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INTRODUÇÃO 
 
A Constituição Federal de 1988 define que o modelo orçamentário brasileiro é 
composto por três instrumentos: 
 Plano Plurianual (PPA) 
 Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 
 Lei Orçamentária Anual (LOA) 
As instruções contidas neste manual abrangem as funcionalidades 
relacionadas à receita do planejamento. 
 
OBJETIVO 
 
O objetivo deste manual é propiciar o pleno conhecimento sobre as 
funcionalidades relacionadas à receita do planejamento, e também dos fatores 
que interferem nas mesmas, tais como funcionalidades relacionadas e 
parâmetros. Este conhecimento é fundamental para efetuar os procedimentos 
padrões tais como consultas, inclusões e manutenções de forma mais assertiva 
e eficiente. 
 
 
 
 
 
 
 
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1 – PLANEJAMENTO - RECEITA 
 
1.1- Onde estão localizadas as funcionalidades 
abordadas? 
 
As funcionalidades abordadas neste manual estão localizadas no menu 
‘Planejamento’, submenu ‘Receita’. 
DICA: 
 Caso a funcionalidade não esteja disponível no menu acima entre 
em contato com o administrador do sistema para que verifique as 
permissões do usuário. 
 A posição da funcionalidade no menu poderá sofrer alterações 
dependendo do perfil de acesso do usuário. 
 Ao posicionar o cursor do mouse sobre a funcionalidade poderão ser 
apresentados os botões ‘Buscar’ , que permite o acesso aos registros já 
existentes e ‘Novo’ , que permite a inclusão de um novo registro. 
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2- PREVISÃO DE RECEITA PPA 
 
2.1- Onde está localizada a funcionalidade ‘Previsão de 
Receita PPA’? 
A funcionalidade ‘Previsão de Receita PPA’ está localizada no menu 
‘Planejamento’, submenu ‘Receita’, opção ‘Previsão de Receita’. 
 
 
Ao clicar no botão ‘Buscar’ é apresentada a ‘GRID’, onde após executar 
um filtro válido são demonstrados os registros da funcionalidade. Ao clicar no 
botão ‘Novo’ é apresentada a tela para efetuar a inclusão de um novo 
registro. 
 
 
DICA: 
 Caso a funcionalidade não esteja disponível no menu acima entre 
em contato com o administrador do sistema para que verifique as 
permissões do usuário. 
 A posição da funcionalidade no menu poderá sofrer alterações 
dependendo do perfil de acesso do usuário.
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2.2- Quais são as ações disponíveis na funcionalidade 
‘Previsão de Receita PPA’ e como executá-las? 
 
Nesta funcionalidade todas as ações básicas demonstradas no manual de 
Instruções Gerais do SMARcp estão disponíveis e devem ser executadas 
acessando com a Unidade Gestora Específica (códigos diferente de 0). A 
Unidade Gestora Consolidadora (código 0), deve ser utilizada apenas para 
consultar os registros. Ao tentar efetuar outro procedimento é emitida a 
mensagem: 
AÇÕES DISPONÍVEIS: 
 Inclusão pelo menu e pela ‘grid’ clicando no botão ‘Novo’ , 
 Visualização clicando no botão ‘Visualizar’ a frente de cada 
registro do grid na coluna de ‘Ação’. 
 Edição e Remoção dos registros, clicando em ‘Mais Opções’ , 
‘Editar’ e ‘Excluir’ a frente de cada registro do grid na coluna de ‘Ação’. 
 ‘Remoção em Massa’, selecionando os registros do grid e clicando 
na opção ‘Excluir Selecionados’ disponível no botão .
Grid de registros da funcionalidade 
‘Previsão de Receita’. 
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2.3- Quais sãos as funcionalidades dependentes da 
‘Previsão de Receita PPA’ e como acessá-las? 
 
Obs: As funcionalidades dependentes serão abordadas em tópicos 
específicos deste manual. 
 
2.4- Como é atribuído o controle (Original e Inclusão) 
ao inserir uma ‘Previsão de Receita’ no PPA? 
A inclusão de registros na rotina de Previsão de Receita pode ocorrer em dois 
momentos: 
ANTES DA APROVAÇÃO DO PPA - Enquanto o PPA não estiver aprovado no 
SMARcp, ao incluir uma ‘Previsão de Receita’ será atribuído automaticamente 
o controle ‘ORIGINAL’ ao registro. 
APÓS A APROVAÇÃO DO PPA - Após a aprovação do PPA no SMARcp, ao 
incluir uma ‘Previsão de Receita’ será atribuído automaticamente o controle 
‘INCLUSÃO’ ao registro. 
FUNCIONALIDADES DEPENDENTES: 
 Permite acessar a funcionalidade ‘Alterações de Previsão de 
Receita’, clicando no botão ‘Alterações’ , a frente de cada registro do 
grid. 
 Permite acessar a funcionalidade de ‘Detalhamento de Previsão de 
Receita LOA’ clicando em ‘Mais Opções’ ‘LOA’ a frente de cada 
registro do grid. 
 Permite acessar a funcionalidade ‘Correção de Valores’, clicando 
no botão . 
 Permite acessar a funcionalidade ‘Replicar LOA’, clicando no botão 
.
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2.5- Como verificar se o PPA está aprovado? 
Para verificar se o PPA do quadriênio está aprovado é necessário acessar com 
a Unidade Gestora Específica o menu ‘Planejamento’, opção ‘Aprovação’. 
 
Ao clicar na opção será apresentada a tela a seguir, onde é necessário clicar 
no botão PPA. 
 
Ao clicar no botão ‘PPA’ o usuário deverá verificar se o campo ‘Número 
Legislação’ está preenchido. Se houver um número de legislação significa 
que o PPA está APROVADO, ou seja, ao inserir uma Previsão de Receita a 
mesma receberá o Controle ‘Inclusão’. Caso não conste número de 
legislação significa que o PPA não está aprovado, logo ao inserir uma 
Previsão de Receita a mesma receberá o Controle ‘Original’. 
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2.6- Qual o significado das informações constantes na 
grid da funcionalidade ‘Previsão de Receita’? 
A grid da funcionalidade ‘Previsão de Receita’ possui as seguintes 
informações: 
 
Unidade Gestora – É atribuída automaticamente conforme a Unidade Gestora 
em que é efetuada a inserção do registro. 
 
Classificação da Receita – Apresenta o código da classificação da receita 
(natureza de receita). 
 
Descrição Classificação da Receita – Apresenta a descrição da classificação 
da receita (natureza de receita). 
 
Fonte de Recurso – Apresenta o código da fonte de recurso (vínculo). 
 
Descrição Fonte de Recurso – Apresenta a descrição da fonte de recurso 
(vínculo). 
 
Valor Original – Apresenta o somatório dos valores lançados nos campos de 
‘Receita Estimada’ dos quatro exercícios do quadriênio do PPA. 
 
