TCE-ES

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1. Cadastro de Pessoas

Ao acessar o menu Básico ➝ Cadastro de pessoas (Fig. 1), alguns campos são de
preenchimento obrigatório para a prestação de contas ao TCE-ES, a fim de evitar
inconsistências no envio. São eles:

 
• Nome Fantasia/Razão Social;
• CNPJ/CPF;
• Tipo Empresa: Obrigatório quando selecionada a opção “Jurídica” no campo “Tipo

Pessoa”;
• Descrição Tipo Empresa: Obrigatório quando selecionada a opção “Outros” no campo

“Tipo Empresa;
• Consórcio de Empresas: Obrigatório quando selecionada a opção “Jurídica” no campo

“Tipo Pessoa”;
• Telefone;
• E-mail.

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Figura 1 – Menu Básico ➝ Cadastro de Pessoas

 

2. Cadastro de Comissões

O acesso ao Cadastro de Comissões será realizado através do menu: Básico ➝
Cadastros Auxiliares ➝ Cadastro de Comissões

Será aberta a janela que exibirá as comissões já inseridas, bem como possibilitará ao
usuário incluir uma nova comissão (Fig. 2).

 

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Figura 2 – Janela Procura Comissão de Licitação

2.1. Aba Comissão

Ao clicar em “Incluir Novo Registro” será aberta a janela para inclusão da comissão
(Fig. 3).

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Figura 3 – Cadastro de Comissões (aba Comissão)

Alguns campos são obrigatórios, conforme abaixo:

• Nome Comissão;
• Tipo Comissão;
• Descrição Tipo Comissão: Obrigatório quando selecionada a opção "Outra" no campo

"Tipo Comissão";
• Número Ato Criação;
• Ato Criação;
• Data do Ato;
• Data de Publicação do Ato;
• Descrição Ato Criação: Obrigatório quando selecionada a opção "Outro" no campo

"Ato Criação".

2.1.1. Publicação (Comissão)

Ao clicar no botão “Publicação” será aberta a janela que exibirá as publicações já
inseridas, bem como possibilitará ao usuário incluir uma nova publicação (Fig. 4).

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Figura 4 – Janela de Publicação

Ao clicar em “Incluir Novo Registro” será aberta a janela para inclusão da publicação
desejada (Fig. 5).

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Figura 5 – Cadastro da Publicação

Será necessário atentar-se aos campos cujo preenchimento é obrigatório, visando evitar
inconsistências na Prestação de Contas ao TCE-ES, sendo eles:

• Veículo de Publicação;
• Data;
• URL de Publicação;
• Descrição.

 

2.2. Aba Membros

Após a finalização do preenchimento na aba Comissão, o usuário acessará a aba
"Membros", dando continuidade à inserção das informações (Fig. 6).

 

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Figura 6 – Cadastro de Comissões (aba Comissão)

 

Na aba Membros, diversos campos são de preenchimento obrigatório, os quais constam
relacionados a seguir:

• Código Pessoa (Cadastro no Item 1);
• Cargo;
• Atribuição Membro Comissão;
• Natureza Cargo;
• Início da Vigência;
• Final da Vigência;
• Ato Designação;
• Telefone;
• E-mail;
• Descrição Ato Designação: Obrigatório quando selecionada a opção "Outra" no campo

"Natureza Cargo".

 

3. Requisição/Solicitação de Entrega

Ao acessar uma Requisição ou uma Solicitação de Entrega dentro do sistema de
materiais, algumas informações devem ser observadas, pois tais rotinas também apresentam
campos cujo preenchimento é obrigatório. Abaixo, o usuário poderá verificar as formas de
acesso às rotinas, bem como as informações exigidas pelo TCE-ES.

 

3.1. Requisições de Processo Comum

O acesso à tela de requisição de processo comum (Fig. 7), será realizado através do
menu: Compras ➝ Requisições ➝ Requisição de Processo Comum.

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Figura 7 – Tela Requisição de Processo Comum

3.2. Solicitações de Entrega de Registro de Preços

O acesso à Solicitação de Entrega (Fig. 8) será realizado através do menu: Compras ➝
Licitações ➝ Registro de Preços ➝ Solicitação de Entrega.

