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1. Cadastro de Pessoas
Ao acessar o menu Básico ➝ Cadastro de pessoas (Fig. 1), alguns campos são de 
preenchimento obrigatório para a prestação de contas ao TCE-ES, a fim de evitar 
inconsistências no envio. São eles: 
 
• Nome Fantasia/Razão Social; 
• CNPJ/CPF; 
• Tipo Empresa: Obrigatório quando selecionada a opção “Jurídica” no campo “Tipo 
Pessoa”; 
• Descrição Tipo Empresa: Obrigatório quando selecionada a opção “Outros” no campo 
“Tipo Empresa; 
• Consórcio de Empresas: Obrigatório quando selecionada a opção “Jurídica” no campo 
“Tipo Pessoa”; 
• Telefone; 
• E-mail. 

Figura 1 – Menu Básico ➝ Cadastro de Pessoas 
2. Cadastro de Comissões
O acesso ao Cadastro de Comissões será realizado através do menu: Básico ➝ 
Cadastros Auxiliares ➝ Cadastro de Comissões 
Será aberta a janela que exibirá as comissões já inseridas, bem como possibilitará ao 
usuário incluir uma nova comissão (Fig. 2). 

Figura 2 – Janela Procura Comissão de Licitação 
2.1. Aba Comissão
Ao clicar em “Incluir Novo Registro” será aberta a janela para inclusão da comissão 
(Fig. 3). 

Figura 3 – Cadastro de Comissões (aba Comissão) 
Alguns campos são obrigatórios, conforme abaixo:
• Nome Comissão; 
• Tipo Comissão; 
• Descrição Tipo Comissão: Obrigatório quando selecionada a opção "Outra" no campo 
"Tipo Comissão"; 
• Número Ato Criação; 
• Ato Criação; 
• Data do Ato; 
• Data de Publicação do Ato; 
• Descrição Ato Criação: Obrigatório quando selecionada a opção "Outro" no campo 
"Ato Criação".
2.1.1. Publicação (Comissão)
Ao clicar no botão “Publicação” será aberta a janela que exibirá as publicações já 
inseridas, bem como possibilitará ao usuário incluir uma nova publicação (Fig. 4). 

Figura 4 – Janela de Publicação 
Ao clicar em “Incluir Novo Registro” será aberta a janela para inclusão da publicação 
desejada (Fig. 5). 

Figura 5 – Cadastro da Publicação 
Será necessário atentar-se aos campos cujo preenchimento é obrigatório, visando evitar 
inconsistências na Prestação de Contas ao TCE-ES, sendo eles: 
• Veículo de Publicação; 
• Data; 
• URL de Publicação; 
• Descrição. 
2.2. Aba Membros
Após a finalização do preenchimento na aba Comissão, o usuário acessará a aba 
"Membros", dando continuidade à inserção das informações (Fig. 6). 

Figura 6 – Cadastro de Comissões (aba Comissão) 
Na aba Membros, diversos campos são de preenchimento obrigatório, os quais constam 
relacionados a seguir: 
• Código Pessoa (Cadastro no Item 1); 
• Cargo; 
• Atribuição Membro Comissão; 
• Natureza Cargo; 
• Início da Vigência; 
• Final da Vigência; 
• Ato Designação; 
• Telefone; 
• E-mail; 
• Descrição Ato Designação: Obrigatório quando selecionada a opção "Outra" no campo 
"Natureza Cargo".
3. Requisição/Solicitação de Entrega
Ao acessar uma Requisição ou uma Solicitação de Entrega dentro do sistema de 
materiais, algumas informações devem ser observadas, pois tais rotinas também apresentam 
campos cujo preenchimento é obrigatório. Abaixo, o usuário poderá verificar as formas de 
acesso às rotinas, bem como as informações exigidas pelo TCE-ES. 
3.1. Requisições de Processo Comum
O acesso à tela de requisição de processo comum (Fig. 7), será realizado através do 
menu: Compras ➝ Requisições ➝ Requisição de Processo Comum. 

Figura 7 – Tela Requisição de Processo Comum 
3.2. Solicitações de Entrega de Registro de Preços
O acesso à Solicitação de Entrega (Fig. 8) será realizado através do menu: Compras ➝ 
Licitações ➝ Registro de Preços ➝ Solicitação de Entrega. 

