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1. Compra 
 
A realização do envio da contratação para o portal inicia-se na etapa de compra. O preenchimento 
das informações serão obrigatórias de acordo com o instrumento convocatório, sendo eles:
• Edital: Utilizado para concorrência, pregão e credenciamento; 
• Aviso de Contratação Direta: Utilizado para dispensa com disputa; 
• Ato que autoriza a Contratação Direta: Utilizado para dispensa sem disputa ou na 
inexigibilidade. 
1.1. Obrigatoriedade
Algumas informações deverão ser preenchidas obrigatoriamente para todas as compras que forem 
enviadas ao portal. 
O envio estará de acordo com Lei 14.133/2021, que deverá ser marcada no campo “Lei que rege 
a Licitação”, disponível na tela do agrupamento (Menu Compras → Licitações → Processo 
Comum/Registro de Preços → Agrupamento) (Fig. 1). 
 

Figura 1 – Agrupamento 
O conjunto de informações a serem preenchidas ocorrem majoritariamente nas telas da “Agenda 
(Gerenciamento de Contratação)” e do “Edital”. 
A “Agenda” está disponível através do menu Compras → Licitações → Processo Comum/Registro 
de Preços → Agenda. O acesso à tela do “Edital” está disponível nas ações, por meio do botão  ,
, 
localizado no canto inferior da tela da “Agenda”. 
 
1.1.1. Agenda (Gerenciamento de Contratação) 
 
Na aba “Contratação” deverão ser preenchidos os seguintes campos (Fig. 2): 
• Objeto da Contratação; 
• Critério de Julgamento. 

Figura 2 – Agenda (Contratação) 
Na aba “Itens/Lotes” deverá ser preenchida a informação do “Benefício LC 123/2006” para cada 
item/lote. 
Para visualização do campo a ser preenchido, deslize a barra de rolagem para a direita, até que a 
coluna “Benefício LC 123/2006” seja exibida, conforme figura 3. 
 

Figura 3 – Agenda (Itens/Lotes) 
 
Na aba “Processo” deverão ser preenchidos o número e o ano do processo principal, indicado na 
figura 4. 
 

Figura 4 – Agenda (Processo) 
Na aba “Dados Complementares” deverá ser preenchido o campo “Modo de Disputa PNCP” (Fig. 
5). 
Para contratações cujo instrumento convocatório seja “Aviso de Contratação Direta” este campo 
deverá ser selecionado como: Dispensa Com Disputa. 
Em casos em que o instrumento convocatório seja “Ato que autoriza a Contratação Direta” este 
campo deverá ser selecionado como: Não se aplica. Caso nenhuma opção seja selecionada será considerado 
pelo portal como “Não se aplica”. 

Figura 5 – Agenda (Dados Complementares) 
Exclusivamente para os instrumentos convocatórios “Aviso de Contratação Direta” e “Ato que 
autoriza a Contratação Direta” será necessário o envio do amparo legal/motivo de dispensa. 
O sistema exibirá o campo de “Motivo de dispensa”, que precisará ser preenchido de acordo com 
o instrumento utilizado (Fig. 6). 
 

Figura 6 – Agenda (Dados Complementares – Motivo de dispensa) 
 
1.1.2. Edital 
 
As informações presentes neste tópico deverão ser informadas caso o instrumento convocatório 
seja “Edital”. 
Os campos a serem preenchidos são (Fig. 7): 
• Nº/Ano Edital 
• Dt. En. Proposta Inicial 
• Dt. En. Proposta Final 
 

Figura 7 – Edital 
1.1.3. Documentos
Será necessário o envio de um documento referente à contratação que está sendo enviada. Este 
documento poderá ser anexado através da rotina “Anexo” (Fig. 8), localizada nas ações da “Agenda” ao 
clicar no botão  , localizado no canto inferior da tela. O arquivo não poderá exceder 30MB.
, localizado no canto inferior da tela. O arquivo não poderá exceder 30MB. 
 

Figura 8 – Botão “Anexo” 
1.2. Envio para o Portal – Compra 
 
O envio da contratação para o PNCP poderá ser feito de duas formas distintas, sendo uma delas 
disponível nas ações da “Agenda” por meio do botão , localizado no canto inferior da tela. Será exibida 
a opção “Inserir Compra PNCP” (Fig. 9). 

Figura 9 – Botão “Inserir Compra PNCP” 
Ao acionar o botão, será validado se os campos estão com as informações corretamente 
preenchidas. As pendências serão exibidas em tela, conforme figura 10. 