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Figura 8 – Tela de Solicitação de Entrega / Registro de Preços

Ambas as telas, possuem campos para preenchimento obrigatório na aba “Requisição”
e/ou “Solicitação”. Sendo eles:

 

• Fonte Recurso – Recurso/Convênio: Ao clicar no botão de pesquisa - será aberta a
janela “Pesquisa de Fontes de Recurso” (Fig. 9), onde será possível realizar a pesquisa
da fonte de recurso desejada. As informações disponíveis para seleção neste campo são
oriundas do sistema de contabilidade.

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Figura 9 – Pesquisa de Fontes de Recurso

• Evento: Ao clicar no botão de pesquisa - será aberta a janela “Pesquisa de Eventos”
(Fig. 10), onde será possível realizar a pesquisa do evento desejado. As informações
disponíveis para seleção neste campo são oriundas do sistema de contabilidade.

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Figura 10 – Pesquisa de Eventos

 

• Elemento de Despesa/Ano Dotação: Localizado na aba “Reserva” (Fig. 11), o elemento
de despesa é vinculado com as solicitações de reservas automaticamente de acordo com
o material/serviço. Já o ano da dotação, será o ano vigente da realização da solicitação,
preenchido automaticamente pelo sistema.

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Figura 11 – Requisição (aba Reservas)

4. Agrupamento

O acesso ao agrupamento (Fig. 12), será realizado através do menu: Compras ➝
Licitações ➝ Processo Comum/Registro de Preços ➝ Agrupamento.

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Figura 12 – Agrupamento

Na tela do agrupamento, o campo Licitação é de preenchimento obrigatório e a inserção
da informação será conforme abaixo:

• Modalidade da Licitação – Ao clicar no botão “Atualizar Direcionamento” - será
aberta a janela para realizar a escolha da modalidade de acordo com o tipo de licitação a
ser realizada.

 

5. Gerenciamento da Contratação – Agenda

O acesso ao “Gerenciamento da Contratação – Agenda” será realizado através do menu:
Compras ➝ Licitações ➝ Processo Comum/Registro de Preços ➝ Agenda.

Todas as informações relacionadas à contratação estão distribuídas nas abas do
gerenciamento, conforme abaixo:

 
5.1. Aba Contratação

A aba "Contratação" exibirá todas as informações iniciais sobre a licitação a ser
realizada (Fig. 13).

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Figura 13 – Gerenciamento da Contratação (aba Contratação)

Nesta aba, diversos campos são de preenchimento obrigatório, os quais constam
relacionados a seguir:

• Tipo do Objeto;
• Objeto da Contratação;
• Tipo Contratação;
• Regime de Execução: Obrigatório apenas quando selecionadas as opções "Execução

Direta" e Execução Indireta - Tarefa" no campo "Tipo Contratação".
• Identificador Contratação TCEES;
• Natureza Contratação.
• Data de Publicação da Homologação: Este campo estará disponível para contratações

com a “Situação”: Homologado

Ao clicar no botão “Publicação” será aberta a janela que exibirá as publicações já
inseridas, bem como possibilitará ao usuário incluir uma nova publicação (Fig. 14).

 

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Figura 14 – Janela de Publicação

Ao clicar em “Incluir Novo Registro” será aberta a janela para inclusão da publicação
desejada (Fig. 15).

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Figura 15 – Cadastro da Publicação

Será necessário atentar-se aos campos cujo preenchimento é obrigatório, visando evitar
inconsistências na Prestação de Contas ao TCE-ES, sendo eles:

• Veículo de Publicação;
• Data;
• URL de Publicação;
• Descrição.

 

5.2. Aba Processo

A aba "Processo" exibirá as informações relacionadas ao processo da contratação. (Fig.
16).

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Figura 16 – Gerenciamento da Contratação (aba Processo)

Nesta, duas informações são de preenchimento obrigatório, sendo elas:

• Número/Ano do Processo;
• Data de Atuação.

 

5.3. Aba Dados Complementares

Já a aba "Dados Complementares" exibirá campos com informações adicionais sobre a
contratação (Fig. 17).

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Figura 17 – Gerenciamento da Contratação (aba Dados Complementares)

 

Nesta aba alguns campos também são de preenchimento obrigatório, relacionados
abaixo:

• Justificativa da Contratação;
• Vigência (Em dias);
• Ano Previsão Finalização;
• Tipo do Projeto;
• Há engenheiro/arquiteto responsável pelo projeto: Obrigatório quando selecionada na

opção “Tipo do Projeto”: Termo de referência ou Projeto básico; Projeto executivo;
Projeto básico e executivo.

