Ordem Bancária

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Ordem Bancária

 

INTRODUÇÃO

Após a aprovação da LOA e execução da rotina de abertura de exercício fase

‘Cadastros’ e ‘Orçamentário / Extraorçamentário’, o usuário estará apto a iniciar

a execução do seu orçamento. Conforme a lei 4320 de 17 de março de 1964

somente após o empenho e a liquidação de uma despesa o ente público estará

autorizado a realizar a terceira e última etapa da execução da despesa que é o

pagamento. A rotina de ordem bancária é um meio eficiente de realizar

pagamentos de forma prática, rápida e segura. Para utilizá-la o primeiro passo é

realizar um convênio com um banco e cadastrá-lo no SMARcp. Na sequência

deve se verificar as informações bancárias de cada fornecedor em seu cadastro,

tendo em vista que serão utilizadas para efetuar o pagamento dos mesmos.

Concluídas estas etapas o usuário devidamente autorizado poderá inserir uma

ordem bancária relacionando as liquidações que deverão ser pagas. Após a

inserção da ordem bancária deverá ser gerado o arquivo magnético no layout

estipulado pelo banco. Este arquivo é processado pelo banco que valida os

pagamentos e envia um arquivo de retorno. Este arquivo de retorno poderá ser

importado no SMARcp e irá demonstrar quais pagamentos foram realizados e

quais foram recusados. Com base neste retorno o usuário poderá anular os itens

da ordem bancária que foram rejeitados e na sequência efetuar o pagamento da

ordem bancária no sistema SMARcp, inserindo assim os registros no Movimento

de Pagamento para que posteriormente seja efetuada a integração com o

financeiro afetando assim os saldos bancários.

 

OBJETIVO

O objetivo deste manual é propiciar o pleno conhecimento sobre a funcionalidade

‘Ordem Bancária’ e também dos fatores que interferem nas mesmas, tais como

funcionalidades relacionadas, configurações e parâmetros. Este conhecimento

é fundamental para efetuar os procedimentos padrões tais como consultas,

inclusões e manutenções de forma mais assertiva e eficiente.

 

 

1 – EXECUÇÃO DESPESA

 

1.1- Onde estão localizadas as funcionalidades

abordadas?

As funcionalidades abordadas neste manual estão localizadas no menu

‘Execução’, submenu ‘Despesa’.

 

 

DICA:

✓ Caso a funcionalidade não esteja disponível no menu acima entre em

contato com o administrador do sistema para que verifique as permissões do

usuário.

✓ A posição da funcionalidade no menu poderá sofrer alterações

dependendo do perfil de acesso do usuário.

 

 

2- ORDEM BANCÁRIA

 

2.1- Onde está localizada a funcionalidade ‘Ordem

Bancária’?

A funcionalidade ‘Ordem Bancária’ está localizada no menu ‘Execução’,

submenu ‘Despesa’, opção ‘Ordem Bancária’.

 

 

DICA:

✓ Caso a funcionalidade não esteja disponível no menu acima entre em

contato com o administrador do sistema para que verifique as permissões do

usuário.

✓ A posição da funcionalidade no menu poderá sofrer alterações

dependendo do perfil de acesso do usuário.

✓ Ao posicionar o cursor do mouse sobre a funcionalidade poderão ser

apresentados os botões ‘Buscar’ , que permite o acesso aos registros já

existentes e ‘Novo’ , que permite a inclusão de um novo registro.

 

 

2.2- Quais são as ações disponíveis na funcionalidade

‘Ordem Bancária’ e como executá-las?

Nesta funcionalidade as ações básicas demonstradas no manual de Instruções

Gerais do SMARcp estão disponíveis, e devem ser executadas acessando com

a Unidade Gestora Específica (códigos diferente de 0). A Unidade Gestora

Consolidadora (código 0), deve ser utilizada apenas para consultar os registros.

Ao tentar efetuar outro procedimento é emitida a mensagem:

 

 

AÇÕES DISPONÍVEIS:

✓ Inclusão de Ordem Bancária pelo menu e pela ‘grid’ clicando no botão

‘Novo’ ,

✓ Visualização clicando no botão ‘Visualizar’ a frente de cada

registro do grid na coluna de ‘Ação’,

✓ Inclusão de anulação de ordem bancária, clicando no botão ‘Anular’

a frente de cada registro no grid na coluna de ‘Ação’,

✓ Inclusão de anulação múltipla de ordem bancária, clicando no botão

‘Anulação Múltipla’ constante no grid,

✓ Inclusão de Ordem Bancária geração por vencimento, clicando no

botão ‘Geração por Vencimento’ constante no grid,

✓ Edição de registros de Ordem Bancária, clicando no botão ‘Editar’

a frente de cada registro no grid na coluna de ‘Ação’,

✓ Validação da Ordem Bancária, clicando no botão ‘Validar Ordem

Bancária’ a frente de cada registro no grid na coluna de ‘Ação’,

✓ Geração do arquivo meio magnético da Ordem Bancária, clicando no

botão ‘Geração Meio Magnético’ a frente de cada registro no grid na

coluna de ‘Ação’,

✓ Exclusão de registros da Ordem Bancária, clicando no botão ‘Excluir’

a frente de cada registro no grid na coluna de ‘Ação’.

 

ATENÇÃO!

✓ Os botões ‘Editar’ e ‘Excluir’ estarão disponíveis apenas para os

registros de ordens bancárias não concluídas, cuja numeração esteja igual

a ‘999999’ e/ou registros de ordens bancárias que ainda não tenham sido

emitidas (geração do relatório CER22800 – Ordem Bancária Via Banco)

ou que não tenha sido gerado o arquivo meio magnético.

