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INTRODUÇÃO
Este manual abrange as funcionalidades relacionadas ao cadastro de ‘Serviço’,
‘Serviço e Desconto’, ‘Apropriação de Desconto’, ‘Geração Movimentos
Extraorçamentários’, ‘Valor Teto INSS’, ‘INSS Outras Fontes’, ‘Imposto de Renda
Pessoa Física’, ‘Controle Extraorçamentário’ além dos cadastros e parâmetros
relacionados.
Todas estas funcionalidades estão correlacionadas e são uma ferramenta
facilitadora que visa agilizar e controlar os valores de retenção informados nas
liquidações ou pagamentos, além de propiciar a geração automática da
respectiva arrecadação no movimento de receita e também a geração do
empenho e liquidação extra-orçamentário para o pagamento da retenção.
OBJETIVO
O objetivo deste manual é propiciar o pleno conhecimento sobre essas
funcionalidades que garantem maior agilidade e controle sobre a inserção e
pagamento das retenções. Este conhecimento é fundamental para que o
funcionamento da rotina ocorra conforme o esperado.
Convém salientar que a utilização das funcionalidades apresentadas neste
manual é opcional, e só ocorrerá se o código do serviço for informado na rotina,
ou se o cadastro do desconto possuir o referido controle ativado, caso contrário,
é facultado ao usuário informar manualmente as retenções na liquidação ou no
pagamento.
1 – EXECUÇÃO CADASTROS
1.1- Descontos
Para utilização destas funcionalidades é necessário ajustar a codificação dos
descontos de acordo com o que segue abaixo.
Assim sendo, caso os descontos já estejam cadastrados, é necessário acessar
o menu ‘Execução’, submenu ‘Cadastros’, opção ‘Descontos’, localizar o
registro e na coluna de ‘Ações’ clicar na opção ‘Editar’ e alterar o campo ‘Código
do Desconto’. Na inclusão de novos descontos deverá ser respeitada a
codificação correspondente a cada tipo de retenção.
IRRF Pessoa Física: 1 ou entre 100 e 199
IRRF Pessoa Jurídica: 2 ou entre 200 e 299
ISS: 3 ou entre 300 e 399
INSS: 4 ou entre 400 e 499
DEMAIS DESCONTOS: Codificação livre, fora das faixas anteriormente citadas.
Ainda no cadastro do ‘Desconto’, temos o campo ‘Controle de Geração
Desconto’. Neste campo o usuário deverá informar em qual rotina o desconto
poderá ser lançado.
Exemplo prático:
Desconto 451 – INSS
Controle de Geração Desconto = Liquidação.
Neste exemplo prático o desconto 400 – INSS só poderá ser informado na
liquidação.
Esta codificação dos descontos também é necessária para geração de guias
para pagamento de desconto e geração da DIRF.
DICA:
✓ Caso a funcionalidade não esteja disponível no menu acima entre em
contato com o administrador do sistema para que verifique as permissões do
usuário.
✓ A posição da funcionalidade no menu poderá sofrer alterações
dependendo do perfil de acesso do usuário.
✓ Ao posicionar o cursor do mouse sobre a funcionalidade poderão ser
apresentados os botões ‘Buscar’ , que permite o acesso aos registros já
existentes e ‘Novo’ , que permite a inclusão de um novo registro.
1.2- Serviço
A próxima etapa é cadastrar um registro de serviço acessando o menu
‘Execução’, submenu ‘Cadastros’, opção ‘Serviços’ e clicar no botão ‘Novo’.
O usuário deverá informar um código para o serviço, uma descrição e a
descrição reduzida e clicar em ‘Confirmar’.
Ainda na tela de ‘Inclusão de Serviço’ consta o campo ‘Optante pelo Simples
Nacional’. Ao marcá-lo o SMARcp efetuará a checagem desta mesma marcação
no cadastro do fornecedor disponível no menu ‘Execução’, submenu
‘Cadastros’, opção ‘Fornecedor’, campo ‘Simples Nacional’. Assim sendo, ao
incluir uma liquidação e informar um fornecedor cujo cadastro esteja com este
campo marcado, o campo ‘Serviço’ apresentará apenas os cadastros de serviço
com esta marcação.
