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INTRODUÇÃO 
 
A Constituição Federal de 1988 define que o modelo orçamentário brasileiro é 
composto por três instrumentos: 
 Plano Plurianual (PPA) 
 Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 
 Lei Orçamentária Anual (LOA) 
As instruções contidas neste manual abrangem a funcionalidade de ‘Abertura 
de Crédito’. 
 
OBJETIVO 
 
O objetivo deste manual é propiciar o pleno conhecimento sobre o 
funcionamento da rotina de abertura de crédito, mostrando o relacionamento e 
a influência de outras rotinas e controles sobre a mesma. 
1 – ABERTURA DE CRÉDITO 
 
1.1- Onde está localizada a funcionalidade abordada? 
 
A funcionalidade abordada neste manual está localizada no menu 
‘Planejamento’, submenu ‘Despesa’, opção ‘Abertura de Crédito’. 
 
Para utilizar esta funcionalidade o usuário deverá acessar o SMARcp com a 
Unidade Gestora Específica (código diferente de zero), caso contrário será 
emitida a mensagem: 
 
Também só será permitido efetuar inserção de registro no exercício que estiver 
com a Execução Orçamentária em andamento, caso contrário será emitida a 
mensagem: 
DICA: 
 Caso a funcionalidade não esteja disponível no menu acima entre 
em contato com o administrador do sistema para que verifique as 
permissões do usuário. 
 A posição da funcionalidade no menu poderá sofrer alterações 
dependendo do perfil de acesso do usuário.
1.2- O que a funcionalidade ‘Abertura de Crédito’ faz? 
 
Esta funcionalidade permite que o usuário crie novas despesas não 
computadas ou insuficientemente dotadas ou programadas na lei orçamentária, 
ou seja, realiza ajustes orçamentários, que visam dentro outras coisas, corrigir 
planejamentos, atender situações inesperadas e emergenciais. 
Os créditos classificam-se em: ‘Suplementares’, ‘Especiais’ e ‘Extraordinários’. 
Os ‘Suplementares’ destinam-se a reforço de uma dotação orçamentária já 
existente, ao passo que os ‘Especiais’ visam atender a uma necessidade não 
contemplada no orçamento. Já os créditos ‘Extraordinários’ pressupõe uma 
situação de urgência ou imprevisão, tais como guerra, comoção interna ou 
calamidade pública. Os créditos ‘Suplementares’ e ‘Especiais’ dependem de 
autorização legislativa já os ‘Extraordinários são abertos por decreto do 
Executivo, que deverá dar ciência imediata ao Legislativo. Os créditos 
adicionais, uma vez aprovados, incorporam-se ao orçamento do exercício. 
Ao criar um crédito Especial ou Extraordinário através desta funcionalidade, o 
SMARcp irá inserir uma nova dotação, com o tipo de crédito especificado. 
Também irá efetuar a inserção de um registro na Previsão de Despesa do PPA 
com controle ‘Inclusão’, com o objetivo de manter o Planejamento alinhado à 
Execução. 
A funcionalidade verificará a necessidade de inclusão com base nas 
informações de ‘Unidade Gestora’, Unidade Orçamentária’, Função e 
Subfunção’, ‘Programa’, ‘Ação’ ‘Natureza da Despesa’ e Vínculo’. 
O conjunto de informações consideradas estará de acordo com as 
configurações do PPA que pode ser consultada pelo menu ‘Planejamento’, 
opção ‘Configuração’. 
Para o Estado do Espírito Santo também será considerado o ‘Nível de 
Aprovação da Dotação Orçamentária na LOA’ que pode ser verificado 
acessando o menu ‘Planejamento’, opção ‘Metas Fiscais’, botão ‘Índices’. 
1.3- Como utilizar a funcionalidade ‘Abertura de 
Crédito? 
 
Ao clicar sobre o nome da funcionalidade será aberta a tela a seguir. 
 
‘Unidade Gestora’ – Campo bloqueado para edição. Apresentará 
automaticamente o código e a descrição da ‘Unidade Gestora’ que o usuário 
estiver acessando o SMARcp. 
 
