Patrimonio

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1Básico

 

1.1Moedas

No processo de manutenção ou inclusão de moedas deve ser informada toda moeda utilizada para avaliar o valor do patrimônio.

Esse processo resultará diretamente no ajuste do valor de cada patrimônio, quando for acionado o processo de atualização e reajuste de patrimônio.

Para acessar o processo de manutenção ou inclusão de moedas, um clique no menu Patrimônio

>Básico > Moedas.

 

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Figura 1 - Menu Patrimônio > Básico > Moedas

 

Observe que a janela Moedas será aberta.

 

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Figura 2 - Janela de Moedas

 

Para realizar a manutenção um registro, consulte o mesmo (como exemplificado manual módulo

básico), dê um clique no botão Alterar Registro clip1811, ou dê um clique no botão Inserir Registro clip1812 para incluir uma nova moeda.

1- Código da Moeda: Neste campo será informado o código da moeda, digitando o código no respectivo campo, ou dê um clique no botão Procurar dados clip1813 , procure a moeda desejada e retorne para

janela atual. Caso não exista uma moeda cadastrada, dê um clique no botão manutenção clip1814 .

Observe que a ao clicar no botão manutenção, será apresentada a janela de manutenção, onde

 

 

iremos incluir ou alterar o nome e a sigla de cada moeda.

 

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Figura 3 - Janela de Manutenção da Descrição da Moeda

 

A manutenção da descrição da moeda é realizada separadamente para que quando houver a necessidade de cadastrar um novo valor em outra data de uma mesma moeda, que no qual exista um cadastro com outra data, pode-se aproveitar o mesmo nome da moeda, sem a necessidade de cadastrar novamente.

2- Data Referência de Valor: Neste campo será informada a data referente a cotação da moeda. 3 - Valor Moeda: Neste campo será informado valor em que está cotada a moeda.

Relatórios

 

Na emissão de relatório deste capitulo, será apresentado a "Relação de Moedas" (MXR12600), como mostra figura a seguir.

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Figura 4 - MXR12600 - Relação de Moedas

 

 

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Figura 5 - Ilustração do MXR12600 – Relação de Moedas

 

 

1.1Classes

No processo de manutenção de Classes, será informado o nome da classificação em que cada patrimônio se adequar.

Para acessar o processo de manutenção ou inclusão de classes, dê um clique no menu Patrimônio > Básico > Classes.

 

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Figura 6 - Menu Patrimônio > Básico > Classes

 

A janela de Manutenção de Classes será aberta.

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Figura 7 - Janela Classes

 

Para realizar a manutenção de um registro, um clique no botão Alterar Registro clip1816, ou um clique no botão Inserir Registro clip1817 para incluir uma nova classe.

1- Código: Campo seqüencial gerado automaticamente pelo sistema.

2- Descrição: Neste campo será informado o nome de cada classificação (Classe) patrimonial.

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Ao concluir a manutenção do registro, um clique no botão Gravar Registro, para salvar as informações alteradas ou inseridas.

Relatório

Na emissão de relatório deste capitulo, será apresentado a "Tabela de Classes" (MPR41400), como mostra as figuras abaixo.

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Figura 8 - MPR41400 - Tabela de Classes

 

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Figura 9 - Ilustração do MPR41400 - Tabela de Classes

 

 

2Mobiliário

 

2.1Bens

 

2.1.1Cadastros

 

2.1.1.1Nome Componente

Neste processo deverá ser informado o nome de cada componente de um determinado patrimônio, sendo que posteriormente vamos informar este dado a um patrimônio.

Para entender melhor vamos analisar o exemplo abaixo:

Se o patrimônio COMPUTADOR - 01 MONIOTR 15", ESTABILIZADOR, PROC. CELERON2.0GHZ 128K S478 BOX, MB P4 ASUS P4V533-MX SOM/VGA/LAN MEM. é composto por MONITOR, MOUSE, TECLADO e

 

 

GABINETE, então temos que efetuar um cadastro para cada componente deste COMPUTADOR, sendo um cadastro para o MONITOR, um para o MOUSE, um para o TECLADO e outro cadastro para o GABINETE.

Para acessar o processo de manutenção ou inclusão de Nome de Componente, um clique no menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Cadastros > Nome Componente.

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Figura 10 - Menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Cadastros > Nome Componente

 

Será apresentada a janela de manutenção de Nome de Componente.

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Figura 11 - Janela Nome de Componente

 

1 - Código: campo seqüencial gerado automaticamente pelo sistema. 2 - Descrição: Neste campo será informado o nome do componente.

Ao concluir a manutenção do registro, um clique no botão Gravar Registro, para salvar as informações alteradas ou inseridas.

Relatórios

Na emissão de relatório deste capitulo, será apresentado o relatório "Nome de Componentes" (MPR40700).

 

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Figura 12 - MPR40700 - Nome de Componentes

 

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Figura 13 - Ilustração do MPR40700 - Nome de Componentes

 

 

 

2.1.1.1Componente

No processo de manutenção de Componentes, será realizada a referência entre o patrimônio e o nome do componente, portanto será efetuada a junção do nome do componente ao seu determinado patrimônio.

Para acessar o processo de manutenção ou inclusão de Componentes, dê um clique no menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Cadastros > Componente.

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Figura 14 - Menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Cadastros > Componentes

 

Será apresentada a Janela de manutenção de Componentes.

 

 

 

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Figura 15 - Janela de Manutenção de Componentes

 

1- Registro: Neste campo será informado o código (número da chapa) do patrimônio.

2- Tipo Atualização: Neste campo será informado o tipo de atualização que vamos realizar, podendo ser uma inclusão, alteração ou exclusão de um componente.

3- Seqüência: Neste campo será informada a seqüência numérica do componente, seqüência que dever ser mantida uma ordem ascendente para os demais componentes do patrimônio informado anteriormente.

4- Material: Neste local será informado o nome do patrimônio selecionado.

5- Componente: Neste campo será informado o código do nome do componente.

6- Estado de Conservação: Neste campo será informado em que estado se encontra o componente. 7 - CGC Oficina: Neste campo será informada a oficina em que se encontra o componente.

8 - Data de Movimentação: Será informada a data em que foi realizada a movimentação do componente.

 

Relatório

Na emissão de relatório deste capitulo, será apresentado o "Componente" (MPR40600), como mostra Figura 16 e Figura 17.

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Figura 16 - MPR40600 - Componentes

 

 

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Figura 17 – Ilustração do MPR40600 - Componentes

 

 

2.1.1.2Cadastro de Bens Patrimoniais

No processo de Cadastro de Bens Patrimoniais, serão registrados todos os bens mobiliários do órgão

público.

Para acessar o processo de manutenção ou inclusão de patrimônios, um clique no menu

Patrimônio > Mobiliário > Bens > Cadastros > Cadastro de Bens Patrimoniais.

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Figura 18 - Menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Cadastros > Cadastro de Bens Patrimoniais

Será apresentada a Janela de manutenção de Bens Patrimoniais.

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Figura 19 - Janela de Bens Patrimoniais

 

O cadastro de bens patrimoniais possui integração com o almoxarifado, que possibilita a inclusão de

 

 

bens a partir do lançamento do boletim de recebimento de material, mas esta funcionalidade somente ficará disponível caso o administrador do sistema habilite nas configurações o parâmetro  “Integrado Almoxarifado”, senão a incorporação do patrimônio continuará funcionando sem a integração com a entrada do material pelo almoxarifado.

 

 

2.1.2.5.1.Inserindo Patrimônio com a Integração com o Almoxarifado

Para inserir um novo bem patrimonial, dê um clique no botão “Inserir Registro” clip1820. Será apresentada a janela de Incorporação de Bens Patrimoniais.

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Figura 20 - Incorporação de Bens Patrimoniais

 

1– Selecione o bem patrimonial a ser incorporado.

2– Exercício: Informe o ano/exercício de incorporação do bem.

3– Qtde. Incorporar: Informe a quantidade a ser incorporada, observando a quantidade à incorporar, pois a qtde. digitada não pode ultrapassar a quantidade à incorporar.

4– Dê um clique no botão “Incorporar”, para iniciar a incorporação do bem.

 

 

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Figura 21 - Incorporação de Bens Patrimoniais - Guia Dados do Bem

 

5 Vida Útil: Informe a vida útil (em meses) do patrimônio. Esta informação será utilizada para realizar o cálculo da taxa de depreciação.

6 Taxa de Depreciação: Informação calculada automaticamente.

Taxa de Depreciação = ( [ Valor do Bem / Vida Útil ] * 100 ) / Valor do Bem

7 Valor do Bem: Informado automaticamente quando acionado o botão incorporar. Esta informação é puxada do valor da nota fiscal.

8 Localização: Informe o código dos níveis da unidade administrativa, onde o patrimônio será incorporado.

9– Número do processo: Informe o número do processo de incorporação. 10 – Mês do Processo: Informe o mês do processo de incorporação.

11 – Ano do Processo: Informe o ano do processo de incorporação. 12 – Data da Incorporação: Informe a data de incorporação.

13 – Aquisição: Informe o código do tipo de aquisição ou utilize o botão de pesquisa. 14 – Classe: Informe a classe do patrimônio mobiliário ou utilize o botão de pesquisa.

 

 

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Figura 22 - Incorporação de Bens Patrimoniais - Dados da Dotação

 

15 – Guia “Dados da Dotação”.

Nesta guia serão exibidas as informações de dotação e empenho do processo de compra. 16 – Secretaria: Informe a secretaria.

17 – Departamento: Informe o departamento. 18 – Func. Prog.: Informe a func. prog.

19– Proj. Atividade: Informe a proj. atividade.

20– Nro. Empenho: Informe o número do empenho. 21 – Dt. Empenho: Informe a data do empenho.

 

Ao concluir a inclusão dos dados do Bem e Dotação, deverá ser selecionado o tipo de geração das chapas (código/registro do patrimônio mobiliário).

 

 

2.1.2.5.2.Tipo de Geração das Chapas

 

2.1.2.5.2.1.Automática

 

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Figura 23 - Tipo de Geração das Chapas - Automática

 

 

Quando selecionada a opção “Automática” no tipo  de geração das chapas, o sistema criará o número das chapas automaticamente a partir do intervalo de chapa inicial e final definido pelo usuário, como mostra a Figura 23.

 

2.1.2.5.2.2.A Partir de

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Figura 24 - Tipo de Geração das Chapas - A Partir de

 

Quando selecionada a opção “A Partir de” no tipo de geração das chapas, o usuário deverá informa o número da chapa inicial, como mostra a Figura 24.

 

 

2.1.2.5.3.Confirmando Incorporação

1 Para confirmar a incorporação, dê um clique no botão “Confirmar” clip1821.

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Figura 25 - Caixa de Diálogo para confirmação da incorporação

 

2– Dê um clique no botão “Sim” (Figura 25).

 

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Figura 26 - Aviso de incorporação realizada com sucesso

 

3– Será exibido o aviso confirmando a incorporação do bem (Figura 26).

No termino da incorporação, será exibido o “Log de Incorporação”, como mostra a Figura 27.

 

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Figura 27 - Log de Incorporação

 

2.1.2.5.4.Inserindo Patrimônio sem a Integração com o Almoxarifado

Para inserir um novo bem patrimonial, dê um clique no botão “Inserir Registro” clip1822.

 

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Figura 28 - Janela de Bens Patrimoniais - Guia Patrimônio

 

1- Guia "Patrimônio"

2- Registro: Neste campo será informado o número da chapa do patrimônio, sendo que essa informação poderá ser digitada pelo usuário, ou quando não digitado o sistema informará automaticamente. Deve-se evitar entrar com caracteres alfanuméricos (de A até Z) ou caracteres especiais, portanto recomendamos que seja digitado somente número inteiro de 1 até 999999999999.