Valor Atualizado – Apresenta o somatório dos valores lançados nos campos 
de ‘Receita Estimada’ dos quatro exercícios do quadriênio do PPA mais os 
valores lançados na rotina de Alterações de Previsão de Receita. 
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Controle – Demonstra se o registro é Original (inserido antes da aprovação do 
PPA) ou Inclusão (inserido após a aprovação do PPA). 
 
LOA – Demonstra se existe diferença entre o valor lançado no PPA e suas 
alterações com a somatória dos detalhamentos da LOA do respectivo registro, 
apresentando os símbolos para cada um dos exercícios do 
quadriênio do PPA. 
‘Previsão de Receita sem Detalhamento na LOA’ Significa que foi lançado 
um valor de Previsão de Receita no PPA, porém não consta ‘Detalhamento de 
Previsão de Receita LOA’ do respectivo registro. 
‘Valor Previsto igual ao Detalhamento da LOA Significa que o valor 
lançado no PPA (valor atualizado) está igual ao somatório dos valores lançados 
no ‘Detalhamento de Previsão de Receita LOA’ do respectivo registro. 
‘Valor Previsto Diferente do Detalhamento da LOA’ Significa que o valor 
lançado no PPA (valor atualizado) está diferente do somatório dos valores 
lançados no ‘Detalhamento de Previsão de Receita LOA’ do respectivo registro. 
‘Sem Valor Previsto’ Significa que não foi informado valor na Previsão de 
Receita do PPA para o exercício. 
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2.7- Como verificar se existe detalhamento na LOA 
para o registro? 
Para verificar se existe detalhamento na LOA para o registro é necessário clicar 
no botão ‘Mais Opções’ e clicar em ‘LOA’, que consta a frente de cada 
registro na grid. 
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2.8- Como verificar se existem alterações de ‘Previsão 
de Receita’ para o registro? 
Para verificar se existem alterações de Previsão de Receita para o registro é 
necessário clicar no botão ‘Alterações’ que consta a frente de cada registro 
na grid. 
 
 
2.9- Como verificar se a receita já foi gerada para o 
exercício? 
Para verificar se a Receita já foi gerada para o exercício é necessário acessar 
com a Unidade Gestora Especifica o menu ‘Cadastros’ opção ‘Configuração 
Geral’. 
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Ao clicar na opção, verificar se o campo ‘Receita’ no grupo ‘Controle de 
Geração’ está marcado. 
 
 
2.10- Como verificar qual foi o último mês enviado 
ao Tribunal de Contas? 
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2.11- Como é o funcionamento da rotina quando o 
parâmetro ‘Fonte de Recurso’ do PPA está 
desmarcado? 
Caso o parâmetro ‘Fonte de Recurso’ esteja desmarcado, o campo ‘Fonte de 
Recurso’ não será apresentado na tela de ‘Inclusão’, ‘Edição’ e ‘Visualização’ 
da rotina de Previsão de Receita. Na grid a coluna ‘Fonte de Recurso’ também 
deixará de ser apresentada. 
Para verificar este parâmetro o usuário deverá acessar o SMARcp com a 
Unidade Gestora Consolidadora o menu ‘Planejamento’, opção ‘Configuração’ 
 
Ao clicar na opção será apresentada a tela a seguir. O usuário deverá observar 
se o campo ‘Fonte de Recurso’ está desmarcado. 
ATENÇÃO! 
 A alteração destes parâmetros só pode ser realizada pelo Administrador 
do sistema antes da elaboração do PPA. 
 As telas deste manual consideram todos os parâmetros marcados, ou 
seja, a informação de ‘Fonte de Recurso’ estará no PPA.
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ATENÇÃO! 
 Diferente da versão desktop do SMARcp, em que o usuário deve acessar 
o exercício anterior ao da vigência para elaborar o planejamento, na 
versão Web os registros desta funcionalidade devem ser cadastrados 
acessando qualquer um dos exercícios abrangido pelo quadriênio do 
PPA, tendo em vista que os registros são gravados com a informação de 
período início e período fim. Exemplo: Podemos cadastrar uma Previsão 
de Receita para o PPA de vigência 2014 - 2017, acessando os exercícios 
de 2014, 2015, 2016 ou 2017. 
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2.12- ‘Previsão de Receita’ antes da aprovação do 
PPA. 
 
2.12.1 - Como inserir um registro de ‘Previsão de Receita’ com controle 
‘Original’? 
Enquanto o PPA do quadriênio não estiver aprovado, automaticamente é 
apresentado o Controle ‘Original’ ao clicar no botão ‘Novo’ . 
 
 
 
 
É necessário que o usuário informe valor em pelo menos um dos exercícios do 
quadriênio do PPA, caso contrário ao clicar em confirmar será emitida a 
mensagem: 
 
Se ambos os campos obrigatórios forem preenchidos e for informado valor em 
pelo menos um exercício nos campo de Receita Estimada, ao clicar em 
o registro será inserido, emitindo a mensagem de confirmação na 
parte superior da tela. 
Registro será atrelado a Unidade Gestora que 
o usuário estiver acessando o SMARcp. 
Apresenta a conta e a descrição das naturezas de 
receita do segundo nível (Ex: 1.2.0.0.00.00.00), 
considerando os registros do exercício inicial do 
PPA e excluindo as contas iniciadas em ‘9’. O 
usuário pode encontrar a natureza digitando parte 
do código ou da descrição. 
PPA não está 
aprovado = ‘Original’. 
PPA aprovado = 
‘Inclusão’. 
Apresenta a conta e a descrição dos 
vínculos com primeiro nível diferente de 
zero e o restante igual a ‘0’. (Ex: 01.000). 
O usuário pode encontrar o vínculo 
digitando parte do código ou da descrição
Informar o valor de Previsão de 
Receita para o exercício. 
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Ao tentar inserir um novo registro com a mesma ‘Classificação da Receita’ e 
‘Fonte de Recurso’, para o mesmo ‘Período’ e ‘Unidade Gestora’ será emitida a 
mensagem: 
 
 
2.12.2 – Em que momento eu posso editar ou remover um registro de 
‘Previsão de Receita’ ‘Original’? 
Um registro de Previsão de Receita com controle ‘Original’ só pode ser editado 
ou removido enquanto o PPA não estiver aprovado e se este registro não 
estiver detalhado na LOA. 
Ao tentar ‘Editar’ ou ‘Remover’ um registro ‘Original’ com o PPA Aprovado será 
emitida mensagem: 
 
Ao tentar ‘Editar’ ou ‘Remover’ um registro ‘Original’ com detalhamento na LOA 
será emitida mensagem: 
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2.13- ‘Previsão de Receita’ após a aprovação do 
PPA. 
 
2.13.1 - Como inserir um registro de ‘Previsão de Receita’ com controle 
‘Inclusão’? 
Após a aprovação do PPA, automaticamente é apresentado o Controle 
‘Inclusão’ ao clicar no botão ‘Novo’ . 
 
