Rotina de Apuração de Diferença no Reprocessamento

<< Clique para exibir o índice >>

Navegação:  Sistemas > Recursos Humanos e Folha de Pagamento >

Rotina de Apuração de Diferença no Reprocessamento

 

Rotina de Apuração de

Diferença no Reprocessamento

 

 

 

 

Versão

Data Modificação

1.0

01/03/2021

 

 

 

Como funciona a rotina de reprocessamento?

 

 

A rotina de Apuração de Diferença no Reprocessamento foi desenvolvida para facilitar a apuração dos valores (vencimentos e descontos) que são devidos ao servidor, quando houver reajuste salarial retroativo, ou alterações em tabelas de cálculo retroativas.

A rotina permite o cálculo da folha novamente de folhas encerradas/empenhadas sem reabri-la (a ficha financeira permanece intacta), e compara os novos valores com a ficha financeira do funcionário, apurando a diferença. Os procedimentos abaixo devem ser feitos em TODAS as folhas que você deseja apurar diferenças.

 

1.Configuração para executar a rotina

 

 

Para iniciar o reprocessamento, entre por alteração no parâmetro de cálculo que você quer apurar a diferença em Folha de Pagamento /> Abertura de Processamento /> Parâmetro de Cálculo.

No campo ‘Recálculo Folha’, selecione a opção EM PROCESSAMENTO.

 

**Atenção: A opção FOLHA AVULSA NÃO pode estar marcada!**

 

 

 

 

O status do seu parâmetro vai ficar como CALCULADO, mas não se preocupe, a folha não está efetivamente aberta e os dados da ficha financeira permanecem intactos.

É importante lembrar que nessa fase o holerite ficará indisponível até finalizar o reprocessamento.

 

 

2.Apuração da Diferença para alteração de TABELA DE CÁLCULO

 

 

Antes de começar, é necessário que a tabela nova já esteja cadastrada no parâmetro:

 

Entre por alteração novamente no parâmetro de cálculo, clique na aba TABELAS EM VIGÊNCIA, desassocie a tabela antiga (Figura 2) e associe a nova tabela (Figura 3).

Clique em Confirmar no canto inferior direito da tela, para gravar as alterações feitas.

 

 

Figura 2

 

 

 

Figura 3

 

 

 

 

Feita a alteração, basta calcular a folha. O procedimento para o cálculo é o mesmo efetuado para todas as folhas, normalmente.

Confira o cálculo. Se houver inconsistência, entre em contato com nosso suporte!

 

 

 

 

1.Apuração da Diferença para alteração de SALÁRIO RETROATIVO.

 

 

Para apurar a diferença entre o valor calculado da folha e o valor reajustado, é preciso que o padrão de salário já esteja reajustado, e a data do reajuste deve ser igual ou menor que mês do parâmetro que você está reajustando.

 

 

 

 

Com os padrões de salário reajustados, anule (2) e envie (3) a TAREFA 4 (1) do parâmetro que você está reprocessando.

Este procedimento fará com que os salários sejam substituídos pelos novos somente no cálculo, por isso, o novo cálculo será feito com os novos salários.

 

Atenção: Realizar esta operação somente para a tarefa 4.

 

 

 

 

Após enviar a tarefa 4 novamente, o próximo passo é a execução do cálculo. O procedimento para o cálculo é o mesmo efetuado para todas as folhas, normalmente.

Confira alguns casos e verifique se os valores estão de acordo com o reajuste aplicado nos salários. Isto é importante para que seja confirmado que realmente foi calculado com os novos salários. Se houver inconsistência, entre em contato com nosso suporte!

 

3.Verbas calculadas incorretamente e que precisam ser recalculadas para pagamento ou desconto da diferença.

 

Se houve pagamento a maior ou a menor de uma verba devido a cálculo incorreto, e precisa pagar ou descontar a diferença do funcionário, podemos utilizar a rotina de recálculo.

Após o ajuste da verba ser feito pelo nosso setor de suporte, basta recalcular as matrículas com diferença. Não precisa anular e enviar tarefas, nem trocar tabelas. Para esses casos, como foi ajuste de FÓRMULAS, basta calcular a folha.