DICA:

✓ Diferente da versão desktop onde o usuário acessa menus diferentes,

na versão web as ações de ‘Inclusão de Ordem Bancária’, ‘Anulação de

Ordem Bancária’, ‘Geração do Meio Magnético’, ‘Anulação de Múltiplas

Ordens Bancárias’ e ‘Geração de Ordem Bancária por Vencimento’ serão

executadas acessando o único menu ‘Ordem Bancária’.

✓ Os relatórios de Ordem Bancária estarão disponíveis no menu

‘Execução’ opção ‘Relatórios’ no grupo ‘Despesa – Ordem Bancária’.

 

Grid de registros da

funcionalidade ‘Ordem Bancária’.

 

A Grid de registros demonstrará os registros de

‘Ordem Bancária’ e de ‘Anulação’ que podem ser

filtrados e identificados pela coluna ‘Movimento’.

 

2.3- Como inserir um registro de Ordem Bancária?

Para inserir um registro de Ordem Bancária é necessário clicar no botão ‘Novo’

constante no próprio menu da funcionalidade ou no grid de Busca de ‘Ordem

Bancária’.

 

 

 

Ao clicar no botão ‘Novo’ o usuário será direcionado a tela de ‘Inclusão de

Ordem Bancária’, onde poderá efetuar a inclusão de uma ordem bancária.

 

 

 

Indica qual etapa o usuário está na

inclusão de uma nova ordem bancária.

 

Painel que apresentará os dados da conta bancária

selecionada no campo ‘Conta Bancária’.

Ao marcar este campo o usuário só

poderá relacionar liquidações na

próxima etapa (Itens) com a

mesma conta bancária informada

nesta etapa. (Dados básicos).

 

 

‘Data Emissão’ – O campo apresentará a data do último registro inserido na

rotina. Este campo sofre interferência de parâmetros que devem ser

configurados pelo administrador do sistema.

Caso o parâmetro ‘Atualiza Data Automático’ esteja marcado, ao inserir um

registro com uma nova data ela será atualizada automaticamente e passará a

ser sugerida para a próxima inclusão.

Caso o parâmetro ‘Lançamento Data Anterior’ esteja com a opção ‘Avisa’, ao

informar uma data anterior a apresentada no campo e confirmar a inclusão do

registro, será apresentada a seguinte mensagem de alerta ‘Data inferior a do

último movimento.’ e permitirá a inclusão do registro. Caso o parâmetro esteja

com a opção ‘Bloqueia’ será emitida a mesma mensagem, porém não permitirá

a inclusão do registro.

 

 

‘Número Ordem Bancária’ – Campo desabilitado, que durante o processo de

inclusão da ordem bancária é exibido com o número ‘999999’. Após o usuário

confirmar a inclusão da ordem bancária, o sistema irá atribuir automaticamente

uma numeração sequencial para o registro de ordem bancária.

 

 

‘Conta Bancária’ – Campo de preenchimento obrigatório onde o usuário deverá

digitar parte de uma das informações constantes no campo e selecionar o

registro.

 

1

 

Caso as informações constantes no campo não sejam suficientes para localizar

o registro, o usuário poderá clicar no botão ‘Pesquisar’ ao lado do campo. Ao

efetuar este procedimento será aberta a grid de ‘Pesquisa de Conta Bancária’

que permite ao usuário pesquisar as contas bancárias através de mais critérios.

Para selecionar o registro basta clicar na coluna de ‘Ações’.

 

 

 

‘Banco’ – Campo desabilitado que exibe o código do banco central da conta

bancária informada no campo ‘Conta Bancária’.

 

 

‘Agência’ – Campo desabilitado que exibe o código da agência da conta

bancária informada no campo ‘Conta Bancária’.

Os campos que contém o símbolo

demonstram os registros disponíveis conforme o

usuário digita parte da informação utilizando a

busca ‘igualar qualquer parte’. As informações

que integram os registros são demonstradas ao

passar o cursor do mouse sobre o campo. Neste

exemplo do campo ‘Conta Bancária’ constam as

informações de ‘Prefixo’, ‘Código’, ‘Vínculo’ e

‘Descrição da Conta Contábil da Conta Bancária’.

 

2

 

 

‘Conta Bancária’ – Campo desabilitado que exibe o número da conta bancária

informada no campo ‘Conta Bancária’.

 

 

‘Somente Liquidações desta conta bancária’ – Ao marcar este campo, o

usuário só poderá relacionar na próxima etapa (itens), liquidações que estejam

relacionadas a mesma conta bancária informada no campo ‘Conta Bancária’.

 

 

‘Valor Ordem Bancária’ – Campo desabilitado que exibe o valor total dos itens

da ordem bancária.

 

 

‘Valor Desconto’ – Campo desabilitado que exibe o valor total dos descontos

da ordem bancária.

 

 

‘Documento’ – Campo de preenchimento não obrigatório onde o usuário poderá

digitar uma breve ‘observação’ contendo até cinquenta caracteres.

 

 

3

 

‘Próximo’ – Ao clicar no botão o usuário será direcionado para a próxima etapa

do processo de inclusão de Ordem Bancária. Na etapa ‘Itens’ o usuário

relacionará as liquidações que serão pagas pela ordem bancária.

 

 

 

 

 

Campo utilizado para selecionar

a liquidação que irá compor a

ordem bancária.

 

Campo que exibe

número do empenho

atrelado a liquidação.

