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INTRODUÇÃO
A rotina permite o cadastro de contas bancárias utilizadas pelo órgão para
efetuar as operações de arrecadação, pagamento e transferências. Os vínculos
para movimento servirão para restringir os tipos de recurso que poderão ser
movimentados para cada conta bancária.
OBJETIVO
O objetivo deste manual é propiciar o pleno conhecimento sobre as
funcionalidades relacionadas ao cadastro da conta bancária, e também dos
fatores que interferem nos mesmos, tais como funcionalidades relacionadas e
parâmetros. Este conhecimento é fundamental para efetuar os procedimentos
padrões tais como consultas, inclusões e manutenções de forma mais assertiva
e eficiente.
1 – EXECUÇÃO CONTA BANCÁRIA
1.1- Onde estão localizadas as funcionalidades
abordadas?
As funcionalidades abordadas neste manual estão localizadas no menu
‘Execução’, submenu ‘Cadastros’.
DICA:
✓ Caso a funcionalidade não esteja disponível no menu acima entre em 
contato com o administrador do sistema para que verifique as permissões do 
usuário. 
✓ A posição da funcionalidade no menu poderá sofrer alterações 
dependendo do perfil de acesso do usuário. 
2- CONTA BANCÁRIA
2.1- Onde está localizada a funcionalidade ‘Conta
Bancária’?
A funcionalidade ‘Conta Bancária’ está localizada no menu ‘Execução’,
submenu ‘Cadastros’, opção ‘Conta Bancária’.
Ao clicar no botão ‘Buscar’ é apresentada a ‘GRID’, onde após executar um
filtro válido são demonstrados os registros da funcionalidade. Ao clicar no botão
‘Novo’ é apresentada a tela para efetuar a inclusão de um novo registro.
DICA:
✓ Caso a funcionalidade não esteja disponível no menu acima entre em 
contato com o administrador do sistema para que verifique as permissões do 
usuário. 
✓ A posição da funcionalidade no menu poderá sofrer alterações 
dependendo do perfil de acesso do usuário. 
✓ Ao posicionar o cursor do mouse sobre a funcionalidade poderão ser 
apresentados os botões ‘Buscar’ , que permite o acesso aos registros já 
existentes e ‘Novo’ , que permite a inclusão de um novo registro. 
2.2- Quais são as ações disponíveis na funcionalidade
‘Conta Bancária’ e como executá-las?
Nesta funcionalidade as ações básicas demonstradas no manual de Instruções
Gerais do SMARcp estão disponíveis, e devem ser executadas acessando com
a Unidade Gestora Específica (códigos diferente de 0). A Unidade Gestora
Consolidadora (código 0), deve ser utilizada apenas para consultar os registros.
Ao tentar efetuar outro procedimento é emitida a mensagem:
AÇÕES DISPONÍVEIS:
✓ Inclusão de Conta Bancária pelo menu e pela ‘grid’ clicando no botão 
‘Novo’ , 
✓ Visualização clicando no botão ‘Visualizar’ a frente de cada 
registro do grid na coluna de ‘Ação’. 
✓ Edição de Conta Bancária, clicando no botão ‘Editar’ a frente de 
cada registro no grid na coluna de ‘Ação’. 
✓ Clicando no botão ‘Mais Ações’ a frente de cada registro no grid 
na coluna ‘Ações’ estão dispostos as opções Excluir e Vínculo para 
Movimento. 
2.3- Como inserir um registro de Conta Bancária?
Para inserir um registro de Conta Bancária é necessário clicar no botão ‘Novo’
constante no próprio menu da funcionalidade ou na grid de Busca de Conta
Bancária’.
Grid de registros da funcionalidade 
‘Conta Bancária’. 
Ao clicar no botão ‘Novo’ será direcionado para a tela de ‘Inclusão de
Conta Bancária’.
‘Prefixo’ – O campo é utilizado para determinar em qual fim a conta bancária 
será utilizada. Estes dados são cadastrados e predeterminados nas Tabelas 
Diversas. 
‘Código’ – O usuário deverá utilizar este campo para cadastrar um código
reduzido para a conta bancária, simplificando a identificação.
Painel utilizado para cadastrar a 
Conta Bancária. 
O campo Prefixo é cadastrado nas Tabelas 
Diversas e predetermina para qual fim a conta 
bancária será utilizada.
Painel utilizado para cadastrar 
informações de identificação da conta 
bancária quando usado o meio 
magnético para efetuar transações. 