Figura 10 – Validação dos Campos 
Se as informações estiverem de acordo, o usuário poderá seguir com o envio da compra já aberta 
na agenda. 
Outra forma de envio será através do menu PNCP → Compra (Fig. 11).

Figura 11 – Menu PNCP (Compra) 
Será aberta a tela “PNCP – Compra”, que listará todas as contratações enviadas ao portal. Para o 
envio, clicar no botão “Incluir” (Fig. 12). 
 

Figura 12 – PNCP – Compra 
Na tela seguinte, serão listadas todas as compras que estiverem marcadas com a Lei 14.133/2021 
(Item 1.1). Para cada licitação, à direita, serão visualizadas as ações que poderão ser executadas (Fig. 13), 
sendo elas: Visualizar ( ), Incluir ( ) e Integrar ( ). 

Figura 13 – PNCP – Incluir Compra (Ações) 
1.2.1. Visualizar
Na contratação selecionada, ao clicar no ícone “Visualizar”, será aberta uma nova tela contendo 
as informações sobre a compra, divididas em três abas: 
• Compra: Exibe as informações básicas da contratação, que não poderão ser editadas 
nesta tela (Fig. 14); 

Figura 14 – Aba “Compra” 
• Itens: Exibe o nome dos materiais, seguido da quantidade, a unidade, o valor estimado e 
o valor total (Fig. 15); 

Figura 15 – Aba “Itens” 
• Documentos: Exibe os documentos que foram anexados a contratação, demonstrando o 
nome do arquivo, a descrição e o tipo do documento (Fig. 16). 

Figura 16 – Aba “Documentos” 
1.2.2. Incluir
Ao clicar, será aberta a janela de confirmação para realizar o envio da contratação ao portal (Fig. 
17). Caso haja campos pendentes, serão informados em tela para correção e preenchimento (Fig. 10). 

Figura 17 – Confirmação da inclusão da compra 
Com todos os dados corretos, após a conclusão do envio, será exibida uma mensagem confirmando 
que a compra foi enviada com sucesso e poderá ser consultada diretamente no portal. 
Após a inclusão, na tela da “Agenda (Gerenciamento da Contratação)” será exibido o status 
“DIVULGADO PNCP”, bem como o botão com o link que irá redirecionar para o portal (Fig. 18). 

Figura 18 – Agenda (Divulgado PNCP) 
1.2.3. Integrar
Em contratações enviadas ao PNCP através de outros métodos, não será possível realizar o reenvio 
pelo sistema. No entanto, para o envio das próximas etapas a integração se faz necessária. 
Poderá ser integrada ao sistema uma contratação já enviada. Para isso, basta clicar em “Integrar”, 
preencher com o id da contratação que está descrito no portal e, em seguida, clicar em confirmar (Fig. 19). 

Figura 19 – Integrar Contratação 
1.3. Itens (Resultado – Homologação)
Na tela “PNCP - Compra” (Menu PNCP → Compra) são listadas todas as contratações que já 
foram enviadas. 
Na coluna “Ações”, poderá ser visualizado o ícone referente aos itens da contratação (Fig. 20).

Figura 20 – PNCP – Compra (Itens) 
Ao clicar, será aberta a janela “PNCP – Item da Compra”, contendo o nome do material, a 
quantidade, unidade e a informação se o resultado do item foi enviado para o portal (Fig. 21). 

Figura 21 – PNCP – Item da Compra 
1.3.1. Retificar Item
Caso possua alguma alteração referente ao item que foi anteriormente enviado, será possível 
realizar a retificação. Existem duas formas de retificar os itens, sendo a primeira na coluna “Ações”, no 
botão “Retificar Item” (Fig. 22) e a segunda, localizada abaixo na tela, no botão “Retificar Itens (Filtrados)” 
onde será possível retificar os itens exibidos em tela (Fig. 23). 

Figura 22 – PNCP – Item da Compra (Retificar Item) 

Figura 23 – PNCP – Retificar Itens (Filtrados) 
1.3.2. Inserir Resultado
O envio do resultado (homologação) dos itens poderá ser realizado pelo botão “Inserir Resultados” 
localizado na coluna “Ações” (Fig. 24). 

Figura 24 – PNCP – Item da Compra (Inserir Resultado) 
Além da rotina supracitada, o envio do resultado de todos os itens poderá ser executado ao clicar 
no botão “Inserir Resultados (Filtrados)” (Fig. 25). 

Figura 25 – PNCP – Inserir Resultados (Filtrados) 
Será permitido o envio apenas se o item estiver como homologado no julgamento das propostas. 
Caso o contrário, será exibido um alerta informando que o item não poderá ser enviado (Fig. 26). 