 
 
É necessário que o usuário informe uma data dentro do período de vigência do 
PPA, caso contrário será emitida a mensagem: 
 
Também não pode ser informada data de mês já enviado ao Tribunal de 
Contas, caso contrário será emitida a mensagem: 
Registro será atrelado a Unidade Gestora que 
o usuário estiver acessando o SMARcp. 
Apresenta a conta e a descrição das naturezas de 
receita do segundo nível (Ex: 1.2.0.0.00.00.00), 
considerando os registros do exercício inicial do 
PPA e excluindo as contas iniciadas em ‘9’. O 
usuário pode encontrar a natureza digitando parte 
do código ou da descrição. 
PPA não está 
aprovado = ‘Original’. 
PPA aprovado = 
‘Inclusão’. 
Apresenta a conta e a descrição dos vínculos 
com primeiro nível diferente de zero e o 
restante igual a ‘0’. (Ex: 01.000.0000). O 
usuário pode encontrar o vínculo digitando 
parte do código ou da descrição 
Informar o valor de Previsão de 
Receita para o exercício. 
Informar a data da inclusão.
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É necessário que o usuário informe valor em pelo menos um dos exercícios do 
quadriênio do PPA, caso contrário ao clicar em confirmar será emitida a 
mensagem: 
 
Se os campos obrigatórios forem preenchidos e for informado valor em pelo 
menos um exercício nos campo de Receita Estimada, ao clicar em o 
registro será inserido, emitindo a mensagem de confirmação na parte superior 
da tela. 
 
Ao tentar inserir um novo registro com a mesma ‘Classificação da Receita’ e 
‘Fonte de Recurso’, para o mesmo ‘Período’ e ‘Unidade Gestora’ será emitida a 
mensagem: 
 
Os campos de ‘Receita Estimada’ ficam habilitados a partir do último exercício 
com a receita gerada. Para verificar os exercícios com a receita gerada, o 
usuário deverá acessar com a Unidade Gestora Especifica o menu ‘Cadastros’, 
opção ‘Configuração Geral’ e verificar se o campo ‘Receita’ no ‘Controle de 
Geração’ está marcado. 
 
Os exercícios anteriores ao último com a receita gerada ficarão com o 
respectivo campo de ‘Receita Estimada’ indisponível, pois estarão encerrados. 
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2.13.1 – Em que momento eu posso editar ou remover um registro de 
‘Previsão de Receita’ ‘Inclusão’? 
Um registro de Previsão de Receita com controle ‘Inclusão’ só pode ser editado 
ou removido se não houver detalhamento na LOA e não estiver com data de 
mês já enviado ao Tribunal de Contas. 
Ao tentar ‘Editar’ ou ‘Remover’ um registro ‘Inclusão’ com detalhamento na 
LOA é emitida mensagem: 
 
Ao tentar ‘Editar’ ou ‘Remover’ um registro ‘Inclusão’ com data de mês já 
enviado ao Tribunal de contas é emitida a mensagem: 
 
Caso conste um registro de ‘Alteração de Previsão da Receita’, relacionado ao 
registro o mesmo não poderá ser removido e será emitida a mensagem: 
 
 
2.14- Quais são os relacionamentos da 
funcionalidade ‘Previsão da Receita PPA’? 
Os registros da funcionalidade ‘Previsão de Receita’ possuem as seguintes 
vinculações: 
 
PLANO DE CONTAS DA RECEITA, disponível no menu ‘Planejamento’, 
submenu ‘Cadastros Básicos’, opção ‘Plano de Contas da Receita’ – O 
campo ‘Classificação da Receita’ apresenta apenas as contas do segundo 
nível, considerando sempre o período inicial do PPA e excluindo as contas 
iniciadas em ‘9’. Exemplo: ‘1.2.0.0.00.00.00’ 
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FONTE DE RECURSO, disponível no menu ‘Planejamento’, submenu 
‘Cadastros Básicos’, opção ‘Vínculo’ – O campo ‘Fonte de Recurso’ 
apresenta apenas as contas que possuem primeiro nível diferente de zero e o 
restante igual a zero. Exemplo: ‘02.000.00’. 
 
CONFIGURAÇÃO DO PPA, disponível no menu ‘Planejamento’, opção 
‘Configuração’. – Caso o campo ‘Fonte de Recurso’ esteja desmarcado, a 
informação não será apresentada na rotina de Previsão de Receita nas telas de 
Inclusão, Edição, Visualização e na grid. 
 
APROVAÇÃO DO PPA, disponível no meu ‘Planejamento’, opção 
‘Aprovação’. – Caso o campo ‘Número Legislação’ esteja preenchido, significa 
que o PPA está aprovado, logo o controle do registro será ‘Inclusão’. Caso não 
conste número de legislação o controle do registro será ‘Original’. 
 
CONFIGURAÇÃO GERAL, disponível no menu ‘Cadastros’, opção 
‘Configuração Geral’ – Caso o campo ‘Receita’ no ‘Controle de Geração’ 
esteja marcado, significa que a receita para o exercício já foi gerada. Os 
campos de ‘Receita Estimada’ ficam disponíveis a partir do último exercício 
com a receita gerada, pois os anteriores estarão encerrados. 
Exemplo: Controle de receita marcado até 2016. Os campos dos exercícios de 
2014 e 2015 da receita estimada estarão indisponíveis. 
 
ENVIO TRIBUNAL DE CONTAS 
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2.15- Dúvidas sobre a funcionalidade ‘Previsão de 
Receita PPA’. 
Os botões de “Visualizar”, “Editar”, “Excluir” “Incluir”, não 
estão aparecendo. O que devo fazer? 
Entre em contato com o administrador do sistema e solicite que verifique as 
permissões do seu usuário 
 
Como é efetuada a atualização de valores no PPA? 
A atualização de valores no PPA deverá ser efetuada clicando no botão 
‘Alteração’ localizado a frente de cada registro na grid, na coluna de ‘Ações’. 
A funcionalidade de ‘Alteração de Previsão de Receitas será abordado em um 
tópico específico deste manual. 
 
Por que o sistema não permite que determinados registros sejam 
editados ou removidos? 
A funcionalidade de Previsão de Receita possui dois momentos distintos. Antes 
e Depois da aprovação do PPA. 
Antes da aprovação do PPA, os registros são inseridos com o controle 
ORIGINAL. Estes registros podem ser editados ou excluídos, enquanto o PPA 
não estiver aprovado e se não houver detalhamento na LOA. 
Após a aprovação do PPA, os registros são inseridos com o controle 
INCLUSÃO. Estes registros podem ser editados ou excluídos, enquanto não 
houver detalhamento na LOA e sua data não seja de mês já enviado ao 
Tribunal de Contas. 
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3- ALTERAÇÕES DE PREVISÃO DE RECEITA PPA 
 
 
3.1- Como acessar a funcionalidade ‘Alterações de 
Previsão de Receita PPA’? 
Para acessar as ‘Alterações de Previsão de Receita’ de um registro de 
‘Previsão de Receita’ o usuário deverá clicar no botão ‘Alterações’ , 
localizado na coluna de ‘Ações’ na grid da funcionalidade de ‘Previsão de 
Receita PPA’. 
Grid de registros da funcionalidade 
‘Alteração da Previsão de Receita’. 
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3.2- Como incluir uma ‘Alteração de Previsão de 
Receita PPA’? 
Ao clicar no botão ‘Alterações’ de um registro será apresentada uma grid 
contendo os registros de alteração do mesmo. Para inserir uma nova alteração 
é necessário clicar no botão ‘Novo’ . 
 
