Processo Ações Complementares

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Processo Ações Complementares

Processo para pedidos registrados como Protocolo

1)O usuário cria um ou mais processo(s).

2)Após criar o(s) processo(s) o usuário deve fazer a remessa (distribuição), endereçando a um departamento em específico.

3)Após efetuar a distribuição, o departamento de destino aceita (recebe), analisa o pedido (solicitação) e despacha o(s) processo(s) para outro usuário ou órgão.

4)Após executar o despacho (envio), o departamento/usuário de destino recebe o processo e pode despachar para o arquivo ou pode encaminhar o(s) processo(s) para outro departamento/usuário fazendo uma nova remessa.

Processo para pedidos registrados como Solicitação / Ouvidoria

 

1)O usuário cria uma ou mais solicitação.

2)O sistema identifica se classifica como Solicitação ou Ouvidoria de acordo com parâmetros do sistema

3)Após criá-la, o usuário pode fazer o encaminhamento, endereçado a um departamento em específico.

4)O departamento de destino aceita e despacha a(s) solicitação(ões).

5)Após executar o despacho, o departamento de destino encerra ou pode encaminhá-la para outro departamento fazendo novo encaminhamento.

 

Para pedidos registrados como Ordem de Serviço

 

1)O usuário cria uma ou mais ordem de serviço.

2)Após, o sistema permite agrupá-las de forma que a logística de execução seja facilitada,

3)Após associar recursos (responsáveis) e materiais a ser utilizado, liberá-la para execução,

4)Após execução, registrar tempos associados à execução, e encerrá-la.

 

 

Acesso ao sistema SMARsa

 

O produto SMARSA possui uma tela de acesso ao sistema com o objetivo de permitir que somente pessoas previamente cadastradas e autorizadas possam acessar o sistema.

Para acessar o sistema é necessário um usuário e senha anteriormente cadastrados. Após informar o usuário e a senha corretamente, deve-se clicar em .

 

O sistema valida se as informações de usuário e senha são idênticas aos dados cadastrados e, em caso de divergência, apresenta a mensagem Usuário e/ou senha inválido(s).

 

 

 

 

Na tela de “Esqueci minha senha” o usuário informa o e-mail cadastrado em sua conta de usuário e em caso de informar este dado corretamente receberá a senha por e-mail.

Caso informado um e-mail inválido, será exibida a mensagem Não existe usuário associado a este e-mail no topo da tela.

 

 

 

Através do menu superior do SMARsa é possível acessar funcionalidades do sistema. O menu é organizado da seguinte forma:

 

 

Administrativo

Cadastros

Processo

Solicitação/ouvidoria

Gestão de Atividades

Arquivo

Relatórios

 

Para acessar uma funcionalidade, basta colocar o cursor do mouse sobre o menu e selecionar a opção desejada com um clique no botão esquerdo.

 

 

Na lista de processos encontraremos, através da coluna Ações, diversas funcionalidades que apoiam o ciclo de vida de um processo. Para isso, acesse o menu Processo / Atendimento / Processo / Buscar e verifique as opções disponíveis para você na coluna Ações.

 

 

Informar documento de caixa

 

Informações sobre o local onde estão armazenados os boletos de pagamento referentes ao processo são inseridas nessa opção.

 

Registrar pendências

 

Aqui será possível o envio de aviso de pendências para o solicitante do processo.

Manutenção de volumes

 

Permite a abertura de volumes para o processo, bem como a alteração de volumes já abertos.

 

 

Na geração de um volume, fique atento ao número da última folha do volume anterior.

 

 

Uma vez gerado um volume você poderá excluí-lo, bem como alterar o número de folhas dos volumes anteriores.

 

 

Manutenção de guias

 

Aqui será possível a geração de guias para o processo e reimpressão de guias geradas anteriormente.

 

 

 

Preencha as informações e clique em “Gerar Guia”.

 

 

Após a geração da guia você poderá reimprimi-la ou liberar o processo para tramitação mesmo que a guia ainda não tenha sido paga.

