Conceitos básicos de consulta de informações

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Conceitos básicos de consulta de informações

Conceitos básicos de consulta de informações no sistema

 

O sistema possui várias telas onde podemos encontrar as chamadas ‘Grids’, que basicamente são tabelas que facilitam as buscas.

 

 

O que é um filtro?

 

Filtro é uma forma de buscar, onde digitamos algumas informações para conseguirmos encontrar nosso objetivo/busca, de uma forma mais rápida e objetiva.

 

 

 

Funcionalidades dos botões

 

 

 

Botão “Ações em Múltiplos Itens”

 

 

Este botão traz opções diferentes dependendo das telas acessadas, sendo:

 

Menu de processo

 

No caso do menu de processos, o botão “Ações em múltiplos itens” fornece as seguintes funcionalidades:

 

 

Na opção “Relatórios de Atendimento”

 

É necessário que seja selecionado um processo para escolha de relatório a ser emitido, como no exemplo:

 

 

Após seleção do processo, deve-se ir até o botão “Ações em múltiplos Itens” e escolher a opção “Relatório de Atendimento”

 

A seguinte tela será apresentada:

 

 

Para exibição de todas as opções de relatórios para serem exibidos deve ser feita através da seleção da seguinte opção.

 

 

Para Impressão de qualquer relatório escolhido, deve-se escolher entre as seguintes opções na coluna “Ações” da tabela.

 

 

O ícone de “impressora”, aciona diretamente a impressão sem a prévia exibição do relatório.

 

 

Ao clicar no ícone, somos direcionados para a seguinte tela:

 

 

A impressão deve ser realizada conforme desejado.

 

Fique atento! a tela de impressão pode aparecer na barra de tarefas do computador.

 

Menu de solicitação/ ouvidoria:

 

 

No caso do menu solicitação/ouvidoria, o botão “Ações em múltiplos itens” fornece as seguintes funcionalidades:

 

 

Ao clicar em “Ficha de demanda”, é exibida a seguinte tela:

 

É necessário escolher qual o tipo de demanda a ser impressa e selecioná-la:

 

 

No canto inferior direito encontra-se o botão de exportação, basta clicar nele e selecionar a opção desejada:

 

 

Ou selecionar diretamente a opção de impressão, que encontra-se no canto inferior direito:

 

 

 

 

Botão “Ver Filtro”

 

Este botão serve para mostrar os filtros que foram realizados na grid.

 

 

Realizamos o seguinte filtro utilizando na coluna exercício: 2019:

 

 

Ao selecionar o botão “Ver Filtro”, é exibida a seguinte tela:

 

 

Botão “Novo”

 

O botão “Novo” tem a funcionalidade de criar, seja um novo processo, ou uma nova solicitação/ouvidoria:

 

 

O cadastro de novos processo ou solicitações/ouvidorias serão especificados em outra etapa do manual.

 

 

 

Botão “Atualizar”

 

O botão “Atualizar” tem por funcionalidade atualizar a grid.

 

 

Botão “Colunas Visíveis”

 

Este botão serve para mostrar-nos todas as colunas que podem ser visíveis para o usuário, como listado a seguir:

 

 

Desta forma o usuário efetua a seleção de quais colunas deseja ver na ‘grid’ como o exemplo a seguir:

 

 

Botão “Configuração”        

 

Este tem em sua funcionalidade “salvar” a configuração realizada para exibição das colunas selecionadas:

 

 

Caso o botão não seja selecionado, ao sair da tela, as configurações feitas nas colunas não serão salvas.

 

Botão “Imprimir Resultado”

 

O botão “Imprimir Resultado”

 

 

Para imprimir o resultado clique no botão “imprimir resultado” e escolha o formato de arquivo desejado.

 

 

 

Botão “Remover Filtros”

 

Caso haja necessidade de realizar uma nova busca  baseada em outros filtros  clique  no botão  “Remover Filtros” para limpar o campo de busca.