3- Processo: Informe neste campo o número do processo, número gerado no protocolo do processo de compras. Caso o órgão público não estiver trabalhando o módulo de compras, é necessário que o mesmo tenha um controle de protocolo para que seja gerado esse número.

4- Mês/Ano Processo: Neste campo o será informado o mês e o ano em que o bem foi adquirido.

5- Localização: Neste campo deverá ser informada em que unidade orçamentária que está localizado o patrimônio.

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7- Disponível: Este campo informará se o patrimônio está disponível para movimentos, como empréstimo, alteração de localidade e outros tipos de movimentação.

8- Material: Neste campo será informado o código do material, esse código é o mesmo do catálogo de materiais, portanto caso não tenha o material cadastrado, consulte o manual do módulo básico.

9- Observação: Neste campo será informada uma observação referente ao material.

10- Botão Replicação clip1823 : Nesta funcionalidade será possível espelhar o patrimônio.

Esta funcionalidade deverá ser acionada somente se houver a necessidade de replicar um patrimônio, ou seja, se o órgão público comprar dez cadeiras e para que não haja re-trabalho no cadastro das outras 9 cadeiras e todas possuem características idênticas, é necessário existir um registro (com números distintos) para cada cadeira, e esta funcionalidade criará um registro para cada cadeira replicada.

Será aberta a janela de Replicação de Bem Patrimonial

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Figura 29 - Janela de Replicação de Bem Patrimonial

11- Registro: Neste campo será informado o código do patrimônio que deverá ser replicado.

12- Quantidade a replicar: Neste campo será informada a quantidade de vezes que o sistema deve replicar o patrimônio.

13- Replicar: Este campo informará se o bem é um patrimônio mobiliário ou um faz parte do

acervo.

14- Gerar registros: Este campo informará se a seqüência de registros replicados irá seguir uma

ordem auto-seqüencial (se selecionado "Automaticamente") a partir do último patrimônio, ou se a seqüência iniciará a partir de um número informado pelo usuário (se selecionado "A partir de").

15- Localização: Neste campo será informado em qual unidade orçamentária ficará os patrimônios replicados.

16- Botão Replicação: Este botão acionará o espelhamento dos patrimônios, criando registros idênticos ao patrimônio de original, dentro da quantidade de vezes informada no passo 11 deste capítulo.

 

 

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Figura 30 - Replicação Efetuada

Observe que os itens replicados serão apresentados no tabela localizada na parte inferior da janela.

 

17- Consulta AF clip1824 : Este botão possibilitará consultar a situação de qualquer Autorização de Fornecimento.

18 Empenho clip1825 : Este botão possibilitará consultar a situação de qualquer Solicitação de Empenho.

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Figura 31 - Janela de Bens Patrimoniais - Guia Administrativo

19- Guia Administrativo:

20- Aquisição: Neste campo será informada a data que o patrimônio foi adquirido.

21- Incorporação: Neste campo será informada a data que o patrimônio foi liberado para utilização do órgão público.

22- Fornecedor: Neste campo será informado o código do fornecedor do patrimônio.

23- Classe: Neste campo será informado o código da classe (consulte o capítulo Básico, Classes).

24 - Conservação: Neste campo será informado o código do estado de conservação.

25- Aquisição: Neste campo será informado o código da forma de aquisição patrimônio.

24– Doador: Neste campo será informado o código da pessoa que doou o bem para órgão público.

25- Código Apólice: Neste campo será informado o código da apólice da seguradora desse patrimônio.

26- Oficina: Neste campo será informado o código da oficina em que se encontra o patrimônio (campo não obrigatório).

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Figura 32 - Janela de Bens Patrimoniais - Guia Componentes

27- Guia Componentes: Nesta guia será apresentado todos os componentes referenciados ao patrimônio corrente. Consulte o capítulo Básico (Componentes, capitulo 2.1.1.2) para relacionar o(s) componente(s) com o patrimônio.

 

 

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Figura 33 - Janela de Bens Patrimoniais - Guia Veículos

28- Guia Veículos: Esta guia será utilizada caso o patrimônio esteja na classe de veículos, possuindo placa, ano e modelo de fabrica, chassi, marca, renavam e cor.

29- Placa: Neste campo será informado o número da placa do veículo.

30- Tipo: Neste campo será informado o nome ou uma pequena descrição do veículo. 32 - Ano Fab.: Neste campo será informado ano de fabricação.

33 - Modelo: Neste campo será informado o modelo do veículo. 34 - Chassi: Neste campo será informado o número do chassi. 35 - Marca: Neste campo será informada a marca do veículo.

36 - Renavam: Neste campo será informado o número do renavam do veículo. 37 - Cor: Neste campo será informada a cor do veículo.

38- Observação: Neste campo será informada qualquer observação referente ao veículo adquirido.

 

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Figura 34 - Janela de Bens Patrimoniais - Guia Dotação

39- Guia Dotação: Nesta guia deverá ser informado somente o dado referente dotação utilizada na solicitação de compra, como o número e data da solicitação de empenho, período de vida útil e garantia, documento e número de série do patrimônio.

40- Dotação: Neste campo deverá ser informado todo o dado referente à dotação orçamentária utilizada na solicitação de compras.

41- Empenho: Neste campo deverá ser informado todo o dado referente à solicitação de empenho, como o número e data de empenho.

42- Período: Neste campo deverá ser informado todo o dado referente à vida útil do patrimônio, sendo que o primeiro campo se refere à quantidade de tempo e o segundo campo se refere à unidade de medida do tempo. O mesmo procedimento poderá ser repetido para o campo garantia.

43- Documento: Neste campo deverá ser informada a sigla referente à forma de aquisição do patrimônio (exemplo: NOTA FISCAL, DOAÇÃO, APÓLICE, etc), no campo número será informado o número do documento fiscal e no campo emissão será informada a data de emissão do documento.

44- Número Série Material: Neste campo deverá ser informado o número de série do material.

 

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Figura 35 - Janela de Bens Patrimoniais - Guia Financeiro

45- Guia Financeiro: Está guia apresentará algumas informações referente a situação financeira do patrimônio.

46- Valor Bem: Neste campo será informado o valor de aquisição do bem.

47- Taxa Depreciação: Neste campo será informado o valor da taxa de depreciação do bem.

48- Mês/Ano: Este campo informará o mês e ano corrente, mas somente se houver atualização financeira do patrimônio.

49- Valor Atual do Bem: Este campo informará o valor atual do bem no mês e ano corrente.

50- Valor Depreciação: Este campo informará o valor em que o patrimônio desvalorizará mensalmente.

51- Valor Correção Depreciação: Este campo informará o valor corrigido de desvalorização do patrimônio.

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Figura 36 - Janela de Bens Patrimoniais - Guia Observações Gerais

 

 

52- Guia Observações Gerais: Nesta guia será informada toda observação do patrimônio, possibilitando incluir descrição maiores.

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Figura 37 - Janela de Bens Patrimoniais - Guia Arquivos

53- Guia Arquivos: Nesta guia pode-se anexar qualquer tipo de arquivo que tenha alguma referencia com patrimônio, podendo ser uma foto do patrimônio, um manual digitalizado, entre outros documentos.

54- Inserir Novo Registro: Inseri um novo registro para anexar o arquivo desejado. 55 - Abrir: Abri a caixa de diálogo Abrir para localizar e anexar o arquivo.

56- Salvar: Salva o arquivo anexo.

57- Executa Arquivo Selecionado: Executa o arquivo anexado.

 

2.1.1.3Replicação de Bem Patrimonial

No processo de Replicação de Bem de Patrimonial, é possível espelhar um patrimônio quantas vezes for necessário.

Esta funcionalidade deverá ser acionada somente se houver a necessidade de replicar um patrimônio, ou seja, se o órgão público comprar dez cadeiras e para que não haja re-trabalho no cadastro das outras 9 cadeiras e todas possuem características idênticas, é necessário se tenha um registro (com números distintos) para cada cadeira, e esta funcionalidade criará um registro para cada cadeira replicada.

Para acessar a janela de Replicação de Bem Patrimonial, dê um clique no menu Patrimônio > Mobiliários > Bens > Cadastros > Replicação de Bem Patrimonial.

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Figura 38 - Menu Patrimônio > Mobiliários > Bens > Cadastros > Replicação de Bem Patrimonial

 

Para efetuar o a replicação do patrimônio, sigla os passos de 10 a 15 do capítulo 2.1.1.3.

 

 

2.1.1.4Oficinas/Construtoras

No processo de Manutenção de Oficinas/Construtoras, será registrada toda oficina ou construtora que fornece serviço para o órgão público.

Para acessar a janela de Oficinas/Construtoras, um clique no menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Cadastros > Oficinas/Construtoras.

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Figura 39 - Menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Cadastros > Oficinas/Construtoras

 

Será apresentada a janela Oficinas/Construtoras.

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Figura 40 - Janela de Oficinas/Construtoras

 

1- Código: Neste campo será informado o código da Oficina/Construtoras. Esse campo não será informado automaticamente pelo sistema, portanto, antes de iniciar a inclusão de um novo registro, consulte o código do último registro cadastrado.

2- Razão Social: Neste campo será informada a razão social.

3- Responsável: Neste campo será informado o código do nome do responsável (caso não saiba o código do nome, dê um clique no botão "Procura Nome do Responsável" e consulte o manual do módulo Básico, no capítulo Cadastro de Pessoas).

4- Endereço: Neste campo será informado o código do endereço (consulte o manual do módulo Básico, no capítulo Localidades).

5- Bairro: Neste campo será informado o código do bairro (consulte o manual do módulo Básico, no capítulo Localidades).

6- Cidade: Neste campo será informado o código da cidade (consulte o manual do módulo Básico, no capítulo Localidades).

7- Telefone: Neste campo será informado o número do telefone.

 

Após a conclusão da manutenção do registro, um clique no botão Gravar Registro, para que as alterações sejam salvas.

Relatório

Na emissão de relatório deste capitulo, será apresentado "Oficinas/Construtoras" (MPR40900)

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Figura 41 - MPR40900 - Oficinas/Construtoras

 

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Figura 42 - Ilustração do MPR40900 - Oficinas/Construtoras

 

2.1.1.5Seguradoras

No processo de  manutenção de  Seguradoras, serão registradas todas seguradoras e apólices utilizadas nos patrimônios.

Para acessar a manutenção de Seguradoras/Apólices, dê um clique no menu Patrimônio > Mobiliário

>Bens > Cadastros > Seguradoras.

>

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Figura 43 - Menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Cadastros > Seguradoras

 

Será apresentada a janela de manutenção de Seguradoras.

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Figura 44 - Janela de Manutenção de Seguradoras

1- Código: Não será necessário informar o código da Seguradora, porque o sistema já informa esse valor automaticamente.

2- Descrição: Neste campo será informada a descrição da seguradora.

3- Apólices: Nesta tabela será exibida toda apólice registrada para a seguradora corrente.

4- Dê um  clique no botão Inserir Registro clip1827 para incluir uma nova apólice.

 

 

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Figura 45 - Janela de Inclusão de Apólices

 

5- Apólice: Neste campo será informado o número da apólice.

6- Início da Vigência: Neste campo será informada a data que iniciará a vigência da apólice. 7 - Final da Vigência: Neste campo será informada a data que finalizará a vigência da apólice.

8 - um clique no botão OK para confirmar as informações digitadas ou um clique no botão CANCEL para cancelar a digitação da apólice.

 

 

 

Relatório

 

Na emissão de relatório deste capitulo, será apresentado a "Seguradoras" (MPR40100).