1.3- Serviços e Desconto
Após cadastrar o serviço é necessário atrelar o serviço a um ou mais códigos de
desconto informando os respectivos percentuais de desconto. Assim sendo, o
usuário deverá acessar o menu ‘Execução’, submenu ‘Cadastros’, opção
‘Serviços e Desconto’ e clicar no botão ‘Novo’.
No campo ‘Serviço’ é necessário localizar pelo código ou pela descrição, o
serviço incluído na etapa 1.2. Na sequência deverá localizar pelo código ou pela
descrição o desconto que será relacionado a este serviço e o percentual de
cálculo para geração do valor do desconto e clicar em ‘Confirmar’. Caso
necessário o usuário poderá incluir mais de um desconto para o mesmo serviço,
bastando incluir um novo registro informando o mesmo código de serviço.
Exemplo prático:
No cadastro do Desconto: Acessado por edição o desconto 451 e alterado o
campo ‘Controle Geração do Desconto’ para ‘Liquidação’.
Na rotina de Serviço: Incluído Serviço 40 – Demonstração
Na rotina de Serviços e Desconto: Inserido registro informando Serviço = 40 -
Demonstração, Desconto 451 – INSS SERVIÇOS, Percentual 11%.
Ao inserir uma liquidação, na primeira etapa ‘Dados Básico’, o usuário deverá
procurar no campo ‘Serviço’ pelo código ou pela descrição, o serviço 40 –
Demonstração. No campo ‘Valor Lançamento’ do nosso exemplo temos o valor
de R$ 1.000,00.
Ao acessar a etapa ‘Desconto’ já constará automaticamente o desconto 400 –
INSS no valor de R$ 110,00 (11% de R$ 1.000,00).
DICA:
✓ O Valor do desconto inserido automaticamente de acordo com o
percentual informado no cadastro do ‘Serviço e Desconto’ pode ser editado ou
excluído pelo usuário caso necessário.
1.4- Parâmetro para utilização da rotina de Serviços e
Desconto.
Para que o código do serviço possa ser informado nas rotinas de liquidação ou
pagamento o administrador do sistema deverá ativar o parâmetro ‘Rotina
Informação Tipo de Serviço’ acessando o menu ‘Execução’, submenu
‘Cadastros’, opção ‘Configuração Despesa’, botão ‘Geral’, localizar na grid a
unidade gestora que deseja parametrizar e na coluna de ações clicar no botão
‘Editar.
No exemplo pratico foi informado no campo ‘Rotina Informação Tipo Serviço’ a
opção ‘Liquidação’.
ATENÇÃO!
✓ Os descontos de IR PF (código 1 ou entre 100 e 199) e IR PJ (código 2 ou
entre 200 e 299) tem sua geração automática na liquidação através da
informação de serviço, diretamente afetada pelo fornecedor informado na
liquidação, ou seja, se for informado um fornecedor PF e um serviço
atrelado a um desconto de IR PJ o mesmo não será gerado na liquidação.
✓ No cadastro do desconto o usuário também deverá estar atento ao
informado nos campos ‘Fornecedor’ e ‘Tipo de Fornecedor’ informados.
✓ Ainda sobre o cadastro dos descontos é importante observar que não é
permitido um mesmo cadastro com informação de ‘Receita’, ‘Vínculo da
Receita’ e ‘Fornecedor’ iguais, caso contrário será emitida a mensagem:
Rubrica da receita e vínculo já estão presentes em outro código de desconto com
o mesmo fornecedor.
DICA:
✓ A rotina de ‘Serviço e Desconto’ pode ser utilizada apenas como um
facilitador na inserção das retenções na liquidação ou no pagamento. As etapas
a seguir são complementares e agregam outros processos e controles.
1.5- Apropriação de Desconto.