Figura 8 – Tela de Solicitação de Entrega / Registro de Preços 
Ambas as telas, possuem campos para preenchimento obrigatório na aba “Requisição” 
e/ou “Solicitação”. Sendo eles: 
• Fonte Recurso – Recurso/Convênio: Ao clicar no botão de pesquisa - será aberta a 
janela “Pesquisa de Fontes de Recurso” (Fig. 9), onde será possível realizar a pesquisa 
da fonte de recurso desejada. As informações disponíveis para seleção neste campo são 
oriundas do sistema de contabilidade. 

Figura 9 – Pesquisa de Fontes de Recurso 
• Evento: Ao clicar no botão de pesquisa - será aberta a janela “Pesquisa de Eventos” 
(Fig. 10), onde será possível realizar a pesquisa do evento desejado. As informações 
disponíveis para seleção neste campo são oriundas do sistema de contabilidade. 

Figura 10 – Pesquisa de Eventos 
• Elemento de Despesa/Ano Dotação: Localizado na aba “Reserva” (Fig. 11), o elemento 
de despesa é vinculado com as solicitações de reservas automaticamente de acordo com 
o material/serviço. Já o ano da dotação, será o ano vigente da realização da solicitação, 
preenchido automaticamente pelo sistema. 

Figura 11 – Requisição (aba Reservas) 
4. Agrupamento
O acesso ao agrupamento (Fig. 12), será realizado através do menu: Compras ➝ 
Licitações ➝ Processo Comum/Registro de Preços ➝ Agrupamento. 

Figura 12 – Agrupamento 
Na tela do agrupamento, o campo Licitação é de preenchimento obrigatório e a inserção 
da informação será conforme abaixo: 
• Modalidade da Licitação – Ao clicar no botão “Atualizar Direcionamento” - será 
aberta a janela para realizar a escolha da modalidade de acordo com o tipo de licitação a 
ser realizada. 
5. Gerenciamento da Contratação – Agenda
O acesso ao “Gerenciamento da Contratação – Agenda” será realizado através do menu: 
Compras ➝ Licitações ➝ Processo Comum/Registro de Preços ➝ Agenda. 
Todas as informações relacionadas à contratação estão distribuídas nas abas do 
gerenciamento, conforme abaixo: 
 
5.1. Aba Contratação 
A aba "Contratação" exibirá todas as informações iniciais sobre a licitação a ser 
realizada (Fig. 13). 

Figura 13 – Gerenciamento da Contratação (aba Contratação) 
Nesta aba, diversos campos são de preenchimento obrigatório, os quais constam 
relacionados a seguir: 
• Tipo do Objeto; 
• Objeto da Contratação; 
• Tipo Contratação; 
• Regime de Execução: Obrigatório apenas quando selecionadas as opções "Execução 
Direta" e Execução Indireta - Tarefa" no campo "Tipo Contratação". 
• Identificador Contratação TCEES; 
• Natureza Contratação. 
• Data de Publicação da Homologação: Este campo estará disponível para contratações 
com a “Situação”: Homologado
Ao clicar no botão “Publicação” será aberta a janela que exibirá as publicações já 
inseridas, bem como possibilitará ao usuário incluir uma nova publicação (Fig. 14). 

Figura 14 – Janela de Publicação 
Ao clicar em “Incluir Novo Registro” será aberta a janela para inclusão da publicação 
desejada (Fig. 15). 

Figura 15 – Cadastro da Publicação 
Será necessário atentar-se aos campos cujo preenchimento é obrigatório, visando evitar 
inconsistências na Prestação de Contas ao TCE-ES, sendo eles: 
• Veículo de Publicação; 
• Data; 
• URL de Publicação; 
• Descrição. 
5.2. Aba Processo
A aba "Processo" exibirá as informações relacionadas ao processo da contratação. (Fig. 
16). 

Figura 16 – Gerenciamento da Contratação (aba Processo) 
Nesta, duas informações são de preenchimento obrigatório, sendo elas:
• Número/Ano do Processo; 
• Data de Atuação. 
5.3. Aba Dados Complementares
Já a aba "Dados Complementares" exibirá campos com informações adicionais sobre a 
contratação (Fig. 17). 