Apresentará automaticamente a 
Unidade Gestora que o usuário estiver 
acessando. Primeiramente deverão ser 
preenchidos os campos ‘Unidade 
Executora’, ‘Função e Subfunção’, 
‘Programa’, ‘Ação’, ‘Natureza da 
Despesa’ e ‘Vínculo’. 
Para SP e MG o campo ‘Tipo de 
Crédito fica disponível com as opções 
‘Especial’ e ‘Extraordinário’. Para ES o 
campo permanece bloqueado 
enquanto não forem preenchidos os 
campos anteriores. A partir destas 
informações podem ser liberadas as 
opções ‘Especial’ e ‘Extraordinário’, ou 
fixar a opção ‘Orçamentário’ caso já 
conste dotação com essa combinação 
de informações.
Nesta parte conforme o ‘Tipo de Crédito’ informado 
serão liberados os campos para que seja informada a 
legislação que está aprovando a Abertura de Crédito. 
O campo ‘Incluir Previsão da Despesa’ indicará se o SMARcp efetuará a 
inclusão de registro na previsão de despesa PPA. Em caso positivo os 
campos para aprovação da inclusão no PPA serão liberados.
O usuário deverá marcar a qual esfera orçamentária 
a abertura de crédito pertence. 
 
‘Unidade Executora’ – O usuário deverá digitar parte do código ou da 
descrição da ‘Unidade Executora’ e selecionar uma das opções listadas. Serão 
apresentados apenas os registros ‘Analíticos’ relacionados a ‘Unidade Gestora 
‘logada. No Estado de São Paulo também é necessário que o campo ‘Código 
Audesp’ no cadastro da ‘Unidade Orçamentária’ esteja preenchido, caso 
contrário o registro não será demonstrado no campo. 
 
‘Função e Subfunção’ – O usuário deverá digitar parte do código ou da 
descrição da ‘Função e Subfunção e selecionar uma das opções listadas. 
Serão apresentados os registros do período do PPA abrangido pelo exercício 
acessado, que não tenham apenas a função, ou seja, devem possuir função e 
subfunção especificada. Exemplo: 04.121 (Função 04, subfunção 121). 
 
‘Programa’ – O usuário deverá digitar parte do código ou da descrição do 
‘Programa’ e selecionar uma das opções listadas. Serão apresentados apenas 
os Programas com Unidades Orçamentárias relacionadas a Unidade Gestora 
que o usuário estiver acessando. 
Não serão apresentados os programas exclusivos da LDO de exercícios 
diferentes do acessado. 
No Estado de São Paulo os ‘Programas’ devem obrigatoriamente conter ao 
menos um ‘Indicador’ caso contrário não serão apresentados neste campo. 
Para o Estado de Minas Gerais quando o ‘Programa’ selecionado for ‘9999’ a 
função deve ser obrigatoriamente 99 e a subfunção 999 ou 997. 
 
‘Ação’ – O usuário deverá digitar parte do código ou da descrição da ‘Ação’ e 
selecionar uma das opções listadas. Serão apresentados os registros do 
período do PPA abrangido pelo exercício acessado. 
 
‘Natureza da Despesa’ – O usuário deverá digitar parte do código ou da 
descrição da ‘Natureza da Despesa’. Serão apresentadas apenas as contas 
analíticas com primeiro dígito igual a 3 (Despesa Corrente) ou 4 (Despesa 
Capital), do exercício que o usuário estiver acessando. 
 
‘Descrição da Despesa’ – O campo apresentará automaticamente a descrição 
da ‘Natureza da Despesa’ selecionada. O usuário tem a possibilidade de editar 
a descrição. 
 
‘Vínculo’ – O usuário deverá digitar parte do código ou da descrição do 
‘Vínculo’ e selecionar uma das opções listadas. Serão apresentados apenas os 
vínculos do exercício que o usuário estiver acessando,e que contenham algum 
nível além do primeiro diferente de zero. Exemplo: 01.000.0001, 01.110.000 
 
‘Tipo de Crédito’ – Para os Estados de São Paulo e Minas Gerais o campo 
fica disponível para edição e o usuário deverá selecionar uma das opções 
(Especial ou Extraordinário). As mesmas são cadastradas no prefixo 7 das 
Tabelas Diversas, sendo o código 2 – Especial e o código 3 – Extraordinário. 
Ambos podem ser acessados pelo menu ‘Cadastros’, opção ‘Tabelas Diversas’. 
Para o Estado do Espírito Santo o campo permanece bloqueado para edição 
enquanto os campos de Unidade Executora, Função e Subfunção, Programa, 
Ação e Natureza de Despesa não forem devidamente preenchidos. 
 