Complementando a rotina de inserção de descontos automaticamente através
do serviço, podemos parametrizar o sistema para que os mesmos sejam
apropriados, ou seja, para que ocorra a entrada na receita no momento do fato
gerador (liquidação, regime de competência), ou no pagamento (regime de
caixa).
Para que um desconto seja apropriado é necessário acessar o seu cadastro no
menu ‘Execução’, submenu ‘Cadastros’, opção ‘Desconto’, localizar o desconto
e na coluna de ‘Ações’, clicar no botão ‘Editar’ e alterar o campo ‘Controle
Apropriação Desconto’.
Este campo terá as seguintes opções:
Não apropria – Neste caso ocorrerá apenas a geração do desconto na
liquidação de forma automática, caso seja informado o serviço na inclusão da
liquidação.
Liquidação – A apropriação do desconto ocorrerá na liquidação (entrada na
receita referente ao desconto ocorrerá na inserção da liquidação) e na mesma
data de seu movimento.
Pagamento – A apropriação do desconto ocorrerá no pagamento (entrada na
receita referente ao desconto ocorrerá na inserção do pagamento) e na mesma
data de seu movimento.
Outro ponto necessário para que ocorra a apropriação é a obrigatoriedade de
informar o campo ‘Conta Bancária’ na tela de inclusão de ‘Inclusão de
Liquidação’, caso contrário será emitida a mensagem
CET02600 - Este pagamento não pode ser realizado sem a informacão do banco.
Seguindo o mesmo exemplo prático:
No cadastro do desconto 451 o campo ‘Controle Geração Desconto’ =
Liquidação e campo ‘Controle Apropriação Desconto’ = Liquidação.
Na rotina de Serviço: Incluído Serviço 40 – Demonstração
Na rotina de Serviços e Desconto: Inserido registro informando Serviço = 40 -
Demonstração, Desconto 451 – INSS, Percentual 11%.
Na liquidação na etapa ‘Dados Básicos’ no campo ‘Serviço’ informado o serviço
40 – Demonstração e o valor da liquidação de R$ 1.000,00
Ao acessar a etapa ‘Desconto’ já constará automaticamente o desconto 451 –
INSS no valor de R$ 110,00.
Ao confirmar a inclusão do registro de liquidação teremos:
Um registro de liquidação ‘Apropriado’ no valor líquido. (R$ 890,00)
Um registro de liquidação ‘Gerado’ no valor do desconto, contendo o desconto.
(valor líquido igual a zero; R$ 110,00 com desconto de R$ 110,00)
Um registro de ‘Arrecadação’ no movimento de receita no valor do desconto, na
mesma data em que foi efetuada a liquidação, na receita atrelada ao desconto e
com a conta bancária (prefixo conta bancária e código conta bancária) informada
na liquidação.
É importante observar que os registros de Arrecadação são gerados com a
coluna ‘Integrado’ = SIM, ou seja, no momento em que for realizada a integração
da Receita com o Financeiro não afetará os saldos bancários.
Um registro de pagamento da liquidação ‘Gerado’ no valor do desconto,
contendo o desconto (valor liquido igual a zero) (R$ 110,00 com desconto de R$
110,00) na mesma data e com a mesma conta bancária informa na liquidação.
Uma entrada e saída imediata no ‘Movimento Financeiro’ na mesma data e no
banco Caixa (1-1).
DICA:
✓ Na grid de ‘Busca de Liquidação’ consta a coluna ‘Apropriação’. Sempre
que houver apropriação de algum desconto na inserção de uma liquidação ela
será inserida sem o desconto apropriado e ficará com a descrição ‘Apropriado’
(sofreu o processo de apropriação).
✓ A liquidação inserida automaticamente no valor do desconto apropriado
ficará com a descrição ‘Gerado’ (gerada pelo processo de apropriação).
✓ As demais liquidações que não sofreram a ação de apropriação ou não
foram geradas pela rotina ficarão com a descrição ‘Não Apropria’.
✓ Caso ocorra queda de rede durante o processo de inclusão de uma
liquidação com apropriação, enquanto a mesma não for concluída o SMARcp
atribuirá a descrição ‘A apropriar’.