Painel que exibirá os dados da liquidação. (Data de

Vencimento, Dotação, Vínculo da Dotação, Fornecedor)

Ao selecionar uma liquidação o campo exibirá o

saldo disponível da liquidação. O usuário poderá

editar o valor apresentado no campo.

Botão utilizado para

incluir a liquidação como

item da ordem bancária.

Lista onde exibe todas as

liquidações incluídas na

ordem bancária.

1

Painel que exibirá os dados da Conta Bancária do

Fornecedor (Banco, Agência, Conta Corrente)

 

4

 

‘Exercício Liquidação’ – Campo utilizado para realizar o pré-filtro do exercício

da liquidação. O campo apresentará por padrão o exercício que o usuário estiver

acessando. Para relacionar uma liquidação de restos a pagar basta editar o

campo informando o exercício correspondente.

 

 

‘Liquidação’ – O usuário deverá digitar o número da liquidação que será

relacionada ou poderá clicar no botão ‘Pesquisar’ ao lado do campo. Ao

efetuar este procedimento será aberta a grid de ‘Pesquisa de Liquidação’ que

permite ao usuário pesquisar as liquidações através de mais critérios. Para

selecionar o registro basta clicar no botão ‘Selecionar’ na coluna de ‘Ações’.

Caso seja informado um número de liquidação não existente ou que não possua

saldo, ou seja, que já esteja paga ou relacionada a outro documento de

pagamento (cheque, ordem bancária) será emitida a mensagem Liquidação não

encontrada.

Lembrando que se o campo ‘Somente Liquidações desta Conta Bancária’ estiver

marcado também não serão encontradas as liquidações que possuírem conta

bancária diferente da informada na primeira etapa (dados básicos).

 

 

‘Data Emissão’ – Campo desabilitado que exibe a data de emissão da

liquidação.

 

 

5

 

‘Exercício Empenho’ – Campo desabilitado que exibe o exercício do empenho

atrelado a liquidação.

 

 

‘Empenho’ – Campo desabilitado que exibe o número do empenho atrelado a

liquidação.

 

 

‘Dados Liquidação’ – O painel ‘Dados Liquidação’ exibe as informações de

‘Data de Vencimento’, ‘Código da Dotação’, ‘Vínculo da Dotação’ e o

‘Fornecedor’ atrelados a liquidação informada.

 

 

‘INSS Outras Fontes’ – Botão utilizado para inserir eventuais retenções de INSS

já efetuadas ao fornecedor Pessoa Física, atrelado a liquidação informada, cuja

origem seja de outras fontes, ou seja, de serviços prestados a terceiros.

Lembrando que o referido botão só estará disponível quando for informada uma

liquidação que possuir como Fornecedor uma Pessoa Física.

Ao clicar no botão , o sistema irá exibir uma tela flutuante para inserção dos

dados.

 

6

 

 

 

 

 

‘Dados Conta Bancária do Fornecedor’ – Painel que exibirá os dados da conta

bancária do fornecedor cadastrada como padrão. Caso seja necessário utilizar

outra conta o usuário poderá clicar no botão ‘Pesquisar’ e selecionar outra

conta cadastrada clicando no botão ‘Selecionar’ da coluna de ‘Ações’.

Caso a conta bancária não esteja cadastrada o usuário deverá acessar o menu

‘Execução’ submenu ‘Cadastros’, opção ‘Fornecedor’, localizar o fornecedor na

grid ‘Busca de Fornecedor’ e na coluna de ‘Ações’ clicar na opção ‘Conta

Bancária’ e efetuar o cadastro.

✓ A inclusão de ‘INSS Outras Fontes’ para fornecedores Pessoa Física

será detalhada no item 2.4 deste manual.

 

7

 

 

 

‘Fonte Recurso’ – Campo desabilitado que exibe a fonte de recurso que foi

associado previamente no empenho. Lembrando que a fonte de Recurso é

cadastrada no prefixo 16 das ‘Tabelas Diversas’

 

 

‘Serviço’ – O usuário deverá digitar parte do código ou da descrição do serviço

e selecionar um registro. Lembrando que o cadastro dos ‘Serviços ‘apresentados

neste campo pode ser consultado acessando o menu ‘Execução’ submenu

‘Cadastros’ opção ‘Tabela de Serviços e Descontos’.

Ao informar um serviço neste campo será inserido automaticamente o desconto

relacionado ao mesmo aplicando a alíquota especificada a partir do valor

informado para o item da Ordem Bancária.

O referido campo estará disponível para edição apenas quando o parâmetro que

determina em qual rotina será informado o tipo de serviço estiver como

‘Pagamento’, caso contrário o mesmo estará bloqueado para edição e

apresentará a informação oriunda do empenho ou da liquidação.

Caso o parâmetro para ‘Lançamento de Desconto na Ordem Bancária’ não

esteja habilitado o referido campo também permanecerá bloqueado para edição.

Lembrando que os parâmetros do sistema só podem ser alterados pelo seu

Administrador.

 

 

ATENÇÃO!

✓ Caso o parâmetro ‘Atualiza Dados do Fornecedor’ esteja marcado no

menu ‘Execução’ submenu ‘Cadastros’ opção ‘Configuração Despesa’ ao

selecionar uma nova conta bancária a mesma se tornará padrão passando

a ser apresentada automaticamente nas próximas inclusões. Lembrando

que os parâmetros só podem ser alterados pelo Administrador do sistema.

✓ Após informar uma liquidação é fundamental que o usuário verifique os

dados bancários apresentados para o fornecedor, tendo em vista que

eventuais divergências ocasionarão rejeição do pagamento, ou até

mesmo na realização de pagamento em conta bancária errada.