Figura 17 – Gerenciamento da Contratação (aba Dados Complementares) 
Nesta aba alguns campos também são de preenchimento obrigatório, relacionados 
abaixo: 
• Justificativa da Contratação; 
• Vigência (Em dias); 
• Ano Previsão Finalização; 
• Tipo do Projeto; 
• Há engenheiro/arquiteto responsável pelo projeto: Obrigatório quando selecionada na 
opção “Tipo do Projeto”: Termo de referência ou Projeto básico; Projeto executivo; 
Projeto básico e executivo. 
 
5.4. Aba Comissão da Licitação 
 
A aba "Comissão de Licitação" exibirá os membros vinculados à contratação (Fig. 18) 

Figura 18 – Gerenciamento da Contratação (aba Comissão de Licitação) 
• A vinculação de pelo menos um membro de uma determinada comissão previamente 
cadastrada. 
 
Observação Importante: O membro da comissão vinculado à contratação deverá possuir 
todas as informações obrigatórias preenchidas no cadastro de pessoas, exemplificado no item 2 
deste manual. 
6. Mais Opções
No “Gerenciamento da Contratação – Agenda”, o usuário deverá acessar “Mais
Opções” referentes à contratação, pelo botão .
Ao clicar, será aberto o menu lateral (Fig. 19), contendo as opções para acesso.

Figura 19 – Menu “Mais Opções” 
7. Edital
O acesso ao “Edital da Contratação” será realizado através do botão “Mais Opções” no 
gerenciamento da contratação, conforme descrito no item 6 deste manual. 
A rotina é dividida em abas, que facilitam a localização e inserção das informações pelo 
usuário e que também apresentam campos cujo preenchimento é obrigatório, relacionados 
abaixo: 
7.1. Aba Edital
A aba "Edital" exibirá as informações iniciais sobre o edital (Fig. 20)

Figura 20 – Edital da Contratação (aba Edital) 
Nesta aba, vários campos são de preenchimento obrigatório, sendo eles:
• Número/Ano do Edital; 
• Edital Republicado; 
• Justificativa da Republicação: Obrigatório quando selecionado “Sim” na opção “Edital 
Republicado”; 
• Data/Hora Abertura Licitação; 
• Local de Abertura. 
7.1.1. Publicação
Ao clicar no botão “Publicação” será aberta a janela que exibirá as publicações já 
inseridas, bem como possibilitará ao usuário incluir uma nova publicação (Fig. 21). 

Figura 21 – Janela de Publicação 
Ao clicar em “Incluir Novo Registro” será aberta a janela para inclusão da publicação 
desejada (Fig. 22). 

Figura 22 – Cadastro da Publicação 
Será necessário atentar-se aos campos cujo preenchimento é obrigatório, visando evitar 
inconsistências na Prestação de Contas ao TCE-ES, sendo eles: 
• Veículo de Publicação; 
• Data; 
• URL de Publicação; 
• Descrição. 
7.2. Aba Lote/Item
Após a finalização dos preenchimentos na aba "Edital", o usuário acessará a aba 
"Lote/Item”, dando continuidade à inserção das informações. Alguns detalhes de preenchimento 
obrigatório diferenciam uma contratação por item de uma contratação por lotes, os quais serão 
mencionados a seguir: 
7.2.1. Contratações por Itens

Figura 23 – Edital da Contratação (aba Lote/Itens) 
Na aba Lote/Itens, em contratações por itens (Fig. 23), há diversos campos cujo 
preenchimento é obrigatório, relacionados a seguir: 
 
• Benefício LC 123/2016: Será necessário mover a barra de rolagem indicada em verde 
para o acesso ao campo para preenchimento; 
• Item de Amostra; 
• Valor utilizado como aceitabilidade de proposta; 
• Quantidade Mínima; 
• Quantidade Máxima; 
• Quantidade para Adesão; 
• Objeto Padronizado; 
• Número Processo Padronização; 
• Ano Processo Padronização; 
• Índice de Correção; 
• BDI (Benefícios e Despesas Indiretas): Obrigatório quando selecionado o “Tipo 
Contratação”: Obras e Serviços de Engenharia
7.2.1.1. Ações (Itens)
Para acesso às demais informações dos itens, o usuário deverá clicar nos botões da 
coluna de “Ações” (Fig. 24), localizada ao final da linha de cada item. 

Figura 24 – Coluna de Ações 
A seguir, relacionamos breve descrição sobre cada um dos botões e as informações que 
obrigatoriamente deverão ser inseridas em cada acesso: 
• Botão “Tipo Habilitação” -

Figura 25 – Janela Tipo Habilitação 
Ao clicar no botão “Tipo Habilitação”, o sistema exibirá a janela acima (Fig. 24), onde 
são obrigatórios: 
o Tipo Habilitação; 
o Descrição Habilitação. 
 