 

Arquivo digital

 

Permite a inclusão de arquivos digitais ao processo, como cópia digital de documentos do solicitante.

 

Observação

 

Aqui será possível a inclusão, visualização e exclusão de observações do processo.

 

 

Seja bem claro ao digitar a observação para que os demais usuários do sistema não encontrem dificuldade no entendimento da mesma.

 

 

 

 

Para realizar o apensamento de processos acesse o menu Processo / Apensamento.

 

 

 

Primeiramente pesquise o processo que será o principal do apensamento.

 

 

 

 

Por fim, pesquise o processo a ser apensado.

 

 

 

Após o preenchimento dos campos referentes ao processo a ser apensado a lista de processos apensados será atualizada.

 

 

Para realizar a incorporação de processos acesse o menu Processo / Incorporação.

 

 

Primeiramente pesquise o processo que será o principal da incorporação.

 

 

 

Por fim, pesquise o processo a ser incorporado.

 

 

 

 

Após efetuar a incorporação será atualizada a lista de processos incorporados.

 

 

Registrar

 

A anexação de documentos a um processo é feita através do menu Processo / Juntada de documentos / Registrar / Novo.

 

 

Preencha os dados do processo em que o documento será anexado.

 

 

Verifique as informações e clique em Confirmar.

 

Distribuir

 

A distribuição de juntadas é feita através do menu Processo / Juntada de documentos / Distribuir.

 

 

Existem dois modos de envio de juntadas:

Aguardando Envio – Consiste em enviar os documentos novos recebidos;

Enviados – Reenvia os documentos para um novo local, devido ao processo ter sido movimentado.

Entretanto a forma como o envio é feito é igual para as duas situações.

 

Preencha o número e ano do processo e clique em Buscar.

 

Em seguida serão exibidas todas as juntadas disponíveis para distribuição referentes ao processo selecionado.

 

Receber

 

Após a distribuição da juntada, é necessário que o órgão atual do processo a receba. Para isso, acesse Processo / Juntada de documentos / Receber.

 

 

 

Após executar o filtro, selecione as juntadas a serem recebidas.

 

 

Requisitar Processo

 

Requisitar

 

É possível requisitar um processo para que se faça a juntada de documentos. Isso poderá ser feito através do menu Processo / Juntada de Documentos / Requisitar Processo / Novo.

 

 

 

Este procedimento é indicado caso deseja realizar uma juntada, porém o processo não se encontra em um órgão que você possua acesso.

 

Serão exibidos os dados do processo. Confira-os com calma, selecione o método de solicitação e clique em “Incluir solicitação”.

Os processos solicitados serão adicionados à lista na parte inferior da tela. Após adicionar todos os processos à lista clique em “Solicitar desarquivamento”.

 

Buscar requisições

 

Para buscar as requisições de processos registradas no sistema acesse Processo / Juntada de documentos / Requisitar processo / Buscar.

 

Nesta tela será possível buscar as requisições de processos registradas no sistema, bem como excluí-las e efetuar novas, se necessário.

 

 

Primeiramente preencha o número e ano do processo a ser requisitado e clique em Buscar.

 

 

 

Em seguida serão exibidos os dados básicos do processo.

 

 

A requisição será realizada somente após clicar em Confirmar, então você poderá incluir diversas requisições e confirmá-las de uma vez!

 

 

 

Desentranhar

 

Uma vez feita à juntada, para desfazê-la acesse Processo / Juntada de documentos / Desentranhar.

 

 

Primeiramente informe o número e ano do processo que contém o documento a ser desentranhado.

 

 

 

Informe o motivo, selecione os documentos a serem desentranhados e confirme o desentranhamento.

 

 

 

Guias geradas

 

Para consultar as guias geradas para as juntadas do sistema, acesse Processo / Juntada de documentos / Guias geradas.

 

 

 

Aqui será possível liberar uma juntada cujo a guia ainda não tenha sido paga, bem como reimprimir as guias geradas no sistema.

 

 

 

Emprestar

 

O empréstimo de processos é feito através do menu Processo / Empréstimo / Novo.

