Empenho

<< Clique para exibir o índice >>

Navegação:  Sistemas > Contabilidade > Abertura de Exercício > Execução >

Empenho

Sistema Integrado de Contabilidade Pública

 

Execução

Empenho

Introdução

Após a Aprovação da Loa e Execução da Rotina de Abertura de Exercício Fase

‘cadastros’ e ‘orçamentário / Extraorçamentário’, o Usuário Estará Apto a Iniciar

a Execução do Seu Orçamento.

o Empenho da Despesa é o Ato Emanado de Autoridade Competente Que Cria

para o Estado Obrigação de Pagamento Pendente ou Não de Implemento de

Condição" (art. 58 da Lei 4.320/64).

Apesar de Não Ser a Fase Inicial de Uma Despesa, Pois Outros Atos Vão

Antecedê-lo, o Empenho é Uma das Fases Mais Importantes da Despesa

Pública, Obedecendo a Um Processo Que Vai Até o Pagamento.

Enquanto a Reserva de Dotação é Uma Rotina Destinada a Bloquear a Dotação

Orçamentária no Início do Processo Licitatório, Visando Garantir Recursos

Orçamentários para a Despesa Que Se Pretende Executar, a Emissão da Nota de

Empenho Representa Uma Garantia para o Fornecedor ou para o Prestador de

Serviço Contratado Pela Administração Pública de Que a Parcela Referente a Seu

Contrato Foi Bloqueada para Honrar os Compromissos Assumidos.

o Empenho é Prévio, ou Seja, Precede a Realização da Despesa e Dá Início à

Relação Contratual Entre o Estado e Seus Fornecedores e Prestadores de

Serviço.

“Para Cada Empenho Será Extraído Um Documento Denominado Nota de

Empenho, Que Indicará o Nome do Credor, a Especificação e a Importância da

Despesa, Bem Como a Redução Desta do Saldo da Dotação" (art. 61 da Lei

4.320/64).

 

a Partir do ‘empenho’ Deriva-se Posteriormente a ‘liquidação’.

Este Manual Abrange a Funcionalidade Empenho Além de Parâmetros e

Relatórios Relacionados.

 

 

Objetivo

o Objetivo Deste Manual é Propiciar o Pleno Conhecimento Sobre a

Funcionalidade Empenho, e Também dos Fatores Que Interferem na Mesma, Tais

Como Funcionalidades Relacionadas e Parâmetros. Este Conhecimento é

Fundamental para Efetuar os Procedimentos Padrões Tais Como Consultas,

Inclusões e Manutenções de Forma Mais Assertiva e Eficiente.

1 – Execução Empenho

1.1- Onde Está Localizada a Funcionalidade ‘empenho’?

a Funcionalidade Abordada Neste Manual Está Localizada no Menu ‘execução’,

Submenu ‘despesa’ Opção ‘empenho’

 

 

Dica:

 Caso a Funcionalidade Não Esteja Disponível no Menu Acima Entre Em

Contato Com o Administrador do Sistema para Que Verifique as Permissões do

Usuário.

 a Posição da Funcionalidade no Menu Poderá Sofrer Alterações

Dependendo do Perfil de Acesso do Usuário.

 Ao Posicionar o Cursor do Mouse Sobre a Funcionalidade Poderão Ser

Apresentados os Botões ‘buscar’ , Que Permite o Acesso Aos Registros Já

Existentes e ‘novo’ , Que Permite a Inclusão de Um Novo Registro.

 

 

1.2- Quais São as Ações Disponíveis na Funcionalidade

‘empenho’ e Como Executá-las?

 

Nesta Funcionalidade as Ações Básicas Demonstradas no Manual de Instruções

Gerais do Smarcp Estão Disponíveis, e Devem Ser Executadas Acessando Com

a Unidade Gestora Específica (códigos Diferente de 0). a Unidade Gestora

Consolidadora (código 0), Deve Ser Utilizada Apenas para Consultar os Registros.

Ao Tentar Efetuar Outro Procedimento é Emitida a Mensagem:

 

 

Ações Disponíveis:

 Inclusão de Empenho Pelo Menu e Pela ‘grid’ Clicando no Botão

‘novo’ .

 Visualização Clicando no Botão ‘visualizar’ a Frente de Cada

Registro do Grid na Coluna de ‘ações’.

 Cópia de Empenho Clicando no Botão ‘copiar’ a Frente de Cada

Registro do Grid na Coluna de ‘ações.

 Anulação de Empenho Não Integrado Clicando no Botão ‘mais

Opções’ e Selecionando a Frente de Cada Registro no Grid

na Coluna de ‘ações’.

 Anulação de Empenho Integrado Clicando no Botão ‘integração’

Que Estará Disponível a Frente do Registro Que Possuir Anulação Integrada a

Ser Inserida.

 Edição de Empenho Não Concluído Clicando no Botão ‘editar’ a

Frente Apenas dos Registros de Empenhos Não Concluídos no Grid na Coluna

de ‘ações’.

 Exclusão de Empenho Não Concluído Clicando no Botão ‘mais

Opções’ e Selecionando a Frente Apenas dos Registros de

Empenhos Não Concluídos no Grid na Coluna de ‘ações’.