Figura 26 – Erro na Inclusão 
1.3.3. Retificar Resultado
Caso possua alguma alteração nos resultados já enviados anteriormente, será possível retificar o 
resultado e fazer o reenvio. A retificação poderá ser realizada de duas formas, sendo a primeira na coluna 
“Ações” através do botão “Retificar Resultado” (Fig. 27). 

Figura 27 – PNCP – Item da Compra (Retificar Resultado) 
A segunda forma de realizar a retificação será através do botão “Retificar Resultados (Filtrados)”, 
localizado abaixo da tela (Fig. 28). 

Figura 28 – PNCP – Retificar Resultados (Filtrados) 
1.4. Documentos
Na tela “PNCP - Compra” será possível gerenciar os documentos referente à contratação 
específica, através do botão “Documentos”, localizado na coluna “Ações” (Fig. 29). 

Figura 29 – PNCP – Compra (Documentos) 
 
Ao clicar, será aberta a janela “PNCP – Documentos da Compra”, que listará os documentos que 
foram previamente anexados (Item 1.1.3).
Através desta tela, poderá ser anexado um novo documento para a contratação, clicando no botão 
“Incluir” (Fig. 30). 

Figura 30 – PNCP – Documentos da Compra 
Serão listados os documentos que foram anexados na contratação e que não foram enviados. Para 
adicionar basta clicar em “Incluir”, disponível na coluna “Ações” (Fig. 31). 

Figura 31 – PNCP – Incluir Documentos da Compra 
1.5. Exclusão
Para exclusão de uma contratação, basta clicar no botão “Excluir” na coluna de “Ações” (Fig. 32).

Figura 32 – PNCP – Compra (Excluir) 
Ao clicar, será exibida a mensagem de confirmação. Ao confirmar, será aberta a janela para 
informar a justificativa da exclusão (Fig. 33). 

Figura 33 – PNCP – Justificativa da Exclusão 
1.6. Link (Portal)
Após o envio, a contratação poderá ser acessada através do portal. Para facilitar o acesso, será 
possível consultar clicando no botão , para que seja direcionado ao portal (Fig. 34). 

Figura 34 – PNCP – Compra (Link) 
1.7. Retificar
A alteração de dados já enviados ao tribunal poderá ser executada através da retificação. Existem 
duas possibilidades de retificação: total e parcial (Fig. 35). 

Figura 35 – PNCP – Compra (Retificar) 
• Total: Retifica todos os dados da contratação; 
• Parcial: Retifica itens específicos que foram alterados. Nesta opção, será aberta uma 
janela listando as informações alteradas, permitindo retificar individualmente ou todos os 
itens (Fig. 36).

Figura 36 – PNCP – Retificar (Parcial) 
2. Ata de Registro de Preços
Para o envio da ata de registro de preços, será necessário o preenchimento de algumas informações 
obrigatórias, sendo elas: data de publicação, assinatura, início de vigência, vencimento e de abertura (Fig. 
37). 

Figura 37 – Ata de Registro de Preços 
2.1. Envio para o Portal – Ata
O envio é realizado através do menu PNCP → Ata Registro de Preços (Fig. 38).

Figura 38 – Menu PNCP (Ata Registro de Preços) 
Será aberta a tela “PNCP – Atas de Registro de Preços”, que listará todas as atas já enviadas ao 
portal. Para o envio, clicar em “Incluir” (Fig. 39). 

Figura 39 – PNCP – Atas de Registro de Preços 
Na tela seguinte serão listadas todas as atas disponíveis para o envio. Para cada ata, na coluna 
“Ações”, será possível visualizar e incluir. 
• Visualizar: Permite abrir a ata selecionada diretamente da rotina de inclusão (Fig. 40)

Figura 40 – PNCP – Incluir Ata (Visualizar) 
• Incluir: Será aberta uma mensagem de confirmação e em seguida, caso todos os dados 
estiverem preenchidos, a ata será enviada ao portal (Fig. 41). 

Figura 41 – PNCP – Incluir Ata (Incluir) 
2.2. Documentos
Para anexar arquivos na ata, acesse a ata desejada e clique o botão “Anexar Arquivos”, localizado 
na parte inferior da tela. O arquivo não poderá exceder 30MB (Fig. 42). 

Figura 42 – Ata (Anexar Arquivos) 
Na tela “PNCP – Atas de Registro de Preços” será possível gerenciar os documentos referente a 
ata específica, através do botão “Documentos Ata”, localizado na coluna “Ações” (Fig. 43). 

