcp não 
permitirá que o registro de ‘Macro Objetivo’ seja removido. 
 
4.5- Dúvidas sobre a funcionalidade ‘Macro Objetivo’ 
 
Os botões de “Visualizar”, “Editar”, “Excluir” “Incluir”, não 
estão aparecendo. O que devo fazer? 
Entre em contato com o administrador do sistema e solicite que verifique as 
permissões do seu usuário. 
ATENÇÃO! 
 Diferente da versão desktop do SMARcp, em que o usuário deve acessar 
o exercício anterior ao da vigência para elaborar o planejamento, na 
versão Web os registros desta funcionalidade devem ser cadastrados 
acessando qualquer um dos exercícios abrangidos pelos quadriênios do 
PPA, tendo em vista que os registros são gravados com a informação de 
período início e período fim. Exemplo: Podemos cadastrar um Macro 
Objetivo para o PPA de vigência 2014 - 2017, acessando os exercícios 
de 2014, 2015, 2016 ou 2017. Ao efetuar o cadastro em um destes 
exercícios, ele será demonstrado automaticamente nos demais. 
Ao efetuar a inclusão é emitida a mensagem “Esta conta já existe para o 
exercício” O que devo fazer? 
Acesse a rotina e filtre pelo código que está sendo informado na inclusão, pois 
a mensagem indica que para o período do PPA já existe outro Macro Objetivo 
cadastrado com a mesma codificação. 
 
Por que o sistema não permite que determinados registros sejam 
removidos (s)? 
A funcionalidade Macro Objetivo possui vinculação com as funcionalidades 
Previsão da Despesa e Cenários. Assim, caso um registro de Macro Objetivo já 
tenha sido utilizado na criação de alguma dessas funcionalidades, o sistema 
SMARcp não permitirá que o registro de Macro Objetivo seja removido. 
5- COORDENADOR 
 
5.1- Onde está localizada a funcionalidade 
‘Coordenador’? 
 
A funcionalidade ‘Coordenador’ está localizada no menu ‘Planejamento’, 
submenu ‘Cadastros Básicos’, opção ‘Coordenador’. 
 
5.2- Quais são as ações disponíveis na funcionalidade 
‘Coordenador’ e como executá-las? 
 
Nesta funcionalidade todas as ações básicas demonstradas no manual de 
Instruções Gerais do SMARcp estão disponíveis e podem ser executadas 
logado na Unidade Gestora Consolidadora (código 0) ou na Unidade Gestora 
Específica (demais códigos). 
AÇÕES DISPONÍVEIS: 
 Inclusão pelo menu e pela ‘grid’ clicando no botão ‘Novo’ 
 Visualização, Edição e Remoção dos registros, clicando nos botões 
‘Visualizar’ , ‘Editar’ e ‘Excluir’ a frente de cada registro no grid. 
 ‘Remoção em Massa’, selecionando os registros no grid e clicando 
na opção ‘Excluir Selecionados’ disponível no botão.
 
 
5.3- Quais as informações que compõem o registro da 
funcionalidade ‘Coordenador’? 
 
Ao clicar no botão ‘Novo’ será demonstrada a tela de inclusão de um novo 
registro que é composto pelo ‘Código’, ‘Nome do Coordenador, ‘Data 
Nomeação’ e ‘Cargo’. Todos os campos são de preenchimento obrigatório. 
 
 
 
Cargo do Coordenador com até 100 caracteres.
Nome do Coordenador com até 
100 caracteres. 
Grid de registros da 
funcionalidade 
‘Coordenador’. 
Data em que o Coordenador 
foi nomeado. 
Código do registro de Coordenador. Ao informar um código já existente 
para o período do PPA será emitida mensagem de alerta 
 
 
5.4- Quais são os relacionamentos da funcionalidade 
‘Coordenador’? 
 
Os registros da funcionalidade ‘Coordenador’ são vinculados com a 
funcionalidade ‘Programa’, onde esta informação é obrigatória. Caso haja 
este relacionamento o SMARcp não permitirá que o registro de ‘Coordenador’ 
seja removido. 
 
5.5- Dúvidas sobre a funcionalidade ‘Coordenador’ 
 
Os botões de “Visualizar”, “Editar”, “Excluir” “Incluir”, não 
estão aparecendo. O que devo fazer? 
Entre em contato com o administrador do sistema e solicite que verifique as 
permissões do seu usuário. 
ATENÇÃO! 
 Diferente da versão desktop do SMARcp, em que o usuário deve acessar 
o exercício anterior ao da vigência para elaborar o planejamento, na 
versão Web os registros desta funcionalidade devem ser cadastrados 
acessando qualquer um dos exercícios abrangidos pelos quadriênios do 
PPA, tendo em vista que os registros são gravados com a informação de 
período início e período fim. Exemplo: Podemos cadastrar um 
Coordenador para o PPA de vigência 2014 - 2017, acessando os 
exercícios de 2014, 2015, 2016 ou 2017. Ao efetuar o cadastro em um 
destes exercícios, ele será demonstrado automaticamente nos demais. 
Ao efetuar a inclusão é emitida a mensagem ‘Já Existe Registro com o 
Código Informado’ O que devo fazer? 
Acesse a rotina e filtre pelo código que está sendo informado na inclusão, pois 
a mensagem indica que para o período do PPA já existe outro Coordenador 
cadastrada com a mesma codificação. 
 
Por que o sistema não permite que determinados registros sejam 
removidos? 
A funcionalidade ‘Coordenador’ possui vinculação com a funcionalidade 
Programa. Assim, caso um registro de Coordenador já tenha sido vinculado a 
um Programa, o SMARcp não permitirá que o registro de Coordenador seja 
removido. Neste caso, é preciso remover primeiro o Programa que utiliza o 
registro de Coordenador. 
6- EIXO DO DESENVOLVIMENTO 
 
6.1- Onde está localizada a funcionalidade ‘Eixo do 
Desenvolvimento? 
 
A funcionalidade ‘Eixo do Desenvolvimento está localizada no menu 
‘Planejamento’, submenu ‘Cadastros Básicos’, opção ‘Eixo do 
Desenvolvimento’. 
 
6.2- Quais são as ações disponíveis na funcionalidade 
‘Eixo do Desenvolvimento’ e como executá-las? 
 
Nesta funcionalidade todas as ações básicas demonstradas no manual de 
Instruções Gerais do SMARcp estão disponíveis e podem ser executadas 
logado na Unidade Gestora Consolidadora (código 0) ou na Unidade Gestora 
Específica (demais códigos). 
AÇÕES DISPONÍVEIS: 
 Inclusão pelo menu e pela ‘grid’ clicando no botão ‘Novo’ 
 Visualização, Edição e Remoção dos registros, clicando nos botões 
‘Visualizar’ , ‘Editar’ e ‘Excluir’ a frente de cada registro no grid. 
 ‘Remoção em Massa’, selecionando os registros no grid e clicando 
na opção ‘Excluir Selecionados’ disponível no botão.
 
 
6.3- Quais as informações que compõem o registro da 
funcionalidade ‘Eixo do Desenvolvimento’? 
 
Ao clicar no botão ‘Novo’ será demonstrada a tela de inclusão de um novo 
registro que é composto pelos campos de ‘Código’ e ‘Descrição’ do Eixo do 
Desenvolvimento. Todos os campos são de preenchimento obrigatório. 
Código do Eixo do Desenvolvimento. Ao informar um código já 
existente para o período do PPA será emitida mensagem de alerta. 
Descrição do Eixo do Desenvolvimento 
com até 100 caracteres. 
Grid de registros da 
funcionalidade ‘Eixo do 
Desenvolvimento’.
 