1.6- Geração dos movimentos Extra Orçamentários
O usuário poderá complementar o processo de apropriação de desconto
demonstrado no item anterior para que ocorra também a geração do empenho e
liquidação extra orçamentário para pagamento do desconto.
Para que essa ação ocorra é necessário marcar o parâmetro ‘Gerar
Movimentos Extraorçamentários’ acessando o menu ‘Execução’, submenu
‘Cadastros’, opção ‘Configuração Despesa’, botão ‘Liquidação’, localizar o
registro correspondente a Unidade Gestora e na coluna de ‘Ações’ clicar no
botão ‘Editar’ e marcar o campo ‘Gerar Movimentos Extraorçamentários’ na tela
de ‘Configuração por Unidade Gestora – Liquidação’.
ATENÇÃO!
✓ Caso algum dos descontos inseridos na liquidação esteja com o campo
‘Controle Apropriação Desconto’ = ‘Não Apropria’ ou em uma rotina
distinta da executada, o mesmo permanecerá atrelado a liquidação
principal (apropriado) e todos os registros relacionados a rotina de
‘apropriação’ não serão inseridos para este desconto. Neste caso a
correspondente entrada na receita ocorrerá apenas no momento que for
executado o pagamento da liquidação.
✓ A entrada e saída imediata no movimento financeiro ocorre no banco caixa
cujo padrão de prefixo e código no SMARcp é 1-1. Caso o cadastro esteja
com uma codificação diferente deste padrão ocorrerá mensagem ‘O banco
caixa / tesouraria não existe’ e não permitirá a inclusão da liquidação e
consequente execução da rotina.
✓ A ‘Apropriação do Desconto’ poderá ocorrer independente do ‘Serviço’,
caso o cadastro do desconto esteja com o campo ‘Controle Apropriação
Desconto’ diferente de ‘Não Apropria’ e o parâmetro para ‘Gerar
Movimentos Extras’ esteja desmarcado, bastando o usuário informar
manualmente o desconto na liquidação.
Além do parâmetro esta ação ocorrerá apenas nos descontos cujo cadastro
esteja com o campo ‘Controle Apropriação Desconto’ = Liquidação e com os
campos ‘Dotação’ e ‘Histórico Reserva / Empenho’ devidamente preenchidos.
Estas informações são necessárias pois os registros de empenho e liquidação
extra orçamentários serão geradas com a dotação e o histórico informados.
Assim sendo, utilizando o mesmo exemplo prático teríamos além dos registros
já demonstrados na etapa anterior a inclusão de um empenho e uma liquidação
na dotação extra orçamentária no valor do desconto. A liquidação gerada irá
conter a mesma conta bancária informada na inserção da liquidação principal.
ATENÇÃO!
✓ A geração dos movimentos extra orçamentários só ocorrerá para os
descontos apropriados na liquidação, ou seja, cujo cadastro do desconto
esteja com o campo ‘Controle Apropriação Desconto’ = Liquidação’ e cuja
receita relacionada seja extraorçamentária.
✓ Ao marcar o parâmetro ‘Gerar Movimentos Extraorçamentários’ o cadastro
de todos os descontos que estejam com o ‘Controle Apropriação
Desconto’ = Liquidação e que estejam relacionados a um ‘Serviço’
deverão ter os campos ‘Dotação’ e ‘Histórico Reserva Empenho’
preenchidos caso contrário será emitida a mensagem: CED63901 -
Verifique os parâmetros informados no cadastro do desconto [ 452 ]. Não foi
possível gerar empenho e liquidação extraorçamentários.
✓ Com o parâmetro de ‘Gerar Movimentos Extras’ marcado, todos descontos
cujos cadastros estejam com o campo ‘Controle de Apropriação’ diferente
de ‘Não Apropria’ obrigatoriamente deverão ser inseridos via serviço e ter
a movimentação extraorçamentária gerada, caso contrário será emitida
mensagem ‘O desconto XX não está associado ao serviço informado. A
liquidação não será apropriada e os movimentos extraorçamentários não
serão gerados automaticamente. Deseja continuar?