 

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Figura 46 - MPR40100 - Seguradoras

 

 

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Figura 47 - MPR40100 - Seguradoras

 

2.1.1Movimentos

3

3.1.1.1Anexar/Desanexar Componente

O processo de Anexar ou Desanexar Componente é igual do Cadastro de Componentes (consulte o capítulo 2.1.1.2).

 

2.1.1.6Transferência

O processo de transferência de bens é usado quando necessidade de transferir um bem de um departamento para outro, sendo que a transferência podendo ser definitiva ou empréstimo.

Para acessar a transferência de bens, vá até o menu Patrimônio > Mobiliários > Bens > Movimentos

>Transferência, como mostra a Figura 39.

 

 

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Figura 48 - Menu Patrimônio > Bens > Movimentos > Transferência

 

Será apresentada a janela de transferência.

 

 

 

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Figura 49 - Janela de Transferência

Observe que na janela existem três guias (Transferência, Itens e Log de Transferências).

Na guia transferência será informada a unidade gestora de origem (onde o patrimônio está) e a unidade gestora de destino (para onde o patrimônio irá).

 

1Lançamento Coletivo

1– Lançamento Coletivo: Nesta opção será possível realizar a transferência de mais de um patrimônio da unidade de origem para unidade de destino.

2- Código Transferência: Neste campo não será necessário informar o código da transferência, porque o sistema se encarregará de informar essa numeração automaticamente.

3- Data Movimento: Neste campo será informada a data de movimentação do patrimônio.

4- Tipo Transferência: Neste campo será informada a forma de movimento que será realizada, como EMPRÉSTIMO, DEFINITIVO, DISPONIBILIDADE e outras formas que podem ser alteradas, de maneira que não seja utilizado um sinônimo para alguma descrição já cadastrada.

5- Observação: Neste campo poderá ser informado qualquer dado que justifique a transferência do patrimônio.

6- Unidade Orçamentária Origem: Neste local deverá ser informada unidade gestora de origem (local de origem), digitando o Ano e os níveis da unidade gestora.

7- Unidade Orçamentária Destino: Neste local deverá ser informada unidade gestora de destino (local de destino), digitando o Ano e os níveis da unidade gestora.

 

Em  seguida  dê  um  clique  no  botão  gravar  registro clip1829 para salvar as todas informações alteradas.

 

 

 

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Figura 50- Lançamento de itens da transferência

 

8- Guia Itens: Nesta guia será informado o código, valor e quantidade do patrimônio. Dê um clique nessa guia para iniciar a digitação das informações do patrimônio.

Para iniciar a inclusão de um novo registro, dê um clique no botão Inserir Registro clip1830. 9 - Registro: Neste campo será informado o código do patrimônio.

10 - Descrição: Neste campo será exibida a descrição do patrimônio. 11 - Valor: Neste campo será exibido o valor do patrimônio.

12- Quantidade: Neste campo será exibida a quantidade disponível para transferência.

13– Dê um clique no botão Gravar Registro clip1831, para salvar a inclusão/alteração.

Se for necessário incluir mais de um patrimônio, dê um clique no botão “Inserir Registro” e refaça os passos do item 9 até o item 13.

14- Para confirmar as transferências, um clique no botão "Confirma Transferência"

.

 

Será exibida a caixa de diálogo, solicitando a confirmação da transferência.

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Figura 51 - Caixa de dialogo de confirmação de transferência

 

 

 

15- Dê um clique no botão "Sim", para continuar a transferência.

 

 

2.1.1.6.1.1.Importando bens da unidade de origem

No processo de transferência, é possível transferir todos os itens localizados na unidade origem para unidade de destino informada na guia transferência.

 

16 Para importar os bens da unidade de origem, um clique no botão “Importa Bens”

.

Será exibida a caixa de diálogo para confirmação de importação dos bens.

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Figura 52 - Caixa de dialogo de confirmação de importação dos bens

17– Dê um clique no botão “Sim” para importar os bens da unidade de origem.

Observe que na tabela de patrimônios, são listados todos bens que estão localizados na unidade de

origem.

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2Lançamento individual

Quando selecionada a opção “Lançamento individual”, será lançado somente um patrimônio por transferência.

 

 

 

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Figura 53 - Transferência Mobiliário - Lançamento individual

 

Para iniciar um novo lançamento, dê um clique no botão “Inserir Registro” clip1832. 18 – Na opção de lançamento, dê um clique na opção “Individual”.

19 – Registro: Neste campo será informado o código/chapa do patrimônio. 20 – Data Movimento: Neste campo será informada a data de movimentação.

21– Tipo Transferência: Neste campo será informado o padrão de forma de movimento que será realizada, como EMPRÉSTIMO, DEFINITIVO, DISPONIBILIDADE e outras formas que podem ser alteradas de forma que não seja utilizado um sinônimo para uma descrição já cadastrada.

22- Observação: Neste campo poderá ser informado qualquer dado que justifique a transferência do patrimônio.

23- Unidade Orçamentária Origem: Observe que quando selecionado o lançamento individual, a unidade de origem é informada automaticamente, sendo assim não é necessário que seja digitada esta informação.

24- Unidade Orçamentária Destino: Neste local deverá ser informada unidade gestora de destino (local de destino), digitando o Ano e os níveis da unidade gestora.

25– Dê um clique no botão Gravar Registro clip1833.

Será exibida a caixa de dialogo, solicitando a confirmação da transferência.

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Figura 54 - Caixa de dialogo de confirmação de transferência

 

 

26– Dê um clique em “Sim”, para confirmar a transferência do patrimônio.

Observe que em seguida é apresentada a caixa de dialogo informado o número do termo criado, como ilustrado na figura abaixo.

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Figura 55 - Transferência - Número do termo gerado

 

3Consultando Log da transferência

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Figura 56 - Janela de Transferência - Guia Log de Transferência

27- Na guia de Log de Transferências, serão apresentadas todas as informações referentes à inconsistência de informação na transferência (quando houver inconsistência).

 

Relatório

Na emissão de relatório deste capitulo, será apresentado a "Transferência de Patrimônio Mobiliário" (MPR42400).

 

 

 

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Figura 57 - Relatório da Transferência de Patrimônio Mobiliário

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Figura 58 - Ilustração do Relatório da Transferência de Patrimônio Mobiliário

 

2.1.1.7Manutenção

No processo de manutenção, serão registrados todos os contratos de manutenção de bens, portanto inicialmente deverá existir um processo para contratação da prestadora de serviços e posteriormente será realizado o processo de manutenção de bens.

Para acessar o processo de manutenção de bens, vá até o menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Movimentos > Manutenção.

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Figura 59 - Menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Movimentos > Manutenção

Será apresentada a janela de manutenção.

 

 

 

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Figura 60 - Janela de Manutenção de Bens

Para incluir um novo registro de manutenção de bens, dê um clique no botão Inserir Registro.

1 - Número Contrato: Neste campo será informado o número do contrato da prestadora de serviço. 2 - Número Registro: Neste campo será informado o número do patrimônio (chapa do patrimônio) 3 - Contrato: Neste local deverá ser as seguintes informações:

3.1- Data Início: Neste campo será informada a data em que o serviço contratado entrará em funcionamento.

3.2- Data Final: Neste campo será informada a data em que o serviço contratado deverá

ser concluído.

3.3- Prazo Garantia: Neste campo será informada a data que irá expirar o prazo de

garantia. Este prazo deverá ser uma data posterior à data final.

3.4- Valor: Neste campo será informado o valor do serviço contratado.

4 - Código Oficina: Neste campo será informado o código da oficina cadastrada como prestadora de

 

serviço.

 

5- Responsável: Neste campo será informado o código do nome do responsável.

6- Tipo Serviço: Neste campo será informado o código do tipo de serviço a executar. 7 - Dotação: Neste campo será informado o código da dotação.

8 - Observação: Neste campo será informada uma breve observação a respeito da manutenção ou

 

contrato.

 

Relatório

Na emissão de relatório deste capitulo, será apresentada a "Manutenção de Bens" (MPR41600).

 

 

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Figura 61 – MPR41600 - Manutenção de Bens

 

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Figura 62 - Ilustração do MPR41600 - Manutenção de Bens

 

2.1.1.8Reavaliação Financeira

A reavaliação financeira deverá ser realizada quando houver algum problema com valor atual do bem ou se o bem já foi totalmente depreciado, mas ainda está em uso. Para realizar o  referido procedimento será necessário nomear uma comissão de reavaliação.

Para acessar o processo de reavaliação financeira, vá até o menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Movimentos > Reavaliação Financeira.

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Figura 63 - Menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Movimentos > Reavaliação Financeira

 

Será apresentada a janela de reavaliação financeira.

 

 

 

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Figura 64 - Janela de Reavaliação Financeira

1- Registro: Neste campo será informado o número do patrimônio.

2- Data Reavaliação: Neste campo será informada a data de reavaliação do patrimônio. 3 – Número Contrato: Neste campo será informado o número do contrato.

4- Mês/Ano: Neste campo serão informados o mês e ano em que o bem sofrerá a reavaliação financeira.

5- Descrição: Neste campo será apresentado o nome descritivo do patrimônio.

6- Reavaliação: Neste campo deverá ser selecionado se o cálculo será realizado por valor ou percentual.

7- Valor: Neste campo será informado o valor da diferença para que a reavaliação atinja o valor real do patrimônio.

Observação: Quando selecionado a opção percentual no campo reavaliação, o campo "Valor" será substituído pelo campo percentual, sendo assim deverá ser informado o percentual de acerto para atingir valor real do patrimônio.

8- Tipo Atualização: Neste campo será informado o tipo de atualização que deverá ser realizada, podendo ser um acréscimo ou subtração de valor ou percentual.

9– Dotação: Neste campo será informada a dotação.

10- Motivo Reavaliação: Neste campo será informada uma breve descrição para o motivo de reavaliação.

 

Relatório

Na emissão de relatório deste capitulo, será apresentada a "Reavaliações Financeiras" (MPR40200).

 

 

 

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Figura 65 - Relatório MPR40200 - Revalorização Financeira

 

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Figura 66 - Ilustração do MPR40200 - Reavaliação Financeira

 

2.1.1.9Atualização do Patrimônio

O processo de atualização de patrimônio será realizado quando houver a necessidade de atualizar, re-valorizar um ou todos patrimônios ou realizar baixa de um ou mais patrimônios.

 

Para acessar o processo de atualização de patrimônio, até o menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Movimentos > Atualização do Patrimônio.

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Figura 67 - Menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Movimentos > Atualização do Patrimônio

 

Será apresentada a janela de Cálculo Patrimonial.

 

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Figura 68 - Janela de Cálculo Patrimonial

 

1Atualização do Patrimônio

O calculo do mês deverá ser executado após o término do lançamento de todos os novos bens recebidos no mês, após os lançamentos de baixas e após o lançamento de todas as reavaliações.

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Figura 69 - Ilustração de Atualização de Patrimônio

 

1 - Dê um clique no botão Processar. 2 - Dê um clique na opção Atualizar.

3 - Data Processamento: Informe a data de processamento. 4 - Dê um clique no botão Confirmar.

Aparecerá a caixa de diálogo, solicitando confirmação do cálculo do patrimônio.

 

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Figura 70 - Confirmação do cálculo do patrimônio

5 - Dê um clique no botão “Sim” para confirmar o cálculo patrimonial.

Aguarde até que cálculo seja concluído e apresente a mensagem de “Cálculo Concluído!”.

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Figura 71 - Conclusão do cálculo patrimonial

 

2Revalorização do Patrimônio

Após a inclusão da avaliação deverá ser executada a atualização do patrimônio para que o bem

 

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Figura 72 - Ilustração de revalorização patrimonial

1 - Dê um clique no botão “Processar”. 2 - Dê um clique na opção “Revalorizar”.