6.4- Quais são os relacionamentos da funcionalidade 
‘Eixo do Desenvolvimento’? 
 
A funcionalidade ‘Eixo do Desenvolvimento’ se relaciona como informação 
complementar (não obrigatória) com a funcionalidade ‘PPA Ações’. Caso haja 
este relacionamento o SMARcp não permitirá que o registro de ‘Eixo do 
Desenvolvimento’ seja removido. 
 
6.5- Dúvidas sobre a funcionalidade ‘Eixo do 
Desenvolvimento’ 
 
Os botões de “Visualizar”, “Editar”, “Excluir” “Incluir”, não 
estão aparecendo. O que devo fazer? 
Entre em contato com o administrador do sistema e solicite que verifique as 
permissões do seu usuário. 
ATENÇÃO! 
 Diferente da versão desktop do SMARcp, em que o usuário deve acessar 
o exercício anterior ao da vigência para elaborar o planejamento, na 
versão Web os registros desta funcionalidade devem ser cadastrados 
acessando qualquer um dos exercícios abrangidos pelos quadriênios do 
PPA, tendo em vista que os registros são gravados com a informação de 
período início e período fim. Exemplo: Podemos cadastrar um Eixo do 
Desenvolvimento para o PPA de vigência 2014 - 2017, acessando os 
exercícios de 2014, 2015, 2016 ou 2017. Ao efetuar o cadastro em um 
destes exercícios, ele será demonstrado automaticamente nos demais. 
Ao efetuar a inclusão é emitida a mensagem “Já Existe Registro com o 
Código Informado’, o que devo fazer? 
Acesse a rotina e filtre pelo código que está sendo informado na inclusão, pois 
a mensagem indica que para o período do PPA já existe outro ‘Eixo do 
Desenvolvimento cadastrado com a mesma codificação. 
7- OBJETIVO DO MILÊNIO 
 
7.1- Onde está localizada a funcionalidade ‘Objetivo do 
Milênio? 
 
A funcionalidade ‘Objetivo do Milênio’ está localizada no menu 
‘Planejamento’, submenu ‘Cadastros Básicos’, opção ‘Objetivo do Milênio’. 
 
7.2- Quais são as ações disponíveis na funcionalidade 
‘Objetivo do Milênio’ e como executá-las? 
 
Nesta funcionalidade todas as ações básicas demonstradas no manual de 
Instruções Gerais do SMARcp estão disponíveis e podem ser executadas 
logado na Unidade Gestora Consolidadora (código 0) ou na Unidade Gestora 
Específica (demais códigos). 
AÇÕES DISPONÍVEIS: 
 Inclusão pelo menu e pela ‘grid’ clicando no botão ‘Novo’ 
 Visualização, Edição e Remoção dos registros, clicando nos botões 
‘Visualizar’ , ‘Editar’ e ‘Excluir’ a frente de cada registro no grid. 
 ‘Remoção em Massa’, selecionando os registros no grid e clicando 
na opção ‘Excluir Selecionados’ disponível no botão.
 
 
7.3- Quais as informações que compõem o registro da 
funcionalidade ‘Objetivo do Milênio’? 
 
Ao clicar no botão ‘Novo’ será demonstrada a tela de inclusão de um novo 
registro que é composto pelos campos de ‘Código’ e ‘Descrição’ do ‘Objetivo 
do Milênio’. Todos os campos são de preenchimento obrigatório. 
Código do Objetivo do Milênio. Ao informar um código já existente 
para o período do PPA será emitida mensagem de alerta. 
Descrição do Objetivo do Milênio com 
até 100 caracteres. 
Grid de registros da 
funcionalidade ‘Objetivo do 
Milênio’.
 
7.4- Quais são os relacionamentos da funcionalidade 
‘Objetivo do Milênio’? 
 
A funcionalidade ‘Objetivo do Milênio’ se relaciona como informação 
complementar (não obrigatória) com a funcionalidade ‘PPA Ações’. Caso haja 
este relacionamento o SMARcp não permitirá que o registro de ‘Objetivo do 
Milênio’ seja removido. 
 
7.5- Dúvidas sobre a funcionalidade ‘Objetivo do 
Milênio’ 
 
Os botões de “Visualizar”, “Editar”, “Excluir” “Incluir”, não 
estão aparecendo. O que devo fazer? 
Entre em contato com o administrador do sistema e solicite que verifique as 
permissões do seu usuário. 
ATENÇÃO! 
 Diferente da versão desktop do SMARcp, em que o usuário deve acessar 
o exercício anterior ao da vigência para elaborar o planejamento, na 
versão Web os registros desta funcionalidade devem ser cadastrados 
acessando qualquer um dos exercícios abrangidos pelos quadriênios do 
PPA, tendo em vista que os registros são gravados com a informação de 
período início e período fim. Exemplo: Podemos cadastrar um Bairro 
para o PPA de vigência 2014 - 2017, acessando os exercícios de 2014, 
2015, 2016 ou 2017. Ao efetuar o cadastro em um destes exercícios, ele 
será demonstrado automaticamente nos demais. 
Ao efetuar a inclusão é emitida a mensagem “Já existe o código para o 
período logado” O que devo fazer? 
Acesse a rotina e filtre pelo código que está sendo informado na inclusão, pois 
a mensagem indica que para o período do PPA já existe outro ‘Objetivo do 
Milênio’ cadastrado com a mesma codificação. 
8- FONTE DESTINAÇÃO DE RECURSO SICONFI 
 
8.1- Onde está localizada a funcionalidade ‘Fonte 
Destinação de Recurso Siconfi’? 
 
A funcionalidade ‘Fonte Destinação de Recurso Siconfi’ está localizada no 
menu ‘Planejamento’, submenu ‘Cadastros Básicos’, opção ‘Fonte 
Destinação de Recurso Siconfi’. 
 
8.2- Quais são as ações disponíveis na funcionalidade 
‘Fonte Destinação de Recurso Siconfi’ e como 
Executá-las? 
 
Nesta funcionalidade todas as ações básicas demonstradas no manual de 
Instruções Gerais do SMARcp estão disponíveis e podem ser executadas 
logado na Unidade Gestora Consolidadora (código 0) ou na Unidade Gestora 
Específica (demais códigos). 
AÇÕES DISPONÍVEIS: 
 Inclusão pelo menu e pela ‘grid’ clicando no botão ‘Novo’ 
 Visualização, Edição e Remoção dos registros, clicando nos botões 
‘Visualizar’ , ‘Editar’ e ‘Excluir’ a frente de cada registro no grid. 
 ‘Remoção em Massa’, selecionando os registros no grid e clicando 
na opção ‘Excluir Selecionados’ disponível no botão.
 
 
8.3- Quais as informações que compõem o registro da 
funcionalidade ‘Fonte Destinação de Recurso 
Siconfi’? 
 
Ao clicar no botão ‘Novo’ será demonstrada a tela de inclusão de um novo 
registro que é composto pelo ‘Código’ e ‘Descrição’ da ‘Fonte Destinação de 
Recurso Siconfi’. Ambos os campos são de preenchimento obrigatório. 
Código da Fonte Destinação de Recurso Siconfi. Ao informar um 
código já existente para o exercício será emitida mensagem de alerta. 
Descrição da Fonte Destinação de Recurso 
Siconfi com até 100 caracteres. 
Grid de registros da 
funcionalidade ‘Fonte 
Destinação de Recurso 
Siconfi’. 
 
 
8.4- Quais são os relacionamentos da funcionalidade 
‘Fonte Destinação de Recurso Siconfi’? 
 