 

 

 

 

 

Simplificando o Filtro: Como Realizar uma Busca

 

Processo

 

Para buscar um processo clique em:

 

1.“Processo”

2.“Atendimento”

3.“Processo”

4.“Buscar”

 

 

 

 

Busca por “Código”

 

Para realizar uma busca por código vá  em:

 

1.“Código”

2.clique em “Filtro”

3.digite o código do processo

4.clique em “Aplicar”

 

 

Busca por  “Processo”

 

Para realizar uma busca por Processo vá em:

 

1.“Processo”

2.clique em “Filtro”

3.digite o número do processo

4. clique em “ Aplicar”

 

 

 

 

Busca por “Ano”

 

Para realizar uma busca com base no ano do processo vá em:

 

1.“Ano”

2.clique em “Filtro”

3.digite o ano que o processo foi criado

4.clique em aplicar

 

 

 

 

Busca por  “Volume”

 

Para  realizar uma busca por Volume vá em:

 

 

1.“Volume”

2.Clique em “Filtro”

3.Digite o volume desejado

4.Clique em “Aplicar”

 

 

 

 

Busca por “Data de Abertura”

 

Para realizar uma busca pela data de abertura vá em:

 

1.“Data de Abertura”

2.Clique em “Filtro”

3.digite a “Data e hora inicial”

4.digite a “Data e Hora Final”

5.clique em “Aplicar"

 

Busca por “Status”

 

Para realizar uma busca por Status vá em:

 

1.“Status”

2.Escolha o status do processo que deseja consultar

3.Clique em “Aplicar”

 

 

 

 

Traduzindo o  Status

 

Aguardando Distribuição: O processo foi registrado porém não foi enviado ao seu órgão de destino (distribuição)

 

Aguardando Pagamento da Guia: O processo não foi distribuído pois o solicitante do processo não efetuou o pagamento da guia de solicitação

 

Aguardando Resposta: O processo está aguardando resposta por parte do solicitante

 

Cancelado: O processo pode ser cancelado somente antes de ser distribuído para seu órgão de destino

Concluído: Quando o solicitante envia a resposta o processo é dado como concluído

 

Em Análise O processo foi recebido e está sendo analisado

 

Em Edição: Por algum motivo o registro do processo foi interrompido por exemplo: O solicitante estava registrando o processo e houve uma queda de energia e agora ? o processo foi perdido? Resposta: Não!, neste caso o processo é salvo com a numeração zero e fica aguardando edição para ser concluído.

 

Emprestado: O processo está sobre responsabilidade de alguém que não faz parte do quadro de colaboradores da instituição.

 

Em trânsito O processo foi encaminhado de um setor para o outro e ainda não ocorreu o recebimento do processo.

 

Expurgado: Processo foi eliminado, não existe o físico

 

Incorporado: O processo está integrado a outro

 

Protocolo Rápido: Opção de cadastro mais ágil, obs: após concluído o processo deverá ser editado.

 

Busca por “Solicitante”

 

Para realizar uma busca pelo solicitante vá em:

 

1.“Solicitante”

2.Clique em “Filtro

3.Campo “Contém” nome de quem solicitou o processo  Ex: “ João Soares”        

4. Campo  “ Começa com” Ex:  “J”.

5.Clique em “Aplicar”

 

 

 

 

   

 

Busca por “ CPF/ CNPJ do Solicitante ”

 

Para realizar uma busca pelo solicitante vá em:

 

     1. “CPF/CNPJ do Solicitante”

1.Clique em “Filtro

2.Campo “Contém” CPF de quem solicitou o processo  Ex: “ 464.571.175-12”        

3. Campo  “ Começa com”     Ex:  “464”.

4.Clique em “Aplicar”

 

 

 

 

Para  filtrar o assunto com mais precisão o usuário pode optar pela ‘“Busca Avançada” como no exemplo a seguir

 

 

 

Insira um dos filtros e clique no botão adicionar(+)  em seguida digite outra palavra a ser filtrada e adicione clicando no botão adicionar (+) clique em aplicar para realizar a busca.