 

8

 

 

‘Impressão Comprovante Rendimentos DIRF’ – Campo utilizado para

selecionar o código de impressão do comprovante de rendimento do imposto de

renda retido na fonte.

 

 

‘Documento’ – Campo onde o usuário poderá digitar uma breve “observação”

de até 50 carácteres.

 

 

‘Processo’ – O usuário poderá informar o Número, Dígito, Exercício e

Complemento do Processo.

 

 

 

‘Valor’ – O campo valor vem previamente preenchido com o valor total da

liquidação. Caso a mesma tenha sido paga ou utilizada parcialmente em outra

ordem bancária, o valor exibido será o saldo remanescente da liquidação. O

usuária poderá alterar o valor deste campo e cadastrar uma ordem bancária com

valor parcial.

 

✓ Lembrando que dependendo dos parâmetros definidos pelo

administrador do sistema, o campo poderá estar habilitado, desabilitado, ser

obrigatório ou ser preenchido automaticamente.

 

9

 

‘Valor Ordem Bancária’ – Campo desabilitado, onde é exibido o valor total dos

itens cadastrados na ordem bancária.

 

 

‘Valor Desconto’ – Campo desabilitado, onde é exibido o valor total dos

descontos vinculados aos itens da ordem bancária.

 

 

‘Gerar Descontos’ – Ao marcar esta opção o sistema irá associar

automaticamente na ordem bancária os descontos gerados a partir da

liquidação.

 

 

‘Finalidade Pagamento FUNDEB’ – Campo utilizado para selecionar o motivo

do pagamento do FUNDEB, para geração de ordem bancário meio magnético

OBN601 e CNAB240.

 

 

‘Saldo do Empenho’ – Botão onde o usuário poderá consultar o saldo do

empenho.

 

‘Saldo da Liquidação’ – Botão onde o usuário poderá consultar o saldo da

liquidação.

 

 

 

‘Incluir’ – Após o usuário realizar o preenchimento de todos os campos, será

necessário clicar no botão ‘Incluir’, onde o sistema irá inserir na lista abaixo o

item da ordem bancária.

 

 

 

‘Excluir’ – O botão ‘Excluir’ serve para retirar da lista a liquidação inserida

indevidamente.

 

‘Editar’ – O botão ‘Editar’ serve para realizar alterações necessárias na

liquidação.

 

‘Descontos’ – Ao clicar no botão ‘Descontos’ será aberta uma tela flutuante

onde o usuário poderá incluir, excluir e editar os descontos.

 

‘Desconto’ – O usuário deverá digitar parte de uma das informações constantes

no campo e selecionar o registro. Caso as informações constantes no campo

não sejam suficientes para localizar o registro, o usuário poderá clicar no botão

‘Pesquisar’ ao lado do campo. Ao efetuar este procedimento será aberta a

grid de ‘Pesquisa de Descontos’ que permite ao usuário pesquisar os descontos

através de mais critérios. Para selecionar o registro basta clicar na coluna de

‘Ações’.

 

‘Descontos’ – Painel que exibe os dados de Fornecedor, Receita e Vínculo

atrelados ao desconto.

 

‘Histórico’ – O campo poderá vir preenchido automaticamente, porém o usuário

poderá alterar e descrever uma breve “observação” de até 150 caracteres.

 

‘Valor Desconto’ – Campo utilizado para inserir o valor do desconto.

 

‘Incluir’ – Após o usuário realizar o preenchimento de todos os campos, será

necessário clicar no botão ‘Incluir’, onde o sistema irá inserir na lista abaixo o

desconto.

 

‘Total’ – Campo desabilitado que exibe o total dos descontos.

 

 

‘Cancelar’ – Ao acionar o botão ‘Cancelar’ o sistema irá exibir a seguinte

mensagem:

 

Caso o usuário clique em , o sistema voltará para a tela de ‘Descontos’ e

não irá excluí-los. Se clicar em , todos os descontos serão excluídos e o

mesmo será redirecionado para a tela de itens da ordem bancária.

 

‘Voltar’ – Botão utilizado para voltar para o primeiro passo na inclusão da ordem

bancária.

 

‘Cancelar’ – O botão ‘Cancelar’ é encontrado nos dois passos da inclusão da

ordem bancária, quando acionado irá exibir a seguinte mensagem:

 

Caso o usuário clique em , poderá continuar com a inserção da ordem

bancária normalmente. Porém se o usuário clicar em , os dados inseridos

tanto no primeiro passo quanto no segundo serão automaticamente deletados.

 

‘Confirmar’ – O botão ‘Confirmar’ é encontrado nos dois passos da inclusão,

quando acionado irá salvar os dados inseridos na ordem bancária.

 

 

2.4- Como inserir ‘INSS Outras Fontes’ para um

fornecedor Pessoa Física?

 

✓ A ordem bancária poderá conter descontos cadastrados diretamente

na liquidação e por isso ocorrerá a apropriação de descontos se o item ‘Gerar

Descontos’ estiver marcado e o usuário clicar em ‘Incluir’.

✓ Vale lembrar que a inclusão é uma tela continua, então toda vez que

o usuário realizar uma confirmação, o sistema continuará na tela de ‘Inclusão

de Ordem Bancária’.