 
 
Ao clicar no botão ‘Novo’ será apresenta a tela para incluir uma nova 
alteração. 
Grid de registros da funcionalidade 
‘Alteração da Previsão de Receita’. 
Informações do registro de ‘Previsão 
de Receita’ que será alterado. 
Apresenta a data de alteração e o valor alterado, podendo ele ser 
positivo ou negativo, em cada exercício do quadriênio do PPA. 
Apresenta informações do registro de 
‘Previsão de Receita’ que será alterado. 
Informar a data de alteração. 
A linha ‘Atual’ apresenta os valores atualizados até a última alteração. 
Na linha ‘Alteração’ deve ser informado o valor da alteração no respectivo 
exercício, podendo ele ser positivo ou negativo. 
A linha ‘Final’ apresenta os novos valores caso a alteração seja confirmada. 
O usuário também pode informar o valor final desejado que 
automaticamente será inserido o valor da alteração necessário. ATENÇÃO 
O campo de Alteração 
estará disponível a 
partir do último 
exercício em que a 
Receita estiver gerada! 
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Assim como na rotina de ‘Previsão de Receita’ a ‘Inclusão’ de ‘Alteração de 
Previsão de Receita’ deve ser realizada com a ‘Unidade Gestora Específica’ 
(códigos diferente de ‘0’). Ao tentar efetuar o procedimento com a ‘Unidade 
Gestora Consolidadora’ (código ‘0’) será emitida a mensagem. 
 
 
3.3- Em que momento eu posso inserir uma ‘Alteração 
de Previsão de Receita PPA’? 
Em registros com controle ‘Original’ só podem ser inseridas ‘Alterações de 
Previsão de Receita’ após a aprovação do PPA. 
Ao tentar inserir uma ‘Alteração de Previsão de Receita’ em um registro de 
‘Previsão de Receita’ com controle ‘Original’ e com o PPA desaprovado é 
emitida a mensagem. 
 
A data da ‘Alteração da Previsão de Receita’ não pode ser anterior à data da 
‘Previsão de Receita’ caso contrário será emitida a mensagem. 
 
Deve estar dentro da vigência do PPA, caso contrário será emitida a 
mensagem. 
 
E também não pode ser de mês já enviado ao Tribunal de Contas, caso 
contrário será emitida a mensagem. 
 
Lembrando que o campo ‘Data de Alteração’ é de preenchimento obrigatório. 
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Após o preenchimento deste campo o usuário deverá informar valor em pelo 
menos um campo no grupo ‘Receita Prevista’, caso contrário será emitida a 
mensagem a seguir ao clicar no botão . 
 
Preenchido os valores o usuário deverá clicar em . Será emitida a 
mensagem de confirmação da inclusão na parte superior da tela. 
 
Após a inclusão o registro passa a ser demonstrado na grid da funcionalidade. 
 
Ao retornar a rotina de ‘Previsão de Receita’ clicando no botão a coluna 
‘Valor Atualizado’ apresentará o valor final, considerando as alterações 
inseridas. A coluna ‘Valor Original’ não irá considerar os valores de alteração 
inseridos. 
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3.4- É possível remover ou editar uma ‘Alteração de 
Previsão de Receita PPA? 
Não é possível remover ou editar uma ‘Alteração de Previsão de Receita’ no 
PPA. Caso o usuário tenha inserido uma alteração incorreta é necessário 
inserir um novo registro informando um valor que invalide a alteração anterior. 
 
 
No exemplo acima foi inserido no dia 19/07/2016 uma alteração de R$ 100,00 
para o exercício de 2016 de forma indevida. Para corrigir foi inserido um novo 
registro no dia 20/07/2016 com o valor de - R$ 100,00. 
 
ATENÇÃO! 
 Após inserir uma ‘Alteração de Previsão de Receita PPA’, verifique na 
grid da rotina de ‘Previsão de Receita’ na coluna ‘LOA’ se o valor do 
exercício está divergente do detalhamento da LOA, identificado através 
do símbolo . Nestes casos é necessário acessar o ‘Detalhamento da 
LOA’ e efetuar o ajuste até que o símbolo seja alterado para . 
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3.5- Por que o campo de ‘Receita Prevista’ de um 
determinado exercício está bloqueado? 
O usuário só poderá inserir valor de Alteração a partir do último exercício com a 
Receita gerada, pois os anteriores estarão encerrados. 
 
 
No exemplo acima o último exercício com receita gerada é 2015, logo os 
anteriores a ele estarão bloqueados não permitindo a inserção de valores. 
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3.6- Dúvidas sobre a funcionalidade ‘Alteração de 
Previsão de Receita PPA’. 
O botão de “Alteração”, na rotina de ‘Previsão de Receita’ não está 
disponível o que devo fazer? 
Entre em contato com o administrador do sistema e solicite que verifique as 
permissões do seu usuário 
 
Os botões de “Visualizar”, “Editar”, “Excluir” não estão 
aparecendo na grid da rotina de ‘Alteração de Previsão de Receita’. O que 
devo fazer? 
Esta rotina não possui as opões citadas. É necessário inserir um novo registro 
para invalidar a movimentação inserida de forma equivocada. 
 
Por que não consigo inserir uma ‘Alteração de Previsão de Receita’ no 
registro? 
Nos registros de ‘Previsão de Receita’ com controle ‘Original’ não é permitido 
inserir uma alteração enquanto o PPA não estiver aprovado. 
 
Por que o campo de inserir valor para uma ‘Alteração de Previsão de 
Receita’ de determinado exercício está bloqueado? 
Só é permitido inserir valores a partir do último exercício com a receita gerada, 
pois os anteriores estarão encerrados. 
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4- DETALHAMENTO DE PREVISÃO DE RECEITA LOA 
 
4.1- Como acessar a funcionalidade ‘Detalhamento de 
Previsão de Receita LOA’? 
Para acessar a funcionalidade de ‘Detalhamento de Previsão de Receita 
LOA’ é necessário acessar a grid da funcionalidade ‘Previsão de Receita’, 
clicar no botão ‘Mais Opções’ da coluna de ‘Ações’ e clicar na opção 
‘LOA’. 
Grid de registros da 
funcionalidade ‘Detalhamento de 
Previsão de Receita LOA’.
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4.2- Como incluir um ‘Detalhamento de Previsão de 
Receita LOA’? 
Ao clicar no botão ‘Mais Opções’ de um registro será apresentada uma 
grid contendo os registros de ‘Detalhamento de Previsão de Receita LOA, 
relacionados ao registros de Previsão de Receita PPA. Para inserir um novo 
registro é necessário clicar no botão ‘Novo’ . 
 