 

 

Obs: Quando a opção “Registros não Coincidentes” for acionada o filtro trará todas os assuntos disponíveis menos o que tiver relação com o exemplo a seguir:  

 

 

Busca por “Assunto”

 

Para realizar uma busca por assunto vá em:

1.“Assunto”        

2.Clique em “Filtro”

3.campo “Contém” ex: “ concurso”

4.campo “Começa com” ex: “abertura”

5.Clique em “Aplicar”

     

 

 

Obs: Quando a opção “Registros não Coincidentes” for acionada o filtro trará todas os assuntos disponíveis menos o que tiver relação com o exemplo a seguir:  

 

 

 

 

Para  filtrar o assunto com mais precisão o usuário pode optar pela ‘“Busca Avançada” como no exemplo a seguir

 

 

 

 

Insira um dos filtros e clique no botão adicionar(+)  em seguida digite outra palavra a ser filtrada e adicione clicando no botão adicionar (+) clique em aplicar para realizar a busca.

 

 

Obs: Caso queira voltar para busca simples clique na opção “Retornar para a busca simples”

 

 

Busca por Grupo de Assunto

 

Para consultar um processo com base em seu grupo de assunto vá em:

1. “Grupo de Assunto

2.  Digite o nome do grupo de assunto referente ao processo ex: Autorização

3. Clique em “Aplicar”

 

 

 

 

 

Obs: Quando a opção “Registros não Coincidentes” for acionada o filtro trará todas os assuntos disponíveis menos o que tiver relação com o exemplo a seguir:  

 

 

 

 

 

Insira um dos filtros e clique no botão adicionar(+)  em seguida digite outra palavra a ser filtrada e adicione clicando no botão adicionar (+) clique em aplicar para realizar a busca.

 

 

Obs: Caso queira voltar para busca simples clique na opção “Retornar para a busca simples”

 

 

 

Busca por Órgão de Abertura

 

Para filtrar um processo pelo seu “órgão de Abertura” vá em:

 

1.“Órgão de Abertura”

2.Digite o órgão referente ao seu processo ex: Divisão de protocolo

3.Clique em Aplicar

 

 

 

Insira um dos filtros e clique no botão adicionar(+)  em seguida digite outra palavra a ser filtrada e adicione clicando no botão adicionar (+) clique em aplicar para realizar a busca.

 

 

 

Obs: Caso queira voltar para busca simples clique na opção “Retornar para a busca simples”

 

 

Busca por Órgão Atual

 

Para realizar uma busca utilizando o Órgão atual vá em:

1.“Órgão Atual”

2.Clique em  “Filtro”

3.Digite o órgão referente ao seu processo

4.clique em “Aplicar”

 

 

 

Insira um dos filtros e clique no botão adicionar(+)  em seguida digite outra palavra a ser filtrada e adicione clicando no botão adicionar (+) clique em aplicar para realizar a busca.

 

 

Obs: Caso queira voltar para busca simples clique na opção “Retornar para a busca simples”

 

Busca por Órgão de Origem

 

Para realizar uma busca utilizando o Órgão de Origem vá em:

1.“Órgão de Origem l”

2.Clique em  “Filtro”

3.Digite o órgão referente ao seu processo

4.clique em “Aplicar”

 

 

Para  filtrar o assunto com mais precisão o usuário pode optar pela ‘“Busca Avançada” como no exemplo a seguir

 

 

 

 

 

Insira um dos filtros e clique no botão adicionar(+)  em seguida digite outra palavra a ser filtrada e adicione clicando no botão adicionar (+) clique em aplicar para realizar a busca.