‘INSS Outras Fontes’ – Botão utilizado para inserir INSS de Outras Fontes de

fornecedores Pessoa Física que prestaram serviços à terceiros. Lembrando que

o botão somente estará habilitado quando a liquidação utilizada possuir um

fornecedor Pessoa Física. Ao clicar no botão , o sistema irá exibir uma tela

flutuante para inserção dos dados prestados pelo fornecedor à terceiros.

‘Fornecedor’ – O campo é desabilitado, porém, o preenchimento será

automático com o fornecedor da liquidação.

‘Empresa’ – O usuário deverá digitar parte de uma das informações constantes

no campo e selecionar o registro.

 

Caso as informações constantes no campo não sejam suficientes para localizar

o registro, o usuário poderá clicar no botão ‘Pesquisar’ ao lado do campo. Ao

efetuar este procedimento será aberta a grid de ‘Pesquisa de Empresa’ que

permite ao usuário pesquisar através de mais critérios. Para selecionar o registro

basta clicar na coluna de ‘Ações’.

 

Ao selecionar um registro pré-existente no grid, os campos ‘Nome’ e ‘CNPJ’

serão preenchidos automaticamente. Se for uma nova empresa a ser

cadastrada, o usuário poderá ignorar esse campo e continuar o processo.

 

‘Nome’ – Campo obrigatório (contém ), onde o usuário deverá informar a razão

social da empresa onde o fornecedor prestou o serviço.

 

‘CNPJ’ – Campo obrigatório (contém ), onde o usuário deverá informar o CNPJ

da empresa onde o fornecedor prestou o serviço.

 

‘Data Serviço’ – Campo obrigatório (contém ), onde o usuário deverá informar

a data que o fornecedor prestou o serviço.

 

‘Valor Bruto’ – Campo obrigatório (contém ), onde o usuário deverá informar

o valor total do serviço prestado pelo fornecedor.

 

‘Valor Desconto’ – Campo obrigatório (contém ), onde o usuário deverá

informar o valor total descontado de INSS do serviço prestado pelo fornecedor.

 

‘Incluir’ – Após o usuário realizar o preenchimento de todos os campos, será

necessário clicar no botão ‘Incluir’, onde o sistema irá inserir na lista abaixo o

novo registro cadastrado de ‘INSS Outras Fontes’.

 

‘Excluir’ – O botão ‘Excluir’ serve para retirar da lista o desconto de ‘INSS Outras

Fontes’ inserido indevidamente. Ao clicar no botão , o sistema irá exibir uma

mensagem de confirmação de remoção.

 

‘Fechar’ – Após realizar todas as inclusões necessárias de ‘INSS Outras

Fontes’, o usuário poderá clicar no botão ‘Fechar’ e continuar a inclusão do

pagamento normalmente.

 

 

2.5- Quando ocorrerá Dupla Custódia?

Alguns órgãos utilizam o parâmetro de ‘Ordem Cronológica de Pagamento’ e a

Dupla Custódia ocorre por vários motivos, um exemplo é a inclusão de um item

na ordem bancária antecipando um pagamento à fornecedores antes da data de

vencimento e que ainda existam pagamentos à vencer e não foram pagos.

Exemplo:

Pagamento “A” (fornecedor pequeno credor – Abaixo de R$8000,00 / Venc.:

05/05/2017)

Pagamento “B” (fornecedor acima de R$8001,00 / Venc.: 08/05/2017)

Ao realizar a antecipação do pagamento (“B”) e ainda constar pagamento (“A”)

à vencer e o órgão utiliza a cronologia de pagamento, o sistema irá exibir a

seguinte mensagem:

 

O sistema irá permitir o usuário continuar a inserção dos dados normalmente,

porém ao clicar no botão ‘Confirmar’ o sistema exibirá a tela de ‘Dupla Custódia’.

 

Para a continuação da inclusão de ordem bancária, será necessário um usuário

que possua permissão de Dupla Custódia inserir suas credenciais.

 

‘Usuário’ – Campo destinado ao usuário que possua permissão a dupla custódia

inserir seu login.

 

‘Senha’ – Campo destinado ao usuário que possua permissão a dupla custódia

inserir sua senha de acesso.

 

‘Justificativa’ – Campo destinado ao usuário que possua permissão a dupla

custódia inserir a justificativa da ocorrência.

 

‘Cancelar’ – Ao acionar o botão ‘Cancelar’ nenhuma ação será realizada na

Dupla Custódia e o sistema retornará a tela de Inclusão de Ordem Bancária.

 

‘Confirmar’ – Ao clicar no botão ‘Confirmar’ o sistema irá realizar a inserção do

item na ordem bancária.

 

 

3 - ORDEM BANCÁRIA GERAÇÃO POR VENCIMENTO

 

3.1- Como inserir uma ordem bancária geração por

vencimento?

Para acessar e gerar um registro de ‘Ordem Bancária Geração por Vencimento’,

o usuário deverá clicar no botão ‘Geração por Vencimento’ , constante no

grid de ‘Busca de Ordem Bancária’.

 

Ao clicar no botão ‘Geração por Vencimento’ , o usuário será direcionado a

tela de ‘Inclusão de Ordem Bancária Geração por Vencimento’, onde poderá

efetuar a inclusão de uma ordem bancária.

 

‘Data Emissão’ – O campo apresentará a data do último registro inserido na

rotina. Este campo sofre interferência de parâmetros que devem ser

configurados pelo administrador do sistema.

Caso o parâmetro ‘Atualiza Data Automático’ esteja marcado, ao inserir um

registro com uma nova data ela será atualizada automaticamente e passará a

ser sugerida para a próxima inclusão.