1.7- Imposto de Renda Pessoa Física, Valor Teto INSS,
e INSS Outras Fontes.
Todos os parâmetros e gerações apresentados nas etapas anteriores podem
receber um controle adicional relacionado a geração dos descontos e valores de
Imposto de Renda e de INSS.
O SMARcp permite que o usuário cadastre a tabela do Imposto de Renda vigente
no exercício, para que o cálculo do valor da retenção de IR seja efetuado
automaticamente de acordo com a mesma.
Padrão
Código Base Descrição Base Limite Base Alíquota (%) Base Dedução
1 FAIXA 01 R$ 1903,98 0,00 R$ 0,00
2 FAIXA 02 R$ 2826,65 7,50 R$ 142,80
3 FAIXA 03 R$ 3751,05 15,00 R$ 354,80
4 FAIXA 04 R$ 4664,68 22,50 R$ 636,13
5 FAIXA 05 R$ 99999999999999,00 27,50 R$ 869,36
*Tabela IR vigente para 2019.
Para efetuar o cadastramento das faixas de imposto de renda o usuário deverá
acessar o menu ‘Execução’, submenu ‘Cadastros’, opção ‘Imposto de Renda
Pessoa Física’. Ao clicar no botão ‘Novo’ o usuário deverá efetuar a inserção de
cada uma das faixas da tabela do imposto de renda vigente para o ano,
preenchendo os campos ‘Código Base’, ‘Descrição’, ‘Limite Base’, ‘Alíquota
Base %’ e ‘Dedução Base.
A partir do momento que constam registros na funcionalidade ‘Imposto de Renda
Pessoa Física’ os descontos com codificação referente ao IR passarão a ter seus
valores calculados pelas faixas levando em consideração o fornecedor e o mês
das liquidações inseridas.
Assim sendo, caso estes descontos estejam atrelados a serviços, orientamos
que no campo ‘Percentual’ no cadastro do ‘Serviço Desconto’ seja informado
‘0,00’ tendo em vista que este percentual será desconsiderado para o cálculo.
Para que tenhamos a base de cálculo do Imposto de Renda é necessário subtrair
os valores de Contribuição Previdenciária (INSS). Para que o SMARcp efetue
esta consideração nas suas validações é necessário acessar o menu ‘Execução
‘submenu ‘Cadastros’, opção ‘Valo Teto INSS’, clicar no botão ‘Novo’ e incluir
um registro com o valor do teto do INSS para o exercício.
O campo ‘Teto INSS’ apresentará os itens cadastrados. Caso não apresente
nenhum registro, solicite ao administrador do sistema que cadastre no prefixo 67
da ‘Tabelas Diversas’.
Informar no campo ‘Data Inicial’ a data que passará a considerar nas
movimentações de liquidação para apuração do teto.
No campo ‘Valor Realizado’ informar o valor do teto do INSS para o exercício.
No ano de 2019 o valor é de R$ 5.839,45.
O cálculo é realizado pelas liquidações efetuadas no mês para determinado
fornecedor. A base de cálculo do Imposto de Renda é o total de vencimentos
(valor da liquidação), subtraindo-se a Contribuição Previdenciária (INSS). Ao
valor obtido aplica-se a alíquota correspondente (de acordo com a tabela
progressiva do ano vigente) com a respectiva parcela a deduzir (dedução base).
Exemplo prático:
No serviço 40 foram relacionados o desconto de 451 - INSS com percentual de
11% e o desconto de 100 – IR PF com percentual 0,00 (será calculado de acordo
com as faixas de IR cadastradas).
Ao efetuar a inclusão de uma liquidação de um empenho com fornecedor pessoa
física foi informado o serviço 40 e valor R$ 3.000,00.
Automaticamente serão apresentados os descontos com os seguintes valores:
Cálculo realizado:
Valor da Liquidação R$ 3.000,00
INNS: 11% de R$ 3.000,00 conforme alíquota informada no serviço = R$ 330,00
A partir da dedução do INSS temos a Base de Cálculo do IR = Valor Liquidação
(–) INSS.