Os registros da funcionalidade ‘Fonte Destinação de Recurso Siconfi’ são 
relacionados a funcionalidade ‘Vínculo’, onde esta informação é obrigatória 
Caso haja este relacionamento o SMARcp não permitirá que o registro de 
‘Fonte Destinação de Recurso Siconfi’ seja removido. 
 
8.5- Dúvidas sobre a funcionalidade ‘Fonte Destinação 
de Recurso Siconfi’ 
 
Os botões de “Visualizar”, “Editar”, “Excluir” “Incluir”, não 
estão aparecendo. O que devo fazer? 
Entre em contato com o administrador do sistema e solicite que verifique as 
permissões do seu usuário. 
ATENÇÃO! 
 Diferente da versão desktop do SMARcp, em que o usuário deve acessar 
o exercício anterior ao da vigência para elaborar o planejamento, na 
versão Web os registros desta funcionalidade devem ser cadastrados 
acessando qualquer um dos exercícios abrangidos pelos quadriênios do 
PPA, tendo em vista que os registros são gravados com a informação de 
período início e período fim. Exemplo: Podemos cadastrar uma Fonte 
Destinação de Recurso Siconfi para o PPA de vigência 2014 - 2017, 
acessando os exercícios de 2014, 2015, 2016 ou 2017. Ao efetuar o 
cadastro em um destes exercícios, ele será demonstrado 
automaticamente nos demais. 
Ao efetuar a inclusão é emitida a mensagem “Já existe registro com o 
código informado” O que devo fazer? 
Acesse a rotina e filtre pelo código que está sendo informado na inclusão, pois 
a mensagem indica que para o exercício já existe outra ‘Fonte Destinação de 
Recurso Siconfi’ cadastrada com a mesma codificação. 
 
Por que o sistema não permite que determinados registros sejam 
alterados e (ou) removidos? 
A funcionalidade ‘Fonte Destinação de Recurso Siconfi possui relacionamento 
com a funcionalidade ‘Vínculo’. Assim, caso um registro esteja relacionado a 
um Vínculo, o sistema SMARcp não permitirá que o registro seja removido. 
Neste caso, é preciso remover primeiro o Vínculo que utiliza o registro da Fonte 
Destinação Recurso Siconfi. 
9- FUNÇÃO E SUBFUNÇÃO 
 
9.1- Onde está localizada a funcionalidade ‘Função e 
Subfunção’? 
 
A funcionalidade ‘Função e Subfunção’ está localizada no menu 
‘Planejamento’, submenu ‘Cadastros Básicos’, opção ‘Função e 
Subfunção’. 
 
 
Ao clicar no botão ‘Buscar’ é apresentada a ‘TREEVIEW’, que apresenta 
todos os registros da funcionalidade organizados de forma hierárquica. Ao 
clicar no botão ‘Novo’ é apresentada a tela para efetuar a inclusão de um 
novo registro. 
DICA: 
 Caso a funcionalidade não esteja disponível no menu acima entre 
em contato com o administrador do sistema para que verifique as 
permissões do usuário. 
 A posição da funcionalidade no menu poderá sofrer alterações 
dependendo do perfil de acesso do usuário.
9.2- Quais são as ações disponíveis na funcionalidade 
‘Função e Subfunção’ e como Executá-las? 
 
Nesta funcionalidade todas as ações básicas demonstradas no manual de 
Instruções Gerais do SMARcp estão disponíveis e podem ser executadas 
logado na Unidade Gestora Consolidadora (código 0) ou na Unidade Gestora 
Específica (demais códigos). 
AÇÕES DISPONÍVEIS: 
 Inclusão pelo menu e pela ‘Treeview’ clicando no botão ‘Novo’ 
 Visualização, Edição e Remoção dos registros, clicando nos botões 
‘Visualizar’ , ‘Editar’ e ‘Excluir’ a frente de cada registro na 
‘Treeview’. 
 ‘Remoção em Massa’, selecionando os registros na ‘Treeview’ e 
clicando no botão ‘Remover Selecionados’ .
Hierarquia de registros da 
funcionalidade ‘Função e 
Subfunção’.
9.3- Quais as informações que compõem o registro da 
funcionalidade ‘Função e Subfunção’? 
 
Ao clicar no botão ‘Novo’ será demonstrada a tela de inclusão de um novo 
registro que é composto pela ‘Conta’ e ‘Descrição’. Ambos os campos são de 
preenchimento obrigatório. 
 
 
 
Ao clicar em o registro será incluído e automaticamente será 
posicionado dentro da hierarquia. 
ATENÇÃO! 
 Diferente da versão desktop do SMARcp, em que o usuário deve acessar 
o exercício anterior ao da vigência para elaborar o planejamento, na 
versão Web os registros desta funcionalidade devem ser cadastrados 
acessando qualquer um dos exercícios abrangidos pelos quadriênios do 
PPA, tendo em vista que os registros são gravados com a informação de 
período início e período fim. Exemplo: Podemos cadastrar uma Função 
para o PPA de vigência 2014 - 2017, acessando os exercícios de 2014, 
2015, 2016 ou 2017. Ao efetuar o cadastro em um destes exercícios, ele 
será demonstrado automaticamente nos demais. 
Lembrando que a codificação e a descrição das 
Funções e Subfunções devem seguir o determinado 
na portaria nº 42 de 14 de abril de 1999.
Descrição da Função e Subfunção 
com até 50 caracteres. 
Código da ‘Função e 
Subfunção’. 
9.4- Quais são os relacionamentos da funcionalidade 
‘Função e Subfunção’? 
 
Os registros da funcionalidade ‘Função e Subfunção’ vão compor junto com o 
‘Programa’ e a ‘Ação’, o código da ‘Classificação Funcional’ que será 
amplamente utilizada na execução da despesa. 
Máscara da Classificação Funcional: XX.XXX.XXXX.X.XXX 
Os dois primeiros dígitos referem-se à função. 
Os três seguintes referem-se à subfunção. 
Os quatro seguintes referem-se ao programa. 
O seguinte identifica a Ação, que pode ser: Projeto, Atividade, Operação 
Especial ou Reserva de Contingência. 
Os três últimos dígitos referem-se ao código do Projeto ou da Atividade ou da 
Operação Especial ou da Reserva de Contingência. 
 
O registro de ‘Função e Subfunção’ pode ser relacionado a um registro de 
Previsão de Despesa, onde esta informação é obrigatória. Caso haja este 
relacionamento não será permitido remover o registro de ‘Função e Subfunção.’ 
 
9.5- Dúvidas sobre a funcionalidade ‘Função e 
Subfunção’ 
 
Os botões de “Visualizar”, “Editar”, “Excluir” “Incluir”, não 
estão aparecendo. O que devo fazer? 
Entre em contato com o administrador do sistema e solicite que verifique as 
permissões do seu usuário 
Ao efetuar a inclusão é emitida a mensagem ‘Já Existe Registro com a 
Conta Informada’ O que devo fazer? 
Acesse a rotina e filtre pelo código que está sendo informado na inclusão, pois 
a mensagem indica que para o período do PPA já existe a Função Subfunção 
cadastrada com a mesma codificação. 
 
Por que o sistema não permite que determinados registros sejam 
removidos? 
A funcionalidade ‘Função e Subfunção’ possui vinculação com a funcionalidade 
‘Previsão da Despesa’. Assim, caso um registro de ‘Função e Subfunção’ já 
tenha sido vinculado a uma ‘Previsão de Despesa’, o SMARcp não permitirá 
que o registro de Função e Subfunção seja removido. 
O SMARcp também não permitirá que o usuário remova um registro de Função 
que possua registros relacionados em sua hierarquia. Neste caso será emitida 
a mensagem. 
10 - TABELAS DIVERSAS PPA 
 
10.1- Onde está localizada a funcionalidade ‘Tabelas 
Diversas PPA’? 
 