Caso o parâmetro ‘Lançamento Data Anterior’ esteja com a opção ‘Avisa’, ao

informar uma data anterior a apresentada no campo e confirmar a inclusão do

registro, será apresentada a seguinte mensagem “Data inferior a do último

movimento.” e permitirá a inclusão do registro. Caso o parâmetro esteja com a

opção ‘Bloqueia’ será emitida a mesma mensagem, porém não permitirá a

inclusão do registro.

 

Campo para selecionar as

liquidações que irão

compor a ordem bancária.

Grid das liquidações que

possuem saldo e poderão

compor a ordem bancária

Data de inclusão da ordem bancária.

 

‘Conta Bancária’ - O usuário deverá digitar parte de uma das informações

constantes no campo e selecionar o registro.

 

Caso as informações constantes no campo não sejam suficientes para localizar

o registro, o usuário poderá clicar no botão ‘Pesquisar’ ao lado do campo. Ao

efetuar este procedimento será aberta a grid de ‘Pesquisa de Conta Bancária’

que permite ao usuário pesquisar as contas bancárias através de mais critérios.

Para selecionar o registro basta clicar na coluna de ‘Ações’.

 

‘Banco’ – Campo desabilitado que exibe o código do banco central.

 

Os campos que contém o símbolo

demonstram os registros disponíveis conforme o

usuário digita parte da informação utilizando a

busca ‘igualar qualquer parte’. As informações

que integram os registros são demonstradas ao

passar o cursor do mouse sobre o campo. Neste

exemplo do campo ‘Conta Bancária’ constam as

informações de ‘Prefixo’, ‘Código’, ‘Vínculo’ e

‘Descrição da Conta Contábil da Conta Bancária’.

 

‘Agência’ – Campo desabilitado que exibe o código da agência da conta

bancária selecionada no campo ‘Conta Bancária’.

 

 

‘Conta Bancária’ – Campo desabilitado que exibe o número da conta bancária

selecionada no campo ‘Conta Bancária’.

 

‘Gerar Descontos’ – Ao marcar esta opção o sistema irá associar

automaticamente na ordem bancária os descontos gerados a partir da

liquidação.

 

‘Selecionar registros’ – No grid o usuário poderá efetuar filtros e selecionar as

liquidações que irão compor a ordem bancária.

 

‘Cancelar’ – Ao acionar o botão ‘Cancelar’ o sistema irá exibir uma mensagem

perguntando se realmente o usuário deseja cancelar a inserção.

 

Caso o usuário clique em , poderá continuar com a inserção da ordem

bancária normalmente. Porém se o usuário clicar em , os dados serão

automaticamente deletados, redirecionando o usuário para o grid de ‘Busca de

Ordem Bancária’.

 

‘Confirmar’ – Ao clicar no botão ‘Confirmar’, o sistema irá realizar a inserção

dos registros e abrirá uma tela com o número da ordem bancária.

 

Após clicar no botão ‘Confirmar’ da tela ‘Número Ordem Bancária’ o sistema irá

redirecionar o usuário para a tela de ‘Busca de Ordem Bancária’.

 

 

4 – ANULAÇÃO DE ORDEM BANCÁRIA

 

4.1- Como anular uma Ordem Bancária?

Para anular um registro de ordem bancária é necessário clicar no botão ‘Anular’

, constante na coluna ‘Ações’ a frente de cada registro do grid.

 

Ao clicar no botão ‘Anular’ o usuário será direcionado para a tela de ‘Inclusão

de Anulação da Ordem Bancária’.

 

 

 

‘Ordem Bancária’ – Painel que exibe as informações de Exercício e Número

Ordem Bancária que será anulada.

 

 

‘Dados Bancários’ – Painel que exibe as informações da Conta Bancária,

Banco e Agência da Ordem Bancária que será anulada.

 

Identificação do número da

ordem bancária a ser anulada.

Grid dos itens e descontos da ordem

bancária que poderão ser anulados

integral ou parcialmente.

Data da anulação da ordem bancária.

 

 

‘Histórico’ – Campo onde o usuário poderá descrever uma “observação” de até

150 caracteres.

 

 

‘Data Movimento’ – Campo onde o usuário deverá inserir a data que irá ocorrer

a anulação da Ordem Bancária.

 

 

‘Total Valor a Anular Desconto’ – Campo desabilitado que exibe o total dos

descontos que estão sendo anulados.

 

 

‘Anular Saldo Total’ – Botão utilizado para inerir ou retirar o saldo total a ser

anulado dos itens e dos descontos da ordem bancária.

 

 

‘Saldo Ordem Bancária’ – Botão utilizado para verificar o saldo da ordem

bancária.

 

 

 

‘Grid dos itens e descontos da Ordem Bancária’ – Grid que exibe as

liquidações e os descontos da Ordem Bancária.

 

 

‘Valor a Anular’ – Campo que apresenta o valor da liquidação e do desconto da

liquidação. O valor da liquidação e do desconto poderão ser anulados integral ou

parcial caso os mesmos não sejam de apropriação. Quando os registros são de

apropriação os campos serão exibidos desabilitados e somente poderão ser

anulados com valor integral.

 

 

 

‘Motivo Estorno Ordem Bancária’ – Campo onde o usuário poderá selecionar

o motivo que o item está sendo anulado.

 

 

✓ Lembrando que dependendo dos parâmetros definidos pelo

administrador do sistema, os campos poderão estar desabilitados mesmo o

registro não sendo de apropriação.

 

 

 

‘Saldo Liquidação’ – Botão utilizado para verificar o saldo da liquidação.

