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INTRODUÇÃO 
 
A Constituição Federal de 1988 define que o modelo orçamentário brasileiro é 
composto por três instrumentos: 
 Plano Plurianual (PPA) 
 Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 
 Lei Orçamentária Anual (LOA) 
As instruções contidas neste manual abrangem as funcionalidades 
relacionadas à Ação. 
 
OBJETIVO 
 
O objetivo deste manual é propiciar o pleno conhecimento sobre as 
funcionalidades relacionadas à ‘Ação’, e também dos fatores que interferem 
nas mesmas, tais como funcionalidades relacionadas e parâmetros. Este 
conhecimento é fundamental para efetuar os procedimentos padrões tais como 
consultas, inclusões e manutenções de forma mais assertiva e eficiente. 
 
 
1 – AÇÃO 
 
1.1- Onde estão localizadas as funcionalidades 
abordadas? 
 
As funcionalidades abordadas neste manual estão localizadas no menu 
‘Planejamento’, submenu ‘Cadastros Básicos’, opção ‘Ação’. 
 
Ao clicar no botão ‘Buscar’ é apresentada a ‘GRID’, onde após executar 
um filtro válido são demonstrados os registros da funcionalidade. Ao clicar no 
botão ‘Novo’ é apresentada a tela para efetuar a inclusão de um novo 
registro. 
DICA: 
 Caso a funcionalidade não esteja disponível no menu acima entre 
em contato com o administrador do sistema para que verifique as 
permissões do usuário. 
 A posição da funcionalidade no menu poderá sofrer alterações 
dependendo do perfil de acesso do usuário.
2 – FUNCIONALIDADE AÇÃO 
 
2.1- Quais são as ações disponíveis na funcionalidade 
‘Ação’ e como executá-las? 
 
Nesta funcionalidade todas as ações básicas demonstradas no manual de 
Instruções Gerais do SMARcp estão disponíveis e podem ser executadas 
independente da Unidade Gestora que o usuário estiver acessando. 
AÇÕES DISPONÍVEIS: 
 Inclusão pelo menu e pela ‘grid’ clicando no botão ‘Novo’ , 
 Visualização e Edição clicando no botão ‘Visualizar’ e ‘Editar’ 
a frente de cada registro na grid na coluna de ‘Ação’. 
 Remoção dos registros, clicando em ‘Mais Opções’ , opção 
‘Excluir’ a frente de cada registro na grid na coluna de ‘Ação’. 
 Alteração, clicando em ‘Mais Opções’ , opção ‘Alteração’ a 
frente de cada registro na grid na coluna de ‘Ação’ 
 ‘Remoção em Massa’, selecionando os registros na grid e clicando 
na opção ‘Excluir Selecionados’ disponível no botão .
Grid de registros da 
funcionalidade ‘Ação’. 
2.2- Quais sãos as funcionalidades dependentes da 
‘Ação’ e como acessá-las? 
 
Obs: A funcionalidade dependente será abordada em tópico específico 
deste manual. 
 
2.3- Como é atribuído o controle (Original e Inclusão) 
ao inserir uma ‘Ação’? 
 
A inclusão de registros na rotina de ‘Ação’ pode ocorrer em dois momentos: 
 
ANTES DA APROVAÇÃO DO PPA - Enquanto o PPA não estiver aprovado no 
SMARcp, ao incluir uma ‘Ação’ será atribuído automaticamente o controle 
‘ORIGINAL’ ao registro. 
 
APÓS A APROVAÇÃO DO PPA - Após a aprovação do PPA no SMARcp, ao 
incluir uma ‘Ação’ será atribuído automaticamente o controle ‘INCLUSÃO’ ao 
registro. 
FUNCIONALIDADES DEPENDENTES: 
 Permite acessar a funcionalidade ‘Alteração de Ação’, clicando no 
botão ‘Mais Opções’ , ‘Alteração’ a frente de cada registro na grid na 
coluna de ‘Ação’. 
2.4- Como verificar se o PPA está aprovado? 
 
Para verificar se o PPA do quadriênio está aprovado é necessário acessar com 
a Unidade Gestora Específica o menu ‘Planejamento’, opção ‘Aprovação’. 
 
Ao clicar na opção será apresentada a tela a seguir, onde é necessário clicar 
no botão PPA. 
 