 

 

Nesta tela você poderá realizar o empréstimo de processos a outras pessoas para, por exemplo, um advogado realizar o estudo do processo.

 

 

 

Histórico de empréstimos

 

Para consultar os empréstimos registrados no sistema acesse Processo / Empréstimo / Buscar.

 

 

Através da coluna Ações você poderá reimprimir o termo de empréstimo e devolução de processos, bem como realizar a devolução de um processo.

 

 

Devolver

 

Após realizar a busca do processo através do menu Processo / Empréstimo / Buscar e clicar em “Devolver” na coluna “Ações” será exibida a tela a seguir.

 

 

 

Emprestar

 

Para realizar o empréstimo de volumes de processos acesse o menu Processo / Volumes / Emprestar.

 

 

 

Uma vez pesquisado o processo, selecione o volume a ser emprestado e clique em Confirmar.

 

 

 

Receber

 

Uma vez emprestado, é necessário que o solicitante do empréstimo receba o volume. Isso é feito através do menu Processo / Volumes / Receber.

 

Selecione os volumes que deseja receber.

Movimentar para outro usuário

 

Para movimentar volumes para outro usuário acesse Processo / Volumes / Movimentar para outro usuário.

 

 

Aqui você poderá movimentar para outro usuário volumes que estão emprestados para você.

 

 

 

Devolver

 

Para devolver um volume emprestado, acesse o menu Processo / Volumes / Devolver volume.

 

 

Visto que o volume não será mais utilizado, selecione-o e efetue a devolução.

 

 

Clicando em Devolver será necessário o preenchimento do motivo da devolução.

 

 

 

Cancelar empréstimo

 

Para cancelar o empréstimo de um volume, acesse o menu Processo / Volumes / Cancelar empréstimo.

 

 

 

Se você fez o empréstimo de um volume incorretamente é possível cancelar o empréstimo aqui.

 

 

 

Uma vez concluído o processo, pode-se enviar uma resposta ao solicitante do processo.

 

Enviar resposta

 

Para enviar a primeira resposta de um processo acesse o menu Processo / Resposta ao cidadão / Enviar resposta.

 

 

Serão exibidos os processos que você possui acesso e que estão Aguardando resposta.

 

 

 

Para enviar uma resposta é necessário selecionar o meio de envio da mesma.

Reenviar resposta

 

Para reenviar a resposta de um processo acesse o menu Processo / Resposta ao cidadão / Reenviar resposta.

 

 

 

Nesta tela serão exibidos os processos que você possui acesso, que estão Concluídos e já possuem resposta enviada.

 

 

 

Para reenviar uma resposta é necessário selecioná-la na lista.

 

 

 

A Tramitação Rápida de Processos (TRP) pode ser utilizada quando o processo precisa de um parecer antes de sua execução. Dessa forma, a tramitação do processo é feita somente via sistema e o processo fica fisicamente parado.

 

Incluir

 

A inclusão de um processo na TRP é feita através do menu Processo / Tramitação rápida / Incluir.

 

Preencha as informações solicitadas e clique em Confirmar.

 

 

 

Analisar / Enviar / Remover

 

O trâmite ou a remoção de um processo TRP são feitos através do menu Processo / Tramitação rápida / Analisar/Enviar/Remover.

 

 

Selecione o processo a ser analisado e preencha as informações solicitadas.

 

 

 

 

Histórico de movimentação

 

Para visualizar o histórico de movimentação dos processos em TRP acesse o menu Processo / Tramitação rápida / Histórico de movimentação.

 

 

 

Execute o filtro que desejar para visualizar os registros.

 

 

 

Incluir

 

Para incluir um processo no monitoramento acesse Processo / Monitoramento / Novo.

 

 

Após preencher o número e ano do processo será solicitado o preenchimento dos demais campos.

 

 

 

Buscar

 

Para monitorar os processos acesse Processo / Monitoramento / Buscar.

 

 

 

Aqui será possível visualizar o processo, imprimir a ficha de demanda, editar ou excluir o monitoramento.