 

 

 

‘Anular Saldo Total’ – Botão utilizado para inerir ou retirar o saldo total a ser

anulado por item e por desconto da ordem bancária.

 

 

‘Saldo Ordem Bancária Referente a Empenho’ – Botão utilizado para verificar

o saldo da ordem bancária referente ao empenho.

 

 

‘Editar Histórico’ – Botão utilizado para alterar o histórico do desconto da

liquidação em até 150 caracteres.

 

 

 

‘Cancelar’ – Ao acionar o botão ‘Cancelar’ nenhuma ação será realizada de

anulação e o sistema retornará ao grid de Busca de Ordem Bancária.

 

 

‘Confirmar’ – Ao clicar no botão ‘Confirmar’ o sistema irá realizar a anulação da

ordem bancária e retornar ao grid de Busca de Ordem Bancária.

 

 

4.2- Não tenho acesso a uma determinada receita,

posso anular o valor total da ordem bancária?

Caso o usuário não possua acesso a algumas receitas, o mesmo não poderá

anular o valor total da ordem bancária. No grid de descontos na tela de anulação,

o registro será exibido desabilitado com o campo ‘Valor a Anular’ igual a ‘0,00’.

 

 

Caso o usuário tenha acesso a uma determinada receita e outra não, ele poderá

realizar a anulação parcial da ordem bancária se os parâmetros de Controle

Lançamento Parcial, Ordem Cronológica de Pagamento e/ou Controle de

Apropriação de Descontos não estiverem sendo utilizados.

 

 

5 – ANULAÇÃO MÚLTIPLA DE ORDEM BANCÁRIA

 

5.1- Como inserir anulação múltipla de Ordem

Bancária?

 

Para inserir uma anulação múltipla de ordem bancária, é necessário clicar no

botão ‘Anulação Múltipla’ constante no grid de Busca de Ordem Bancária.

 

Ao clicar no botão ‘Anulação Múltipla’ o usuário será direcionado para a tela

de ‘Busca de Ordem Bancária Anulação Múltipla’.

 

Grid onde exibe as

ordens bancárias que

possuem saldo.

Botão utilizado para

gerar as anulações

das ordens bancárias

selecionadas no grid.

Botão utilizado para

voltar ao grid de Busca

de Ordem Bancária.

 

 

Para realizar a anulação múltipla, o usuário deverá selecionar as ordens

bancárias no grid e clicar no botão ‘Anular Ordens Bancárias Selecionadas’.

 

Ao realizar as ações acima, o sistema irá exibir uma tela flutuante onde o usuário

deverá preencher os campos.

 

 

 

‘Data Anulação’ – O usuário deverá digitar a data que ocorrerá o movimento

das anulações das ordens bancárias.

 

 

‘Transportar para Próximo Exercício’ – O usuário tem a possibilidade de

transportar para o próximo exercício a anulação das ordens bancárias, anulando

assim também as mesmas no exercício seguinte.

 

 

 

‘Data Movimento e Data Vencimento’ – Caso o usuário selecione a opção

‘Sim’, os campos data movimento e data vencimento se tornarão obrigatórios. O

mesmo deverá digitar a data que irá ocorrer o movimento no exercício seguinte

e a data de vencimento.

 

 

‘Cancelar’ – Ao acionar o botão ‘Cancelar’ o sistema não irá executar as

anulações e retornará ao grid de ‘Busca de Ordem Bancária Anulação Múltipla’.

 

 

‘Confirmar’ – Ao clicar no botão ‘Confirmar’ o sistema irá exibir uma mensagem

perguntando se realmente deseja executar a anulação.

 

Ao clicar em , o sistema irá executar a anulação das ordens bancárias e

exibirá a seguinte mensagem:

 

E para verificar se todos os registros selecionados no grid foram anulados, o

usuário deverá verificar no campo ‘Anulada’ na tela que será exibida:

 

 

 

‘Fechar’ – Ao clicar no botão ‘Fechar’ o usuário será redirecionado ao grid de

‘Busca de Ordem Bancária Anulação Múltipla’.

 

 

6 – VALIDAR ORDEM BANCÁRIA

 

6.1- Como Validar uma Ordem Bancária?

Para realizar a validação da ordem bancária, é necessário clicar no botão ‘Validar

Ordem Bancária’ constante no grid de Busca de Ordem Bancária.

 

Ao clicar no botão ‘Validar Ordem Bancária’ , o usuário será direcionado para

a tela de ‘Validação de Ordem Bancária’.

 

 

 

‘Ordem Bancária’ – Painel com os campos desabilitados onde exibe os dados

da ordem bancária como ‘Exercício’, ‘Número Ordem Bancária’ entre outros.

 

 

‘Voltar’ – Botão utilizado para retornar ao grid de ‘Busca de Ordem Bancária’.

 

 

‘Gerar Anulação’ – Botão utilizado para gerar a Anulação dos itens da ordem

bancária caso possuam impedimento na coluna ‘Débito Fornecedor’. Ao clicar

no botão ‘Liberação do Impedimento – Débito Fornecedor’ e, selecionar no

Painel onde é exibido os

dados da Ordem Bancária.

Botão utilizado para

liberar do impedimento os

itens da Ordem Bancária.

Grid de itens da

Ordem Bancária.

 

 

painel ‘Ação’ o campo ‘Anular’ e clicar no botão ‘Executar’, o sistema irá alterar

a coluna ‘Débito Fornecedor’ para ‘A Anular’. Após realizar os passos em todos

os itens que serão anulados e clicar no botão ‘Gerar Anulação’, o sistema irá

gerar automaticamente a anulação de todos os itens.