Ao clicar no botão ‘PPA’ o usuário deverá verificar se o campo ‘Número 
Legislação’ está preenchido. Se houver um número de legislação significa 
que o PPA está APROVADO, ou seja, ao inserir uma Ação a mesma receberá 
o Status ‘Inclusão’. Caso não conste número de legislação significa que o 
PPA não está aprovado, logo ao inserir uma Ação a mesma receberá o 
Controle ‘Original’. 
2.5- Como verificar se existem alterações para a 
‘Ação’? 
 
Para verificar se existem alterações para a Ação é necessário clicar no botão 
‘Mais Opções’ e clicar em ‘Alteração’, que consta a frente de cada registro 
na grid. 
 
 
2.6- Como verificar se a Ação está relacionada com 
uma Previsão de Despesa? 
 
Para verificar se a ‘Ação’ está relacionada com uma ‘Previsão de Despesa’ o 
usuário deverá acessar o menu ‘Planejamento’ submenu ‘Despesa’, opção 
‘Previsão de Despesa’ e na grid de registros, filtrar pela coluna ‘Ação’. 
Vale lembrar que o SMARcp permite ao usuário a decisão sobre o uso da Ação 
na Previsão de Despesa ou no Detalhamento da Despesa LOA. Caso o usuário 
opte por utilizá-la no detalhamento da Despesa LOA a pesquisa acima não 
será possível. 
 
2.7- Como verificar se a Ação já foi enviada ao 
‘Tribunal de Contas’? 
 
 
2.8- Como é o funcionamento da rotina quando o 
parâmetro ‘Ação’ do PPA está desmarcado? 
 
Caso o parâmetro ‘Ação’ esteja desmarcado, a funcionalidade ‘Ação’ não 
será utilizada na ‘Inclusão’, ‘Edição’ e ‘Visualização’ da rotina de Previsão 
de Despesa. Na grid a coluna ‘Ação’ também deixará de ser apresentada. 
 
Para verificar este parâmetro o usuário deverá acessar o SMARcp com a 
Unidade Gestora Consolidadora o menu ‘Planejamento’, opção 
‘Configuração’. 
 
 
Ao clicar na opção será apresentada a tela a seguir. O usuário deverá 
observar se o campo ‘Ação’ está desmarcado. 
 
2.9- ‘Ação’ antes da aprovação do PPA. 
 
2.9.1 - Como inserir um registro de ‘Ação’ com controle ‘Original’? 
 
Enquanto o PPA do quadriênio não estiver aprovado, automaticamente é 
apresentado o Status ‘Original’ ao clicar no botão ‘Novo’ . 
ATENÇÃO! 
 Diferente da versão desktop do SMARcp, em que o usuário deve acessar 
o exercício anterior ao da vigência para elaborar o planejamento, na 
versão Web os registros desta funcionalidade devem ser cadastrados 
acessando qualquer um dos exercícios abrangidos pelos quadriênio do 
PPA, tendo em vista que os registros são gravados com a informação de 
período início e período fim. Exemplo: Podemos cadastrar uma Ação 
para o PPA de vigência 2014 - 2017, acessando os exercícios de 2014, 
2015, 2016 ou 2017. 
Informar o código da Ação. 
(Único para cada período do PPA) 
Informar a 
prioridade da Ação 
PPA não está 
aprovado = ‘Original’. 
PPA aprovado = 
‘Inclusão’. 
Campo preenchido 
a partir do código da 
ação
Apresenta o código e a descrição das ‘Unidades 
Responsáveis’. O usuário pode encontrar 
digitando parte do código ou da descrição. 
Padrão escolhido 
para mensuração 
da Ação 
Situação que se deseja 
atingir com a execução 
da ação Situação anterior à 
execução da ação 
Valores de Metas Físicas 
para cada exercício 
 
O campo ‘Ação’ deve ser único para cada quadriênio do PPA, caso contrário 
será emitida a seguinte mensagem: 
 
 
A informação ‘Tipo’ será preenchida automaticamente seguindo o seguinte 
critério: 
 
 
Para Estado do Espírito Santo: 
Se Tipo Ação for 0 ou 3 Então ‘Tipo’ será Operação Especial; 
Se Tipo Ação for 1,5 ou 7 Então ‘Tipo’ será Projeto; 
Se Tipo Ação for 2,4,6 ou 8 Então ‘Tipo’ será Atividade; 
Se Tipo Ação for 9 Então ‘Tipo’ será Reserva de Contingência. 
 