Figura 43 – PNCP – Ata de Registro de Preços (Documentos) 
Ao clicar, será aberta a janela “PNCP – Documentos da Ata de Registro de Preços” listando os 
documentos que foram anexados 
Para vincular documentos que foram inseridos na ata ao portal, clicar em “Incluir” (Fig. 44).

Figura 44 – PNCP – Documentos da Ata 
Serão listados os documentos contidos na ata. Para adicionar, basta clicar em “Incluir”, localizado 
na coluna “Ações” (Fig. 45). 

Figura 45 – PNCP – Incluir Documentos da Ata 
2.3. Retificar
A alteração dos dados da ata já enviada ao tribunal poderá ser executada através de retificação. 
Para isto, na tela principal “PNCP – Atas de Registro de Preços”, na coluna “Ações”, basta clicar em 
“Retificar Ata” (Fig. 46). 

Figura 46 – PNCP – Ata de Registro de Preços (Retificar Ata) 
2.4. Excluir
Caso necessário, poderá ser feita a exclusão da ata enviada ao portal. Para isso, na tela “PNCP – 
Atas de Registro de Preços”, basta clicar no botão “Excluir Ata”, localizado na coluna “Ações” (Fig. 47). 

Figura 47 – PNCP – Ata de Registro de Preços (Excluir Ata) 
Ao clicar, será exibida a mensagem de confirmação. Ao confirmar, será aberta a janela para 
informar a justificativa da exclusão (Fig. 48). 

Figura 48 – PNCP – Ata – Justificativa da Exclusão 
2.5. Visualizar
Na tela “PNCP – Atas de Registro de Preços”, será possível visualizar a ata. Para isso, basta clicar 
no botão “Visualizar Ata”, localizado na coluna “Ações” (Fig. 49). 

Figura 49 – PNCP – Ata de Registro de Preços (Visualizar Ata) 
2.6. Link (Portal)
Após o envio, a ata poderá ser acessada através do portal. O acesso é facilitado por meio do clique 
no botão , localizado na coluna “Ações” (Fig. 50). 
 
Figura 50 – PNCP – Ata de Registro de Preços (Link Ata PNCP) 
3. Contrato
Para envio do contrato, será necessário o preenchimento de algumas informações obrigatórias. No 
contrato, selecione uma “Categoria do Processo” (Fig. 51) e preencha o campo “Número de Parcelas” (Fig. 
52). 

Figura 51 – Contrato (Categoria do Processo) 

Figura 52 – Contrato (Número de Parcelas) 
Para o envio do contrato de empenho, as informações obrigatórias estão situadas na solicitação de 
empenho. Na aba “Empenhos Solicitados”, clique no botão “Editar”, localizado na coluna “Ações” (Fig. 
53). 

Figura 53 – Solicitação de Empenho 
Ao clicar, será aberta a janela “Dados Empenho PNCP”, que conterá os campos obrigatórios para 
realizar o envio (Fig. 54). 

Figura 54 – Dados Empenho PNCP 
3.1. Envio para o Portal – Contrato
O envio é realizado através do menu PNCP → Contrato (Fig. 55).

Figura 55 – Menu PNCP (Contrato) 
Será aberta a tela “PNCP – Contratos”, que listará todos os contratos já enviados ao portal. Para o 
envio, clicar em “Incluir” (Fig. 56). 

Figura 56 – PNCP - Contratos 
Na tela seguinte serão listados todos os contratos disponíveis para o envio. Para incluir, basta clicar 
no botão “Incluir Contrato”, localizado na coluna “Ações” (Fig. 57). 

Figura 57 – PNCP – Incluir Contrato 
Será aberta a mensagem de confirmação e, em seguida, caso todos os dados estiverem preenchidos 
corretamente, o contrato será enviado ao portal 
3.2. Documentos
Para anexar arquivos, acesse o contrato desejado e clique a aba “Anexo” (Fig. 58). O arquivo não 
poderá exceder 30MB. 

Figura 58 – Contrato (Anexo) 
Para contratos tipo empenho, acesse o empenho desejado e clique no botão “Anexar Arquivo”, 
localizado na coluna “Ações” (Fig. 59). 

Figura 59 – Solicitação de Empenho (Anexar Arquivo) 
Na tela “PNCP – Contratos”, será possível gerenciar os documentos referente ao contrato 
específico, clicando no botão “Documentos”, localizado na coluna “Ações” (Fig. 60). 

Figura 60 – PNCP – Contratos (Documentos) 
Ao clicar, será aberta a janela “PNCP – Documentos do Contrato”, que listará os documentos que 
foram anexados. 
Para inserir no contrato que foi enviado ao portal o documento anteriormente anexado, clicar em 
“Incluir” (Fig. 61). 