 

Obs: Caso queira voltar para busca simples clique na opção “Retornar para a busca simples”

 

 

Busca por Usuário Abertura

 

Para realizar uma busca de processo por “usuário abertura” vá em:

 

1.“Usuário Abertura”

2.Clique em “Filtro”

3.Digite o nome do usuário de abertura referente ao seu processo

4.Clique em “Aplicar”

 

 

Busca por Código Tributário

 

Para realizar uma busca de processo por “Código Tributário” vá em:

 

1.“Código Tributário”

2.Clique em “Filtro”

3.Digite o código tributário ex: de 1 até 100

4.clique em “Aplicar”

 

 

 

Busca por “Setor de Origem”

 

Essa coluna possibilita a busca pelo sistema tributário

 

 

 

Tipo de Demanda

 

Esse campo permite a busca do processo pelo tipo de demanda vá em:

 

1.“Tipo de Demanda”

2.escolha a opção desejada

3.Clique em “Aplicar”

 

 

 

 

Busca por Meio de Recebimento

 

Esse campo permite a busca do processo pelo meio de recebimento  vá em:

 

1.“Meio de Recebimento”

2.escolha a opção desejada

3.Clique em “Aplicar”

 

 

 

 

Busca por Palavra-Teste

 

Para efetuar uma busca pela palavra teste vá em:

 

1.“Palavra teste ”

2.digite a palavra referente ao seu processo

3.Clique em “Aplicar”

 

 

 

 

Busca por Tipo de Processo

 

Para efetuar uma busca referente ao tipo de processo vá em:

 

1.“Tipo de Processo ”

2.digite o tipo referente ao seu processo

3.Clique em “Aplicar”

 

 

Busca pela categoria Arquivado

 

Este campo permite a busca por categoria:

 

Todos: Mostra todos os processos independente de estar arquivado ou não

Sim: mostra os arquivos que estão arquivos

Não: mostra os arquivos que não estão arquivados

clique em aplicar para realizar a busca

 

 

 

 

Busca pelo campo Apensado

 

Processo apensado são processos que precisam ser tramitados juntos independente do motivo. Vá em:

 

1.“Apensado”

2.escolha a opção desejada

3.clique em “aplicar”

 

 

 

Busca por  Processo/Ano

 

Para efetuar uma busca utilizando processo/ano vá em:

1. “Processo/Ano”

2. Clique em “Filtro”        

3. Digite o número e ano do processo

4. Clique em “Aplicar”

 

 

 

 

Para  filtrar o assunto com mais precisão o usuário pode optar pela ‘“Busca Avançada” como no exemplo a seguir

 

 

 

 

 

 

Insira um dos filtros e clique no botão adicionar(+)  em seguida digite outra palavra a ser filtrada e adicione clicando no botão adicionar (+) clique em aplicar para realizar a busca.

 

 

 

Obs: Caso queira voltar para busca simples clique na opção “Retornar para a busca simples”

 

 

Busca por Empresa de Origem

 

 

Para realizar uma busca utilizando a empresa de origem vá em:

 

1.“Empresa de Origem”

2.Clique em Filtro

3.Digite a empresa desejada no campo contém ex: prefeitura modelo

4.Clique em Aplicar

 

 

Para  filtrar o assunto com mais precisão o usuário pode optar pela ‘“Busca Avançada” como no exemplo a seguir

……….

 

 

 

 

 

Insira um dos filtros e clique no botão adicionar(+)  em seguida digite outra palavra a ser filtrada e adicione clicando no botão adicionar (+) clique em aplicar para realizar a busca.

 

 

 

Obs: Caso queira voltar para busca simples clique na opção “Retornar para a busca simples”

 

Decifrando as Ações

 

Para visualizar um processo vá em Ações -- Visualizar como no exemplo a seguir

 

 

 

 

Para editar um processo vá em Ações -- Editar como no exemplo a seguir

 

 

Para mais opções vá em Ações -- Mais Opções