A funcionalidade ‘Tabelas Diversas PPA’ está localizada no menu 
‘Planejamento’, submenu ‘Cadastros Básicos’, opção ‘Tabelas Diversas’. 
 
 
Ao clicar no botão ‘Buscar’ é apresentada a ‘GRID’, onde após executar 
um filtro válido são demonstrados os registros da funcionalidade. Ao clicar no 
botão ‘Novo’ é apresentada a tela para efetuar a inclusão de um novo 
registro. 
DICA: 
 Caso a funcionalidade não esteja disponível no menu acima entre 
em contato com o administrador do sistema para que verifique as 
permissões do usuário. 
 A posição da funcionalidade no menu poderá sofrer alterações 
dependendo do perfil de acesso do usuário.
10.2 - Quais são as ações disponíveis na 
funcionalidade ‘Tabelas Diversas PPA’ e como 
Executá-las? 
 
Nesta funcionalidade todas as ações básicas demonstradas no manual de 
Instruções Gerais do SMARcp estão disponíveis e só poderão ser executadas 
logando na Unidade Gestora Consolidadora (código 0). Ao selecionar uma 
Unidade Gestora Específica (demais códigos) o usuário apenas terá acesso à 
visualização dos registros. 
AÇÕES DISPONÍVEIS: 
 Inclusão pelo menu e pela ‘grid’ clicando no botão ‘Novo’ 
 Visualização, Edição e Remoção dos registros, clicando nos botões 
‘Visualizar’ , ‘Editar’ e ‘Excluir’ a frente de cada registro no grid. 
 ‘Remoção em Massa’, selecionando os registros no grid e clicando 
na opção ‘Excluir Selecionados’ disponível no botão .
Grid de registros da 
funcionalidade ‘Tabelas 
Diversas PPA’.
10.3 - Quais as informações que compõem o registro 
da funcionalidade ‘Tabelas Diversas PPA’? 
 
Ao clicar no botão ‘Novo’ será demonstrada a tela de inclusão de um novo 
registro que é composto pelo ‘Prefixo, ‘Código, ‘Descrição’ e ‘Descrição 
Reduzida’. 
 
 
Ao incluir um ‘Prefixo’ ainda não existente para o período o campo ‘Código’ 
ficará desabilitado para edição e gravado com o código ‘0’. Somente a partir da 
inclusão do segundo ‘código’ para o mesmo prefixo o campo ‘código’ poderá 
ser manipulado pelo usuário. 
Caso o prefixo já exista para o período do PPA, o campo ‘Código’ será 
preenchido de forma automática com o próximo código disponível para o 
prefixo. O usuário poderá alterá-lo conforme sua vontade. Se a concatenação 
de ‘Prefixo’ + ‘Código’ se repetir durante o quadriênio do PPA o sistema 
apresentará mensagem ao passar para o próximo campo 
No campo ‘Prefixo’ deve ser informado 
um código novo ou já existente. 
Campo ‘Código’ será sugerido uma 
numeração de forma sequencial 
conforme o prefixo informado. 
 
No exemplo acima usuário tentou lançar código 1 para o prefixo 1. 
 
 
10.4 - Quais são os relacionamentos da funcionalidade 
‘Tabelas Diversas PPA’? 
 
Os registros da funcionalidade ‘Tabelas Diversas PPA’ são relacionadas com 
diversas funcionalidades do Planejamento, como a funcionalidade ‘Programa’, 
e ‘Previsão de Despesa’. Caso haja este relacionamento o SMARcp não 
permitirá que o registro de ‘Tabelas Diversas PPA’ seja removido. 
ATENÇÃO! 
 Diferente da versão desktop do SMARcp, em que o usuário deve acessar o 
exercício anterior ao da vigência para elaborar o planejamento, na versão 
Web os registros desta funcionalidade devem ser cadastrados acessando 
qualquer um dos exercícios abrangidos pelo quadriênio do PPA, tendo em 
vista que os registros são gravados com a informação de período início e 
período fim. Exemplo: Podemos cadastrar um prefixo e código das tabelas 
diversas do PPA para o plano de vigência 2014 - 2017, acessando os 
exercícios de 2014, 2015, 2016 ou 2017. Ao efetuar o cadastro em um 
destes exercícios, ele será demonstrado automaticamente nos demais. 
10.5 - Dúvidas sobre a funcionalidade ‘Tabelas 
Diversas PPA’ 
 
Os botões de “Visualizar”, “Editar”, “Excluir” “Incluir”, não 
estão aparecendo. O que devo fazer? 
Entre em contato com o administrador do sistema e solicite que verifique as 
permissões do seu usuário 
 
Por que o sistema não permite que determinados registros sejam 
removidos? 
A funcionalidade ‘Tabelas Diversas do PPA’ possui vinculação com diversas 
funcionalidades do módulo Planejamento. Assim, caso um registro de ‘Tabelas 
Diversas PPA’ já tenha sido vinculado a uma delas, o SMARcp não permitirá 
que o registro de seja removido. Neste caso, é preciso remover primeiro o 
registro que utiliza o código das ‘tabelas diversas do PPA’. 
 
Por que o sistema não permite que alguns registros com código ‘0’ sejam 
excluídos mesmo sem possuir vinculação com outra funcionalidade? 
Os registros com ‘Códigos’ ‘0’ não poderão ser excluídos se existirem, para o 
mesmo ‘Prefixo’, outros códigos além deste. 
11- UNIDADE ORÇAMENTÁRIA 
 
11.1 - Onde está localizada a funcionalidade ‘Unidade 
Orçamentária’? 
 
A funcionalidade ‘Unidade Orçamentária’ está localizada no menu 
‘Planejamento’, submenu ‘Cadastros Básicos’, opção ‘Unidade 
Orçamentária’. 
 
 
Ao clicar no botão ‘Buscar’ é apresentada a ‘TREEVIEW’, que apresenta 
todos os registros da funcionalidade organizados de forma hierárquica. Ao 
clicar no botão ‘Novo’ é apresentada a tela para efetuar a inclusão de um 
novo registro. 
DICA: 
 Caso a funcionalidade não esteja disponível no menu acima entre 
em contato com o administrador do sistema para que verifique as 
permissões do usuário. 
 A posição da funcionalidade no menu poderá sofrer alterações 
dependendo do perfil de acesso do usuário.
11.2 - Quais são as ações disponíveis na 
funcionalidade ‘Unidade Orçamentária’ e como 
executá-las? 
 
Nesta funcionalidade todas as ações básicas demonstradas no manual de 
Instruções Gerais do SMARcp estão disponíveis e podem ser executadas 
acessando com a Unidade Gestora Consolidadora (código 0). A Unidade 
Gestora Específica (demais códigos) permitirá apenas a visualização dos 
registros. Ao tentar efetuar outro procedimento será emitida a mensagem: 
AÇÕES DISPONÍVEIS: 
 Inclusão pelo menu e pela ‘Treeview’ clicando no botão ‘Novo’ 
 Visualização, Edição e Remoção dos registros, clicando nos botões 
‘Visualizar’ , ‘Editar’ e ‘Excluir’ a frente de cada registro na 
‘Treeview’. 
 ‘Remoção em Massa’, selecionando os registros na ‘Treeview’ e 
clicando no botão ‘Remover Selecionados’ .
Hierarquia de registros da 
funcionalidade ‘Unidade 
Orçamentária’.
11.3 Quais as informações que compõem o registro da 
funcionalidade ‘Unidade Orçamentária’? 
 
Ao clicar no botão ‘Novo’ será demonstrada a tela de inclusão de um novo 
registro de ‘Unidade Orçamentária’. Alguns campos são exclusivos de cada 
Estado, conforme demonstram as imagens abaixo. 
 
