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1.Introdução
Este manual auxiliará os funcionários responsáveis a preencher e gerar os arquivos XMLs para a prestação de contas exigida pelo tribunal do Espírito Santo – Cidades Web.
2.Objetivo
Este manual tem como objetivo apresentar a rotina de exportação dos arquivos XML para o tribunal de contas do Espírito Santo;
Apresentar todos os campos que são obrigatórios o preenchimento para geração dos arquivos XML;
3.Cenário
A rotina de geração dos arquivos XML (Cidades Web) foi concebida focando na obrigatoriedade da declaração de informações referentes às licitações realizadas durante o mês para o tribunal de contas do Espírito Santo.
4.Permissão de acesso
O procedimento de geração dos arquivos XML (Cidades Web) somente estão liberados a princípio para usuários administradores do sistema, sendo possível controlar o acesso dos outros usuários a essa tela através da tela de restrições de acesso.
No entanto o único usuário que poderá dar permissão a essa rotina, será o usuário nomeado Administrador do Sistema, porque ele é o responsável e conhecedor de todas as permissões necessárias para parametrizar e configurar o acesso de todos os usuários. Portanto caso o leitor não seja o Administrador do Sistema, solicite ao usuário Administrador que, este configure e retire a restrição de acesso para o seu usuário.
5.Preenchimento dos campos obrigatórios
Após o usuário ter acesso a rotina de exportação dos arquivos deverá preencher alguns campos que são obrigatórios para geração dos arquivos.
Comissão de Licitação
Figura 1- Cadastro de Comissão de Licitação
O campo se refere ao órgão responsável pela licitação, quando o sistema é integrado com a contabilidade existe a opção de pesquisar essa informação através do botão que fica ao lado do campo, facilitando assim o preenchimento correto do mesmo. Quando o sistema não é integrado é liberado somente para digitação do mesmo na tela sem a opção de pesquisa.
Figura 2- Membros da Comissão de Licitação
As duas telas apresentadas acima deverão estar com todos os seus campos preenchidos para a geração correta dos arquivos.
Agenda Processo Comum
Figura 3 - Acesso ao menu Agenda - Processo Comum
A figura acima demonstra como acessar a tela de agenda do processo comum, essa tela é uma das principais na geração do Cidades Web, pois contem a maioria dos campos que são declarados.
Figura 4- Agenda Processo Comum
Os campos que estão dentro do retângulo vermelho são de preenchimento obrigatório, pois todos são declarados para o Cidades Web.
Figura 5- Vinculação da Comissão de Licitação a Agenda
A figura ilustra a “aba” Comissão de Licitação na Agenda, essa aba deverá ser preenchida da seguinte forma:
1.Selecionar a comissão que deseja relacionar a agenda como mostra a figura abaixo:
2.Clicar no botão para que todas as pessoas dessa comissão fiquem vinculadas a essa licitação, ou seja, você esta vinculando a “Comissão de Licitação” a licitação.
Após esses dois passos a tela deverá estar semelhante à figura abaixo.
Figura 6- Vinculação da Comissão de Licitação a Agenda - Concluída
No retângulo em vermelho o sistema irá listar todas as pessoas que foram vinculadas a licitação, sendo assim essa etapa de preenchimento foi concluída.
Ainda na tela da Agenda existe outra “aba” chamada “Processos” que também deve ser preenchida, como mostra a figura abaixo:
Figura 7- Aba Processo na Agenda
A figura mostra em destaque as informações que devem ser preenchidas para o tramite correto da licitação e da futura prestação de contas ao tribunal.
Agenda Registro de Preço
Figura 8- Acesso ao menu Agenda - Registro de Preço
A figura acima demonstra como acessar a tela de agenda do registro de preço, essa tela é uma das principais na geração do Cidades Web, pois contem a maioria dos campos que são declarados.
Figura 9- Agenda Registro de Preço
Os campos que estão dentro dos retângulos vermelhos são de preenchimento obrigatório, pois todos são declarados para o Cidades Web.
Figura 0- Vinculação da Comissão de Licitação a Agenda Registro de Preço
A figura ilustra a “aba” Comissão de Licitação na Agenda de Registro de Preço, essa aba deverá ser preenchida da seguinte forma:
1.Selecionar a comissão que deseja relacionar a agenda como mostra a figura abaixo:
Clicar no botão para que todas as pessoas dessa comissão fiquem vinculadas a essa licitação, ou seja, você esta vinculando a “Comissão de Licitação” a licitação.
Após esses dois passos a tela deverá estar semelhante à figura abaixo.
Figura 11- Vinculação da Comissão de Licitação a Agenda de Registro de Preço - Concluída
No retângulo em vermelho o sistema irá listar todas as pessoas que foram vinculadas a licitação, sendo assim essa etapa de preenchimento foi concluída.
Ainda na tela da Agenda existe outra “aba” chamada “Processos” que também deve ser preenchida, como mostra a figura abaixo:
Figura 12- Aba Processo na Agenda de Registro de Preço
6.Geração dos Arquivos XML – Cidades Web
Figura 13- Caminho para acesso ao menu Geração de Arquivos XML (Cidades Web)
A figura acima demonstra como acessar a tela de geração dos arquivos XML para o tribunal de contas, é nessa tela que serão gerados os arquivos LICITA.xml e ITEMLOTELIC.xml.
Figura 14- Geração dos Arquivos XML - Cidades Web
A figura acima mostra os três passos para a geração dos arquivos XML.
1.Preencher os campos “Unid. Gestora”, “Mês” e “Ano” com as informações que deseja gerar.
2.Clicar no botão para gerar as informações.
3.Após clicar no botão os dois grids (Licitações e Itens das Licitações) serão preenchidos com as informações a serem declaradas.
4.Após isso clicar no botão o sistema irá abrir uma tela para que o usuário selecione onde deseja salvar os arquivos, assim o sistema irá gerar os arquivos no diretório selecionado.