Para os demais Estados: 
Se Tipo Ação for 0 Então ‘Tipo’ será Operação Especial; 
Se Tipo Ação for 1,3,5 ou 7 Então ‘Tipo’ será Projeto; 
Se Tipo Ação for 2,4,6 ou 8 Então ‘Tipo’ será Atividade; 
Se Tipo Ação for 9 Então ‘Tipo’ será Reserva de Contingência. 
 
No campo ‘Prioridade’ deve ser informado um número com até 04 dígitos. 
Deve ser informada a ‘Descrição’ da Ação’ de forma objetiva contendo no 
máximo trezentos caracteres. 
 
No campo ‘Unidade Responsável’ o usuário deverá pesquisar a Unidade 
responsável pela execução da ação. A busca pode ser efetuada digitando parte 
do código ou da descrição. Para a funcionalidade ‘Ação’ a informação da 
Unidade Responsável não é obrigatória. 
 
 
No campo ‘Status’ o usuário deve indicar o estágio da execução da ação. 
Poderá optar pela opção ‘Novo’ ou ‘Em Andamento’. 
 
Deverá ser informado um ‘Indicador’ para cada ação. Trata-se de informação 
de suma importância na mensuração dos objetivos alcançados na execução da 
‘Ação’. 
Poderá, ainda, o usuário informar o ‘Produto’ resultante da execução da 
‘Ação’. O preenchimento da informação é facultativo. 
 
No campo ‘Unidade Medida’ o usuário deverá informar o padrão escolhido 
para a mensuração da Ação e de seus indicadores. 
 
Já nos campos ‘Índice Recente’ e ‘Índice Futuro’ o usuário poderá informar a 
situação atual e a situação que se pretende atingir com a execução da ação. 
 
Para o PPA ‘Original’ os campos de ‘Metas por Exercício’ serão obrigatórios 
se no ‘Parâmetro do Planejamento’ o checkbox ‘Ação’ estiver desmarcado. 
 
Os campos ‘Eixo do Desenvolvimento’, ‘Objetivo do Milênio’ e ‘Horizonte 
Temporal’ são de preenchimento opcional, e para os dois primeiros a 
associação poderá ser feita a partir da digitação de qualquer parte do código ou 
da descrição. 
 
Após o preenchimento de todos os campos obrigatórios o usuário deverá clicar 
em . Será emitida a mensagem de confirmação da inclusão da Ação 
na parte superior da tela. 
2.9.2 – Em que momento eu posso editar ou remover um registro de 
‘Ação’ ‘Original’? 
 
Um registro de ‘Ação’ com controle ‘Original’ só pode ser editado ou removido 
enquanto o PPA não estiver aprovado. 
Ao tentar ‘Editar’ ou ‘Remover’ um registro de Ação com controle ‘Original’ e 
com o PPA Aprovado será emitida mensagem: 
 
 
2.10- ‘Ação’ após a aprovação do PPA. 
 
2.10.1 - Como inserir um registro de ‘Ação’ com controle ‘Inclusão’? 
 
Após a aprovação do PPA, automaticamente é apresentado o Controle 
‘Inclusão’ ao clicar no botão ‘Novo’ . 
PPA não está 
aprovado = ‘Original’. 
PPA aprovado = 
‘Inclusão’. 
Registro com controle ‘Inclusão’ 
deve ser informada ‘Data’. 
Nos registros com controle ‘Inclusão’ é necessário que o usuário informe uma 
‘Data’ dentro do período de vigência do PPA, caso contrário será emitida a 
mensagem: 
 
Também não pode ser informada data de mês já enviado ao Tribunal de 
Contas, caso contrário será emitida a mensagem: 
 
As demais informações são as mesmas já apresentadas na inclusão de registro 
com controle ‘Original’. 
 
2.10.2 – Em que momento eu posso editar ou remover um registro de 
‘Ação’ ‘Inclusão’? 
Quando o Parâmetro ‘Ação’ estiver marcado, um registro de ‘Ação’ com 
controle ‘Inclusão’ só pode ser editado se não estiver relacionado a um registro 
de ‘Previsão de Despesa’ aprovado. 
Se o Parâmetro ‘Ação’ estiver desmarcado, o registro de ‘Ação’ do tipo 
‘Inclusão’ só pode ser editado se não estiver vinculado a um registro de 
detalhamento LOA aprovado. Caso alguma das regras não seja seguida será 
emitida a mensagem: 
 
O mesmo não poderá ser excluído se estiver relacionado a um registro de 
‘Previsão de Despesa’ independente da aprovação deste registro, caso 
contrário será emitida a mensagem: 
2.11- Quais são os relacionamentos da 
funcionalidade ‘Ação’? 
 