 
5.4. Aba Comissão da Licitação

 
A aba "Comissão de Licitação" exibirá os membros vinculados à contratação (Fig. 18)

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Figura 18 – Gerenciamento da Contratação (aba Comissão de Licitação)

• A vinculação de pelo menos um membro de uma determinada comissão previamente
cadastrada.

 
Observação Importante: O membro da comissão vinculado à contratação deverá possuir

todas as informações obrigatórias preenchidas no cadastro de pessoas, exemplificado no item 2
deste manual.

6. Mais Opções

No “Gerenciamento da Contratação – Agenda”, o usuário deverá acessar “Mais

Opções” referentes à contratação, pelo botão .

Ao clicar, será aberto o menu lateral (Fig. 19), contendo as opções para acesso.

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Figura 19 – Menu “Mais Opções”

 

7. Edital

O acesso ao “Edital da Contratação” será realizado através do botão “Mais Opções” no
gerenciamento da contratação, conforme descrito no item 6 deste manual.

A rotina é dividida em abas, que facilitam a localização e inserção das informações pelo
usuário e que também apresentam campos cujo preenchimento é obrigatório, relacionados
abaixo:

 

7.1. Aba Edital

A aba "Edital" exibirá as informações iniciais sobre o edital (Fig. 20)

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Figura 20 – Edital da Contratação (aba Edital)

Nesta aba, vários campos são de preenchimento obrigatório, sendo eles:

• Número/Ano do Edital;
• Edital Republicado;
• Justificativa da Republicação: Obrigatório quando selecionado “Sim” na opção “Edital

Republicado”;
• Data/Hora Abertura Licitação;
• Local de Abertura.

 

7.1.1. Publicação

Ao clicar no botão “Publicação” será aberta a janela que exibirá as publicações já
inseridas, bem como possibilitará ao usuário incluir uma nova publicação (Fig. 21).

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Figura 21 – Janela de Publicação

 

Ao clicar em “Incluir Novo Registro” será aberta a janela para inclusão da publicação
desejada (Fig. 22).

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Figura 22 – Cadastro da Publicação

Será necessário atentar-se aos campos cujo preenchimento é obrigatório, visando evitar
inconsistências na Prestação de Contas ao TCE-ES, sendo eles:

• Veículo de Publicação;
• Data;
• URL de Publicação;
• Descrição.

 

7.2. Aba Lote/Item

Após a finalização dos preenchimentos na aba "Edital", o usuário acessará a aba
"Lote/Item”, dando continuidade à inserção das informações. Alguns detalhes de preenchimento
obrigatório diferenciam uma contratação por item de uma contratação por lotes, os quais serão
mencionados a seguir:

7.2.1. Contratações por Itens

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Figura 23 – Edital da Contratação (aba Lote/Itens)

 

Na aba Lote/Itens, em contratações por itens (Fig. 23), há diversos campos cujo
preenchimento é obrigatório, relacionados a seguir:

 
• Benefício LC 123/2016: Será necessário mover a barra de rolagem indicada em verde

para o acesso ao campo para preenchimento;
• Item de Amostra;
• Valor utilizado como aceitabilidade de proposta;
• Quantidade Mínima;
• Quantidade Máxima;
• Quantidade para Adesão;
• Objeto Padronizado;
• Número Processo Padronização;
• Ano Processo Padronização;
• Índice de Correção;
• BDI (Benefícios e Despesas Indiretas): Obrigatório quando selecionado o “Tipo

Contratação”: Obras e Serviços de Engenharia

 

7.2.1.1. Ações (Itens)

Para acesso às demais informações dos itens, o usuário deverá clicar nos botões da
coluna de “Ações” (Fig. 24), localizada ao final da linha de cada item.

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Figura 24 – Coluna de Ações

A seguir, relacionamos breve descrição sobre cada um dos botões e as informações que
obrigatoriamente deverão ser inseridas em cada acesso:

• Botão “Tipo Habilitação” -

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Figura 25 – Janela Tipo Habilitação

Ao clicar no botão “Tipo Habilitação”, o sistema exibirá a janela acima (Fig. 24), onde
são obrigatórios:

o Tipo Habilitação;
o Descrição Habilitação.