• Botão “Cronograma de Execução” - 

Figura 26 – Janela Cronograma Execução 
Ao clicar no botão “Cronograma de Execução”, o sistema exibirá a janela acima (Fig. 
26), onde são obrigatórios: 
 
o Código da Etapa; 
o Código da Subetapa; 
o Periodicidade/Evento; 
o Identificação do Período/Evento. 
• Botão “Modo de Execução” -

Figura 27 – Janela Modo de Execução 
Ao clicar no botão “Modo de Execução”, o sistema exibirá a janela acima (Fig. 27), 
onde também são obrigatórios: 
o Modo de Execução; 
o Descrição Modo de Execução: Obrigatório quando selecionada a opção 
“Outros” em “Modo de Execução”; 
o Prazo da Execução; 
o Local de Execução: Não obrigatório quando selecionado como “Tipo 
Contratação”: Obras e Serviços de Engenharia.
• Botão “Dados da Etapa” -
Observação: O preenchimento dos campos constantes na janela “Dados da Etapa” (Fig. 
28), serão obrigatórios apenas quando selecionado para “Tipo Contratação”: Obras e Serviços 
de Engenharia. 

Figura 28 – Janela Dados da Etapa 
Uma vez selecionada a opção “Obras e Serviços de Engenharia”, são obrigatórios:
 
o Código da Etapa; 
o Descrição da Etapa; 
o Código da Subetapa; 
o Descrição da Subetapa. 
7.2.2. Contratações por Lotes

Figura 29 – Edital da Contratação (aba Lote/Itens) 
Na aba Lote/Itens, quando a licitação é por lotes (Fig. 29), um campo adicional também 
é de preenchimento obrigatório: 
• Benefício LC 123/2016: Lei que garante o direito de preferência de empresas ME/EPP 
nas Licitações. 
7.2.2.1. Ações (Lotes)
Para acesso às demais informações dos lotes, o usuário deverá clicar nos botões da 
coluna de “Ações” (Fig. 30), localizada ao final da linha de cada item. 

Figura 30 – Coluna de Ações 
• Botão Tipo Habilitação -

Figura 31 – Janela Tipo Habilitação 
Ao clicar no botão “Tipo Habilitação”, o sistema exibirá a janela acima (Fig. 31), onde 
são obrigatórios: 
o Tipo Habilitação; 
o Descrição Habilitação. 
 
• Botão Cronograma de Execução - 

Figura 32 – Janela Cronograma de Execução 
Ao clicar no botão “Cronograma de Execução”, o sistema exibirá a janela acima (Fig. 
32), onde são obrigatórios: 
o Código da Etapa; 
o Código da Subetapa; 
o Periodicidade/Evento; 
o Identificação do Período/Evento. 
• Botão Modo de Execução -

Figura 33 – Janela Modo de Execução 
Ao clicar no botão “Modo de Execução”, o sistema exibirá a janela acima (Fig. 33), 
onde também são obrigatórios: 
 
o Modo de Execução; 
o Descrição Modo de Execução: Obrigatório quando selecionada a opção 
“Outros” em “Modo de Execução”; 
o Prazo da Execução 
o Local de Execução: Não obrigatório quando selecionada a opção Obras e 
Serviços de Engenharia em “Tipo Contratação”.
• Botão Itens do Lote -
Ao clicar no botão “Itens do Lote”, será aberta a janela onde poderão ser visualizadas 
todas as informações referentes aos itens do lote (Fig. 34). 

Figura 34 – Itens do Edital 
Assim, diversos campos dentro do botão “Itens do Lote” serão obrigatórios, 
relacionados a seguir: 
• Item de Amostra; 
• Valor utilizado como aceitabilidade de proposta; 
• Quantidade Mínima; 
• Quantidade Máxima; 
• Quantidade para Adesão; 
• Objeto Padronizado; 
• Número Processo Padronização; 
• Ano Processo Padronização; 
• Índice de Correção; 
• BDI (Benefícios e Despesas Indiretas): Obrigatório quando selecionada a opção Obras e 
Serviços de Engenharia em “Tipo Contratação”;
• Botão Dados da Etapa (Fig. 35) - : Obrigatório quando selecionada a opção Obras e 
Serviços de Engenharia em “Tipo Contratação”; 

Figura 35 – Janela Dados da Etapa 
Uma vez selecionada a opção “Obras e Serviços de Engenharia”, são 
obrigatórios: 
o Código da Etapa 
o Descrição da Etapa 
o Código da Subetapa 
o Descrição da Subetapa 
 
7.3. Aba Técnica/Preço 
Nesta aba, serão relacionadas as informações já definidas para a licitação referentes à 
técnica e preço (Fig. 36). 