Inclusão de Unidade Orçamentária para o Estado do Espirito Santo. 
 
 
Inclusão de Unidade Orçamentária para o Estado de São Paulo. 
 
 
 
Código Audesp’ – Campo exclusivo 
para o Estado de São Paulo, onde 
seu preenchimento é obrigatório. 
‘Cidades Web’ – Campo 
exclusivo para o Estado do 
Espirito Santo, onde seu 
preenchimento é obrigatório. ‘Mês’ – Campo exclusivo 
para o Estado do Espirito 
Santo, onde seu 
preenchimento é obrigatório. 
Inclusão de Unidade Orçamentária para o Estado de Minas Gerais.
 
 
 
‘Conta’ – O usuário deverá informar o código da ‘Unidade Orçamentária’. Será 
apresentado no campo a ‘máscara’ definida para o exercício. Este campo é de 
preenchimento obrigatório. A codificação informada neste campo que irá 
determinar o nível da Unidade Orçamentária e sua posição dentro da hierarquia 
na treview. 
XX.00.00 – Unidade Orçamentária de Nível 1 
XX.YY.00 – Unidade Orçamentária de Nível 2 
XX.YY.ZZ – Unidade Orçamentária de Nível 3 
Assim sendo, o usuário deverá sempre inserir a conta sintética antes da mais 
analítica na mesma hierarquia, caso contrário será emitida a mensagem: 
 
Ou seja, deve ser inserido primeiro o registro de nível 1, para depois inserir o 
de nivel 2 e assim sucessivamente. 
‘Conta SICOM’ – Campo 
exclusivo para o Estado de 
Minas Gerais, onde seu 
preenchimento é obrigatório. 
‘Tipo’ – Será habilitado apenas quando a 
Unidade Gestora for de RPPS e o 
campo ‘Conta’ estiver com nível 2 
diferente de 0 e o nível 3 igual o 0. 
Exemplo: ‘01.02.00’
‘U.O Fundo Previdenciário’ – O usuário 
poderá marcar esta opção quando o 
campo ‘Conta’ estiver com nível 2 
diferente de 0 e o nível 3 igual o 0. 
Exemplo: ‘01.02.00 e a ‘Unidade 
Gestora’ não for o código 201. ’ 
‘Ordenador Despesa’ – O usuário poderá selecionar um registro 
de ordenador de despesa digitando parte da sua descrição. 
‘Liquidante Folha’ – O usuário poderá selecionar um registro 
de liquidante para a folha digitando parte da sua descrição. 
Também não é permitido informar uma ‘Conta’ com o mesmo código já 
existente em outro registro, caso contrário será emitida a mensagem: 
 
Caso uma ‘Conta’ de ‘Unidade Orçamentária já possua valores na LOA e o 
usuário tente inserir uma conta mais analítica nesta hierarquia será emitida a 
mensagem: 
 
Exemplo: Na LOA constam valores para a ‘Unidade Orçamentária’ 02.01.00. Ao 
tentar inserir uma nova ‘Unidade Orçametária’ mais análitica nesta hierarquia 
(02.01.01) será emitida a mensagem e não permitirá a inclusão. 
 
‘Descrição’ – O usuário deverá informar uma descrição com até cinquenta 
caracteres para a Unidade Orçamentária. 
 
‘Unidade Gestora’ – O usuário deverá digitar parte do código ou da descrição 
e selecionar um registro de ‘Unidade Gestora’. Serão apresentadas todas as 
Unidades Gestoras Específicas (código diferente de zero). Ao informar um 
código de nível 1 (XX.00.00) no campo ‘Conta’, o campo ‘Unidade Gestora’ 
estará disponível na Inclusão e Edição do Registro. Ao informar um código de 
nivel diferente de 1 (XX.YY.00, XX.YY.ZZ) no campo ‘Conta’, o campo ‘Unidade 
Gestora’ estará indisponível para edição e apresentará a ‘Unidade Gestora’ 
informada no registro com código de nível 1 dentro de sua hierarquia. Este 
campo é de preenchimento obrigatório. 
Conta nível 1 (55.00.00) campo ‘Unidade Gestora’ disponível.
 
Conta nível 2 (55.01.00) campo ‘Unidae Gestora’ indisponível, apresenta fixo a 
‘Unidade Gestora’ informada no registro de nível 1 da hierarquia. 
 
‘Sigla’ – O usuário poderá informar uma sigla para a ‘Unidade Orçamentária’. 
 
‘Fundo Municipal’ – Caso a ‘Unidade Orçamentária’ esteja vinculada a um 
Fundo Municipal o usuário poderá marcar este campo. 
 
‘CNPJ’ – O usuário poderá informar um CNPJ válido para a Unidade 
Orçamentária. Caso seja informado um CNPJ inválido será emitida a 
mensagem: 
 
Esta informação não é de preenchimento obrigatório. 
 
‘Tipo Unidade Orçamentária’ – O usuário poderá selecionar um tipo de 
‘Unidade Orçamentária’. Os tipos de Unidade Orçamentária são cadastrados 
no prefixo 106 das Tabelas Diversas. 
 
‘Endereço’ – O usuário poderá informar o endereço da Unidade Orçamentária 
com até 100 caracteres. 
 
Campos exclusivos para o Estado do Espirito Santo. 
 
‘Cidades Web’ - O usuário deverá informar o órgão utilizado na geração da 
‘tag’ de prestação de contas, com até 6 caracteres. Este campo é de 
preenchimento obrigatório. 
 
‘Mês’ – O usuário deverá informar obrigatoriamente um mês de referência entre 
1 e 12, caso contrário é emitida a mensagem: 
Campos exclusivos para o Estado de São Paulo
 
‘Código AUDESP’ – O usuário deverá informar obrigatoriamente o código da 
Unidade Orçamentária para o Tribunal de Contas, com até 4 caracteres. Caso 
seja informado valor 0 será emitida mensagem: 
 
Também não pode ser informado o mesmo código já informado em outra 
Unidade Orçamentária, caso contrário é emtida a mensagem: 
 
 
Campos exclusivos para o Estado de Minas Gerais 
 
‘Conta SICOM’ – Campo de preechimento obrigatório quando o Tipo de Orgão 
for diferente de Prefeitura. Nestes casos o usuário deverá informar o código da 
Unidade Orçamentária no SICOM. 
Para verificar o ‘Tipo de Orgão’ o usuário deverá acessar o menu ‘Cadastros’, 
opção ‘Configuração Geral’ e observar a informação do campo ‘Tipo de Orgão 
Público’. 
 
‘U. O. Fundo Previdenciário’ – Este campo estará disponível apenas quando 
for informada conta de nível 2 e o código da Unidade Gestora não for 201. 
Exemplo de conta nível 2: 02.01.00 
Ao marcar este campo a ‘Unidade Orçamentária será considerada como 
referente ao Fundo Previdenciário. 
 
‘Tipo’ - Este campo estará disponível apenas quando for informada conta de 
nível 2 e a Unidade Gestora informada for de RPPS. Nestes casos o usuário 
poderá selecionar o tipo de Unidade Orçamentária de Prestação de Serviços a 
Saúde. 
 
‘Ordenador Despesa’ – O usuário poderá digitar parte do nome do ‘Ordenador 
da Despesa’ e selecionar um registro. 
Caso seja necessário o usuário poderá clicar no botão ‘Pesquisar’ para 
localizar um registro de Ordenador da Despesa. 
 