Figura 61 – PNCP – Documentos do Contrato 
Serão listados os documentos contidos no contrato, para adicionar bastar clicar em “Incluir”, 
localizado na coluna “Ações” (Fig. 62). 

Figura 62 – PNCP – Incluir Documentos do Contrato 
3.3. Retificar
A alteração dos dados do contrato já enviado ao tribunal poderá ser executada através de 
retificação. Para isso, na tela principal “PNCP – Contratos”, na coluna “Ações”, basta clicar em “Retificar” 
(Fig. 63). 

Figura 63 – PNCP – Contratos (Retificar) 
3.4. Excluir
Caso necessário, poderá ser realizada a exclusão do contrato enviado ao portal. Para isso, na tela 
“PNCP – Contratos”, basta clicar no botão “Excluir”, localizado na coluna “Ações” (Fig. 64). 

Figura 64 – PNCP – Contratos (Excluir) 
Ao clicar, será exibida a mensagem de confirmação. Ao confirmar, será aberta a janela para 
informar a justificativa da exclusão (Fig. 65). 

Figura 65 – PNCP – Contrato – Justificativa da Exclusão 
3.5. Link (Portal)
Após o envio, o contrato poderá ser acessado através do portal. O acesso é facilitado por meio do 
clique no botão , localizado na coluna “Ações” (Fig. 66). 

Figura 66 – PNCP – Contratos (Link) 
3.6. Termo de Contrato
Para enviar um termo de contrato (Alteração Contratual) ao portal, selecione o contrato desejado 
na tela “PNCP - Contratos” e em seguida, clicar em “Termo de Contrato” (Fig. 67). 

Figura 67 – PNCP – Contratos (Termo de Contrato) 
Será aberta uma tela listando os termos já anexados ao contrato. Para adicionar um novo termo, 
clicar em “Incluir” (Fig. 68). 

Figura 68 – PNCP – Termo de Contrato 
Serão listados todos os termos disponíveis para o contrato selecionado. Na coluna “Ações”, será 
possível visualizar o termo (Fig. 69). 

Figura 69 – PNCP – Incluir Termo do Contrato (Visualizar) 
Para adicionar o termo selecionado, basta clicar em “Incluir”, localizado na coluna “Ações” (Fig. 
70). 

Figura 70 – PNCP – Incluir Termo do Contrato (Incluir) 
Será exibida a mensagem de confirmação para a realização do envio e, em seguida, o termo será 
vinculado ao contrato no portal. 
3.6.1. Documentos
Para anexar documentos relacionados ao termo do contrato já enviado para o portal, basta acessar 
a rotina de “Alteração Contratual”, presente no sistema de contratos. 
Para incluir o anexo, selecione a opção “Anexos da Alteração Contratual” presente na coluna ações 
(Fig. 71). O arquivo não poderá exceder 30MB. 

Figura 71 – Alteração Contratual (Anexos) 
Na tela “PNCP – Termo de Contrato” será possível gerenciar os documentos referente ao termo 
específico, através do botão “Documentos”, localizado na coluna “Ações” (Fig. 72). 

Figura 72 – Termo de Contrato (Documentos) 
Ao clicar, será aberta a janela “PNCP – Documentos do Termo de Contrato”, que listará os 
documentos que foram anexados ao portal. 
Para inserir no termo que foi enviado ao portal o documento anteriormente anexado, clicar em 
“Incluir” (Fig. 73). 

Figura 73 – PNCP – Documentos do Termo de Contrato 
Serão listados os documentos contidos no termo. Para adicionar, basta clicar em “Incluir”, 
localizado na coluna “Ações” (Fig. 74). 

Figura 74 – PNCP – Incluir Documentos do Termo de Contrato 
3.6.2. Excluir
Caso necessário, poderá excluir o termo de contrato enviado ao portal. Para isso, na tela “PNCP – 
Termo de Contrato”, basta clicar no botão “Excluir”, localizado na coluna “Ações” (Fig. 75). 

Figura 75 – PNCP – Termo de Contrato (Excluir) 
Ao clicar, será exibida a mensagem de confirmação. Ao confirmar, será aberta a janela para 
informar a justificativa da exclusão (Fig. 76). 

Figura 76 – PNCP – Contrato – Justificativa da Exclusão 
3.6.3. Retificar
A alteração dos dados do termo já enviado ao tribunal poderá ser executada através de retificação. 
Para isso, na tela principal “PNCP – Contratos”, localizado na coluna “Ações”, basta clicar em “Retificar” 
(Fig. 77). 

Figura 77 – PNCP – Termo de Contrato (Retificar)