 
 
Na parte superior constarão informações do registro de ‘Previsão de Receita 
PPA’. Caso o parâmetro da ‘Fonte de Recurso’ esteja desmarcado, esta 
informação não será apresentada, conforme demonstrado no item 2.11 deste 
manual. 
Na parte inferior constará uma grid contendo todos os registros de 
‘Detalhamento da Previsão de Receita LOA’ relacionados à ‘Previsão de 
Receita PPA’. Para inserir um novo registro de ‘Detalhamento da Previsão da 
Receita LOA ‘é necessário clicar no botão ‘Novo’ . 
Grid de registros da funcionalidade 
‘Previsão de Receita LOA’. 
Informações do registro de ‘Previsão de 
Receita’ do PPA que será detalhado na LOA. 
Grid que apresenta os ‘Detalhamentos de Receita LOA’ relacionados ao 
registro de ‘Previsão de Receita’ do PPA. Lembrando que a grid 
demonstrará os registros dos quatro exercícios do quadriênio do PPA. 
Inclusão de um 
novo registro 
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Ao clicar no botão ‘Novo’ será apresenta a tela para incluir um novo 
‘Detalhamento da Previsão de Receita LOA’. 
 
 
 
 
 
‘Exercicio’ – O usuário deverá selecionar um dos exercícios do quadriênio do 
PPA. O campo estará preenchido com o exercício logado. Para alterar basta 
clicar na seta e selecionar outro exercício. Os exercícios com LOA aprovada 
não serão demonstrados neste campo. 
 
‘Unidade Gestora’ – Apresentará a ‘Unidade Gestora’ do registro de ‘Previsão 
de Receita do PPA’ que o usuário estiver detalhando na LOA. Este campo é 
bloqueado para edição. 
Apresenta o código e a descrição dos ‘Vínculos’ 
com a mesma fonte de Recurso informada no 
registro do PPA, com os códigos de aplicação. 
O usuário deverá selecionar um 
‘Tipo de Receita’. 
Apresenta o código e a descrição das 
‘Naturezas de Receita’ analíticas da 
‘Classificação da Receita’ informada no PPA.
Usuário deverá selecionar um dos 
exercícios do quadriênio do PPA. 
Campos bloqueados para edição apresentam 
informações do registro de Previsão de Receita 
PPA que será detalhado na LOA.
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‘Classificação da Receita’ – Apresentará a ‘Classificação da Receita’ 
informada no registro de ‘Previsão de Receita do PPA’. Este campo é 
bloqueado para edição, 
 
‘Fonte de Recurso’ – Apresentará a ‘Fonte de Recurso’ informada no registro 
de Previsão de Receita do PPA’. Este campo é bloqueado para edição. 
 
‘Natureza da Receita’ – O usuário deverá selecionar um registro de ‘Natureza 
de Receita’ digitando parte do código ou da descrição do mesmo. Serão 
apresentadas apenas as naturezas de receita analíticas da classificação da 
receita informada, bem como e contas dedutoras caso existam. 
 
‘Vínculo’ – O usuário deverá selecionar um registro de ‘Vínculo’ digitando parte 
do código ou da descrição do mesmo. Serão apresentados apenas os vínculos 
do exercício selecionado, contendo a ‘Fonte de Recurso’ informada no registro 
de ‘Previsão de Receita PPA’ que está sendo detalhado, e que contenha 
código de aplicação. 
 
‘Valor Previsto PPA’ – Apresentará o valor informado no registro de ‘Previsão 
de Receita do PPA’ somadas as ‘Alterações de previsão de Receita’ lançadas 
manualmente para o exercício selecionado. Este campo é bloqueado para 
edição. 
‘Detalhado’ – Apresentará o valor já detalhado para o registro de ‘Previsão de 
Receita do PPA’ para o exercício selecionado. Este campo é bloqueado para 
edição. 
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‘Valor LOA’ – O usuário deverá digitar o valor que será inserido na LOA. 
Enquanto o PPA não estiver aprovado o usuário não poderá lançar um valor 
maior que o da Previsão de Receita do PPA que está sendo detalhado. Ao 
tentar informar um valor maior o campo ficará vermelho e apresentará logo 
abaixo a mensagem contendo o valor máximo aceito. 
 
Após a aprovação do PPA o usuário poderá informar um valor para a LOA 
maior que a ‘Previsão de Receita do PPA’, pois o SMARcp efetuará a inserção 
automática de um registro de ‘Alteração de Previsão de Receita no PPA’ com o 
valor da diferença, igualando assim os valores Previsto no PPA e na LOA. Esta 
funcionalidade será abordada no item 4.4 deste manual. 
Caso o usuário selecione para o campo ‘Natureza de Receita’ contas com o 
primeiro dígito igual a 9 (contas dedutoras) o valor informado no campo ‘Valor 
LOA’ deverá ser menor que zero (negativo). Para qualquer outra ‘Natureza de 
Receita’ escolhida o valor informado no campo ‘Valor LOA’ deve ser maior que 
zero, caso contrário será emitida a mensagem. 
 
‘Diferença’ – Apresentará o valor da ‘Diferença’ entre o ‘Valor Previsto no PPA’ 
e a soma dos valores lançados na LOA para o exercício selecionado. Ao 
acessar por ‘Edição’ ou ‘Visualização’ um registro, ou efetuar a inserção de um 
‘Novo’ a coluna da ‘Diferença’ irá sempre considerar a somatória de todos os 
valores já lançados na LOA para aquele exercício para efetuar o cálculo. 
 
No exemplo acima o Valor Previsto para o PPA em determinado exercício é de 
1.000,00, já existe um ou mais lançamentos no ‘Detalhamento da LOA’ para o 
mesmo exercício que somam 600,00, no ‘Detalhamento da LOA’ o usuário está 
lançando o valor de 100,00 e o campo ‘Diferença’ apresenta o valor de -300,00. 
Ao efetuar um novo lançamento para este mesmo exercício constará a 
diferença atualizada de -300,00. 
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‘Entidade Destino’ – O usuário poderá informar uma ‘Entidade Destino’, 
digitando parte do código ou da descrição das ‘Unidades Gestoras’. Serão 
apresentadas as Unidades Gestoras com código diferente de zero e diferente 
da Unidade Gestora em que o usuário estiver efetuando a inclusão do registro. 
Este campo não é de preenchimento obrigatório. 
‘Finalidade’ – O usuário poderá informar uma ‘Finalidade’. Este campo não é 
de preenchimento obrigatório 
Se todos os campos obrigatórios forem preenchidos e o ‘Valor LOA’ for maior 
que zero, ao clicar no botão ‘Confirmar’ o registro será inserido, 
emitindo a mensagem de confirmação na parte superior da tela. 
 