3.000,00 (–) R$ 330,00 = R$ 2.670,00.
Com a Base de cálculo do IR observamos o valor de acordo com as faixas de
Imposto de Renda cadastradas para aplicação do percentual (até R$ 2.826,65
alíquota base = 7,5%)
7,5% de R$ 2.670,00 = R$ 200,25
Efetuada ‘Dedução Base’ conforme cadastro da faixa do Imposto de Renda
Pessoa Física) (Dedução Base para faixa de 7,5% = R$ 142,80)
R$ 200,25 – R$ 142,80 = R$ 57,45 (valor do IR).
O valor de INSS será descontado até o valor máximo cadastrado no teto levando
em consideração o valor já retido para este fornecedor no mesmo mês.
O valor de IR será calculado levando em consideração o valor já retido para este
fornecedor no mesmo mês.
Utilizando o mesmo exemplo prático anterior, supondo que seja feita uma nova
liquidação para o mesmo fornecedor dentro do mesmo mês no valor de R$
3.000,00 novamente.
Automaticamente serão apresentados os descontos com os seguintes valores:
Para o cálculo do INSS temos:
Liquidação Anterior: R$ 3.000,00 + Liquidação Atual: R$ 3.000,00 = R$ 6.000,00
Teto INSS para cálculo (11%) R$ 5.839,45 = R$ 642,34
Subtrai o valor já descontado em outras liquidações para o mesmo fornecedor
no mesmo mês. R$ 642,34 (-) R$ 330,00 = R$ 312,34
Para o cálculo do IR PF temos:
Liquidação anterior: R$ 3.000,00 + Liquidação atual: R$ 3.000,00
Valor total: R$ 6.000,00
Base de Cálculo IR = R$ 6.000,00 (-) INSS R$ 642,34 = R$ 5.357,66
Alíquota do IR de acordo com as faixas (27,5%) = R$ 1.473,36
Efetuada ‘Dedução Base’ conforme cadastro da faixa do Imposto de Renda
Pessoa Física) (Dedução Base para faixa de 27,5% = R$ 869,36)
R$ 1.473,36 (-) R$ 869,36 = R$ 604,00
Subtrai o valor já descontado em outras liquidações para o mesmo fornecedor
no mesmo mês. R$ 604,00 (-) R$ 57,45 = 546,55.
Caso o fornecedor tenha recebido valores de outras fontes pagadoras o usuário
poderá efetuar a inserção dos mesmos para que seja considerado no cálculo.
Para isto é necessário acessar o menu ‘Execução’ submenu ‘Cadastros’, opção ‘INSS – Outras Fontes’.
1.8- Controle Extraorçamentário.
Ao ativar o parâmetro para ‘Controle Extraorçamentário’ o SMARcp exigirá uma
contrapartida quando for efetuado um lançamento extraorçamentário e
relacionará os registros de receita e despesa correspondentes. A mesma
também possibilitará a rastreabilidade dos registros gerados pela rotina de
‘Apropriação de Receita’ e ‘Geração dos Movimentos Extraorçamentários
demonstrados nos itens 1.5 e 1.6.
Controle efetuado:
Conta Contábil 1.1.3.8.1 – Lançar primeiro a despesa (empenho) e no momento
de lançar a receita (arrecadação) será necessário relacionar o empenho.
Conta Contábil 2.1.8.8.1 – Lançar primeiro a receita (arrecadação) e no momento
de lançar a despesa (empenho) será necessário relacionar a arrecadação.
Para ativar este controle o administrador do sistema deverá acessar o menu
‘Execução’ submenu ‘Cadastros’, opção ‘Configuração Despesa’, botão
‘Empenho’, na grid localizar o registro da Unidade Gestora que deseja
parametrizar e clicar no botão ‘Editar’ para ter acesso a tela ‘Configuração por
Unidade Gestora – Empenho’ e marcar os seguintes campos:
ATENÇÃO!