Figura 36 - Edital da Contratação (aba Técnica/Preço) 
Assim, para que não haja inconsistência na prestação de contas, são obrigatórios os 
seguintes campos: 
• Valorização Mínima Proposta: Obrigatório apenas para contratações do tipo: Melhor 
Técnica; 
• Preço Máximo Fixado: Obrigatório apenas para contratações do tipo: Melhor Técnica; 
• Peso Técnica: Obrigatório para contratações do tipo: Melhor Técnica e Preço; 
• Peso Proposta: Obrigatório para contratações do tipo: Melhor Técnica e Preço; 
• Pré-qualificação; 
• Número/Ano Processo Pré-qualificação: Obrigatório quando selecionada a opção “Sim” 
para o campo “Pré-qualificação”; 
• Base legal Pré-qualificação: Obrigatório quando selecionada a opção “Sim” para o 
campo “Pré-qualificação”;
7.4. Aba Dados Complementares
A aba "Dados Complementares" (Fig. 37) exibirá campos que serão obrigatórios de 
acordo com os preenchimentos realizados anteriormente pelo usuário. 

Figura 37 - Edital da Contratação (aba Dados Complementares) 
Abaixo, seguem os campos obrigatórios:
 
• Inversão de Fase; 
• Base Legal Inversão de Fase: Obrigatório quando selecionada a opção “Sim” para o 
campo “Inversão de Fase”; 
• Permite Adesões: Obrigatório para contratações de “Registro de Preços”; 
• Serviço de Natureza Contínua; 
• Licenciamento Ambiental; 
• Estudo Técnico Preliminar; 
• Previsão do limite quantitativo: Obrigatório quando selecionada a opção “Sim” para o 
campo “Permite Adesões”; 
• Permite Empresas Consorciadas; 
• Audiência Pública; 
• Permite Subcontratação; 
• Remanescente Parcela; 
• Identificação Contratação Remanescente: Obrigatório quando selecionada a opção 
“Sim” para o campo “Remanescente Parcela”; 
• Limite Empresas Consorciada: Obrigatório quando selecionada a opção “Sim” para o 
campo “Permite Empresas Consorciadas”; 
• Limite de Adesão: Obrigatório quando selecionada a opção “Sim” para o campo 
“Permite Adesões”; 
• Bonificações e Despesas Indiretas (BDI): Obrigatório para “Tipo Contratação”: Obras e 
Serviços de Engenharia; 
• URL Edital. 
7.5. Aba Atos Praticados
Na aba "Atos Praticados", serão exibidos todos os atos cadastrados para a contratação 
(Fig. 38). 

Figura 38 - Edital da Contratação (aba Atos Praticados) 
Os "Atos Praticados" também poderão ser acessados através do “Gerenciamento da 
Contratação – Agenda”, por meio do clique no botão “Mais Opções”. Assim, será exibido o 
menu lateral (exemplificado no item 6 deste manual), onde o usuário deverá clicar em “Atos 
Praticados”. Será aberta a janela de “Gerenciamento dos Atos Praticados” (Fig. 39). 

Figura 39 – Janela Gerenciamento dos Atos Praticados 
Ao clicar em “Incluir Novo Registro” será aberta uma nova janela para inclusão do ato 
(Fig. 40). 

Figura 40 – Janela Atos Praticados 
Alguns campos são obrigatórios, conforme abaixo:
• Tipo do Ato; 
• Data do Ato; 
• Responsável; 
• Tipo de Responsabilidade Técnica do Projeto; 
• Número de Responsabilidade Técnica; 
• URL de Responsabilidade Técnica; 
8. Obras
As informações relacionadas à “Obras” serão acessadas através do botão “Mais 
Opções” no “Gerenciamento da Contratação – Agenda” (conforme orientado no Item 6). Ao 
acessar o menu lateral, o usuário deverá clicar em “Obras”, onde será aberta a janela 
“Informações de Obras” (Fig. 41). 