‘Liquidante Folha’ – O usuário poderá digitar parte do nome do ‘Liquidante da 
Folha’ e selecionar um registro. 
Caso seja necessário o usuário poderá clicar no botão ‘Pesquisar’ para 
localizar um registro de Liquidante da Folha. 
Após o preenchimento de todos os campos obrigatórios, ao clicar em 
o registro será incluído em todos os exercícios do quadriênio do PPA e 
automaticamente será posicionado dentro da hierarquia. 
 
 
11.4 - Qual a regra para replicação do registro de 
‘Unidade Orçamentária’ nos exercícios que 
compõe o quadriênio do PPA’? 
 
Ao efetuar a inserção de um registro na funcionalidade ‘Unidade Orçamentária’ 
o mesmo é replicado para todos os exercícios que fazem parte do quadriênio 
do PPA. Ou seja, se a Unidade Orçamentária 02.00.00 for inserida com o 
usuário acessando o exercício de 2016, ela será incluída automaticamente nos 
exercícios anteriores (2014 e 2015) e posteriores (2017). Caso essa 
codificação já exista em algum destes exercícios a inclusão não é efetuada. 
Caso o usuário utilize as opções ‘Editar’ ou ‘Excluir’ a operação será 
replicada apenas nos exercícios posteriores, ou seja, se o usuário estiver 
acessando o Exercício de 2016 e Editar ou Excluir uma Unidade Orçamentária, 
a ação será realizada automaticamente apenas no registro do exercício de 
2017. 
ATENÇÃO! 
 Diferente da versão desktop do SMARcp, em que o usuário deve acessar 
o exercício anterior ao da vigência para elaborar o planejamento, na 
versão Web os registros desta funcionalidade devem ser cadastrados 
acessando qualquer um dos exercícios abrangidos pelos quadriênios do 
PPA. Exemplo: Podemos cadastrar uma ‘Unidade Orçamentária’ para o 
PPA de vigência 2014 - 2017, acessando os exercícios de 2014, 2015, 
2016 ou 2017. Ao efetuar o cadastro em um destes exercícios, ele será 
replicado automaticamente nos demais. 
11.5 - Quais motivos impedem a ‘Edição’ ou ‘Remoção’ 
de um registro de Unidade Orçamentária? 
 
O usuário não poderá Remover um registro de ‘Unidade Orçamentária’ caso 
existam registros inferiores na sua hierarquia. Ao tentar efetuar este 
procedimento será emitida a mensagem: 
 
Exemplo: Não pode ser removida a Unidade Orçamentária 02.01.00 (nível 2) 
caso existam contas inferiores na sua hierarquia 02.01.01 (nível 3). 
Também não será permitido editar a ‘Conta’ de uma ‘Unidade Orçamentária’ 
caso existam registros inferiores na hierarquia. 
 
O usuário não poderá remover um registro relacionado à Previsão de Despesa 
PPA ou Detalhamento de Previsão de Despesa LOA. Ao tentar efetuar este 
procedimento será emitida a mensagem 
 
Caso o usuário altere um registro de ‘Unidade Orçamentária’ relacionada a 
registros de Previsão de Despesa PPA ou Detalhamento de Previsão de 
Despesa LOA, a informação será automaticamente atualizada em todos os 
registros, porém será necessário atualizar manualmente a geração das tabelas 
consolidadas. 
 
 
11.6 - Quais são os relacionamentos da funcionalidade 
‘Unidade Orçamentária’? 
 
Os registros da funcionalidade ‘Unidade Orçamentária’ podem estar 
relacionados a um registro de ‘Previsão de Despesa PPA’, ou a um 
‘Detalhamento de Previsão de Despesa LOA’, conforme marcação do 
parâmetro ‘Unidade Executora’ no caminho Planejamento, opção 
‘Configuração. 
 
 
11.7 - Dúvidas sobre a funcionalidade ‘Unidade 
Orçamentária’ 
 
Os botões de “Visualizar”, “Editar”, “Excluir” “Incluir”, não 
estão aparecendo. O que devo fazer? 
Entre em contato com o administrador do sistema e solicite que verifique as 
permissões do seu usuário 
 
Ao efetuar a inclusão é emitida a mensagem ‘Já Existe Registro com a 
Conta Informada’ O que devo fazer? 
Acesse a rotina e filtre pelo código que está sendo informado na inclusão, pois 
a mensagem indica que para o período do PPA já existe ‘Unidade 
Orçamentária’ cadastrada com a mesma codificação. 
 
Por que o sistema não permite que determinados registros sejam 
removidos? 
A funcionalidade ‘Unidade Orçamentária’ possui vinculação com a 
funcionalidade ‘Previsão da Despesa’. Assim, caso um registro de ‘Unidade 
Orçamentária’ já tenha sido vinculado a uma ‘Previsão de Despesa’, o SMARcp 
não permitirá que o registro de Unidade Orçamentária seja removido. 
O SMARcp também não permitirá que o usuário remova um registro de 
Unidade Orçamentária que possua registros relacionados em sua hierarquia. 
Neste caso será emitida a mensagem. 
 
Também não será permitido editar a ‘Conta’ de uma ‘Unidade Orçamentária’ 
caso existam registros inferiores na hierarquia. 
12- PLANO DE CONTAS DA RECEITA
12.1- Onde está localizada a funcionalidade ‘Plano de 
Contas da Receita’? 
 
A funcionalidade ‘Plano de Contas da Receita’ está localizada no menu 
‘Planejamento’, submenu ‘Cadastros Básicos’, opção ‘Plano de Contas da 
Receita’. 
 
 
Ao clicar no botão ‘Buscar’ é apresentada a ‘TREEVIEW’, que apresenta 
todos os registros da funcionalidade organizados de forma hierárquica. Ao 
clicar no botão ‘Novo’ é apresentada a tela para efetuar a inclusão de um 
novo registro. 
DICA: 
 Caso a funcionalidade não esteja disponível no menu acima entre 
em contato com o administrador do sistema para que verifique as 
permissões do usuário. 
 A posição da funcionalidade no menu poderá sofrer alterações 
dependendo do perfil de acesso do usuário.
12.2- Quais são as ações disponíveis na funcionalidade 
‘Plano de Contas da Receita’ e como executá-las? 
 
Nesta funcionalidade todas as ações básicas demonstradas no manual de 
Instruções Gerais do SMARcp estão disponíveis e podem ser executadas 
acessando o sistema pela Unidade Gestora Consolidadora (código 0) ou pela 
Unidade Gestora Específica (demais códigos). 
AÇÕES DISPONÍVEIS: 
 Inclusão pelo menu e pela ‘Treeview’ clicando no botão ‘Novo’ 
 Visualização, Edição e Remoção dos registros, clicando nos botões 
‘Visualizar’ , ‘Editar’ e ‘Excluir’ a frente de cada registro na 
‘Treeview’. 
 ‘Remoção em Massa’, selecionando os registros na ‘Treeview’ e 
clicando no botão ‘Remover Selecionados’ .
Hierarquia de registros da 
funcionalidade ‘Plano de 
Contas da Receita’.
12.3- Quais as Informações que compõem o registro da 
funcionalidade ‘Plano de Contas da Receita’? 
 
Ao clicar no botão ‘Novo’ será demonstrada a tela de inclusão de um novo 
registro que é composto pelos campos ‘Conta’, ‘Descrição da Receita’, ‘Tipo 
Dedução’, ‘Descrição de Detalhamento da Receita’, ‘Conta Contábil’, 
‘Conta Analítica do Tribunal de Contas’ e ‘Controle de Variação 
Patrimonial’. 
 