A partir do preenchimento destas informações o campo ‘Tipo de Crédito’ irá 
liberar as opções ‘Especial’ e ‘Extraordinário’, caso não encontre nenhuma 
dotação orçamentária com os mesmos dados citados, ou fixar a opção 
‘Orçamentário’, caso conste uma dotação com as mesmas informações de 
Unidade Gestora, Unidade Executora, Função e Subfunção, Programa, Ação e 
Natureza de Despesa até o nível definido no cadastros de Metas Fiscais, no 
campo ‘Nível de Aprovação da Dotação Orçamentária na LOA’. Lembrando que 
para consultar o nível de aprovação da dotação orçamentária na LOA o usuário 
deverá acessar o menu Planejamento, opção ‘Metas Fiscais’, botão ‘Índices’. 
Neste exemplo o campo ‘Tipo de Crédito’ liberou as opções ‘Especial’ e 
‘Extraordinário’ pois não foi encontrada nenhuma dotação para esta 
Unidade Gestora com a mesma Unidade Executora, Função e 
Subfunção, Programa, Ação e Natureza de Despesa. 
 
Caso seja inserido um novo registro na funcionalidade de Abertura de Crédito, 
com as mesmas informações de uma dotação já existente, exceto o vínculo, o 
SMARcp efetuará procedimentos diferentes conforme o Tipo de Crédito e a 
marcação do parâmetro ‘Chave Única da Despesa’, disponível no menu 
‘Cadastros’, opção ‘Configuração Geral’, campo ‘Chave Única – Despesa’. 
Tipo de Crédito ‘Especiais’ e ‘Extraordinários’ –Independente da marcação do 
parâmetro de ‘Chave Única da Despesa’ será inserida uma nova dotação com 
o tipo de crédito especificado, contendo as mesmas informações da dotação já 
existente, apenas com o vínculo novo. 
Tipo de Crédito ‘Orçamentário’ – (Exclusivo para o Espírito Santo). Caso o 
parâmetro ‘Chave Única da Despesa’ esteja desmarcado será inserida uma 
nova dotação com as mesmas informações, apenas com vínculo novo. 
Caso o parâmetro ‘Chave Única da Despesa’ esteja marcado marcado será 
inserido apenas um novo vínculo na dotação já existente. 
Se todos os dados informados forem iguais, inclusive o vínculo, e o controle de 
‘Chave Única da Despesa’ estiver marcado, será emitida a mensagem abaixo e 
o registro não será incluído. 
Neste outro exemplo o campo ‘Tipo de Crédito’ foi fixado com a 
opção ‘Orçamentário’ pois já consta uma dotação para esta 
Unidade Gestora com a mesma Unidade Executora, Função e 
Subfunção, Programa, Ação e Natureza de Despesa. 
 
‘Data’ – O campo apresentará automaticamente a data corrente, podendo o 
usuário editá-la manualmente, desde que seja informada data do mesmo 
exercício, caso contrário será emitida a mensagem. 
 
Também não é permitido informar data de mês já enviado ao Tribunal de 
Contas, caso contrário é emitida a mensagem. 
 
‘Finalidade’ – Campo de preenchimento opcional, onde o usuário poderá 
detalhar uma finalidade para a abertura de crédito com até cem caracteres. 
 
‘Legislação Abertura de Crédito’ – Campos destinados a informação de 
legislação que autorizou a abertura do crédito. Os campos estarão disponíveis 
conforme o ‘Tipo de Crédito’ informado. O usuário poderá digitar o número da 
legislação diretamente no campo, ou clicar no botão ‘Pesquisar’ e localizar a 
legislação que efetuará a aprovação. Caso o usuário digite um número de ‘Ato 
Legal’ ou ‘Lei Autorizativa’ não existente será emitida a mensagem. 
 
Se o campo não for preenchido ou for informado o número 0, será emitida a 
mensagem.
 
Os registros apresentados ao clicar no botão ‘Pesquisar’ estão cadastrados em 
‘Leis e Decretos’, disponíveis no menu ‘Cadastros’, opção ‘Leis e Decretos’. 
No campo ‘Ato Legal’ são aceitas as legislações do tipo ‘Ato’, ‘Decreto’, 
‘Portaria’ ou ‘Lei’, e no campo ‘Lei Autorizativa’ apenas as legislações do tipo 
‘Lei’. 
Ao informar o número da legislação o campo de data é preenchido 
automaticamente. A data do ‘Ato Legal’ e da ‘Lei Autorizativa’ informada devem 
ser menor ou igual a data da abertura do crédito, caso contrário será emitida a 
mensagem. 
 