 

 

 

‘Liberação do Impedimento – Débito Fornecedor’ – Botão utilizado para

realizar a liberação dos impedimentos do fornecedor.

 

 

‘Débito do Fornecedor’ – Caso o impedimento seja no ‘Débito do Fornecedor’

ao clicar no botão , o sistema irá exibir a seguinte tela:

 

 

 

‘Dados da Ordem Bancária’ – Painel com os campos desabilitados onde exibe

os dados da ordem bancária como ‘Exercício’, ‘Liquidação’, Fornecedor entre

outros.

 

 

‘Mensagem’ – Campo onde o usuário poderá digitar uma breve “observação” de

até 150 carácteres.

 

 

‘Ação’ – Campo onde o usuário deverá selecionar se a liquidação irá compor o

arquivo da ordem bancária ou ser anulado.

 

 

‘Base Legal’ – Campo onde o usuário deverá digitar a base legal que permitiu

remover o impedimento do fornecedor.

 

 

‘Cancelar’ – Ao acionar o botão ‘Cancelar’ o sistema não irá executar a liberação

do impedimento e retornará ao grid de ‘Validação de Ordem Bancária’.

 

 

‘Executar’ – Ao clicar no botão ‘Executar’ o sistema irá liberar o registro do

impedimento. Caso o sistema esteja utilizando o parâmetro de liberação por

Dupla Custódia, o mesmo irá solicitar um usuário e senha de acesso.

 

Ao realizar a liberação do registro, o mesmo será exibido como ‘Liberado’ no grid

da ‘Validação de Ordem Bancária’.

 

Obs.: Dependendo das opções selecionadas, a descrição da coluna poderá

divergir do exemplo acima.

 

 

✓ Lembrando que o impedimento por Certidão irá exibir a mesma tela,

porém com a diferença de não possuir o painel de ‘Ação’ com as opções

‘Permitir’ e ‘Anular’.

 

 

7 – GERAÇÃO MEIO MAGNÉTICO

 

7.1- Como realizar a geração do arquivo meio

magnético?

Para realizar a geração do arquivo meio magnético, é necessário clicar no botão

‘Geração Meio Magnético’ constante no grid de ‘Busca de Ordem Bancária’.

 

Ao clicar no botão ‘Geração Meio Magnético’ , o usuário será direcionado para

a tela de ‘Ordem Bancária Geração Meio Magnético’.

 

 

‘Ordem Bancária’ – Painel com os campos desabilitados onde exibe os dados

da ordem bancária como ‘Exercício’, ‘Número Ordem Bancária’ entre outros.

Painel onde é exibido os

dados da Ordem Bancária.

Opções do tipo do arquivo a ser

gerado, OBN601 ou CNAB240.

 

 

7.2- Como realizar a geração do arquivo meio

magnético OBN601?

‘Meio Magnético OBN601’ – Ao clicar no botão ‘Meio Magnético OBN601’, o

sistema irá abrir a seguinte tela:

 

 

‘Banco’ – Campo utilizado para selecionar o código do Banco Central.

 

 

‘Tipo Conta’ – Campo utilizado para selecionar o tipo da conta, como por

exemplo se é Única, Convênio ou Conveniada.

 

 

‘Unidade Gestora’ – Campo onde o usuário deverá digitar o código definido

entre o banco e a entidade. O mesmo só será obrigatório e estará habilitado

quando o campo ‘Tipo Conta’ estiver selecionado como ‘Única’.

 

 

 

‘Gera Registros para Pagamento de Guias’ – Campo onde o usuário poderá

selecionar se no arquivo irá gerar os registros que possuem pagamento de guias.

 

 

‘Gerar’ – Botão utilizado para realizar a geração do arquivo OBN601.

 

 

7.3- Como realizar a geração do arquivo meio

magnético CNAB240?

‘Meio Magnético CNAB240’ – Ao clicar no botão ‘Meio Magnético CNAB240’, o

sistema irá abrir a seguinte tela:

 

 

 

‘Data Pagamento’ – Campo utilizado para definir a data que irá ocorrer o

pagamento dos registros da ordem bancária.

 

 

 

‘Emissão de Aviso’ – Campo onde o usuário poderá definir se algum tipo de

aviso será enviado ao favorecido e/ou remetente.

 

 

‘Somar Valores’ – Campo onde o usuário poderá marcar para que o arquivo

faça a somatória dos valores por tipo de lançamento.

 

 

‘Bloqueio de Pagamento’ – Campo onde o usuário poderá selecionar se os

registros da Ordem Bancária serão gerados como bloqueados. Exemplo: caso

seja agendado um pagamento bloqueado, é necessário enviar uma informação

para liberar a execução do pagamento posteriormente e, nos casos em contrário,

se foi agendado um pagamento liberado é possível fazer o bloqueio do mesmo.

 

 

‘Guias para Pagamento’ – Campo onde o usuário poderá definir se no arquivo

da ordem bancária irá trazer as guias para pagamento cadastradas na

liquidação.

 

 

‘Gerar’ – Botão utilizado para realizar a geração do arquivo CNAB240.

 

 

‘Cancelar’ – Ao acionar o botão ‘Cancelar’, o sistema irá retornar ao grid de

‘Busca de Ordem Bancária’.

 

 

ATENÇÃO!

✓ Os lançamentos da ordem bancária podem variar de acordo com os

parâmetros pré-definidos. Em caso de dúvidas, entre em contato com o

Administrador do sistema.

✓ O modo de lançamento da versão desktop do SMARcp, pode variar com

a versão Web.