Ao tentar inserir um novo registro para a mesma Previsão de Receita PPA, no 
mesmo exercício, com ‘Natureza de Receita’ e ‘Vínculo’ iguais, será emitida a 
mensagem abaixo e não permitirá a inclusão do registro. 
 
 
Caso o parâmetro ‘Fonte de Recurso’ esteja desmarcado na ‘Configuração do 
PPA’, que pode ser acessado pelo menu ‘Planejamento, opção ‘Configuração’, 
significa que a informação não foi lançada no PPA e obrigatoriamente deverá 
ser lançada na LOA. Neste caso, o usuário poderá optar por qualquer vínculo 
desde que o mesmo contenha código de aplicação. 
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Após a inserção do registro de ‘Detalhamento da Receita LOA’, o mesmo será 
demonstrado na grid. 
 
A grid apresentará os registros de ‘Detalhamento da Previsão da Receita LOA’ 
dos quatro exercícios do quadriênio do PPA. Lembrando que estes registros 
estão relacionados ao registro de ‘Previsão de Receita do PPA’, cujas 
informações são apresentadas na parte superior da tela. 
 
4.3- Em que momento a funcionalidade ‘Detalhamento 
da Previsão da Receita LOA’ insere 
automaticamente um registro de ‘Alteração da 
Previsão de Receita no PPA? 
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Quando o PPA estiver ‘Aprovado’, ao inserir um registro de ‘Detalhamento de 
Previsão de Receita LOA’ com valor diferente do registro de Previsão de 
Receita no PPA o SMARcp efetuará a inserção automática de um registro na 
funcionalidade ‘Alteração da Previsão de Receita PPA’, para igualar o valor do 
Registro do PPA ao da LOA. Caso seja inserido um novo registro de 
Detalhamento da Previsão da Receita LOA, o registro de ‘Alteração da 
Previsão de Receita PPA’ terá seu valor atualizado de forma a sanar a nova 
diferença, ou será removido caso a soma dos detalhamentos da LOA seja igual 
ao valor do PPA. 
Antes da aprovação do PPA o registro de ‘Detalhamento da Previsão da 
Receita LOA’, ou a soma deles não poderá ter o valor maior que o informado 
na ‘Previsão da Receita PPA’. Caso o valor do detalhamento na LOA seja 
menor, na grid da rotina de ‘Previsão da Receita PPA, será apresentado na 
coluna ‘LOA’ o símbolo apontando que consta ‘Diferença’ entre o PPA e a 
LOA neste exercício. 
Para que a atualização seja feita automaticamente, o parâmetro Atualização 
Automática – Receita deve estar marcado. 
O acesso aos parâmetros deve ser feito através do menu Planejamento – 
Configuração. 
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4.4- Em que momento eu posso editar ou remover um 
registro de ‘Detalhamento da Previsão da Receita 
LOA’? 
Os registros de ‘Detalhamento da Previsão da Receita LOA’ podem ser 
Editados ou Removidos enquanto a LOA do exercício do registro não estiver 
aprovada. Caso a LOA esteja aprovada ao tentar efetuar uma destas ações é 
emitida a mensagem: 
 
Lembrando que para verificar se a LOA do exercício já está aprovada o usuário 
deverá acessar com a Unidade Gestora Específica o menu ‘Planejamento’, 
opção ‘Aprovação’ e clicar no botão ‘LOA’. 
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4.5- Quais são os relacionamentos da funcionalidade 
‘Detalhamento da Previsão da Receita LOA? 
Além dos relacionamentos com as funcionalidades onde são efetuados os 
cadastros de ‘Unidade Gestora’, ‘Natureza da Receita’ e ‘Vínculo’, a 
funcionalidade de ‘Detalhamento da Previsão da Receita LOA’ é influenciada 
pela: 
 
CONFIGURAÇÃO DO PPA, disponível no menu ‘Planejamento’, opção 
‘Configuração’. – Caso o campo ‘Fonte de Recurso’ esteja desmarcado, 
significa que esta informação não fará parte do PPA e será obrigatoriamente 
informada na LOA. 
 
APROVAÇÃO DO PPA, disponível no menu ‘Planejamento’, opção 
‘Aprovação’, botão ‘PPA’. – Caso o campo ‘Número Legislação’ esteja 
preenchido, significa que o PPA está aprovado. Antes da aprovação do PPA o 
usuário não poderá informar um valor maior que o constante na ‘Previsão de 
Receita do PPA’ no campo ‘Valor LOA’. Após a aprovação do PPA o usuário 
poderá inserir um valor maior que o constante na ‘Previsão de Receita do PPA’ 
que um registro de ‘Alteração de Previsão da Receita do PPA’ será inserido 
automaticamente com o valor da diferença. 
 
APROVAÇÃO DA LOA, disponível no menu ‘Planejamento’, opção 
‘Aprovação’, botão ‘LOA’ – Caso o campo ‘Numero Legislação’ esteja 
preenchido significa que a LOA do exercício está aprovada. Após a aprovação 
do LOA não é possível ‘Editar’ ou ‘Remover’ os registros. O exercício com a 
LOA aprovada também não será apresentado no campo ‘Exercício’. 
 
‘PREVISÃO DE RECEITA PPA’ disponível no menu ‘Planejamento’, submenu 
‘Receita, opção ‘Previsão Receita’. A partir do registro de Previsão de Receita 
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no PPA que serão inseridos os seus ‘Detalhamentos da Previsão de Receita na 
LOA’. 
Na rotina de Previsão de Receita PPA, ao clicar na opção ‘Replicar LOA’, no 
botão ‘Ações em Múltiplos Itens’, serão inseridos registros na funcionalidade 
‘Detalhamento da Previsão de Receita LOA’ para os exercícios informados. 
 
*Esta funcionalidade será abordada em tópico específico deste manual. 
 
‘ALTERAÇÃO DE PREVISÃO DE RECEITA PPA’ - disponível no menu 
‘Planejamento’, submenu ‘Receita, opção ‘Previsão Receita, clicando no 
botão ‘Alterações. Com o PPA aprovado, ao inserir um ‘Detalhamento de 
Previsão de Receita LOA’ com valor diferente da ‘Previsão de Receita do PPA’, 
automaticamente será inserido um registro com o valor da diferença na 
funcionalidade ‘Alteração da Previsão de Receita. 
 
‘TABELA CONSOLIDADA DA RECEITA, disponível no meu ‘Planejamento’, 
submenu ‘’, opção ‘’. Sempre que for inserido, alterado ou removido um 
registro de ‘Detalhamento da Previsão de Receita LOA’ a mesma ação será 
replicada para a tabela consolidada da Receita. 
 