‘Conta Contábil’ – O usuário deverá digitar parte de uma das informações
constantes no campo e selecionar qual conta contábil ficará associada a conta
bancária, onde as movimentações de entrada e saída serão registradas.
‘Descrição Reduzida’ - Campo onde o usuário deverá informar uma breve
descrição da conta bancária.
‘Unidade Gestora’ – O campo estará preenchido e bloqueado com a ‘Unidade
Gestora’ em que o usuário estiver acessando o SMARcp.
‘Vinculo’ – O usuário deverá digitar parte de uma das informações constantes
no campo ‘Vinculo’ e selecionar o registro.
Lembrando que ao selecionar no campo Prefixo o tipo ‘Caixa’, o campo ‘Vínculo’
não será de preenchimento obrigatório (não contém ).
‘Data Abertura’ – Campo de preenchimento opcional (não contém ), onde o
usuário poderá informar a data de abertura da conta bancária.
‘Data Encerramento’ – Campo de preenchimento opcional (não contém ),
onde o usuário poderá informar a data de encerramento da conta bancária caso
a mesma for inutilizada.
‘Data Reativação’ – Campo de preenchimento opcional (não contém ), onde o
usuário poderá informar a data de reativação da conta bancária caso a mesma
for ser utilizada novamente.
Lembrando que o campo ficará habilitado somente quando o campo Data
Encerramento estiver preenchido.
‘Convênio’ – Campo de preenchimento opcional (não contém ), onde o usuário
poderá informar em qual convênio a conta bancária é pertencente.
‘Grupo’ – Campo de preenchimento opcional (não contém ), onde o usuário
poderá selecionar em qual grupo a conta bancária irá pertencer. Essa informação
é utilizada na emissão de relatórios.
‘Código’ – Campo onde o usuário deverá informar o código do banco no Banco
Central.
‘Agência’ – Campo referente ao número da agência e dígito da agência
bancária.
‘Conta Bancária’ – Campo referente a operação, número e dígito da conta
bancária.
‘Fundo / Unidade Orçamentária’ – O campo Fundo é uma opção que determina
se a conta bancária é de Fundo Municipal (saúde, educação, social). Caso o
usuário marque esta opção , o campo Unidade Orçamentária ficará
habilitado e será de preenchimento obrigatório.
‘Prefixo’ – Campo de preenchimento opcional (não contém ), onde o usuário
poderá informar um código para identificação do cheque, como por exemplo o
número de série.
‘Último Cheque’ – Campo de preenchimento opcional (não contém ), onde o
usuário poderá informar o número do último cheque utilizado.
‘Configuração’ – Campo de preenchimento opcional (não contém ), onde o
usuário poderá selecionar o formato que o cheque será impresso.
‘Identificador’ – Campo de preenchimento opcional (não contém ), onde o
usuário deverá informar o código fornecido pela instituição bancária para
identificar a unidade gestora no registro tipo 2 (Ordem Bancária) do layout
OBN601.
‘Convênio’ – Campo de preenchimento opcional (não contém ), onde o usuário
deverá informar o código fornecido pela instituição bancária e que corresponde
ao campo convênio do arquivo CNAB240.
‘Código Compromisso’ – Campo de preenchimento opcional (não contém ),
onde o usuário deverá informar o código fornecido pela instituição bancária e
que corresponde ao número do convênio dos lotes do arquivo CNAB240.
‘Limite DOC’ – Campo de preenchimento opcional (não contém ), onde o
usuário poderá delimitar o valor máximo que a Ordem Bancária Meio Magnético
irá gerar o arquivo como DOC.
Exemplo: caso o usuário determine no campo ‘Limite DOC’ um valor de
R$3000,00 (três mil reais) e ao gerar a Ordem Bancária Meio Magnético
ultrapasse esse valor, o sistema irá alterar o arquivo automaticamente de DOC
para TED.
2.4- Como editar um registro de Conta Bancária? 
Para editar um registro de Conta Bancária é necessário clicar no botão ‘Editar’ 
constante na coluna ‘Ações’ no final do grid.
‘Editar’ – Ao clicar no botão ‘Editar’ será aberto a tela de Edição de Conta
Bancária.
Após realizar todas as alterações necessárias o usuário deverá clicar em
‘Confirmar’, exibindo mensagem de sucesso.
Lembrando que ao tentar editar um registro já utilizado na execução ou que foi
enviado para o tribunal de contas, o sistema exibirá mensagem de erro e não irá
permitir que o registro seja alterado.
Indica o saldo final constante na Conta 
Bancária referente ao exercício anterior. 
2.5- Como ‘Excluir’ um registro?