 

 

 

 

4.Apuração e Atualização da diferença

 

 

 

Com o parâmetro de cálculo calculado e conferido os valores, o próximo procedimento é a apuração da diferença a ser paga.

Para isso, acesse novamente o menu Folha de Pagamento /> Abertura de Processamento /> Parâmetro de Cálculo e filtre o código do(s) parâmetro(s) de cálculo reprocessado(s), juntamente, com o parâmetro de cálculo que deverá ser pago a diferença salarial.

Selecione o parâmetro de cálculo que foi reprocessado e na coluna de Ações clique em Mais Opções /> Apurar Diferença no Reprocessamento, conforme demonstrado abaixo:

 

 

 

A seguinte tela, aparecerá:

 

 

 

 

Nessa tela, é necessário informar alguns dados para a Apuração:

 

O primeiro é a escolha pela opção de Apuração: Reajuste Salarial ou Tabela de Cálculo (indicação 1 na figura). Na sequência, informe qual parâmetro de cálculo vai receber os valores apurados (indicação 2 da figura), e as verbas de vencimento e desconto que serão lançadas para o servidor (indicação 3 e 4 da figura). Mesmo que a diferença seja somente vencimento, é necessário colocar uma verba de desconto.

Também deve ser preenchida a verba de apuração da diferença (indicação 5 na figura). É nesta verba que o cálculo fará a comparação dos valores.

 

Existe a opção de gravar uma mensagem para ser impressa no holerite do servidor, referente ao valor da diferença que está sendo pago (indicação 6 da figura).

Com todos os dados preenchidos, clicar no botão CONFIRMAR.

Os valores que forem apurados, para cada funcionário, serão gravados nos

lançamentos variáveis do parâmetro de cálculo destino.

A apuração da diferença pode ser efetuada diversas vezes e em diferentes verbas. O sistema mantém os valores do recálculo até o momento que o usuário efetuar a finalização da rotina (item 6 do manual).

No caso do recálculo de um parâmetro de folha mensal onde haja funcionários já desligados no SMARrhWeb, o sistema efetuará a apuração apenas dos funcionários ativos e ao final do processo listará no quadro de “Mensagens” os funcionários que estão rescindidos.

 

 

 

 

5.A apuração ficou incorreta, quero cancelar da apuração da diferença

 

 

A operação de cancelamento da apuração da diferença apaga as verbas que foram gravadas no Lançamento Variável do parâmetro de cálculo destino.

 

Para executar o cancelamento, basta preencher os dados utilizados no momento de apuração (indicação 1,2 e 3 na figura) e clicar no botão “DESFAZER”, conforme figura a seguir:

 

 

 

 

 

6.Finalizar o Reprocessamento da Folha

 

 

Quando a apuração da diferença estiver concluída e os valores apurados estiverem corretos, a próxima etapa é a Finalização do Recálculo.

 

Na tela de Parâmetro de Cálculo, filtre o parâmetro que está em reprocessamento (indicação 1 na figura) e na coluna de Ações, clique em Mais Opções /> Encerra o Recálculo da Folha (indicação 2 da figura).

 

 

 

 

Esse procedimento apaga o recálculo da folha, retorna a situação da folha para Encerrada/Empenhada, e restaura a verba 2010 - SALÁRIO PADRÃO original nos lançamentos variáveis do parâmetro de cálculo (no caso de reajuste de salário). Essa etapa é fundamental para que a folha retorne à situação anterior ao reprocessamento, evitando assim erros futuros.

 

 

Dúvidas Frequentes

 

1. Não estou conseguindo reprocessar minha folha novamente. O que devo fazer?

Por        segurança,        após        encerrar        a        apuração,        o        reprocessamento        fica indisponível. Assim facilita identificar quais folhas foram reprocessadas.

 

**Parâmetros já reprocessados ficam com o campo Recálculo Folha = Processado, na aba Complementos, conforme demonstrado abaixo**

 

 

 

Se for necessário refazer a rotina, selecione o parâmetro de cálculo e na coluna de

Ações, clique em Mais Opções /> Retorna o Controle de Recálculo:

 

 

Após esse procedimento, o parâmetro encontra-se pronto para ser utilizado pela rotina novamente.