 
Conta – O usuário deverá informar o código da natureza de receita que será 
inserida. A informação possui máscara pré definida e sua codificação é 
orientada pelo Tribunal de Contas Estadual. 
Para cadastrar uma conta com codificação analítica é necessário que as 
anteriores em sua hierarqua estejam cadastradas, caso contrário é emitida a 
mensagem. 
Usuário poderá informar uma descrição detalhada 
da natureza de receita com até 500 caracteres. 
Descrição da ‘Natureza de Receita’ 
com até 50 caracteres. 
Código da ‘Conta’ de Natureza de Receita. A informação será 
inserida conforme a máscara configurada. 
 
No Estado do Espirito Santo não é permitido inserir codificação que não esteja 
cadastrada no Anexo B do TCEES, emitindo a mensagem. 
 
Ao informar ‘Conta’ com código iniciado com 9 é liberado o campo ‘Tipo 
Dedução’, que obrigatoriamente deverá ser preenchido. 
 
Descrição da Receita – Informar a descrição resumida da conta de receita 
correspondente a codificação inserida. O campo permite até cinquenta 
caracteres. 
 
Tipo Dedução – Ao informar uma ‘Conta’ iniciada com 9 este campo é liberado 
e seu preenchimento passa a ser obrigatório. O usuário deverá selecionar uma 
das opções listadas. 
 
Descrição de Detalhamento da Receita – Campo de preenchimento opcional. 
O usuário poderá informar uma descrição do detalhamento da receita com até 
quinhentos caracteres. 
 
Conta Contábil – Campo permanecerá bloqueado e apresentará informação 
de conta contábil eventualmente informada em registros pré existentes. 
 
Controle de Variação Patrimonial – Ao marcar este campo a Natureza de 
Receita poderá receber lançamento de Variações Patrimoniais. 
 
Conta Analítica do Tribunal de Contas – O usuário deverá selecionar se a 
conta é analitica para o Tribunal de Contas. 
 
Após o preenchimento de todos os campos obrigatórios, ao clicar em 
o registro será incluído em todos os exercícios do quadriênio do PPA e 
automaticamente será posicionado dentro da hierarquia. 
ATENÇÃO! 
 Diferente da versão desktop do SMARcp, em que o usuário deve acessar 
o exercício anterior ao da vigência para elaborar o planejamento, na 
versão Web os registros desta funcionalidade devem ser cadastrados 
acessando qualquer um dos exercícios abrangidos pelos quadriênios do 
PPA. Exemplo: Podemos cadastrar uma ‘Natureza de Receita’ para o 
PPA de vigência 2014 - 2017, acessando os exercícios de 2014, 2015, 
2016 ou 2017. Ao efetuar o cadastro em um destes exercícios, ele será 
replicado automaticamente nos demais. 
12.4- Qual a regra para replicação do registro de 
‘Natureza de Receita’ nos exercícios que compõe 
o quadriênio do PPA’? 
 
Ao efetuar a inserção de um registro na funcionalidade ‘Plano de Contas da 
Receita’ o mesmo é replicado para todos os exercícios que fazem parte do 
quadriênio do PPA. Ou seja, se a natureza de receita 1.1.1.2.00.00 for inserida 
com o usuário acessando o exercício de 2016, ela será incluída 
automaticamente nos exercícios anteriores (2014 e 2015) e posteriores (2017). 
Caso essa codificação já exista em algum destes exercícios a inclusão não é 
efetuada. 
Caso o usuário utilize as opções ‘Editar’ ou ‘Excluir’ a operação será 
replicada apenas nos exercícios posteriores, ou seja, se o usuário estiver 
acessando o Exercício de 2016 e Editar ou Excluir uma natureza de receita, a 
ação será realizada automaticamente apenas no registro do exercício de 2017. 
 
12.5- Quais motivos impedem a ‘Edição’ ou ‘Remoção’ 
de um registro de ‘Natureza de Receita’? 
 
O usuário não poderá Remover um registro de ‘Natureza de Receita’ caso 
existam registros inferiores na sua hierarquia. Ao tentar efetuar este 
procedimento será emitida a mensagem: 
 
Exemplo: Não pode ser removida a Natureza de Receita 1.1.2.0.00.00 (Taxas) 
caso existam contas inferiores na sua hierarquia 1.1.2.2.00.00 (Taxa Prestação 
de Serviço). 
Também não será permitido editar a ‘Natureza de Receita’ caso existam 
registros inferiores na hierarquia. 
 
O usuário não poderá remover um registro de Natureza de Receita relacionado 
à Previsão de Receita PPA ou Detalhamento de Previsão de Receita LOA. Ao 
tentar efetuar este procedimento será emitida a mensagem 
 
Caso o usuário altere um registro de ‘Natureza de Receita’ relacionada a 
registros de Previsão de Receita PPA ou Detalhamento de Previsão de Receita 
LOA, a informação será automaticamente atualizada em todos os registros, 
porém será necessário atualizar manualmente a geração das tabelas 
consolidadas. 
 
12.6- Quais são os relacionamentos da funcionalidade 
‘Plano de Contas da Receita’? 
 
Os registros da funcionalidade ‘Plano de Contas da Receita’ podem estar 
relacionados a um registro de ‘Previsão de Receita PPA’, ou a um 
‘Detalhamento de Previsão de Receita LOA’. 
 
12.7- Dúvidas sobre a funcionalidade ‘Plano de Contas 
Da Receita’ 
 
Os botões de “Visualizar”, “Editar”, “Excluir” “Incluir”, não 
estão aparecendo. O que devo fazer? 
Entre em contato com o administrador do sistema e solicite que verifique as 
permissões do seu usuário 
Ao efetuar a inclusão é emitida a mensagem ‘Já Existe Registro com o 
Código Informado’ O que devo fazer? 
Acesse a rotina e filtre pela ‘natureza de receita’ que está sendo informado na 
inclusão, pois a mensagem indica que para o período do PPA já existe registro 
com a natureza de receita informada. 
 
Por que o sistema não permite que determinados registros sejam 
removidos? 
A funcionalidade ‘Plano de Contas da Receita’ possui vinculação com a 
funcionalidade ‘Previsão da Receita’. Assim, caso um registro de ‘Natureza de 
Receita’ já tenha sido vinculado a uma ‘Previsão de Receita’, o SMARcp não 
permitirá que o registro de ‘Natureza de Receita’ seja removido. 
O SMARcp também não permitirá que o usuário remova um registro de 
Natureza de Receita que possua registros relacionados em sua hierarquia. 
Neste caso será emitida a mensagem. 
 
Também não será permitido editar o campo ‘Natureza de Receita’ de um 
registro caso existam registros inferiores na hierarquia. 
13- PLANO DE CONTAS DA DESPESA
13.1 - Onde está localizada a funcionalidade ‘Plano de 
Contas da Despesa’? 
 
A funcionalidade ‘Plano de Contas da Despesa’ está localizada no menu 
‘Planejamento’, submenu ‘Cadastros Básicos’, opção ‘Plano de Contas da 
Despesa’. 
 
 
Ao clicar no botão ‘Buscar’ é apresentada a ‘TREEVIEW’, que apresenta 
todos os registros da funcionalidade organizados de forma hierárquica. Ao 
clicar no botão ‘Novo’ é apresentada a tela para efetuar a inclusão de um 
novo registro. 
DICA: 
 Caso a funcionalidade não esteja disponível no menu acima entre 
em contato com o administrador do sistema para que verifique as 
permissões do usuário. 
 A posição da funcionalidade no menu poderá sofrer alterações 
dependendo do perfil de acesso do usuário.
13.2 - Quais são as ações disponíveis na 
funcionalidade ‘Plano de Contas da Despesa’ e 
como executá-las? 
 
