CIDADES

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CIDADES

 

1.Introdução

Este manual auxiliará os funcionários responsáveis a preencher e gerar os arquivos XMLs para a prestação de contas exigida pelo tribunal do Espírito Santo – Cidades Web.

2.Objetivo

Este manual tem como objetivo apresentar a rotina de exportação dos arquivos XML para o tribunal de contas do Espírito Santo;

Apresentar todos os campos que são obrigatórios o preenchimento para geração dos arquivos XML;

3.Cenário

A rotina de geração dos arquivos XML (Cidades Web) foi concebida focando na obrigatoriedade da declaração de informações referentes às licitações realizadas durante o mês para o tribunal de contas do Espírito Santo.

4.Permissão de acesso

O procedimento de geração dos arquivos XML (Cidades Web) somente estão liberados a princípio para usuários administradores do sistema, sendo possível controlar o acesso dos outros usuários a essa tela através da tela de restrições de acesso.

No entanto o único usuário que poderá dar permissão a essa rotina, será o usuário nomeado Administrador do Sistema, porque ele é o responsável e conhecedor de todas as permissões necessárias para parametrizar e configurar o acesso de todos os usuários. Portanto caso o leitor não seja o Administrador do Sistema, solicite ao usuário Administrador que, este configure e retire a restrição de acesso para o seu usuário.

 

 

 

 

 

5.Preenchimento dos campos obrigatórios

Após o usuário ter acesso a rotina de exportação dos arquivos deverá preencher alguns campos que são obrigatórios para geração dos arquivos.

Comissão de Licitação

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Figura 1- Cadastro de Comissão de Licitação

 

 

O campo se refere ao órgão responsável pela licitação, quando o sistema é integrado com a contabilidade existe a opção de pesquisar essa informação através do botão que fica ao lado do campo, facilitando assim o preenchimento correto do mesmo. Quando o sistema não é integrado é liberado somente para digitação do mesmo na tela sem a opção de pesquisa.

 

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Figura 2- Membros da Comissão de Licitação

 

As duas telas apresentadas acima deverão estar com todos os seus campos preenchidos para a geração correta dos arquivos.

 

Agenda Processo Comum

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Figura 3 - Acesso ao menu Agenda - Processo Comum

 

 A figura acima demonstra como acessar a tela de agenda do processo comum, essa tela é uma das principais na geração do Cidades Web, pois contem a maioria dos campos que são declarados.

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Figura 4- Agenda Processo Comum

 

Os campos que estão dentro do retângulo vermelho são de preenchimento obrigatório, pois todos são declarados para o Cidades Web.

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Figura 5- Vinculação da Comissão de Licitação a Agenda

 

A figura ilustra a “aba” Comissão de Licitação na Agenda, essa aba deverá ser preenchida da seguinte forma:

1.Selecionar a comissão que deseja relacionar a agenda como mostra a figura abaixo:

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2.Clicar no botão clip2860 para que todas as pessoas dessa comissão fiquem vinculadas a essa licitação, ou seja, você esta vinculando a “Comissão de Licitação” a licitação.

Após esses dois passos a tela deverá estar semelhante à figura abaixo.

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Figura 6- Vinculação da Comissão de Licitação a Agenda - Concluída

 

No retângulo em vermelho o sistema irá listar todas as pessoas que foram vinculadas a licitação, sendo assim essa etapa de preenchimento foi concluída.

Ainda na tela da Agenda existe outra “aba” chamada “Processos” que também deve ser preenchida, como mostra a figura abaixo:

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Figura 7- Aba Processo na Agenda

 

A figura mostra em destaque as informações que devem ser preenchidas para o tramite correto da licitação e da futura prestação de contas ao tribunal.

 

Agenda Registro de Preço

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Figura 8- Acesso ao menu Agenda - Registro de Preço

 

A figura acima demonstra como acessar a tela de agenda do registro de preço, essa tela é uma das principais na geração do Cidades Web, pois contem a maioria dos campos que são declarados.

 

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Figura 9- Agenda Registro de Preço

 

Os campos que estão dentro dos retângulos vermelhos são de preenchimento obrigatório, pois todos são declarados para o Cidades Web.

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Figura 0- Vinculação da Comissão de Licitação a Agenda Registro de Preço

 

A figura ilustra a “aba” Comissão de Licitação na Agenda de Registro de Preço, essa aba deverá ser preenchida da seguinte forma:

1.Selecionar a comissão que deseja relacionar a agenda como mostra a figura abaixo:

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Clicar no botão clip2866 para que todas as pessoas dessa comissão fiquem vinculadas a essa licitação, ou seja, você esta vinculando a “Comissão de Licitação” a licitação.

Após esses dois passos a tela deverá estar semelhante à figura abaixo.

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Figura 11- Vinculação da Comissão de Licitação a Agenda de Registro de Preço - Concluída

 

No retângulo em vermelho o sistema irá listar todas as pessoas que foram vinculadas a licitação, sendo assim essa etapa de preenchimento foi concluída.

Ainda na tela da Agenda existe outra “aba” chamada “Processos” que também deve ser preenchida, como mostra a figura abaixo:

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Figura 12- Aba Processo na Agenda de Registro de Preço

6.Geração dos Arquivos XML – Cidades Web

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Figura 13- Caminho para acesso ao menu Geração de Arquivos XML (Cidades Web)

 

A figura acima demonstra como acessar a tela de geração dos arquivos XML para o tribunal de contas, é nessa tela que serão gerados os arquivos LICITA.xml e ITEMLOTELIC.xml.

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Figura 14- Geração dos Arquivos XML - Cidades Web

 

A figura acima mostra os três passos para a geração dos arquivos XML.

1.Preencher os campos “Unid. Gestora”, “Mês” e “Ano” com as informações que deseja gerar.

2.Clicar no botão clip2871 para gerar as informações.

3.Após clicar no botão os dois grids (Licitações e Itens das Licitações) serão preenchidos com as informações a serem declaradas.

4.Após isso clicar no botão clip2872 o sistema irá abrir uma tela para que o usuário selecione onde deseja salvar os arquivos, assim o sistema irá gerar os arquivos no diretório selecionado.