 
• Botão “Cronograma de Execução” -

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Figura 26 – Janela Cronograma Execução

 

Ao clicar no botão “Cronograma de Execução”, o sistema exibirá a janela acima (Fig.
26), onde são obrigatórios:

 
o Código da Etapa;
o Código da Subetapa;
o Periodicidade/Evento;
o Identificação do Período/Evento.

 

• Botão “Modo de Execução” -

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Figura 27 – Janela Modo de Execução

Ao clicar no botão “Modo de Execução”, o sistema exibirá a janela acima (Fig. 27),
onde também são obrigatórios:

 

o Modo de Execução;
o Descrição Modo de Execução: Obrigatório quando selecionada a opção

“Outros” em “Modo de Execução”;
o Prazo da Execução;
o Local de Execução: Não obrigatório quando selecionado como “Tipo

Contratação”: Obras e Serviços de Engenharia.

 

• Botão “Dados da Etapa” -

Observação: O preenchimento dos campos constantes na janela “Dados da Etapa” (Fig.
28), serão obrigatórios apenas quando selecionado para “Tipo Contratação”: Obras e Serviços
de Engenharia.

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Figura 28 – Janela Dados da Etapa

Uma vez selecionada a opção “Obras e Serviços de Engenharia”, são obrigatórios:

 
o Código da Etapa;
o Descrição da Etapa;
o Código da Subetapa;
o Descrição da Subetapa.

 

7.2.2. Contratações por Lotes

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Figura 29 – Edital da Contratação (aba Lote/Itens)

 

Na aba Lote/Itens, quando a licitação é por lotes (Fig. 29), um campo adicional também
é de preenchimento obrigatório:

• Benefício LC 123/2016: Lei que garante o direito de preferência de empresas ME/EPP
nas Licitações.

 

7.2.2.1. Ações (Lotes)

Para acesso às demais informações dos lotes, o usuário deverá clicar nos botões da
coluna de “Ações” (Fig. 30), localizada ao final da linha de cada item.

 

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Figura 30 – Coluna de Ações

• Botão Tipo Habilitação -

 

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Figura 31 – Janela Tipo Habilitação

 

Ao clicar no botão “Tipo Habilitação”, o sistema exibirá a janela acima (Fig. 31), onde
são obrigatórios:

o Tipo Habilitação;
o Descrição Habilitação.

 
• Botão Cronograma de Execução -

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Figura 32 – Janela Cronograma de Execução

 

Ao clicar no botão “Cronograma de Execução”, o sistema exibirá a janela acima (Fig.
32), onde são obrigatórios:

o Código da Etapa;
o Código da Subetapa;
o Periodicidade/Evento;
o Identificação do Período/Evento.

 

• Botão Modo de Execução -

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Figura 33 – Janela Modo de Execução

 

Ao clicar no botão “Modo de Execução”, o sistema exibirá a janela acima (Fig. 33),
onde também são obrigatórios:

 
o Modo de Execução;
o Descrição Modo de Execução: Obrigatório quando selecionada a opção

“Outros” em “Modo de Execução”;
o Prazo da Execução
o Local de Execução: Não obrigatório quando selecionada a opção Obras e

Serviços de Engenharia em “Tipo Contratação”.

 

• Botão Itens do Lote -

Ao clicar no botão “Itens do Lote”, será aberta a janela onde poderão ser visualizadas
todas as informações referentes aos itens do lote (Fig. 34).

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Figura 34 – Itens do Edital

 

Assim, diversos campos dentro do botão “Itens do Lote” serão obrigatórios,
relacionados a seguir:

• Item de Amostra;
• Valor utilizado como aceitabilidade de proposta;
• Quantidade Mínima;
• Quantidade Máxima;
• Quantidade para Adesão;
• Objeto Padronizado;
• Número Processo Padronização;
• Ano Processo Padronização;
• Índice de Correção;
• BDI (Benefícios e Despesas Indiretas): Obrigatório quando selecionada a opção Obras e

Serviços de Engenharia em “Tipo Contratação”;

 

• Botão Dados da Etapa (Fig. 35) - : Obrigatório quando selecionada a opção Obras e
Serviços de Engenharia em “Tipo Contratação”;

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Figura 35 – Janela Dados da Etapa

Uma vez selecionada a opção “Obras e Serviços de Engenharia”, são
obrigatórios:

o Código da Etapa
o Descrição da Etapa
o Código da Subetapa
o Descrição da Subetapa

 
7.3. Aba Técnica/Preço

Nesta aba, serão relacionadas as informações já definidas para a licitação referentes à
técnica e preço (Fig. 36).