 Envio de Nota de Empenho para o Fornecedor Clicando no Botão

‘mais Opções’ e Selecionando a Frente dos Registros de

Empenhos no Grid na Coluna de ‘ações’.

 Busca de Registros Disponíveis para Integração Ao Clicar no Botão

‘registros para Integração’ Disponível Acima do Grid.

 

 

Atenção!

 as Opções de ‘editar’ e de ‘excluir’ Estarão Disponíveis Apenas

para os Empenhos Não Concluídos, ou Seja, os Que por Algum Motivo

Durante o Processo de Inclusão Tenham Sido Incluídos Sem Alguma

Informação e Gerados Com Número ‘999999999’. Caso Existam

Empenhos Nesta Situação o Smarcp Irá Emitir a Mensagem

 

 a Posição e Botões Apresentados na Coluna de ‘ações’ Podem Variar

Conforme os Acessos do Usuário.

Grid de Registros da

Funcionalidade ‘empenho’.

a Grid de Registros Demonstrará Empenhos e

Anulações Integradas e Não Integradas Ao

Sistema de Gestão de Materiais

 

 

Dica:

 Diferente da Versão Desktop Onde o Usuário Acessa Menus

Diferentes, na Versão Web as Ações de Inclusão de Empenho Integrado Ao

Sistema de Gestão de Materiais e Anulação de Empenho Serão Executadas

Acessando o Único Menu de Empenho.

 a Operação de Anulação Estará Posicionada a Frente do Registro de

Empenho Que Receberá Esta Ação. no Caso de Anulação Não Integrada Ao

Sistema de Gestão de Materiais Deverá Utilizar a Opção

Clicando no Botão ‘mais Opções’ . no Caso de Empenhos Integrados

Ao Sistema de Gestão de Materiais Caso Haja Anulação Pendente de

Inserção para o Registro de Empenho a Coluna ‘status’ do Grid Apresentará

o Símbolo de ‘pendência’ e Será Apresentado o Botão ‘integração’ a

Frente do Registro para Inserção da Anulação.

 os Empenhos Integrados Ao Sistema de Gestão de Materiais Serão

Incluídos Diretamente Pelo Botão ‘novo’ Pelo Menu ou Pela Grid Ao

Digitar Um Número de Reserva Válido no Campo ‘reserva’ ou Pelo Botão

‘registros para Integração’ Disponível na Acima da Grid.

 para Inserir Um Empenho Não Integrado Ao Sistema de Gestão de

Materiais Basta Clicar no Botão ‘novo’ Pelo Menu ou Pela Grid e Não

Informar Um Número de Reserva no Campo ‘reserva’.

 os Relatórios de Empenho Estarão Disponíveis no Menu ‘execução’,

Opção ‘relatórios’, no Grupo ‘despesa - Empenho’

 

 

1.3- Como Inserir Um ‘empenho’?

para Inserir Um Registro de Empenho Seja Ele Integrado ou Não Ao Sistema de

Gestão de Materiais é Necessário Clicar no Botão ‘novo’ Constante no Próprio

Menu da Funcionalidade ou no Grid de ‘busca de Empenho’.

 

 

Ao Clicar no Botão ‘novo’ Será Direcionado para a Tela de ‘inclusão de

Empenho’.

Através da Tela de ‘inclusão de Empenho’ o Usuário Poderá Inserir Empenhos

Não Integrados Ao Sistema de Gestão de Materiais, ou Seja, Sem Informar o

Campo ‘reserva’ e Também Empenhos Integrados, Digitando Um Número Válido

de Reserva no Campo ‘reserva’ ou Localizando Uma Através do Botão

‘pesquisar’ Ao Lado do Campo.

os Empenhos Integrados Ao Sistema de ‘gestão de Materiais’ Também Poderão

Ser Incluídos Clicando Diretamente no Botão ‘registros para Integração’

Disponível Acima da Grid.

 

 

Ao Clicar no Botão Será Aberta a Grid de ‘busca de Integração’ Onde o Usuário

Deverá Efetuar Um Filtro Válido para Localizar Um Registro Disponível para

Integração.

 

Ao Localizar o Registro Deverá Clicar no Botão ‘selecionar’ Disponível na

Coluna de ‘ações’. Será Aberta a Tela de ‘inclusão de Empenho’ Com Todos os

Campos Obrigatórios Preenchidos e Bloqueados para Edição. Ao Clicar Em

‘próximo’ e Acessar a Tela de Inclusão de Itens do Movimento de Empenho’

Também Já Constará o Item Oriundo do Sistema de ‘gestão de Materiais’.

Apenas a Descrição do Item Poderá Ser Alterada. Caso Alguma Outra

Informação Esteja Incorreta Orientamos Que Não Seja Efetuada a Inclusão do

Empenho e Solicitada a Correção da ‘requisição’ no Sistema de ‘gestão de

Materiais’.

 

Após Selecionar o Registro na Grid de ‘pesquisa

Integração’ Será Aberta Tela de Inclusão de Empenho

Com os Campos Obrigatórios Preenchidos Com as

Informações da Reserva e Bloqueados para Edição.