3- Data de Processamento: Informe neste campo a data de processamento da reavaliação financeira.

4- Dê um clique no botão “Confirmar” para realizar o cálculo de revalorização.

 

Aparecerá a caixa de diálogo, solicitando confirmação do cálculo do patrimônio.

 

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Figura 73 - Confirmação do cálculo patrimonial

5- Dê um clique no botão “Sim” para confirmar o cálculo patrimonial.

Aguarde até que cálculo seja concluído e apresente a mensagem de “Cálculo Concluído!”.

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Figura 74 - Conclusão do cálculo patrimonial

 

3Baixa de Patrimônios

Quando criar o termo de baixa deverá efetuar o processamento no sistema para que os bens possam ser realmente baixados.

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Figura 76 - Informando o termo de baixa

Figura 75 - Ilustração de baixa de patrimônio

 

 

 

1 - Dê um clique no botão processar. 2 - Dê um clique na opção “Baixas”.

3- Data Processamento: Neste campo será informada a data de processamento da baixa do patrimônio.

4- Dê um clique no botão “Informa Número do Termo de Baixa”.

5- Informe o número do termo de baixa e dê um clique no botão “Ok”.

6- Dê um clique no botão “Confirmar”, para concluir a baixa do(s) patrimônio(s). Será apresentada a informação de que a baixa foi concluída com sucesso.

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Figura 77 - Conclusão da baixa patrimonial

 

 

2.1.2Consulta Movimentos

No processo de consulta de movimentos será apresentado todo patrimônio mobiliário que tiver transferência de sua unidade orçamentária de origem para outra unidade de destino.

Para acessar esta funcionalidade, até o menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Consulta Movimentos.

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Figura 78 - Menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Consulta Movimentos

Será apresentada a janela abaixo.

 

 

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Figura 79 - Janela de consulta de movimentos

1- Para visualizar a consulta de movimentação de transferência, um clique no botão "Procurar

Dados".

2- Entre com as informações desejadas para efetuar a consulta e em seguida pressione Enter ou

dê um clique no botão "Procurar Dados", para executar a pesquisa.

3- Selecione o registro desejado e dê um duplo clique no mesmo.

Observe que os dados da movimentação são retornados a janela apresentada na figura abaixo.

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Figura 80 - Ilustração de patrimônio consultado

Utilize a os botões de navegação para alternar entre os patrimônios da movimentação.

 

Relatório

Na emissão de relatório será apresentado a "Movimentos Mobiliários" (MPR41500).

 

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Figura 81 - MPR41500 - Movimentos Mobiliários

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Figura 82 - Ilustração do MPR41500 – Movimentos Mobiliários

 

2.1.1Termo de Responsabilidade

 

2.1.1.1Termo de Responsabilidade

No processo de termo de responsabilidade, será relacionado todo o patrimônio mobiliário que ficar sobre a responsabilidade de um indivíduo, sendo assim, sempre que houver lançamento de aquisição, transferência, baixa, doação ou outro tipo de movimento de patrimônio, é necessário emitir o termo de responsabilidade.

Para acessar o termo de responsabilidade, vá até o menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Termo de Responsabilidade > Termo de Responsabilidade.

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Figura 83 - Menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Termo de Responsabilidade > Termo de Responsabilidade

Será apresentada a janela de emissão de termo de responsabilidade.

 

 

 

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Figura 84 - Janela de manutenção de termo de responsabilidade

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Para realizar a manutenção um registro, consulte o mesmo (como exemplificado manual módulo básico), dê um clique no botão Alterar Registro clip1837, ou dê um clique no botão Inserir Registro clip1838 para incluir um termo de responsabilidade.

 

 

1- Número Termo / Ano: Neste campo deverá ser informando somente o ano do termo, com isso o sistema informará automaticamente o número do termo.

2- Data Emissão: Informe a data de emissão do termo de responsabilidade.

3- Tipo Termo: Neste campo deverá ser informado o código do tipo do termo.

4- Responsável: Neste campo será informado o nome do responsável do(s) patrimônio(s).

5- Cargo: Neste campo será informado o cargo que o responsável exerce dentro o órgão público.

As informações de termo de baixa, ficaram habilitadas para manutenção, somente quando o tipo do termo for de baixa patrimonial. Portanto caso o termo seja diferente de baixa patrimonial, ignore os passos de 7 a 11.

6- Nº/Ano do Processo: Esta informação deverá ser preenchida a partir do número de protocolo. 7 - Data: Neste campo será informada a data do protocolo.

8- Tipo da Baixa: Neste campo será informado o código do tipo da baixa, no qual levou a baixa do(s) patrimônio(s).

9- clip1839Botão Abrir Obs: Este botão irá exibir o campo Observação, para possa ser observado qualquer informação adicional no momento da baixa do patrimônio.

10

 

Observe que quando acionado o botão "Abrir Obs", o rótulo do botão muda para "Fechar Obs". 10 - clip1840 Botão Fechar Obs: Este botão fechará a Observação aberta no passo 09.

11- Intervalo de Registros: Nestes campos deverá ser informado o intervalo de patrimônios que

deveram entrar no termo.

Observação: Caso o termo seja somente para um patrimônio, repita o código do patrimônio nos dois campos de intervalo de registro.

12- Dê um clique no botão "Gravar Intervalo" para gravar o intervalo informado. 13 - Unidade Gestora: Informe a unidade gestora de destino do patrimônio.

 

Relatório

 

Na emissão de relatório deste capitulo, será apresentada a "MPR41100 - Emissão de Termo de Responsabilidade por Registro".

 

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Figura 85 - MPR41100 - Emissão de Termo de Responsabilidade por Registro

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Figura 86 - Ilustração do MPR41100 - Emissão de Termo de Responsabilidade por Registro

 

2.1.2.1Termo de Responsabilidade por Funcionário

O processo de termo de responsabilidade por funcionário, deverá ser utilizado somente para patrimônios que necessitam de controle por cautela ou seja, todos patrimônios que se deslocam ou alternam

 

 

de funcionários com freqüência.

Para acessar o termo de responsabilidade por funcionário, vá até o menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Termo de Responsabilidade > Termo de Responsabilidade por Funcionário.

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Figura 87 - Menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Termo de Responsabilidade > Termo de Respons. p/ Funcionário

Será apresentada a janela de emissão de termo de responsabilidade por funcionário.

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Figura 88 - Janela de termo de responsabilidade por funcionário

Para realizar a manutenção um registro, consulte o mesmo (como exemplificado manual módulo básico), dê um clique no botão Alterar Registro clip1842, ou dê um clique no botão Inserir Registro clip1843 para incluir um termo de responsabilidade por funcionário.

1 - Matrícula: Neste campo será informado o número da matrícula do funcionário. 2 - Funcionário: Neste campo será informado o nome do funcionário.

3- Cargo: Neste campo será informa o cargo que o funcionário exerce dentro do órgão público.

Após informar os dados acima, dê um clique no botão "Gravar Registro" clip1844.

4- Registros dos Funcionários: Nesta área será informado o código dos patrimônios que estarão sob responsabilidade do funcionário informado anteriormente.

5- Dê um clique no botão "Inserir Registro", localizado ao lado do tabela de registro. Observe que será aberta uma nova linha na coluna Registro.

6- Digite o código do patrimônio.

7- Dê botão "Gravar", localizado ao lado do tabela registro.

 

Relatório

Na emissão de relatório deste capitulo, será apresentado o “MPR45000 - Termo de Responsabilidade por Funcionários”.

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Figura 89 - MPR45000 - Termo de Responsabilidade por Funcionários

 

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Figura 90 - Ilustração do MPR45000 - Termo de Responsabilidade por Funcionários

 

2.1.2.2Termo de Responsabilidade por Unidade Orçamentária

No processo de emissão de termo de responsabilidade por unidade orçamentária, será informado todos os bens e seus respectivos termos, baseando-se na unidade gestora informada neste processo.

Este processo é utilizado somente para emissão de relatório.

Para acessar o termo de responsabilidade por funcionário, vá até o menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Termo de Responsabilidade > Termo de Responsabilidade por Unid. Orçamentária.

 

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Figura 91 – Patrimônio > Mobiliário > Bens > Termo de Responsabilidade > Termo de Responsabilidade por Unidade Orçamentária

 

Será apresentada a janela de emissão de termo de responsabilidade - unidade gestora.

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Figura 92 - Janela de Termo de Responsabilidade por Unidade Orçamentária

 

1- Secretaria: Informe a secretaria (primeiro nível da unidade orçamentária).

2- Departamento: Informe o departamento (segundo nível da unidade orçamentária). 3 - Divisão: Informe a divisão (terceiro nível da unidade orçamentária).

4- Setor: Informe o setor (quarto nível da unidade orçamentária).

5- Destino: Informe o destino (quinto nível da unidade orçamentária).

Observação: Para emissão do termo de responsabilidade por unidade gestora, é obrigatório o preenchimento dos campos que formam a unidade gestora.

6- Material: Este campo é opcional, caso queira emitir o termo de um determinado material. 7 - Responsável: Informe o nome do responsável do setor de patrimônio.

8- Cargo: Informe o cargo que o responsável exerce dentro do setor de patrimônio.

9- Período de Aquisição: Informe uma faixa de data para filtrar por data de aquisição, sendo que quando não informada esta faixa de data o sistema relacionará todas informações, sem levar em consideração esse campo.

Dê um clique no botão "Tela" para exibir o relatório na tela, ou dê um clique no botão "Imprime" para enviar o relatório direto para impressora.

 

 

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Figura 93 - Ilustração do Termo de Responsabilidade por Unid. Orçamentária

 

2.1.3Balanço

 

2.1.3.1Bens p/ Inventário Patrimonial

O processo de bens para inventário patrimonial mobiliário, é um relatório que irá listar todos os bens para realização de verificação de conservação e atualização. Este relatório irá quebrar as informações por nível de unidade gestora.

Para acessar o relatório de bens para inventário patrimonial mobiliário, vá até o menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Balanço > Bens p/ Inventário Patrimonial.

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Figura 94 - Menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Balanço > Bens p/ Inventário Patrimonial

Será apresentada a janela de emissão de bens por inventário patrimonial.

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Figura 95 - Janela de Bens para Inventário Patrimonial Mobiliário

 

 

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Figura 96 - Ilustração de Bens para Inventário Patrimonial Mobiliário

 

2.1.3.2Digitação dos Bens p/ Inventário

No processo de digitação de bens por inventário, será dada entrada no sistema nas informações levantadas no processo anterior (bens por inventário patrimonial).

Para acessar a digitação de bens por inventário, até o menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Balanço > Digitação de Bens p/ Inventário.

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Figura 97 - Menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Balanço > Digitação dos Bens p/ Inventário

Será apresentada a janela de digitação de bens por inventário.

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Figura 98 - Janela de digitação de bens para inventário

 

 

Para realizar a manutenção um registro, consulte o mesmo (como exemplificado manual módulo básico), dê um clique no botão Alterar Registro, ou dê um clique no botão Inserir Registro para incluir a digitação de bens por inventário.

1 - Registro: Neste campo será informado o código do patrimônio. 2 - Data Movimentação: Informe a data de movimentação.

3- Secretaria: Informe o código da secretaria (primeiro nível da unidade orçamentária).

4- Departamento: Informe o código do departamento (segundo nível da unidade orçamentária). 5 - Divisão: Informe a divisão (terceiro nível da unidade orçamentária).

6- Setor: Informe o setor (quarto nível da unidade orçamentária).

7- Destino: Informe o destino (quinto nível da unidade orçamentária).