 
 
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4.6- Dúvidas sobre a funcionalidade ‘Detalhamento da 
Previsão da Receita LOA. 
Os botões de “Visualizar”, “Editar”, “Excluir” “Incluir”, não 
estão aparecendo. O que devo fazer? 
Entre em contato com o administrador do sistema e solicite que verifique as 
permissões do seu usuário 
 
Como é efetuada a inserção de registro de atualização de valores no PPA 
de forma automática pela rotina de Detalhamento da Previsão da Receita 
LOA? 
Os registros são inseridos automaticamente quando o PPA estiver aprovado e 
o valor lançado no Detalhamento da Previsão da Receita LOA, ou a soma 
deles for diferente do valor de Previsão de Receita PPA para o exercício. 
 
Por que o sistema não permite que determinados registros sejam 
editados ou removidos? 
Os registros com exercício de LOA aprovada não podem ser editados ou 
removidos. 
 
Por que alguns exercícios do quadriênio não estão disponíveis no campo 
‘Exercício’? 
Os exercícios não serão apresentados quando a LOA do exercício está 
aprovada. 
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5- REPLICAR LOA 
 
5.1- Como acessar a funcionalidade ‘Replicar LOA’? 
A funcionalidade que permite replicar os ‘Detalhamentos de Previsão de 
Receita LOA’ de um exercício para outros pode ser realizada de forma 
individual, que abrange apenas um registro; ou em massa, que abrage todos os 
registros da Unidade Gestora. A ‘Replicação Individual’ é acessada pela grid 
da funcionalidade ‘Detalhamento da Previsão da Receita LOA, clicando no 
botão ‘Mais Opções’, e selecionando a opção ‘Replicar’. 
 
A ‘Replicação em Massa’ é acessada pela funcionalidade ‘Previsão de 
Receita PPA’, clicando no botão e selecionando a opção 
‘Replicar LOA’. 
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5.2- Como é o funcionamento da ‘Replicação 
Individual’ dos registros de Detalhamento de 
Previsão de Receita da LOA’? 
Na funcionalidade ‘Detalhamento da Previsão da Receita LOA, ao clicar no 
botão ‘Mais Opções’, e selecionando a opção ‘Replicar’, será apresentada 
a tela abaixo que possibilita ao usuário replicar o registro de ‘Detalhamento da 
Previsão da Receita LOA’ para os exercícios futuros, dentro do período do 
quadriênio do PPA. 
 
Neste exemplo foi selecionado um registro do exercício de 2014, logo serão 
apresentados os exercícios sequenciais do quadriênio (2015, 2016 e 2017). 
Caso seja selecionado um registro do exercício de 2016, será apresentado 
apenas o exercício de 2017. 
O exercício cuja LOA já esteja ‘aprovada’ não será demonstrado na tela de 
replicação. 
É necessário que o usuário informe um valor em pelo menos um exercício 
antes de clicar no botão , caso contrário será emitida a mensagem. 
 
Não é permitido informar valores maiores que os previstos no registro de 
Previsão de Receita PPA. Ao tentar informar um valor acima do previsto no 
PPA é apresentado o valor máximo aceito abaixo do campo e não permite 
clicar no botão . 
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Ao informar valor que não ultrapasse o valor máximo em pelo menos um 
exercício e clicar em serão inseridos registros para estes exercícios com 
as mesmas informações do registro de origem e emitida a mensagem de 
confirmação na parte superior da tela. 
 
 
Caso já conste um registro com as mesmas informações para o exercício que 
deseja replicar será emitida a mensagem. 
 
As informações de ‘Natureza de Receita’ e ‘Vínculo’ serão inseridas levando 
em consideração o exercício do registro, ou seja, se houver a replicação do 
exercício de 2014 para os exercícios seguintes, em cada ‘Detalhamento da 
Previsão de Receita LOA’ gerado constará o registro de ‘Natureza de Receita’ 
e ‘Vínculo’ do respectivo exercício. 
Nesta imagem o 
registro de 2014 foi 
replicado para os 
exercícios de 2015.
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Se por algum motivo não constar o cadastro do mesmo código da ‘Natureza de 
Receita’ ou do ‘Vínculo nos exercícios que serão replicados, será emitida a 
mensagem de alerta informando a inexistência do registro e não será efetuada 
a replicação. Nestes casos o usuário deverá acessar a funcionalidade 
correspondente no exercício indicado e efetuar o cadastramento do registro. 
 
5.3- Como é o funcionamento da ‘Replicação em 
Massa’ dos registros de Detalhamento de Previsão 
de Receita da LOA’? 
Na funcionalidade ‘Previsão da Receita PPA’, ao clicar no botão 
e selecionar a opção ‘Replicar LOA’, será apresentada 
a tela abaixo, que possibilitará ao usuário replicar todos os registros de 
‘Detalhamento da Previsão da Receita LOA’ de um exercício para os seguintes. 
Serão replicados todos os registros com o exercício de origem informado 
pertencentes a Unidade Gestora que o usuário estiver acessando, 
independente da marcação de registros na grid. 
 
O campo ‘Exercício Origem’ apresentará apenas os exercícios que possuirem 
ao menos um registro de ‘Detalhamento da Previsão da Receita LOA’. Serão 
demonstrados em ‘Exercício de Destino’ apenas os exercícios que não 
possuírem nenhum registro de ‘Detalhamento da Previsão da Receita LOA’. 
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Caso todos os exercício posteriores ao ‘Exercício de Origem’ possuam registro 
de ‘Detalhamento da Previsão da Receita LOA’ ao clicar na opção ‘Replicar 
LOA’ será emitida a mensagem: 
 
O exercício cuja LOA já esteja ‘aprovada’ não será apresentado entre os 
‘Exercícios Destinos’. 
O usuário deverá selecionar o ‘Exercício de Origem’ e marcar ao menos um 
‘Exercício Destino’, caso contrário será emitida a mensagem. 
 
Atendidas as condições especificadas ao clicar no botão o SMARcp 
efetuará a replicação dos registros que contiverem ‘Detalhamento da Previsão 
da Receita LOA’ do exercício de origem selecionado para o Exercício Destino’ 
selecionado e apresentará a mensagem de confirmação na parte superior da 
tela. 
 
Os registros de ‘Detalhamento da Previsão da Receita LOA’ gerados nos 
exercícios selecionados terão as mesmas informações do registro de origem, 
inclusive o valor. 
As informações de ‘Natureza de Receita’, ‘Vínculo’ e ‘Unidade Executora’ serão 
inseridas levando em consideração o exercício do registro, ou seja, se houver a 
replicação do exercício de 2014 para os exercícios seguintes, em cada 
‘Detalhamento da Previsão de Receita LOA’ gerado constará o registro de 
‘Natureza de Receita’, ‘Vínculo’ e ‘Unidade Executora’ do respectivo exercício. 
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Se por algum motivo não constar o cadastro do mesmo código da ‘Natureza de 
Receita ou do ‘Vínculo ou da ‘Unidade Executora’ nos exercícios que serão 
replicados, será emitida a mensagem de alerta informando a inexistência do 
registro e não será efetuada a replicação. Nestes casos o usuário deverá 
acessar a funcionalidade correspondente no exercício indicado e efetuar o 
cadastramento do registro. 
ATENÇÃO! 
 Quando o PPA estiver aprovado serão inseridas automaticamente 
‘Alterações de Previsão de Receita’ no PPA quando a replicação resultar 
em ‘Detalhamentos da Previsão da Receita LOA’ com valores diferentes 
dos previstos no PPA. Assim sendo, serão igualados os valores do PPA 
e da LOA do exercício destino ao exercício de origem. 
 Antes da aprovação do PPA não serão inseridas ‘Alterações de Previsão 
de Receita’ no PPA quando a replicação resultar em ‘Detalhamentos da 
Previsão da Receita LOA’ com valores diferentes dos previstos no PPA. 
Nestes casos o usuário deverá ajustar as diferenças manualmente. A 
coluna ‘LOA’ na grid da rotina de Previsão de Receita PPA apresentará o 
símbolo enquanto os valores do o PPA e suas alterações forem 
diferentes da soma de seus detalhamentos na LOA. 
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6 – CORREÇÃO DE VALORES 
 