Nesta funcionalidade todas as ações básicas demonstradas no manual de 
Instruções Gerais do SMARcp estão disponíveis e podem ser executadas 
acessando o sistema pela Unidade Gestora Consolidadora (código 0) ou pela 
Unidade Gestora Específica (demais códigos). 
AÇÕES DISPONÍVEIS: 
 Inclusão pelo menu e pela ‘Treeview’ clicando no botão ‘Novo’ 
 Visualização, Edição e Remoção dos registros, clicando nos botões 
‘Visualizar’ , ‘Editar’ e ‘Excluir’ a frente de cada registro na 
‘Treeview’. 
 ‘Remoção em Massa’, selecionando os registros na ‘Treeview’ e 
clicando no botão ‘Remover Selecionados’ .
Hierarquia de registros da 
funcionalidade ‘Plano de 
Contas da Despesa’.
13.3 - Quais as informações que compõem o registro 
da funcionalidade ‘Plano de Contas da Despesa’? 
 
Ao clicar no botão ‘Novo’ será demonstrada a tela de inclusão de um novo 
registro que é composto pelos campos ‘Natureza da Despesa’, ‘Descrição da 
Natureza da Despesa’, ‘Detalhamento da Natureza da Despesa’, ‘Conta 
Contábil’, ‘Controle de Tipo da Natureza’ e ‘Controle de Variação 
Patrimonial’. 
 
 
Natureza da Despesa – O usuário deverá informar o código da natureza da 
despesa que será inserida. A informação possui máscara pré definida e sua 
codificação é orientada pelo Tribunal de Contas Estadual. 
Para cadastrar uma conta com codificação analítica é necessário que as 
anteriores em sua hierarqua estejam cadastradas, caso contrário é emitida a 
mensagem. 
Usuário poderá informar uma descrição detalhada 
da natureza da despesa com até 500 caracteres. 
Descrição da ‘Natureza da 
Despesa’ com até 50 caracteres. 
Código da ‘Conta’ de Natureza de Despesa. A informação será 
inserida conforme a máscara configurada. 
 
No Estado do Espirito Santo não é permitido inserir codificação que não esteja 
cadastrada no Anexo B do TCEES, emitindo a mensagem. 
 
Descrição da Natureza da Despesa – Informar a descrição resumida da conta 
de despesa correspondente a codificação inserida. O campo permite até 
cinquenta caracteres e seu preenchimento é obrigatório. 
 
Detalhamento da Natureza da Despesa – Campo de preenchimento opcional. 
O usuário poderá informar uma descrição detalhada da natureza de receita 
com até quinhentos caracteres. 
 
Conta Contábil – Campo permanecerá bloqueado e apresentará informação 
de conta contábil eventualmente informada em registros pré existentes. 
 
Controle de Tipo da Natureza – O usuário deverá selecionar se a natureza de 
despesa é de Material, Serviço, Obras ou Outros. Esta marcação é importante 
para a correta contabilização da execução da despesa, integrada ao SMARam. 
 
Controle de Variação Patrimonial – Ao marcar este campo a Natureza de 
Despesa poderá receber lançamento de Variações Patrimoniais. 
 
Após o preenchimento de todos os campos obrigatórios, ao clicar em 
o registro será incluído em todos os exercícios do quadriênio do PPA e 
automaticamente será posicionado dentro da hierarquia. 
ATENÇÃO! 
 Diferente da versão desktop do SMARcp, em que o usuário deve acessar 
o exercício anterior ao da vigência para elaborar o planejamento, na 
versão Web os registros desta funcionalidade devem ser cadastrados 
acessando qualquer um dos exercícios abrangidos pelos quadriênios do 
PPA. Exemplo: Podemos cadastrar uma ‘Natureza de Despesa’ para o 
PPA de vigência 2014 - 2017, acessando os exercícios de 2014, 2015, 
2016 ou 2017. Ao efetuar o cadastro em um destes exercícios, ele será 
replicado automaticamente nos demais. 
13.4 - Qual a regra para replicação do registro de 
‘Natureza de Despesa’ nos exercícios que compõe 
o quadriênio do PPA’? 
 
Ao efetuar a inserção de um registro na funcionalidade ‘Plano de Contas da 
Despesa’ o mesmo é replicado para todos os exercícios que fazem parte do 
quadriênio do PPA. Ou seja, se a natureza da despesa 3.1.30.00.00 for 
inserida com o usuário acessando o exercício de 2016, ela será incluída 
automaticamente nos exercícios anteriores (2014 e 2015) e posteriores (2017). 
Caso essa codificação já exista em algum destes exercícios a inclusão não é 
efetuada. 
Caso o usuário utilize as opções ‘Editar’ ou ‘Excluir’ a operação será 
replicada apenas nos exercícios posteriores, ou seja, se o usuário estiver 
acessando o Exercício de 2016 e Editar ou Excluir uma natureza da despesa, a 
ação será realizada automaticamente apenas no registro do exercício de 2017. 
 
13.5 - Quais motivos impedem a ‘Edição’ ou ‘Remoção’ 
de um registro de ‘Natureza da Despesa’? 
 
O usuário não poderá Remover um registro de ‘Natureza da Despesa’ caso 
existam registros inferiores na sua hierarquia. Ao tentar efetuar este 
procedimento será emitida a mensagem: 
 
Exemplo: Não pode ser removida a Natureza da Despesa 3.1.30.41.00 
(Contribuições) caso existam contas inferiores na sua hierarquia 3.1.30.41.99 
(Outras Contribuições). 
Também não será permitido editar o código da ‘Natureza da Despesa’ caso 
existam registros inferiores na hierarquia. 
 
O usuário não poderá remover um registro de Natureza da Despesa 
relacionado ao Detalhamento de Previsão de Despesa LOA. Ao tentar efetuar 
este procedimento será emitida a mensagem 
 
Caso o usuário altere um registro de ‘Natureza de Despesa’ relacionada a 
registros de Detalhamento de Previsão de Despesa LOA, a informação será 
automaticamente atualizada em todos os registros, porém será necessário 
atualizar manualmente a geração das tabelas consolidadas. 
 
13.6 - Quais são os relacionamentos da funcionalidade 
‘Plano de Contas da Despesa’? 
 
Os registros da funcionalidade ‘Plano de Contas da Despesa’ podem estar 
relacionados a um registro de ‘Detalhamento de Previsão de Despesa LOA’. 
 
13.7 - Dúvidas sobre a funcionalidade ‘Plano de Contas 
Da Despesa’ 
 
Os botões de “Visualizar”, “Editar”, “Excluir” “Incluir”, não 
estão aparecendo. O que devo fazer? 
Entre em contato com o administrador do sistema e solicite que verifique as 
permissões do seu usuário 
 
Ao efetuar a inclusão é emitida a mensagem ‘Já Existe Registro com a 
Conta Informada’ O que devo fazer? 
Acesse a rotina e filtre pela ‘natureza de despesa’ que está sendo informado na 
inclusão, pois a mensagem indica que para o período do PPA já existe registro 
com a natureza de despesa informada. 
 
Por que o sistema não permite que determinados registros sejam 
removidos? 
A funcionalidade ‘Plano de Contas da Despesa’ possui vinculação com a 
funcionalidade ‘Detalhamento Previsão de Despesa LOA’. Assim, caso um 
registro de ‘Natureza de Despesa’ já tenha sido vinculado a um ‘Detalhamento 
de Previsão de Despesa LOA’, o SMARcp não permitirá que o registro de 
‘Natureza de Despesa’ seja removido. 
O SMARcp também não permitirá que o usuário remova um registro de 
Natureza de Despesa que possua registros relacionados em sua hierarquia. 
Neste caso será emitida a mensagem. 
 
Também não será permitido editar o campo ‘Natureza de Despesa’ de um 
registro caso existam registros inferiores na hierarquia.