8- Estado Conservação: Neste campo deverá ser informado código do estado de conservação, informado no relatório de bens por inventário patrimonial.

9- Tipo Operação: Neste campo deverá ser informado o tipo de operação, informado no relatório de bens por inventário patrimonial.

10- Dê um clique no botão Gravar, para salvar as informações digitadas.

 

Relatório

Na emissão de relatório deste capitulo, será apresentado o "MPR42600 - Digitação de Bens por Inventário".

 

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Figura 99 - MPR42600 - Digitação de Bens por Inventário

 

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Figura 100 - Ilustração do MPR42600 - Digitação de Bens por Inventário

 

2.1.3.3Inconsistência Balanço Patrimonial

O processo de inconsistência do inventário, é um relatório que exibirá todas diferenças entre o cadastro do bem e o inventário patrimonial.

Para acessar a emissão de inconsistência do inventário, até o menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Balanço > Inconsistência do Inventário.

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Figura 101 - Menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Balanço > Inconsistência Balanço Patrimonial

Será apresentada a janela de inconsistência do inventário.

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Figura 102 - Janela de Inconsistências do Inventário

1- Informe a faixa de unidade orçamentária inicial e unidade orçamentária final.

2- Dê um clique no botão “Tela” para exibir o relatório na tela ou “Imprime” para enviar direta para impressora.

 

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Figura 103 - Ilustração do relatório de inconsistências de balanço patrimonial x cadastros

 

 

2.1.3.4Inventário p/ Coletor de Dados

No processo de inventário por coletor de dados, exportará ou importará o(s) patrimônio(s) via arquivo, com isso as informações de conservação do patrimônio podem ser avaliados por software de terceiros e em seguida importado para dentro do sistema SMARam ou poderá carregar as informações do patrimônio do sistema SMARam, exportando para software de terceiros.

Para acessar o inventário por coletor de dados, vá até o menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Balanço > Inventário por Coletor de Dados.

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Figura 104 - Menu Patrimônio > Bens > Balanço > Inventário p/ Coletor de Dados

Será apresentada a janela de inventário por coletor de dados.

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Figura 105 - Janela de Importação / Exportação de Dados para Coletor

Para realizar a manutenção um registro, consulte o mesmo (como exemplificado manual módulo básico), dê um clique no botão Alterar Registro, ou dê um clique no botão Inserir Registro para incluir um inventário por coletor de dados.

 

 

 

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Figura 106 - Janela de Importação / Exportação de Dados para Coletor (2)

1– Dê um clique no botão Inserir Registro.

2 Unidade Orçamentária: Informe a unidade orçamentária.

3– Dê um clique para listar todos os patrimônios que estão relacionados com a unidade orçamentária informada anteriormente.

4– Dê um clique no botão Gravar, para salvar a lista gerada.

5– Utilize o botão Exportar para criar arquivo para exportar as informações para o coletor de dados, ou utilize o botão Importar para ler o arquivo gerado pelo coletor de dados.

 

2.1.4Relatórios Eventuais

 

2.1.4.1Demonstrativo Ativo Permanente Sintético

O demonstrativo ativo permanente sintético é um relatório que relaciona as classes por unidade orçamentária, totalizando todas correções, depreciações e valor residual.

Para acessar o relatório demonstrativo ativo permanente sintético, até o menu Patrimônio > Mobiliários > Bens > Relatórios Eventuais > Demonstrativo Ativo Permanente Sintético.

 

 

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Figura 107 - Menu Mobiliário > Bens > Relatórios Eventuais > Demonstrativo Ativo Permanente

Será apresentada a janela Imobilizado e Patrimônio Líquido.

 
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Figura 108 - Janela Imobilizado e Patrimônio Líquido

 

1- Data Processamento: Informe o mês e o ano de processamento.

2- Unidade Orçamentária: Neste campo deverá ser informada a faixa de unidade orçamentária.

3- Dê um clique no botão "Tela" para exibir o relatório na tela ou dê um clique no botão "Imprime" para envia o relatório direto para impressora.

 

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Figura 109 - Ilustração de emissão do demonstrativo ativo permanente sintético

 

2.1.4.2Demonstrativo Ativo Permanente Analítico

O demonstrativo ativo permanente analítico é um relatório que relaciona todos patrimônios por classes e unidade orçamentária, totalizando todas correções, depreciações e valor residual.

 

 

Para acessar o relatório demonstrativo ativo permanente analítico, até o menu Patrimônio > Mobiliários > Bens > Relatórios Eventuais > Demonstrativo Ativo Permanente Analítico.

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Figura 110 - Menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Relatórios Eventuais > Demonstrativo Ativo Permanente Analítico

 

Serão apresentadas as janelas Demonstrativo e Patrimônio Líquido.

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Figura 111 - Janela Demonstrativo e Patrimônio Líquido

1- Data Processamento: Informe o mês e o ano de processamento.

2- Unidade Orçamentária: Neste campo deverá ser informada a faixa de unidade orçamentária.

3- Dê um clique no botão "Tela" para exibir o relatório na tela ou dê um clique no botão "Imprime" para envia o relatório direto para impressora.

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Figura 112 - Ilustração da emissão do demonstrativo ativo permanente analítico

 

2.1.4.3Razão Auxiliar da Depreciação

O relatório razão auxiliar da depreciação (mobiliário) apresentará de forma analítica o que motivou

 

 

um bem mobiliário chegar ao valor de depreciação. Para isso relatório traz como informação o patrimônio por classe e unidade orçamentária, quantidade UFIR de depreciação, valor depreciações e correções monetárias das depreciações.

Para acessar o relatório razão auxiliar da depreciação - mobiliário, dê um clique no menu Patrimônio

> Mobiliário > Bens > Relatórios Eventuais > Razão Auxiliar da Depreciação - Mobiliário.

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Figura 113 - Menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Relatórios Eventuais > Razão Auxiliar da Depreciação

Será apresentada a Janela Razão Auxiliar da Depreciação.

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Figura 114 - Janela Razão Auxiliar da Depreciação

1- Data Processamento: Informe o mês e o ano de processamento.

2- Unidade Orçamentária: Neste campo deverá ser informada a faixa de unidade orçamentária.

3- Dê um clique no botão "Tela" para exibir o relatório na tela ou dê um clique no botão "Imprime" para envia o relatório direto para impressora.

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2.1.4.4Razão Auxiliar da Correção

O relatório razão auxiliar da correção monetária apresentará de forma analítica o que houve de correção monetária em um patrimônio mobiliário. Para isso o relatório traz como informação o patrimônio por classe e unidade orçamentária, apresentando o valor contábil do bem dentro do mês.

Para acessar o relatório razão auxiliar da correção monetária, dê um clique no menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Relatórios Eventuais > Razão Auxiliar da Correção Monetária - Mobiliário.

 

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Figura 115 - Menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Relatórios Eventuais > Razão Auxiliar da Correção

 

Será apresentada a Janela Razão Auxiliar da Correção Monetária.

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Figura 116 - Janela Razão Auxiliar da Correção Monetária

 

1- Data Processamento: Informe o mês e o ano de processamento.

2- Unidade Orçamentária: Neste campo deverá ser informada a faixa de unidade orçamentária.

3- Dê um clique no botão "Tela" para exibir o relatório na tela ou dê um clique no botão "Imprime" para envia o relatório direto para impressora.

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Figura 117 - Ilustração do relatório de razão auxiliar de correção monetária - mobiliário

 

 

2.1.4.5Patrimônio por Classe e Unidade Orçamentária

O relatório patrimônio para classe e unidade orçamentária, apresentará a relação de bens por classe e unidade orçamentária, trazendo informações analíticas como a data de aquisição, valor de aquisição, quantidade UFIR aquisição, valor da correção monetária, valor corrigido, valor depreciado, valor corrigido da depreciação, quantidade UFIR depreciado, valor residual e percentual depreciado.

Para acessar o relatório Patrimônio para Classe e Unidade Orçamentária, dê um clique no menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Relatórios Eventuais > Patrimônio para Classe e Unidade Orçamentária.

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Figura 118 - Menu Patrimônio > Bens > Relatórios Eventuais > Patrimônio por Classe e Unidade Orçamentária

 

Será apresentada a Janela Patrimônio para Classe e Unidade Orçamentária.

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Figura 119 - Janela Patrimônio para Classe e Unidade Orçamentária

 

1- Data Processamento: Informe o mês e o ano de processamento.

2- Unidade Orçamentária: Neste campo deverá ser informada a faixa de unidade orçamentária.

3- Dê um clique no botão "Tela" para exibir o relatório na tela ou dê um clique no botão "Imprime" para enviar o relatório direto para impressora.

 

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Figura 120 - Ilustração do relatório de patrimônio para classe e unidade orçamentária - mobiliário

 

 

2.1.4.6Bens por Unidade Orçamentária

O relatório bens mobiliários por unidade orçamentária, apresentará o valor atual do bem, agrupando as informações por unidade orçamentária.

Para acessar o relatório Patrimônio para Classe e Unidade Orçamentária, um clique no menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Relatórios Eventuais > Bens Mobiliários por Unidade Orçamentária.

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Figura 121 - Menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Relatórios Eventuais > Bens por Unidade Orçamentária

 

Será apresentada a Janela Bens Mobiliários por Unidade Orçamentária.

 

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Figura 122 - Janela Bens Mobiliários por Unidade Orçamentária

 

1- Data Processamento: Informe o mês e o ano de processamento.

2- Unidade Orçamentária: Neste campo deverá ser informada a faixa de unidade orçamentária.

3- Dê um clique no botão "Tela" para exibir o relatório na tela ou dê um clique no botão "Imprime" para enviar o relatório direto para impressora.

 

 

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Figura 123 - Ilustração do relatório de bens mobiliários por unidade orçamentária

 

2.1.4.7Resumo Contábil do Patrimônio

O relatório resumo contábil do patrimônio mobiliário é o balancete para fechamento contábil mensal do patrimônio, informando a situação, como valor de aquisição/incorporação, depreciação/correção sofrida no mês, valor atual e outros.

Para acessar o Resumo Contábil do Patrimônio, dê um clique no menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Relatórios Eventuais > Resumo Contábil do Patrimônio.

 

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Figura 124 - Menu Patrimônio > Bens > Relatórios Eventuais > Resumo Contábil do Patrimônio

 

Resumo contábil do patrimônio mobiliário por classe.

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Figura 125 - Janela Resumo Contábil Patrimônio Mobiliário (por classe)

 

 

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Figura 126 - Ilustração do Resumo contábil patrimônio por classe

 

Resumo contábil do patrimônio mobiliário por unidade orçamentária.

 

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Figura 127 - Janela Resumo Contábil Patrimônio Mobiliário (unidade orçamentária)

 

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Figura 128 - Ilustração do relatório resumo contábil patrimônio Mobiliário (unidade orçamentária)

 

 

 

2.1.4.8Comparativo Termo de Responsabilidade / Patrimônio

O Comparativo de termo de responsabilidade e patrimônio, exibirá o patrimônio agrupado com todos os seus termos emitidos. Com esse relatório será possível visualizar todos os patrimônios que tiveram termo emitido.

 

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                                                                  clip2040
Figura 129 - Menu Patrimônio > Mobiliário > Bens > Relatórios Eventuais > Comparativo Termo de Responsabilidade / Patrimônio

 

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Figura 130 - Janela Relatório Comparativo Termo/Patrimônio

 

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Figura 131 - Ilustração do relatório comparativo termo de responsabilidade/patrimônio

 

 

2.2Acervos

 

2.2.1Cadastro

No processo de cadastro de acervos mobiliários será criado o registro de livros, informando o código do material (acervo), autor, editora, quantidade de livros, valor do livro, data de inclusão, data de baixa, estado de conservação, fornecedor, nota fiscal, data de emissão do documento fiscal, número e ano do processo e observação.