Os registros da funcionalidade ‘Ação’ possuem as seguintes vinculações: 
 
UNIDADE ORÇAMENTÁRIA, disponível no menu ‘Planejamento’, submenu 
‘Cadastros Básicos’, opção ‘Unidade Orçamentária’ – O campo ‘Unidade 
Responsável’ apresenta todos os registros cadastrados na tabela de Unidade 
Orçamentária. 
 
EIXO DO DESENVOLVIMENTO, disponível no menu ‘Planejamento’, 
submenu ‘Cadastros Básicos’, opção ‘Eixo do Desenvolvimento’. O campo 
‘Eixo do Desenvolvimento’ permite relacionar o cadastro de um ‘Eixo do 
Desenvolvimento’ a uma ‘Ação’. 
 
OBJETIVO DO MILÊNIO, disponível no menu ‘Planejamento’, submenu 
‘Cadastros Básicos’, opção ‘Objetivo do Milênio’. O campo ‘Objetivo do 
Milênio’ permite relacionar o cadastro de um ‘Objetivo do Milênio’ a uma ‘Ação’. 
 
APROVAÇÃO DO PPA, disponível no meu ‘Planejamento’, opção 
‘Aprovação’. Caso o campo ‘Número Legislação’ esteja preenchido, significa 
que o PPA está aprovado, logo o controle do registro será ‘Inclusão’. Caso não 
conste número de legislação o controle do registro será ‘Original’. 
 
ALTERAÇÃO DE AÇÃO, disponível no menu ‘Planejamento’, submenu 
‘Cadastros Básicos’, opção ‘Ação’, clicando no botão ‘Mais Opções’ , 
‘Alteração’. O registro de Ação pode conter ‘Alterações’ relacionadas, que 
podem ser acessadas, seguindo o caminho especificado. 
 
PREVISÃO DE DESPESA, disponível no menu ‘Planejamento’ submenu 
‘Despesa’, opção ‘Previsão de Despesa’. O registro de ‘Ação’ pode estar 
relacionado a uma Previsão de Despesa. Ao acessar a grid da rotina de 
‘Previsão de Despesa’ constará a coluna de ‘Ação’. 
 
DETALHAMENTO DA DESPESA LOA, disponível no menu ‘Planejamento’ 
submenu ‘Despesa’, opção ‘Previsão de Despesa’, clicando no botão ‘Mais 
Opções’ , LOA. O registro de ‘Ação’ pode estar relacionado a um 
Detalhamento da Despesa LOA. Ao acessar a grid da rotina ‘Detalhamento da 
Despesa LOA’ constará a coluna de ‘Ação’. 
 
ENVIO TRIBUNAL DE CONTAS 
2.12- Dúvidas sobre a funcionalidade ‘Ação’. 
 
Os botões de “Visualizar”, “Editar”, “Excluir” “Incluir”, não 
estão aparecendo. O que devo fazer? 
Entre em contato com o administrador do sistema e solicite que verifique as 
permissões do seu usuário 
 
Como é efetuada a alteração de uma Ação? 
A alteração de uma Ação deverá ser efetuada clicando no botão ‘Mais Opções’
‘Alteração’ A funcionalidade de ‘Alteração de Ação’ será abordado em um 
tópico específico deste manual. 
 
Por que o sistema não permite que determinados registros sejam 
editados ou removidos? 
A Edição da funcionalidade ‘Ação’ leva em consideração algumas variáveis. 
Parâmetro ‘Ação’ Marcado e Desmarcado, e Antes e Depois da aprovação do 
PPA. 
Antes da aprovação do PPA, os registros são inseridos com o controle 
ORIGINAL. Estes registros só podem ser editados ou excluídos, enquanto o 
PPA não estiver aprovado. 
Após a aprovação do PPA, os registros são inseridos com o controle 
INCLUSÃO. Para o caso do Parâmetro ‘Ação’ marcado, um registro de ‘Ação’ 
do tipo ‘INCLUSÃO’ poderá ser editado enquanto não estiver relacionado a 
uma Previsão de Despesa já aprovada. Já para o parâmetro ‘Ação’ 
desmarcado, um registro de ‘Ação’ com o controle ‘INCLUSÃO’ só poderá ser 
editado se não estiver vinculado a um registro de Detalhamento da Despesa 
LOA já aprovado. 
Para todas as variáveis um registro de ‘Ação’ com o controle ‘INCLUSÃO’ só 
poderá ser excluído se não estiver vinculado a nenhum registro das 
funcionalidades Previsão de Despesa ou Detalhamento da Despesa LOA. 
3- ALTERAÇÃO DE AÇÃO 
 