Figura 41 – Janela Informações de Obras 
Todos os campos são de preenchimento obrigatório exclusivamente para contratações 
“Tipo Contratação”: Obras e Serviços de Engenharia, conforme abaixo: 
• Primeiro nível do “SubTipoContratação” (Setor Beneficiado) 
• Segundo nível do “SubTipoContratação” (Setor Intervenção) 
• Terceiro nível do “SubTipoContratação” (Objeto Intervenção) 
• Descrição do terceiro nível do “SubTipoContratação”: Obrigatório para 
“Terceiro nível do SubTipoContratação (Objeto Intervenção)” preenchido 
como: Outros. 
9. Anexos
Os “Anexos” da contratação serão acessados através do botão “Mais Opções” no 
“Gerenciamento da Contratação – Agenda” (conforme orientado no Item 5). Ao ser exibido o 
menu lateral, o usuário deverá clicar em “Anexo”, onde será aberta a janela “Lista de Arquivos 
Gerais do Sistema” (Fig. 42). 

Figura 42 – Janela Lista de Arquivos Gerais do Sistema 
Há apenas um campo cujo preenchimento é obrigatório, conforme abaixo:
• Descrição Arquivo: Obrigatório apenas quando o “Tipo do Arquivo” 
selecionado for: Edital. 
10. Julgamento das Propostas
O julgamento das Propostas concentra muitas informações importantes quando 
analisado o sistema e a licitação como um todo. Nesta rotina, são inseridos os valores de 
propostas, os lances, assim como valores negociados e demais ações referentes ao preço e à 
classificação dos fornecedores vencedores. Abaixo, seguem relacionados todos os campos que 
demandam obrigatoriedade no preenchimento. 
10.1. Aba Itens 
 
Ao acessar o Julgamento das Propostas, será exibida a aba Itens (Fig. 43). 

Figura 43 – Julgamento das Propostas (aba Itens) 
A aba “Itens” apresenta um campo cujo preenchimento é obrigatório para a prestação 
de contas ao TCE-ES: 
• Situação – Item/Lote: Trata-se de uma alteração que poderá ser realizada no item ou 
no lote selecionado, localizada na coluna “Ações” ao final da linha de cada 
Item/Lote, sendo: - Adjudicação; - Homologação; - Mais Opções (Deser-
tar, Fracassar, Revogar e Anular). 
10.2. Aba Propostas
A segunda aba exibida no Julgamento das Propostas é a aba “Proposta” (Fig. 44).

Figura 44 – Julgamento das Propostas (aba Propostas) 
Na aba “Proposta”, são obrigatórios os preenchimentos dos seguintes campos:
• Preço (Valor Unitário); 
• BDI: Para visualização deste campo, será necessário mover a barra de rolagem indi-
cada em verde na figura X. O campo BDI é obrigatório para “Tipo Contratação”: 
Obras e Serviços de Engenharia. 
• Definir Representante - : Ao clicar no botão “Definir Representante” será aberta a 
janela para inclusão do representante desejado (Fig. 45), sendo obrigatórios: 
o Representante/Nome Representante; 
o CPF/RNE; 
o Atribuição; 
▪ Descrição Atribuição: Obrigatório quando selecionado no campo 
“Atribuição” a opção “Outra”; 

Figura 45 – Janela Cadastro de Representante 
• Detalhamento da Proposta - : Ao clicar no botão “Detalhamento da Proposta”, será 
aberta a janela contendo todos os itens/lotes da licitação selecionada. 
10.3. Aba Classificação
No Julgamento das Propostas, o usuário visualizará a aba “Classificação” (Fig. 46).

Figura 46 – Julgamento das Propostas (aba Propostas) 
A aba também apresenta campos cujo preenchimento é obrigatório e que serão acessa-
dos através dos botões localizados na coluna de “Ações”, conforme abaixo: 
• Desclassificação/Inabilitação da Proposta - Ao clicar no botão “Mais Opções” o usu-
ário poderá desclassificar um determinado fornecedor. Ao realizar a ação, será aberta a 
janela Desclassificação de Fornecedor (Fig. 47). 

Figura 47 – Janela Desclassificação de Fornecedor 
Nesta janela, são obrigatórios os seguintes campos:
▪ Base Legal do Impedimento; 
▪ Referência no Edital para Impedimento; 
▪ Justificativa.