Para acessar o processo de cadastro de acervos, vá até o menu Patrimônio > Mobiliário > Acervos > Cadastro.

 

 

 

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                                                                              clip2045
Figura 132 - Menu Patrimônio > Mobiliário > Acervos > Cadastros

 

Será apresentada a janela de Cadastro de Acervos Mobiliários.

 

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Figura 133 - Janela de Cadastro de Acervos Mobiliários

 

Para realizar a manutenção um registro, consulte o mesmo (como exemplificado manual módulo básico), dê um clique no botão Alterar Registro, ou dê um clique no botão Inserir Registro para incluir um novo acervo.

1 – Código do Livro: O código do livro será informado automaticamente pelo sistema. 2 - Livro: Informe o código do material que nesta etapa é definida como livro.

3 - Autor: Informe o nome do autor do livro. 4 - Editora: Informe a razão da editora.

5- Quantidade: Neste campo deverá ser informado o total de livros adquiridos ou existente, sem levar em consideração a localização do livro.

6- Valor: Informe o valor de aquisição do livro.

7– Data Inclusão: Informe a data em que o livro foi adquirido.

8– Data Baixa: Este campo será informado somente se o registro não possuir quantidade física. 9 – Estado Conservação: Informe o código do estado de conservação do livro.

10 - Fornecedor: Informe o código do empresa/órgão que está fornecendo o livro. 11 - Nota Fiscal: Informe o número do documento fiscal.

12– Data Emissão: Informe a data de emissão do documento fiscal.

13 Número Processo/Ano: Neste campo deverá ser informado o número e ano do protocolo do processo administrativo.

14- Observação: Informe uma breve descrição adicional do livro.

 

Observação: Em caso de inclusão ou alteração de registro, um clique no botão Gravar Registro, para salvar as alterações efetuadas.

 

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Figura 134 - Cadastro de Acervos Mobiliários - Localização

 

15- um clique na guia Localização para informar as unidades orçamentárias em que os livros foram distribuídos.

16- Dê um clique no botão Inserir Registro.

17- Secretaria: Informe o código do primeiro nível da unidade orçamentária.

18- Departamento: Informe o código do segundo nível da unidade orçamentária. 19 - Seção: Informe o código do terceiro nível da unidade orçamentária.

20- Setor: Informe o código do quarto nível da unidade orçamentária.

21- Funcionário: Informe o código do quinto nível da unidade orçamentária.

 

 

Relatório

Na emissão de relatório deste capitulo, será apresentada a “MPR45400 – Acervo”.

 

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Figura 135 - MPR45400 - Acervo

 

 

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Figura 136 - Ilustração do relatório de acervos

 

2.2.2Termo de Responsabilidade

No processo de termo de responsabilidade de acervo, será criado um registro para o documento que relacionará todos os livros incluídos no termo por unidade orçamentária.

Para acessar o processo de termo de responsabilidade de acervo, até o menu Patrimônio > Mobiliário > Acervos > Termo de Responsabilidade.

 

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Figura 137 - Menu Patrimônio > Mobiliário > Acervos > Termo de Responsabilidade

 

Será apresentada a janela de Termo de Responsabilidade por Unidade Orçamentária.

 

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Figura 138 - Janela de Termo de Responsabilidade por Unidade Orçamentária

 

Para realizar a manutenção um registro, consulte o mesmo (como exemplificado manual módulo básico), dê um clique no botão Alterar Registro, ou dê um clique no botão Inserir Registro para incluir um termo de responsabilidade.

1- Número Termo: Este campo será informado automaticamente.

2- Data Emissão: Informe a data de emissão do termo de responsabilidade.

3- Tipo Termo: Neste campo será informado o código do tipo do termo, indicando se o registro é um termo de aquisição, transferência ou termo de baixa patrimonial.

 

 

Relatório

Na emissão de relatório deste capitulo, será apresentado o "MPR46800 - Termo de Responsabilidade por Unidade Orçamentária".

 

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Figura 139 - MPR46800 - Termo de Responsabilidade por Unidade Orçamentária

 

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Figura 140 - Ilustração do relatório termo de responsabilidade por unidade orçamentária - acervo

 

2.2.3Resumo Contábil

No processo de emissão do resumo contábil do acervo, será apresentado o balanço resumido de todo acervo, dentro do período informado na janela de “Resumo Contábil Acervo”.

Para acessar o resumo contábil, um clique no menu “Patrimônio > Mobiliário > Acervos > Resumo Contábil”.

 

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Figura 141 - Menu Patrimônio > Mobiliário > Acervos > Resumo Contábil

 

Será apresentada a janela de resumo contábil de acervo.

 

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Figura 142 - Janela Resumo Contábil Acervo

 

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Figura 143 - Ilustração do relatório resumo contábil acervo

 

3Imobiliário

 

3.1Cadastro

 

3.1.1Nome de Loteamentos

No processo de cadastro de nome de loteamentos, será registrado todo loteamento que é de responsabilidade do órgão público.

Para acessar o cadastro de nome de loteamentos, dê um clique no menu “Patrimônio > Imobiliário

>Cadastro > Nome de Loteamentos”.

>

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Figura 144 - Menu Patrimônio > Imobiliário > Cadastro > Nome de Loteamento

 

Será apresentada a janela de cadastro de Nome de Loteamentos.

 

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Figura 145 - Janela de cadastro de nome de loteamento imobiliário

 

Para inserir um novo nome de loteamento, dê um clique no botão “Inserir Registro” ou dê um clique no botão “Procurar”.

1 - Código: Esta informação é incluída pelo sistema, sem a necessidade de intervenção do usuário. 2 - Descrição: Informe neste campo o nome do loteamento ou uma breve descrição do lote.

 

Relatório

No relatório apresentado neste processo, é possível listar todos loteamentos inseridos no sistema.

 

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Figura 146 - MPR40400 - Nomes de Loteamentos

 

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Figura 147 - Ilustração do relatório de nomes de loteamentos

 

3.1.2Cartório

No processo de cadastro de cartório, será registro todo o cartório existente na comarca administrada

 

 

pelo órgão público.

Para acessa esta funcionalidade, um clique no menu “Patrimônio > Imobiliário > Cadastro > Cartório”

 

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Figura 148 - Menu Patrimônio > Imobiliário > Cadastro > Cartório

 

Será apresentada a janela de cadastro de cartório.

 

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Figura 149 - Janela Cadastro de Cartório

 

Código Cartório: Informe neste campo o código do cartório. Este campo não possui funcionalidade semelhante ao código do loteamento, porque, é necessário que seja digitado o código do cartório.

1- Para saber qual o número do código que deve ser informado, dê um clique no botão procurar. Será aberta a janela de procura de cartório.

 

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Figura 150 - Ilustração de como verificar o último código do cadastro de cartório

 

2- Na janela de procura, informe o caracter de porcentagem “%” e um clique no botão buscar clip1854 para relacionar todos os cartórios inseridos.

3- Localize o código do último cartório e dê um clique no botão fechar.

 

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Figura 151 - Manutenção no cadastro de cartório

 

4– Código Cartório: Informe o código o próximo do cartório.

5– Nome Cartório: Neste campo deverá ser informada a razão do cartório.

6 Ao concluir a manutenção das informações, um clique no botão gravar para salvar todas alterações efetuadas.

 

Relatório

Na relação de relatórios disponíveis, será apresentado o MPR45300 que irá listar todos o cartórios incluídos no sistema.

 

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Figura 152 - MPR45300 - Cartórios

 

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Figura 153 - Ilustração da emissão da relação de cartórios

 

3.1.3Cadastro dos Bens Imobilizados

No processo de cadastro de bens imobilizados será registrado todo imóvel que pertence ou que estão sobre responsabilidade do órgão público.

 

 

Para acessar o cadastro de bens imobilizados, até o menu Patrimônio > Imobiliário > Bens > Cadastros > Cadastros de Bens Imobilizados.

 

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Figura 154 - Menu Patrimônio > Imobiliário > Cadastro > Cadastro dos Bens Imobilizados

 

Será apresentada a janela abaixo:

 

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Figura 155 - Cadastro dos Bens Imobilizados - Guia Patrimônio

 

Para incluir um novo bem, um clique no botão "Inserir Registro" ou um clique no botão "Alterar Registro" para realizar a manutenção das informações deste processo.

1- Código do Patrimônio: Este campo é o antecessor ao nome do bem, podendo estar com qualquer rótulo (descrição). O mesmo é rotulado nas configurações do sistema.

2- Nome: Neste campo será informado o nome do patrimônio, podendo ser uma breve descrição do patrimônio.

3- Logradouro: Neste campo será informado o código do endereço do patrimônio. Utilize o botão de procura, para localizar um endereço já cadastrado.

4- Bairro: Neste campo será informado o código do bairro.

5- Loteamento: Neste campo será informado o código do nome do lote (informação cadastrada anteriormente).

6- Quadra: Informe o número da quadra.

7– Número Lote: Neste campo será informado o número do lote.

8 Inscrição Municipal: Neste campo será informada a inscrição municipal do patrimônio.

9- Proprietário atual: Neste campo será informado o código do proprietário atual do patrimônio.

10- Proprietário anterior: Neste campo será informado o código do proprietário anterior do patrimônio.

11- Aquisição: Neste campo será informada data de aquisição do patrimônio.

12- Tipo Aquis.: Neste campo será informado o código da forma de aquisição do patrimônio.

 

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Figura 156 - Cadastro dos Bens Imobilizados - Guia Administrativo

 

13- Classificação: Neste campo será informado o código da classificação do patrimônio, como "PREDIAL RESIDENCIAL, PREDIAL INSTITUCIONAL/COMERCIAL, PREDIAL INDUSTRIAL, PREDIAL GALPÃO, TERRITORIAL URBANO, TERRITORIAL RURAL OU REDES SUB-TERRANEAS".

14- Destinação: Neste campo será informado o código da destinação do patrimônio. 15 - Utilização: Neste campo será informado o código da utilização do patrimônio.

16- Doador: Neste campo será informado o código do nome do doador do imóvel, sendo que este campo será preenchido somente se a aquisição do patrimônio foi por forma de doação.

17- Tipo Transferência.: Neste campo será informado o código do tipo de transferência do patrimônio, pode ser "ALINEAÇÃO, DAÇÃO EM PAGAMENTO, DOAÇÃO, PERMUTA, CONTRATO DE CONCESSÃO OU PERMISSÃO DE USO".

18- Responsável: Neste local deverá ser informado o código dos níveis da unidade orçamentária.

19 - Observação: Neste campo será informada uma breve descrição do patrimônio.

 

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Figura 157 - Cadastro dos Bens Imobilizados - Guia Contratos/Cartórios

 

20- Contratos / Processos / Decretos: Neste local deverá ser informado número do processo e ano, do protocolo que originou a compra do patrimônio.

21- Registro: Neste local deveram ser informados todos os dados relacionados ao cartório, onde o imóvel foi registrado.

22- Leis: Neste campo serão informados as leis relacionadas à forma aquisição, tipo de transferência, ou outra lei que caiba nas condições de aquisição do patrimônio.

23- Registro: Neste campo será informado o número do registro.

24

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Figura 158 - Cadastro dos Bens Imobilizados - Metragem/Área Construída

 

25- Metragem: Neste local deverão ser informados todos os atributos referentes à metragem do

imóvel.

26- Área Construída: Neste local deverão ser informados todos os atributos referentes à área

construída dentro no imóvel.

 

 

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Figura 159 - Cadastro dos Bens Imobilizados - Guia Financeiro

 

27- Valor do Imóvel: Neste campo será informado o valor de aquisição do imóvel.