3.1- Como acessar a funcionalidade ‘Alterações de 
Ação’? 
 
Para acessar as ‘Alterações de Ação’ de um registro de ‘Ação’ o usuário 
deverá clicar no botão ‘Mais Opções’ , localizado na coluna de ‘Ações’ na 
grid da funcionalidade de ‘Ação’. 
Grid de registros da funcionalidade 
‘Alteração Ação’. 
3.2- Como incluir uma ‘Alteração de Ação’? 
 
Para inserir uma alteração em uma ‘Ação’, é necessário clicar no botão ‘Mais 
Opções’ e depois na opção ‘Alteração’. Será apresentada a tela abaixo 
contendo informações da Ação que será alterada e que não podem ser 
modificadas (campos da cor cinza), além dos campos para o preenchimento 
(alguns obrigatórios outros opcionais) por parte do usuário. 
 
Assim sendo, o usuário deverá informar a ‘Data Alteração’, que não poderá ser 
anterior a data de Inclusão da Ação, quando o mesmo possuir status ‘Inclusão’, 
caso contrário será emitida a mensagem: 
 
A data também deve estar dentro da vigência do PPA, caso contrário será 
emitida a mensagem. 
Campos bloqueados contendo informações da 
Ação que será alterada. 
Apresenta os Valores atuais das ‘Metas por Exercício’
Se todos os campos obrigatórios estiverem preenchidos e o usuário clicar em 
a ‘Alteração da Ação’ será inserida com sucesso, emitindo a 
mensagem de confirmação na parte superior da tela.
Automaticamente o SMARcp retornará para a grid de ‘Alteração de Ação’, 
mostrando o registro de ‘Alteração’ inserido na parte inferior da tela. 
3.3- Em que momento eu posso inserir uma ‘Alteração 
de Ação’? 
 
Em registros com controle ‘Original’ só podem ser inseridas ‘Alterações de 
Ação’ após a aprovação do PPA. 
Para registros com controle ‘Inclusão’ só serão permitidas ‘Alterações de 
Ação’ quando o mesmo estiver atrelado a uma previsão de Despesa aprovada 
ou a um Detalhamento da Despesa LOA aprovado. 
Em registros com controle ‘Inclusão’ só podem ser inseridas ‘Alterações de 
Ação’ após se o mesmo já estiver vinculado a uma Previsão de Despesa 
aprovado ao Tribunal de Contas. 
 
3.4- É possível remover ou editar uma ‘Alteração de 
Ação’? 
 
Não é possível remover ou editar uma ‘Alteração de Ação’. Caso o usuário 
tenha inserido uma alteração incorreta é necessário inserir um novo registro 
que invalide a alteração anterior. 
3.5- Dúvidas sobre a funcionalidade ‘Alteração de 
Ação’. 
 
O botão ‘Mais Opções’ “Alteração”, na rotina de ‘Ação’ não está 
disponível o que devo fazer? 
Entre em contato com o administrador do sistema e solicite que verifique as 
permissões do seu usuário. 
 
Os botões de “Visualizar”, “Editar”, “Excluir” não estão 
aparecendo na grid da rotina de ‘Alteração de Ação’. O que devo fazer? 
Esta rotina não possui as opões citadas. É necessário inserir um novo registro 
para invalidar a alteração inserida. 
 
Por que não consigo inserir uma ‘Alteração de Ação’? 
Nos registros de ‘Ação’ com controle ‘Original’ não é permitido inserir uma 
‘Alteração’ enquanto o PPA não estiver aprovado. 
Nos registros de ‘Ação’ com controle ‘Inclusão’ não é permitido inserir uma 
‘Alteração’ enquanto o registro de não estiver atrelado a uma Previsão de 
Despesa ou a um Detalhamento da Despesa LOA ambos já aprovados.