✓ É importante observar que caso constem liquidações dentro de um mesmo
mês para o mesmo fornecedor sem a devida retenção de IR ou INSS a
rotina irá considerá-los para o cálculo.
✓ Se a retenção do INSS atingir o seu teto o seu desconto não será gerado.
✓ O percentual informado no cadastro do serviço / desconto para geração
do IR e do INSS são desconsiderados quando é efetuado o cadastramento
das faixas de Imposto de Eenda e teto do INSS. Nestes casos orientamos
a preencher o campo percentual com 0.
Com o parâmetro ‘Controle Despesa / Receita Extra’ marcado o SMARcp
passará a exigir a contrapartida no momento de efetuar um lançamento
Extraorçamentário efetuando a devida amarração conforme segue abaixo:
Quando a rubrica ou dotação extraorçamentária estiver relacionada a conta
contábil 1.1.3.8.1 – Outros Créditos a Receber e Valores a Curto Prazo.
O usuário deverá inserir primeiro o empenho extraorçamentário (despesa).
No momento de lançar a respectiva arrecadação (receita) o SMARcp exigirá o
relacionamento da devida contrapartida (despesa).
Exemplo prático:
1º O usuário insere um empenho com dotação relacionada a conta contábil
1.1.3.8.1.
2º Na tela de inclusão de arrecadação de receita.
Ao informar dotação iniciado com a conta contábil 1.1.3.8.1 é apresentado o
grupo ‘Associar Empenhos’.
ATENÇÃO!
✓ Estes parâmetros podem aparecer indisponíveis para edição pois só
podem ser alterados antes do início da execução orçamentária do
exercício.
No campo ‘Número do Empenho’ o usuário deverá digitar o número do empenho
correspondente a contrapartida da arrecadação que está sendo inserida e clicar
no botão ‘Associar’.
O usuário poderá associar mais de um empenho. O valor da arrecadação será
igual a somatória dos valores de empenho associados.
Ao clicar em ‘Confirmar’ o registro e arrecadação será inserido com as
respectivas contrapartidas relacionadas.
Caso nenhum empenho seja relacionado ao tentar confirmar a inclusão do
registro de arrecadação será emitida mensagem:
Empenho é obrigatório.
Quando a rubrica ou dotação extraorçamentária estiver relacionada a conta
contábil 2.1.8.8.1 – Valores Restituíveis.
O usuário deverá inserir primeiro a arrecadação extraorçamentária (receita).
No momento de lançar a respectivo empenho extraorçamentário (despesa) o
SMARcp exigirá o relacionamento da devida contrapartida (receita).
Exemplo prático:
1º O usuário insere uma arrecadação em uma rubrica relacionada a conta
contábil 2.1.8.8.1.
2º Na tela de inclusão do empenho:
Ao informar ‘Dotação’ relacionada a conta contábil iniciada com ‘2.1.8.8.1’.
Na segunda etapa ‘Itens’ é apresentado o grupo ‘Associar Receitas’.
No campo ‘Receita’ o usuário poderá digitar o código ou descrição da rubrica de
receita que foi realizada a arrecadação correspondente, ou clicar no botão de
‘Pesquisa’ ao lado do campo para localizar a rubrica de receita correspondente.
Após informar a rubrica de receita o usuário deverá clicar no botão ‘Associar
Receitas Selecionadas’. Ao clicar é aberta a grid ‘Pesquisa Movimento de
Receita’ contendo os registros de arrecadação previamente inseridos.
O usuário deverá clicar no botão ‘Selecionar’ na coluna de ‘Ações’ a frente do
registro que for a respectiva contrapartida da despesa que está sendo inserida.
O usuário poderá selecionar mais de um registro como contrapartida. O valor do
empenho inserido será igual a soma dos valores associados.
Ao clicar em ‘Confirmar’ o registro será inserido com a respectiva contrapartida atrelada.
Caso nenhuma receita seja informada o SMARcp não permitirá a inclusão do
empenho e emitirá a mensagem: É necessário associar pelo menos uma receita.