28- Taxa de Depreciação: Neste campo será informado o valor de depreciação mensal.

 

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Figura 160 - Cadastro dos Bens Imobilizados - Guia Arquivo

 

29- Arquivo: Neste local poderá ser anexado qualquer documento referente ao patrimônio imóvel.

 

Relatório

Este módulo disponibiliza os seguintes relatórios: MPR40300 - Patrimônio Imobiliário.

MPR46100 - Bens por Unidade Orçamentária e Classificação. MPR26800 - Bens por Tipo Aquisição / Período (Analítico/Sintético). MPR46600 - Termo de Baixa.

 

 

MPR26900 - Bens por Tipo Utilização / Período (Sintético). MPS48000 - Bens por Classificação.

 

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Figura 161 - Relação de relatórios disponíveis

 

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Figura 162 - Ilustração do MPR40300 - Patrimônio Imobiliário

 

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Figura 163 - Ilustração do MPR46100 - Bens imobilizados agrupados por unidade orçamentária e Classe Patrimonial - Sintético

 

 

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Figura 164 - Ilustração do MPR46100 - Bens imobiliários agrupados por unidade orçamentária e classe patrimonial - Analítico

 

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Figura 165 - Ilustração do MPR26601 - Patrimônio imobiliário - Analítico

 

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Figura 166 - Ilustração do MPR26600 - Patrimônio imobiliário – Sintético

 

 

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Figura 167 - Ilustração do MPR46600 - Termo de baixa de bens patrimoniais

 

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Figura 168 - Ilustração do MPR26900 - Bens por tipo de utilização - período (Sintético)

 

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Figura 169 - MPS26900 - Bens por classe patrimonial

 

3.1.4Apontamento de Pagamento

No processo de apontamento de pagamento, será registrado todo pagamento de locação ou outro regime de imóveis pertencentes ao órgão público.

Para acessar esta funcionalidade, dê um clique no menu Patrimônio > Cadastro > Apontamento de Pagamento.

 

 

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Figura 170 - Menu Patrimônio > Imobiliário > Cadastro > Apontamento de Pagamento

 

Será apresentada a janela abaixo.

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Figura 171 - Janela de Apontamento de Pagamento

 

Para dar manutenção nas informações do apontamento de pagamento, dê um clique no botão procurar ou dê um clique no botão inserir registro para incluir o apontamento de um novo patrimônio mobiliário.

1– Código do Patrimônio Imóvel: Informe o código o patrimônio que será apontado o pagamento, lembrando que o rótulo dado para este item, irá depender de como foi configurado o sistema no órgão. No exemplo acima, o código do imóvel está rotulado como “REGISTRO”.

2 Número e ano do processo: Informe o número e ano do processo administrativo que gerou o regime de concessão, locação ou permissão.

3– Número do Cadastro: Informe neste campo o número do contrato. 4 - Início Contrato: Informe a data de início do contrato.

5– Termino Contrato: Informe a data de termino do contrato.

6 Concessionário: Informe o código do nome da pessoa que recebeu a permissão de uso do imóvel, independente do tipo de regime.

7 Endereço da Residência: Informe o código do nome do logradouro da pessoa que recebeu a concessão.

8 Código da Empresa: Informe o código da empresa e associados da empresa que recebeu a concessão.

9– Regime: Informe o tipo de regime que foi concedido utilização do bem imóvel do órgão público.

10 Atividade: Informe o código da atividade empresarial que motivou o regime informado no

 

campo anterior.

11– Periodicidade: Informe o código da periodicidade.

12 Observação: Informe uma breve observação sobre o apontamento de pagamento do bem

imóvel.

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Figura 172 - Janela de Apontamento de Pagamento - Guia Pagamentos

 

Na guia “Pagamentos” será informado os pagamentos.

13– Para iniciar a digitação do apontamento do pagamento, dê um clique no botão Inserir Registro. 14 – Ano: Informe o ano que foi realizado o pagamento.

15 – Mês: Informe o mês que foi realizado o pagamento. 16 – Data Pagamento: Informe a data do pagamento.

17 – Valor Pagamento: Informe o valor do pagamento efetuado no mês e ano. 18 – Dê um clique no botão gravar para salvar a manutenção de dados.

 

Relatório

 

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Figura 173 - MPR45500 - Apontamento de Pagamento

 

 

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Figura 174 - Ilustração do MPR45500 - Apontamento de Pagamento

 

3.1.5Foro

No processo de cadastro de foro, será lançado todo patrimônio imobiliário que o órgão público não tem condição de administrar ou retirar recursos, passando a habilitação de extração de recursos para terceiros.

Para acessar o cadastro de foro, dê um clique no menu Patrimônio > Imobiliário > Cadastro > Foro.

 

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Figura 175 - Menu Patrimônio > Imobiliário > Cadastro > Foro

Será apresentada a janela de cadastro Foro.

 

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Figura 176 - Janela de cadastro de Foros

 

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Figura 177 - Foros - Passo 1 a 3

 

1 – Código: O código do foro será informado automaticamente, sem intervenção do usuário. 2 – Processo: Informe o número do processo.

3– Contrato: Informe o número do contrato, que permissão de extração de recursos no imóvel.

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Figura 178 - Foros - Passo 4 a 6

4– Foreiro: Informe o nome do foreiro. 5 – Valor: Informe o valor do imóvel.

6– Em: Informe o tempo de utilização o imóvel.

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Figura 179 - Foros - Passo 7 a 11

7– Início: Informe a data de início para utilização do imóvel. 8 – Fim: Informe a data de termino de utilização do imóvel.

9 – Lei: Informe o número da lei que dá a habilitação de extração de recurso para o foreiro. 10 – Bairro: Informe o bairro onde se encontra o imóvel.

11– Loteamento: Informe o nome do loteamento onde se encontra o imóvel.

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Figura 180 - Foros - Passo 12 a 15

12– Quadra: Informe o número da quadra.

13– Lote: Informe o número do lote.

14 – Área: Informe o valor da área do imóvel. 15 – Ocupante: Informe o código do ocupante.

 

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Figura 181 - Foros - Passo 16 a 18

16 – Tempo: Informe o tempo de utilização. 17 – Telefone: Informe o telefone do foreiro.

18– Inscrição: Informe a inscrição municipal do foreiro.

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Figura 182 - Foros - Passo 19 a 21

19– Rua: Informe o nome do logradouro do foreiro. 20 – Número: Informe número do prédio.

21 – Observação: Informe uma breve observação do foro.

 

 

Relatório

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Figura 183 - MPR47000 - Relação de Foros

 

 

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Figura 184 - Ilustração do MPR47000 - Relação de Foros

 

3.1.6Plano de Contas Contábil

No plano de contas contábil, será realizada a vinculação entre os patrimônios imobiliários e o plano de contas.

Para acessar o plano de contas contábil, dê um clique no menu Patrimônio > Imobiliário > Cadastro

>Plano de Contas Contábil.

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Figura 185 - Menu Patrimônio > Imobiliário > Cadastro > Plano de Contas Contábil

 

Será apresentada a janela de Imobiliário X Plano de Contas Contábil.

 

 

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Figura 186 - Janela Imobiliário X Plano de Contas Contábil

 

1 Para vincular um patrimônio a um plano de conta contábil, um clique no registro do patrimônio para selecioná-lo.

2– Dê um clique no botão Associa Plano de Contas Contábil. Será aberta a janela de Plano de Contas Contábil.

 

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Figura 187 - Janela de Plano de Contas Contábil

 

3– Selecione o plano de conta que será vinculado ao bem selecionado anteriormente.

4– Dê um clique no botão Seleciona um Plano de Conta Contábil.

 

3.2Movimentos

 

3.2.1Manutenção Predial

No processo de manutenção predial deverá ser registrado todo tipo de manutenção efetuada no patrimônio imobiliário.

 

 

Para acessar o processo de manutenção predial, dê um clique no menu Patrimônio > Imobiliário > Movimentos > Manutenção Predial.

 

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Figura 188 - Menu Patrimônio > Imobiliário > Movimentos > Manutenção Predial

 

Será exibida a janela de Manutenção Predial de Bens.

 

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Figura 189 - Janela Manutenção Predial de Bens

 

Para incluir um novo bem, um clique no botão "Inserir Registro" ou um clique no botão "Alterar Registro" para realizar a manutenção das informações deste processo.

1 Número do Contrato: Neste campo será informado o número do contrato de prestação de serviço, firmado entre o órgão público e o fornecedor.

2- Registro: Neste campo será informado o número de registro do bem imobiliário. 3 – Data Início: Neste campo será informada a data de início do contrato.

4– Data Final: Neste campo será informada a data de termino do contrato ou termino da prestação de serviço.

5– Prazo Garantia: Neste campo será informada a data que expira a garantia.

6- Valor: Neste campo será informado o valor do serviço (o mesmo valor que está no contrato). 7 - Construtora: Neste campo será informado o código da construtora prestadora de serviço.

8- Razão Social Responsável: Neste campo será informado o código da razão social do responsável.

9- Tipo Serviço: Neste campo será informado o código do tipo de serviço ou utilize o botão "procura de tipo de serviço".

10- Dotação: Neste campo será informado o número da dotação utilizada no processo de compras.

11- Observação: Neste campo será informada uma breve observação referente a manutenção

predial.

 

 

 

Relatório

No processo de manutenção predial, está disponível para emissão de relatório o "MPR42200 - Patrimônio em Reforma".

 

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Figura 190 - MPR42200 - Patrimônio em Reforma

 

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Figura 191 - Ilustração do MPR42200 - Patrimônio em Reforma

 

3.2.2Reavaliação Financeira

A reavaliação financeira deverá ser realizada quando houver algum problema com valor atual do bem ou se o bem já foi totalmente depreciado, mas ainda está em uso. Para realizar o referido procedimento será necessário nomear uma comissão de reavaliação.

Para acessar o processo de Reavaliação Financeira, dê um clique no menu Patrimônio > Imobiliário

>Movimentos > Reavaliação Financeira.

 

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Figura 192 - Menu Patrimônio > Imobiliário > Movimentos > Reavaliação Financeira

 

Será apresentada a janela de Reavaliação Financeira.

 

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Figura 193 - Janela de Reavaliação Financeira

 

A reavaliação do patrimônio imobiliário e semelhante à reavaliação financeira do mobiliário, diferenciando que no patrimônio imobiliário não é solicitado o número, mês e ano do contrato.

1– Registro: Informe o código do bem imobiliário.

2– Data Reavaliação: Informe a data que foi efetuada a reavaliação financeira do bem.

3 Reavaliação: Neste campo será selecionado o tipo de reavaliação, podendo ser optado por informar o valor ou percentual.

4– Valor: Informe o valor da reavaliação.

5 Tipo de Atualização: Neste campo será selecionado o tipo de atualização, podendo ser optado por acréscimo ou subtração do valor.

6– Nota de Empenho: Informe o número da nota de empenho.

7– Motivo de Reavaliação: Informe o motivo que levou a reavaliação financeira do bem.

 

Relatório

 

 

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Figura 194 - MPR41900 - Reavaliação Financeira

 

 

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Figura 195 - Ilustração do MPR41900 - Reavaliação Financeira

 

3.2.3Transferência

O processo de transferência de bens imobiliários é igual ao processo do mobiliário.

Para acessar o processo de transferência, um clique no menu Patrimônio > Imobiliários > Movimentos > Transferência.

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Figura 196 - Menu Patrimônio > Imobiliário > Movimentos > Transferência

Siga os passos do capítulo 2.1.2.2.