Para excluir um registro de Conta Bancária é necessário clicar no botão ‘Mais
Opções’ constante na coluna ‘Ações’ no final do grid e clicar em ‘Excluir’.
‘Excluir’ – Ao clicar no botão ‘Excluir’ será aberto uma janela flutuante
questionando se o usuário deseja realmente remover o registro.
Caso o usuário clique em a janela será fechada e não ocorrerá a remoção
do registro, porém se o usuário clicar em o sistema irá remover o registro
exibindo a seguinte mensagem:
Lembrando que ao tentar excluir um registro já utilizado na execução ou que foi
enviado para o tribunal de contas, o sistema exibirá mensagem de erro e não irá
permitir que o registro seja removido.
2.6- Como inserir um ‘Vínculo para Movimento’ na
Conta Bancária?
Para inserir um ‘Vínculo’ na Conta Bancária o usuário deverá clicar no botão
‘Mais Opções’ constante na coluna ‘Ações’ no final do grid e clicar em
‘Vínculo para Movimento’.
‘Vínculo para Movimento’ – Ao clicar no botão ‘Vínculo para Movimento’ será
aberto uma tela com grid de Busca de Vínculo para Movimento.
Exibe os dados da Conta 
Bancária selecionada no grid. 
Exibe os Vínculos cadastrados para 
a Conta Bancária. 
E para efetuar a inserção de um ‘Vínculo’ o usuário deverá clicar no botão ‘Novo’
onde será direcionado para a tela de ‘Inclusão de Vínculo para Movimento’.
‘Vínculo’ – O usuário deverá digitar parte de uma das informações constantes
no campo ‘Vinculo’ e selecionar o registro.
‘Controle’ – Campo onde o usuário poderá definir o controle sobre qual
movimento o vínculo se aplica: Pagamento, Recebimento ou em Ambos.
Após os campos serem preenchidos o usuário poderá clicar em ‘Confirmar’ e
uma mensagem de sucesso será exibida.
2.7- Como ‘Visualizar’ uma Conta Bancária? 
Para visualizar uma ‘Conta Bancária’ o usuário deverá clicar no botão 
‘Visualizar’ constante na coluna ‘Ações’ no final do grid de ‘Busca de Conta
Bancária’.
AÇÕES DISPONÍVEIS NO VÍNCULO PARA MOVIMENTO:
✓ Visualização clicando no botão ‘Visualizar’ a frente de cada 
registro do grid na coluna de ‘Ação’. 
✓ Edição de Vínculo para Movimento, clicando no botão ‘Editar’ a 
frente de cada registro no grid na coluna de ‘Ação’. 
✓ Excluir Vínculo para Movimento, clicando no botão ‘Excluir’ a 
frente de cada registro no grid na coluna de ‘Ação’ 
Lembrando que na tela de visualização todos os campos estarão desabilitados
e nenhuma alteração poderá ser realizada.
2.8- Qual o significado das informações constantes na
grid da funcionalidade ‘Conta Bancária’?
A grid da funcionalidade ‘Conta Bancária’ possui as seguintes informações:
Prefixo – Elemento utilizado na identificação do tipo do banco, exemplo:
Aplicação, Fundos de investimentos, entre outros.
Código Banco – Código utilizado na identificação do banco.
Descrição Contábil – Apresenta o “nome” da conta contábil atrelada a conta
bancária.
Vínculo – Apresenta o vínculo utilizado pelo banco.
Código Banco – Exibe o código do banco definido pelo Banco Central.
Agência – Apresenta o número da agência da conta bancária.
Digito Agência – Exibe o dígito referente ao número da agência da conta
bancária.
Conta Bancária – Campo referente ao número da conta bancária.
Dígito Conta – Exibe o dígito referente ao número da conta bancária.
Descrição Reduzida – Breve descrição definida para a conta bancária.
Conta Contábil – Exibe a conta contábil que está atrelada a conta bancária.
Grupo – Coluna onde demonstra em qual grupo a conta bancária pertence.
Unidade Gestora – É atribuída automaticamente conforme a Unidade Gestora
em que é efetuada a inserção do registro.
2.9- Qual o significado das informações constantes na
grid da funcionalidade ‘Vínculo para Movimento’?
‘Vínculo’ – Demonstra qual vínculo poderá sofrer movimentações naquela
determinada conta bancária.
‘Descrição do Vínculo’ – Exibe o “nome” do vínculo atrelado a conta bancária.
‘Controle’ – Coluna onde é demonstrado qual o tipo de movimento que o vínculo
se aplica.