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Figura 36 - Edital da Contratação (aba Técnica/Preço)

Assim, para que não haja inconsistência na prestação de contas, são obrigatórios os
seguintes campos:

 

• Valorização Mínima Proposta: Obrigatório apenas para contratações do tipo: Melhor
Técnica;

• Preço Máximo Fixado: Obrigatório apenas para contratações do tipo: Melhor Técnica;
• Peso Técnica: Obrigatório para contratações do tipo: Melhor Técnica e Preço;
• Peso Proposta: Obrigatório para contratações do tipo: Melhor Técnica e Preço;
• Pré-qualificação;
• Número/Ano Processo Pré-qualificação: Obrigatório quando selecionada a opção “Sim”

para o campo “Pré-qualificação”;
• Base legal Pré-qualificação: Obrigatório quando selecionada a opção “Sim” para o

campo “Pré-qualificação”;

 

7.4. Aba Dados Complementares

A aba "Dados Complementares" (Fig. 37) exibirá campos que serão obrigatórios de
acordo com os preenchimentos realizados anteriormente pelo usuário.

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Figura 37 - Edital da Contratação (aba Dados Complementares)

 

Abaixo, seguem os campos obrigatórios:

 
• Inversão de Fase;
• Base Legal Inversão de Fase: Obrigatório quando selecionada a opção “Sim” para o

campo “Inversão de Fase”;
• Permite Adesões: Obrigatório para contratações de “Registro de Preços”;
• Serviço de Natureza Contínua;
• Licenciamento Ambiental;
• Estudo Técnico Preliminar;

 

• Previsão do limite quantitativo: Obrigatório quando selecionada a opção “Sim” para o
campo “Permite Adesões”;

• Permite Empresas Consorciadas;
• Audiência Pública;
• Permite Subcontratação;
• Remanescente Parcela;
• Identificação Contratação Remanescente: Obrigatório quando selecionada a opção

“Sim” para o campo “Remanescente Parcela”;
• Limite Empresas Consorciada: Obrigatório quando selecionada a opção “Sim” para o

campo “Permite Empresas Consorciadas”;
• Limite de Adesão: Obrigatório quando selecionada a opção “Sim” para o campo

“Permite Adesões”;
• Bonificações e Despesas Indiretas (BDI): Obrigatório para “Tipo Contratação”: Obras e

Serviços de Engenharia;
• URL Edital.

 

7.5. Aba Atos Praticados

Na aba "Atos Praticados", serão exibidos todos os atos cadastrados para a contratação
(Fig. 38).

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Figura 38 - Edital da Contratação (aba Atos Praticados)

 

Os "Atos Praticados" também poderão ser acessados através do “Gerenciamento da
Contratação – Agenda”, por meio do clique no botão “Mais Opções”. Assim, será exibido o
menu lateral (exemplificado no item 6 deste manual), onde o usuário deverá clicar em “Atos
Praticados”. Será aberta a janela de “Gerenciamento dos Atos Praticados” (Fig. 39).

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Figura 39 – Janela Gerenciamento dos Atos Praticados

Ao clicar em “Incluir Novo Registro” será aberta uma nova janela para inclusão do ato
(Fig. 40).

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Figura 40 – Janela Atos Praticados

Alguns campos são obrigatórios, conforme abaixo:

• Tipo do Ato;
• Data do Ato;
• Responsável;
• Tipo de Responsabilidade Técnica do Projeto;
• Número de Responsabilidade Técnica;
• URL de Responsabilidade Técnica;

 

8. Obras

As informações relacionadas à “Obras” serão acessadas através do botão “Mais
Opções” no “Gerenciamento da Contratação – Agenda” (conforme orientado no Item 6). Ao
acessar o menu lateral, o usuário deverá clicar em “Obras”, onde será aberta a janela
“Informações de Obras” (Fig. 41).