 

3.3Termo de Responsabilidade

No processo de termo de responsabilidade, será relacionado todo o patrimônio mobiliário que ficaram sobre a responsabilidade de um indivíduo, sendo assim, sempre que houver lançamento de aquisição, transferência, baixa, doação ou outro tipo de movimento de patrimônio, é necessário a emitir o termo de responsabilidade.

Para acessar o termo de responsabilidade, dê um clique no menu Patrimônio > Imobiliário > Termo de Responsabilidade.

 

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Figura 197 - Menu Patrimônio > Imobiliário > Termo de Responsabilidade

Siga os passos do capítulo 2.1.4.1.

 

 

3.4Consulta Movimentos

No processo de consulta de movimentos será apresentado todo patrimônio imobiliário que tiveram transferência de sua unidade orçamentária de origem para outra unidade de destino.

Para acessar a consulta de movimentos, dê um clique no menu Patrimônio > Imobiliário > Consulta Movimentos.

 

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Figura 198 - Menu Patrimônio > Imobiliário > Consulta Movimentos

Siga os passo do capítulo 2.1.3.

 

3.5Balanço

 

3.5.1Bens por Inventário Patrimonial

O processo de bens para inventário patrimonial mobiliário, é um relatório que irá listar todos os bens para verificação de conservação e atualização. Este relatório irá quebrar as informações por  nível de unidade gestora.

Dê um clique no menu Patrimônio > Imobiliário > Balanço > Bens por Inventário Patrimonial.

 

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Figura 199 - Menu Patrimônio > Imobiliário > Balanço > Bens p/ Inventário Patrimonial

Será apresentada a janela de bens para inventário patrimonial imobiliário.

 

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Figura 200 - Janela Bens para Inventário Patrimonial Imobiliário

 

 

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Figura 201 - Ilustração do MPR45100 - Bens para Inventário Patrimonial Imobiliário

 

3.5.2Digitação de Bens p/ Inventário

No processo de digitação de bens por inventário, será dada entrada no sistema das informações levantadas no processo anterior (bens por inventário patrimonial).

Para acessar o relatório, um clique no menu Patrimônio > Imobiliário > Balanço > Digitação de Bens p/ Inventário.

 

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Figura 202 - Menu Patrimônio > Imobiliário > Balanço > Digitação de Bens p/ Inventário

Siga os passos do capítulo 2.1.5.2.

 

3.5.3Inconsistência Balanço Patrimonial

O processo de inconsistência do inventário, é um relatório que exibirá todas diferenças entre o cadastro do bem e o inventário patrimonial.

Para acessar o relatório, um clique no menu Patrimônio > Imobiliário > Balanço > Inconsist.

Balanço Patrimonial.

 

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Figura 203 - Menu Patrimônio > Imobiliário > Balanço > Inconsist. Balanço Patrimonial

Siga os passos do capítulo 2.1.5.3.

 

 

3.6Relatórios Eventuais

 

3.6.1Bens p/ Unidade Orçamentária

O relatório bens imobiliários por unidade orçamentária, apresentará o valor atual do bem, agrupando as informações por unidade orçamentária.

Para acessar o relatório, um clique no menu Patrimônio > Imobiliário > Relatórios Eventuais > Bens p/ Unid. Orçamentária.

 

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Figura 204 - Menu Patrimônio > Imobiliário > Relatórios Eventuais > Bens p/ Unid. Orçamentária

 

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Figura 205 - Janela de Bens Imobiliários por Unidade Orçamentária

1– Data Processamento: Informe o mês e ano do processamento.

2 Unidade Orçamentária: Informe a faixa de unidade orçamentária. Dê um clique no botão Tela para visualizar o relatório.

 

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Figura 206 - Ilustração do MPR42900 - Bens Imobiliários por Unidade Orçamentária

 

3.6.2Demonstrativo Ativo Permanente Sintético

O demonstrativo ativo permanente sintético é um relatório que relaciona as classes por unidade orçamentária, totalizando todas correções, depreciações e valor residual.

Para acessar o relatório, um clique no menu Patrimônio > Imobiliário > Relatórios Eventuais > Demonst.Ativo Perm.Sintético.

 

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Figura 207 - Menu Patrimônio > Imobiliário > Relatórios Eventuais > Demonst.Ativo Perm.Sintético

 

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Figura 208 - Janela Demonst.Ativo Perm.Sintético

 

Siga os passo do capítulo 2.1.6.1.

 

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Figura 209 - Ilustração do MPR44000 - Demonstrativo Ativo Permanente Sintético

 

 

3.6.3Demonstrativo Ativo Permanente Analítico

O demonstrativo ativo permanente analítico é um relatório que relaciona todos patrimônios por classes e unidade orçamentária, totalizando todas correções, depreciações e valor residual.

Para acessar o relatório, um clique no menu Patrimônio > Imobiliário > Relatórios Eventuais > Demonst.Ativo Perm.Analítico.

 

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Figura 210 - Menu Patrimônio > Imobiliário > Relatórios Eventuais > Demonst.Ativo Perm.Analítico

 

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Figura 211 - Janela Demonst.Ativo Perm.Analítico

Siga os passos do capítulo 2.1.6.2.

 

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Figura 212 - Ilustração do MPR44200 - Demonst.Ativo Perm.Analítico

 

3.6.4Razão Auxiliar da Depreciação

O relatório razão auxiliar da depreciação (imobiliário) apresentará de forma analítica o que motivou um bem mobiliário chegar a um valor "X" de depreciação. Para isso relatório traz como informação o patrimônio por classe e unidade orçamentária.

Para acessar o relatório, um clique no menu Patrimônio > Imobiliário > Relatórios Eventuais >

 

 

Razão Auxiliar da Depreciação.

 

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Figura 213 - Menu Patrimônio > Imobiliário > Relatórios Eventuais > Razão Auxiliar da Depreciação

Siga os passos do capítulo 2.1.6.3.

 

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Figura 214 - Janela Razão Auxiliar da Depreciação

 

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Figura 215 - Ilustração do MPR44400 - Razão Auxiliar da Depreciação

 

 

3.6.5Razão Auxiliar da Correção

O relatório razão auxiliar da correção monetária apresentará de forma  analítica o bem imobiliário que contem de correção monetária. Para isso relatório traz como informação o patrimônio por classe e unidade orçamentária, apresentando o valor contábil do bem dentro do mês.

Para acessar o relatório, dê um clique no menu Patrimônio > Relatórios Eventuais > Razão Auxiliar da Correção.

 

 

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Figura 216 - Menu Patrimônio > Imobiliário > Relatórios Eventuais > Razão Auxiliar da Correção

 

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Figura 217 - Janela Razão Auxiliar da Correção Monetária

 

Siga os passos do capítulo 2.1.6.4.

 

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Figura 218 - Ilustração da Emissão da Razão Auxiliar da Correção Monetária - Imobiliário

 

3.6.6Patrimônio por Classe e Unidade Orçamentária

O relatório patrimônio para classe e unidade orçamentária, apresentará a relação de bens por classe e unidade orçamentária, trazendo informações analíticas, como a data de aquisição e valor de aquisição.

Para acessar o relatório, um clique no menu Patrimônio > Imobiliário > Relatórios Eventuais > Patrimônio p/ Classe e Unid. Orc.

 

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Figura 219 - Menu Patrimônio > Imobiliário > Relatórios Eventuais > Patrimônio p/ Classe e Unid. Orc.

 

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Figura 220 - Janela Patrimônio para Classe e Unidade Orçamentária

 

Sigla os passos do capítulo 2.1.6.5.

 

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Figura 221 - Ilustração da emissão do relatório de Patrimônio por Classe e Unidade Orçamentária - Imobiliário

 

 

3.6.7Resumo Contábil do Patrimônio

O relatório resumo contábil do patrimônio imobiliário é o balancete para fechamento contábil mensal do patrimônio, informando a situação, como valor de aquisição/incorporação, depreciação/correção sofrida no mês, valor atual e outros.

Para acessar o relatório, um clique no menu Patrimônio > Imobiliário > Relatórios Eventuais >

 

 

Resumo Contábil Patrimônio.

 

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Figura 222 - Menu Patrimônio > Imobiliário > Relatórios Eventuais > Resumo Contábil Patrimônio

 

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Figura 223 - Janela Resumo Contábil Patrimônio Imobiliário

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Figura 224 - Ilustração da emissão do relatório Resumo Contábil Patrimônio Imobiliário

 

4Relatórios

 

4.1Saldos de Transferências

Neste processo é possível gerar um arquivo com informações de todos patrimônios, com base na faixa de aquisição do bem.

Para acessar o relatório, um clique no menu Patrimônio > Relatórios > Patrimônio p/ Data de Aquisição (Texto).

 

 

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Figura 225 - Menu Patrimônio > Relatórios > Patrimônio p/ Data de Aquisição (Texto)

 

Será apresentada a janela Geração de Textos de Patrimônios por Aquisição.

 

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Figura 226 - Janela de Geração de Textos de Patrimônios por Aquisição

 

1 Período Aquisição: Informe o período de aquisição. Todas as informações serão filtradas com base nessa faixa de data.

2– Tipo de Patrimônio: Selecione o tipo de patrimônio.

3– Botão Gera Texto: Ao clicar neste botão, será gerada a relação de patrimônios baseando-se nos dado informado no período de aquisição e no tipo de patrimônio.

4 Botão Grava Texto: um clique neste botão para salvar as informações geradas no passo anterior.

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Figura 227 - Janela Salvar como

 

 

 

gerada.

5– Salvar Em: Selecione a unidade/local onde deverá salvar o arquivo.

6 Nome do arquivo: Informe o nome do arquivo, para que fique fácil a localização da relação

 

7– Dê um clique no botão “Salvar” para gerar o arquivo de texto, com as informações relacionadas

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nos passos anteriores.

 

4.2Resumo Contábil por Grupo

No processo de resumo contábil por grupo, será emitido relatório informando todos patrimônios que estiverem dentro de uma determinada faixa de unidade orçamentária e período de aquisição, exibindo os patrimônios que tiveram entrada e saída por unidade orçamentária.

Para acessar o relatório, dê um clique no menu Patrimônio > Relatórios > Saldos de Transferências.

 

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Figura 228 - Menu Patrimônio > Relatórios > Saldos de Transferências

 

Será apresentada a Janela Relatório de Saldo das Transferências

 

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Figura 229 - Janela do Relatório de Saldo das Transferências

 

1 – Unidade Orçamentária: Informe a faixa de unidade orçamentária. 2 – Período Aquisição: Informe a faixa de data de aquisição.

3– Tipo de Relatório: Selecione o tipo do relatório.

4– Tipo de Patrimônio: Selecione o tipo do patrimônio.

Dê um clique no botão Tela para visualizar a emissão do relatório.

 

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Figura 230 - Ilustração do Relatórios de Saldos de Transferência

 

 

4.3Etiquetas

Neste processo será emitida a etiqueta para os patrimônios que não podem ter fixado o número da chapa, como livros, quadros e outros.

Para acessar a emissão da etiqueta, dê um clique no menu Patrimônio > Relatórios > Etiquetas.

 

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Figura 231 - Menu Patrimônio > Relatórios > Etiquetas

 

Será apresentada a janela de Etiquetas.

 

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Figura 232 - Janela Etiquetas

 

1– Tipo de Patrimônio: Selecione um tipo de patrimônio.

2– Registro: Informe a faixa de registro/chapa para emissão das etiquetas.

3– Unidade Orçamentária: Informe a faixa de unidade orçamentária para emissão do relatório. 4 – Modelo: Dê um clique o neste campo e selecione o modelo da etiqueta.

5 – Linha inicial: Informe o número da linha onde a emissão da etiqueta deve ser iniciada. Dê um clique no botão Tela para visualizar a emissão da etiquetas.

 

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Figura 233 - Ilustração da Emissão de Etiquetas