Quando for informado o ‘Tipo de Crédito’ – Extraordinário, o usuário deverá 
informar apenas o ‘Ato Legal’ que aprovou a abertura do crédito. 
 
Quando for informado o ‘Tipo de Crédito’ – Especial, o usuário deverá informar 
o ‘Ato Legal’ e a Lei Autorizativa’ que aprovaram a abertura do crédito. 
 
(Exclusivo para o Estado do Espirito Santo) Quando o ‘Tipo de Crédito’ for 
‘Orçamentário’ todos os campos de Legislação de Abertura de Crédito estarão 
indisponíveis. 
 
Legislação Atualização Planejamento – O campo ‘Incluir Previsão da 
Despesa’ é preenchido automaticamente com as opções ‘Sim’ ou ‘Não’ e não 
permite edição manual pelo usuário. 
Ao inserir as informações nos campos de ‘Unidade Gestora’, ‘Unidade 
Executora’, ‘Função e Subfunção’, ‘Programa’, ‘Ação’, ‘Natureza de Despesa’ e 
‘Vínculo’ o SMARcp verificará se já existe um registro de Previsão de Despesa 
no PPA com as mesmas informações. Caso exista o campo será preenchido 
automaticamente com a opção ‘Não’ e não efetuará a inclusão de registro. 
Caso não exista um registro com esta combinação de informações, o campo 
será preenchido automaticamente com a opção ‘Sim’ e efetuará a inserção de 
um registro com controle ‘Inclusão’ na Previsão de Despesa do PPA. Este 
registro será inserido sem valores de Meta Física e Meta Financeira e poderá 
ser consultado acessando o menu Planejamento, submenu ‘Despesa’, Opção 
‘Previsão de Despesa’. 
Esta verificação leva em consideração o nível de detalhamento do PPA, que 
pode ser verificado acessando o menu Planejamento, opção ‘Configuração’. 
 
Quando o campo ‘Incluir Previsão da Despesa’ estiver com a opção ‘Não’ os 
demais campos do grupo ‘Legislação Atualização Planejamento’ estarão 
bloqueados. 
 
Quando o campo ‘Incluir Previsão da Despesa’ estiver com a opção ‘Sim’ os 
campos ‘Aprovar Inclusão’ e ‘Utilizar a mesma Legislação’ estarão marcados 
com a opção ‘Sim’. Neste caso o registro de Inclusão na ‘Previsão de Despesa 
do PPA’ será incluido e devidamente aprovado com a mesma legislação 
informada para a ‘Abertura de Crédito’. 
 
O usuário poderá optar em não aprovar a inclusão, neste caso o registro será 
inserido na Previsão de Despesa do PPA e ficará pendente de aprovação. 
Neste caso o campo ‘Utilizar mesma Legislação’ permanece bloqueado. 
 
Outra opção é aprovar a inclusão com uma legislação diferente da utilizada 
para a ‘Abertura de Crédito’. Neste caso ao informar a opção ‘Não’ no campo 
‘Utilizar a Mesma Legislação’ os campos ‘Ato Legal’ e Lei Autorizativa’ serão 
liberados para que o usuário informe a legislação. O usuário deverá informar ao 
menos um dos campos. 
 
Esfera Orçamentária – Por último o usuário deverá marcar a Esfera 
Orçamentária que a abertura de crédito irá pertencer. 
Após o preenchimento de todas as informações obrigatórias o usuário deverá 
clicar no botão . 
Será emitida a mensagem de confirmação na parte superior da tela. 
 
A partir deste momento, conforme os campos ‘Tipo de Crédito’ e ‘Incluir 
Previsão da Despesa’ poderá ser inserida uma ‘Dotação’ com o tipo de crédito 
especificado e uma ‘Previsão de Despesa no PPA’ com valores de meta física 
e financeira zerados. 
O registro de Previsão de Despesa no PPA receberá valores através da rotina 
de ‘Alteração Orçamentária’. 
1.4- Quais são os relacionamentos da funcionalidade 
‘Abertura de Crédito? 
 