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Figura 41 – Janela Informações de Obras

Todos os campos são de preenchimento obrigatório exclusivamente para contratações
“Tipo Contratação”: Obras e Serviços de Engenharia, conforme abaixo:

• Primeiro nível do “SubTipoContratação” (Setor Beneficiado)
• Segundo nível do “SubTipoContratação” (Setor Intervenção)
• Terceiro nível do “SubTipoContratação” (Objeto Intervenção)
• Descrição do terceiro nível do “SubTipoContratação”: Obrigatório para

“Terceiro nível do SubTipoContratação (Objeto Intervenção)” preenchido
como: Outros.

 

9. Anexos

Os “Anexos” da contratação serão acessados através do botão “Mais Opções” no
“Gerenciamento da Contratação – Agenda” (conforme orientado no Item 5). Ao ser exibido o
menu lateral, o usuário deverá clicar em “Anexo”, onde será aberta a janela “Lista de Arquivos
Gerais do Sistema” (Fig. 42).

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Figura 42 – Janela Lista de Arquivos Gerais do Sistema

 

Há apenas um campo cujo preenchimento é obrigatório, conforme abaixo:

• Descrição Arquivo: Obrigatório apenas quando o “Tipo do Arquivo”
selecionado for: Edital.

 

10. Julgamento das Propostas

O julgamento das Propostas concentra muitas informações importantes quando
analisado o sistema e a licitação como um todo. Nesta rotina, são inseridos os valores de
propostas, os lances, assim como valores negociados e demais ações referentes ao preço e à
classificação dos fornecedores vencedores. Abaixo, seguem relacionados todos os campos que
demandam obrigatoriedade no preenchimento.

 

10.1. Aba Itens
 
Ao acessar o Julgamento das Propostas, será exibida a aba Itens (Fig. 43).

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Figura 43 – Julgamento das Propostas (aba Itens)

A aba “Itens” apresenta um campo cujo preenchimento é obrigatório para a prestação
de contas ao TCE-ES:

• Situação – Item/Lote: Trata-se de uma alteração que poderá ser realizada no item ou
no lote selecionado, localizada na coluna “Ações” ao final da linha de cada
Item/Lote, sendo: - Adjudicação; - Homologação; - Mais Opções (Deser-
tar, Fracassar, Revogar e Anular).

 

10.2. Aba Propostas

A segunda aba exibida no Julgamento das Propostas é a aba “Proposta” (Fig. 44).

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Figura 44 – Julgamento das Propostas (aba Propostas)

Na aba “Proposta”, são obrigatórios os preenchimentos dos seguintes campos:

• Preço (Valor Unitário);
• BDI: Para visualização deste campo, será necessário mover a barra de rolagem indi-

cada em verde na figura X. O campo BDI é obrigatório para “Tipo Contratação”:
Obras e Serviços de Engenharia.

• Definir Representante - : Ao clicar no botão “Definir Representante” será aberta a
janela para inclusão do representante desejado (Fig. 45), sendo obrigatórios:

o Representante/Nome Representante;
o CPF/RNE;
o Atribuição;

▪ Descrição Atribuição: Obrigatório quando selecionado no campo
“Atribuição” a opção “Outra”;

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Figura 45 – Janela Cadastro de Representante

• Detalhamento da Proposta - : Ao clicar no botão “Detalhamento da Proposta”, será
aberta a janela contendo todos os itens/lotes da licitação selecionada.

 

10.3. Aba Classificação

No Julgamento das Propostas, o usuário visualizará a aba “Classificação” (Fig. 46).

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Figura 46 – Julgamento das Propostas (aba Propostas)

A aba também apresenta campos cujo preenchimento é obrigatório e que serão acessa-
dos através dos botões localizados na coluna de “Ações”, conforme abaixo:

• Desclassificação/Inabilitação da Proposta - Ao clicar no botão “Mais Opções” o usu-
ário poderá desclassificar um determinado fornecedor. Ao realizar a ação, será aberta a
janela Desclassificação de Fornecedor (Fig. 47).

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Figura 47 – Janela Desclassificação de Fornecedor

Nesta janela, são obrigatórios os seguintes campos:

▪ Base Legal do Impedimento;
▪ Referência no Edital para Impedimento;
▪ Justificativa.