6.1 - Como acessar a funcionalidade ‘Correção de 
Valores’? 
Esta funcionalidade foi criada para auxiliar o usuário na elaboração das peças 
de planejamento, pois permite atualizar o valor de todos os registros, 
independente da seleção na grid, conforme o percentual de reajuste informado 
para o exercício. Esta opção pode ser acessada pela grid da funcionalidade 
‘Previsão de Receita’, disponível no menu ‘Planejamento’, submenu ‘Receita’, 
opção ‘Previsão de Receita’. 
 
 
Ao acessar a funcionalidade é necessário clicar no botão 
‘Ações em Múltiplos Itens’, e selecionar a opção ‘Correção de Valores’. 
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6.2- Como é o funcionamento da ‘Correção de Valores’ 
na Receita? 
Na funcionalidade ‘Previsão de Receita’, ao clicar no botão 
‘Ações em Múltiplos Itens’, e selecionando a opção 
‘Correção de Valores’, será apresentada a tela abaixo, que possibilita ao 
usuário aplicar um percentual de reajuste positivo (aumenta valor) ou negativo 
(diminui valor) para correção dos valores na ‘Previsão de Receita do PPA’ e 
(ou) nos seus ‘Detalhamentos na LOA’. 
 
A correção de valores será aplicada nos registros de Previsão de Receita PPA 
e (ou) nos registros de Detalhamento da LOA conforme as situações abaixo. 
 
PPA não aprovado sem detalhamento na LOA – Nesta situação são 
atualizados os registros de ‘Previsão de Receita PPA’. O campo ‘Percentual’ 
dos quatro exercícios do quadriênio do PPA estarão disponíveis’. 
 
PPA aprovado sem detalhamento na LOA – Nesta situação todos os campos 
de ‘Percentual’ estarão indisponíveis e não será possível utilizar a rotina de 
‘Correção de Valores’. 
Tela da funcionalidade ‘Correção de 
Valores’. Os campos ‘Percentual’ dos 
exercícios com a LOA já aprovada 
ficam indisponíveis. 
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PPA e LOA não aprovados – Nesta situação será aplicado o percentual 
informado para o exercício, utilizando os critérios de arredondamento 
estabelecidos, nos valores constantes no ‘Detalhamento de Previsão de 
Receita na LOA’. A partir da correção de valores efetuadas na LOA, será 
corrigido o valor do PPA, igualando assim os valores do PPA com a somatória 
dos detalhamentos da LOA. 
 
PPA aprovado e LOA não aprovada – Nesta situação será aplicado o 
percentual informado para o exercício, utilizando os critérios de 
arredondamento estabelecidos, nos valores constantes no ‘Detalhamento de 
Previsão de Receita LOA’. Com o PPA aprovado será efetuada a inserção de 
um registro de ‘Alteração’ de Previsão de Receita no PPA, para igualar os 
valores do PPA com a somatória dos detalhamentos na LOA. 
 
PPA e LOA aprovada – Nesta situação não é possível efetuar a ‘Correção de 
Valores’. O campo ‘Percentual’ do respectivo exercício estará indisponível. 
 
Para utilizar a rotina o usuário deverá acessar o SMARcp com a Unidade 
Gestora Específica (código diferente de zero), caso contrário será emitido a 
mensagem: 
 
Também é necessário informar um percentual diferente de zero em pelo menos 
um dos campos de ‘Percentual’ disponíveis, caso contrário será emitida a 
mensagem: 
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O percentual mínimo permitido é de ‘-99,99’, caso contrário é emitida a 
mensagem abaixo do campo. 
 
Ao informar um percentual, automaticamente o campo ‘Arredondar’ ficará 
disponível. 
 
O usuário poderá optar entre não efetuar o arredondamento, ou arredondar os 
centavos, as dezenas, as centenas ou os milhares. Logo abaixo o usuário 
deverá informar se o arredondamento será para menos ou para mais. 
Os arredondamentos de valores serão realizados conforme os exemplos 
abaixo. 
Tipo 
Arredondamento 
Exemplo Arredondamento 
para mais 
Arredondamento 
para menos 
(,00) Centavos 0,15 1,00 0,00 
(0,00) Dezena 3,35 10,00 0,00 
(00,00) Centena 115,00 200,00 100,00 
(000,00) Milhar 550,09 1000,00 0,00 
 
Após informar um percentual em pelo menos um exercício e estipular os 
critérios de arredondamento, o usuário deverá clicar em . Ao clicar 
serão corrigidos os valores de todos os registros do exercício e, que for 
informado um percentual válido, independente da seleção do grid. 
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6.3- Dúvidas sobre a funcionalidade ‘Correção de 
Valores’. 
A opção ‘Correção de Valores’ não está disponível no botão ‘Ações em 
Múltiplos Itens’ da grid da Previsão de Receita PPA o que devo fazer? 
Entre em contato com o administrador do sistema e solicite que verifique as 
permissões do seu usuário 
 
Por que os campos de ‘Percentual’ de determinados exercícios estão 
indisponíveis? 
O usuário deverá acessar o menu Planejamento, opção ‘Aprovação’ e verificar 
se o PPA está aprovado, e em caso positivo, qual LOA está aprovada, pois 
elas que irão influenciar na disponibilidade destes campos. 
Quando o PPA está desaprovado e não consta detalhamento na LOA, todos os 
campos ‘Percentual’ ficam disponíveis. Quando o PPA está aprovado e não 
consta detalhamento na LOA, todos os campos ‘Percentual’ ficam bloqueados. 
Se o PPA estiver aprovado e houver detalhamento na LOA para o exercício o 
campo do respectivo exercício estará disponível. 
 
 
ATENÇÃO! 
 Quando o PPA estiver aprovado serão inseridas automaticamente 
‘Alterações de Previsão de Receita’ no PPA com o valor da somatória 
das alterações realizadas no detalhamento da LOA. Assim sendo, serão 
igualados os valores do PPA e da LOA. 
 A tabela consolidada será atualizada automaticamente quando forem 
realizadas correções de valores nos registros.