A funcionalidade de ‘Abertura de Crédito’ está diretamente relacionada a rotina 
de ‘Dotações’ e de ‘Previsão de Despesa do PPA’ 
Sofre influência da ‘Configuração do PPA’, disponível no menu ‘Planejamento’ 
opção Configuração’, do ‘Controle de Geração da Despesa’, disponível no 
menu ‘Cadastros’ opção ‘Configuração Geral’ e também da ‘Chave Única da 
Despesa’ disponível no mesmo local. No Estado do Espírito Santo, também 
sofre influência do ‘Nível de Aprovação da Dotação Orçamentária na LOA’ 
disponível no menu ‘Planejamento’, opção ‘Metas Fiscais’, botão ‘Índices’. 
Consome dados de diversas funcionalidades através dos suggestions do 
campos ‘Unidade Executora’, ‘Função e Subfunção’, ‘Programa’, ‘Ação’, 
‘Natureza de Despesa’, ‘Vínculo’ e ‘Leis e Decretos’. 
 
1.5- Dúvidas sobre a funcionalidade de ‘Abertura de 
Crédito’. 
 
Ao clicar na opção ‘Abertura de Crédito’ é emitida mensagem de alerta em 
vermelho e não permite acessar a rotina o que devo fazer? 
 
Esta funcionalidade só pode ser acessada com a Unidade Gestora Específica 
(código diferente de zero) caso contrário será emitida a mensagem. 
 
Também só pode ser acessada acessando o exercício que estiver em 
execução, ou seja, o último exercício que o ‘Controle de Geração da Despesa’ 
esteja marcado. Este controle pode ser verificado acessando o menu 
‘Cadastros’ opção ‘Configuração Geral’. 
 
 
Como saber se a rotina efetuará a inserção de uma ‘Dotação’? 
 
Para os Estados de SP e MG e ES quando o campo ‘Tipo de Crédito’ estiver 
com a opção ‘Especial’ ou ‘Extraordinário’, sempre será inserida uma nova 
dotação, exceto quando o controle de ‘Chave Única da Despesa’ estiver 
marcado e forem informados os mesmos dados de uma dotação já existente, 
inclusive o vínculo. Neste caso será emitida a mensagem abaixo. 
 
Para o Estado de ES, caso o campo ‘Tipo de Crédito’ esteja com a opção 
‘Orçamentário’ e o controle de ‘Chave Única da Despesa’ estiver marcado, será 
efetuada apenas a inserção do vínculo na dotação já existente. Caso o controle 
de ‘Chave Única da Despesa’ não esteja marcado será efetuada a inserção de 
uma nova dotação orçamentária. 
 
Como saber se a rotina efetuará a inserção de uma ‘Previsão de Despesa 
no PPA’? 
 
Quando o campo ‘Incluir Previsão de Despesa’ estiver com a opção ‘Sim’ o 
SMARcp efetuará a inserção de um registro na Previsão de Despesa do PPA 
com controle ‘Inclusão’. 
 
Qual a influência da configuração do PPA na funcionalidade ‘Abertura de 
Crédito’? 
 
A configuração do PPA, disponível no menu Planejamento, Opção 
‘Configuração’, determina as informações que estarão presentes no PPA, logo 
se alguma das informações como por exemplo a ‘Fonte de Recurso’ não estiver 
no PPA ela não será considerada para atribuição das opções ‘Sim’ e ‘Não’ no 
campo ‘Incluir Previsão de Despesa’. 
 
Qual a influência do ‘Nível de Aprovação da Dotação Orçamentária na 
LOA’ na funcionalidade ‘Abertura de Crédito’ para o Estado do Espírito 
Santo? 
 
O ‘Nível de Aprovação da Dotação Orçamentária na LOA’ pode ser verificado 
acessando o menu ‘Planejamento’, opção ‘Metas Fiscais’, botão ‘Índices’. 
 
Esta marcação irá influenciar a atribuição do ‘Tipo de Crédito’ para o Estado 
do Espírito Santo. 
Para melhor entendimento será utilizado um exemplo em que o ‘Nível de 
Aprovação’ está marcado com a opção ‘Modalidade de Aplicação’. 
Natureza de Despesa 3.1.30.41.99 
3 – Categoria Econômica 
3.1 – Grupo de Natureza de Despesa 
3.1.30 – Modalidade de Aplicação 
3.1.30.41 – Elemento de Despesa 
3.1.30.41.99 – Subelemento da Despesa 
Ao inserir um registro com as mesmas informações de uma dotação já 
existente, informando uma natureza de despesa com o elemento e 
subelemento da despesa diferente do já existente (3.1.30.40.01), será atribuído 
o ‘Tipo de Crédito’ = Orçamentário. Se a natureza de despesa for alterada 
para 3.1.31.40.01 será atribuído o ‘Tipo de Crédito’ = ‘Especial’ ou 
‘Extraordinário’, pois foi alterada a modalidade aplicação.