 

Ao Clicar no Botão ‘novo’ Será Direcionado para a Tela de ‘inclusão de

Empenho’ Que Segue Abaixo.

 

Após o Preenchimento dos Campos Obrigatórios, Ao Clicar Em ‘próximo’

Acessa a Tela de ‘inclusão de Itens do Movimento de Empenho’.

Indica a Etapa Em Que Está a

Inclusão do Registro.

Apresenta Automaticamente a Data do Último Registro de Empenho Incluído.

Permite Pesquisar ‘reservas’ para Efetuar Empenho

Integrado Ao Sistema de Gestão de Materiais.

 

 

na Tela de ‘inclusão de Itens do Movimento de Empenho’ o

Usuário Deverá Inserir Pelo Menos Um Item Com Valor Válido.

Apresenta o ‘saldo da

Reserva’ Informada.

Após o Preenchimento dos

Campos Clicar no Botão para

Efetuar a Inclusão do Item.

os Itens Incluídos Serão Demonstrados no Grid e Podem

Ser Editados ou Excluídos Enquanto Não For

Confirmada a Inclusão do Registro de Empenho.

Ao Clicar Em ‘confirmar’ o Registro

de Empenho é Inserido e Passa a

Ser Apresentado no Grid.

Apresenta o ‘saldo da

Dotação’ Informada.

 

 

1.4- Qual o Funcionamento dos Campos na Tela de

‘inclusão de Empenho’?

 

‘data Movimento’ – o Campo Apresentará a Data do Último Registro Inserido na

Rotina. Este Campo Sofre Interferência de Dois Parâmetros Que Devem Ser

Configurados Pelo Administrador do Sistema. o Usuário Poderá Apenas

Consultá-los Acessando o Menu ‘execução’, Submenu ‘cadastros’ Opção

‘configuração Despesa’, Botão ‘empenho’.

Caso o Parâmetro ‘lançamento Data Anterior’ Esteja Com a Opção ‘avisa’, Ao

Informar Uma Data Anterior a Apresentada no Campo Será Emitida a Mensagem:

 

Caso o Parâmetro ‘lançamento Data Anterior’ Esteja Com a Opção ‘bloqueia’ Ao

Informar Uma Data Anterior a Apresentada no Campo Será Emitida Mensagem

de Bloqueio na Parte Superior da Tela Em Vermelho.

 

Ao Fechar a Mensagem o Usuário Deverá Informar Uma Data Igual ou Maior Que

a do Último Movimento para Efetuar a Inserção de Um Registro.

Caso o Campo ‘data de Movimento’ Esteja Indisponível para Edição, Significa

Que o Parâmetro ‘bloqueio Data’ Está Habilitado. Neste Caso a Data do

Empenho Só Poderá Ser Avançada Pelo Administrador do Sistema Que Deverá

Manipular a Tabela de ‘datas de Movimento’, Acessando o Menu Execução,

Submenu ‘cadastros’ Opção ‘datas de Movimento’.

‘reserva’ – o Usuário Poderá Informar Neste Campo a Reserva Feita

Previamente Que Alocou os Recursos Orçamentários. Neste Caso o Valor do

Empenho Deduzirá o Saldo da Reserva e Não da Dotação. a Reserva a Ser

Utilizada Pode ou Não Ser Oriunda de Integração Com o Sistema de Materiais.

Caso Haja Mais de Uma Solicitação de Empenho para a Reserva Desejada, o

Usuário Deverá Clicar no Ícone Ao Lado do Campo e Filtrar os Registros no Grid

Pelo Número da Reserva.

 

 

Requisição – Este Campo Deverá Ser Preenchido Com o Número da Requisição

Feita no Sistema de Materiais. Quando a Reserva é Oriunda do Sistema de

Materiais Essa Informação é Preenchida Automaticamente Pelo Sistema. Caso

Contrário, o Campo Ficará Habilitado para Ser Preenchido Manualmente.

‘dotação’ – o Usuário Deverá Digitar Parte de Uma das Informações Constantes

no Campo e Selecionar Um dos Registros.

 

Estarão Disponíveis Neste Campo Tanto as Dotações Orçamentárias (código Até

50.000) Quanto as Extraorçamentárias (código Maior Que 50.000) do ‘exercício’

e ‘unidade Gestora’ Logado e Que o Usuário Possuir Acesso.

Caso as Informações Constantes Não Sejam Suficientes para Localizar o Registro,

o Usuário Pode Clicar no Botão ‘pesquisar’ Ao Lado do Campo. Ao Efetuar

Este Procedimento Será Aberta a Grid de ‘pesquisa de Dotação’ Que Permite

Pesquisar as Dotações Através de Mais Critérios. para Selecionar o Registro

Basta Clicar na Coluna de ‘ações’.

 

os Campos Que Contém o Símbolo

Demonstram os Registros Disponíveis

Conforme o Usuário Digita Parte da

Informação Utilizando a Busca ‘igualar

Qualquer Parte’. as Informações Que

Integram os Registros São

Demonstradas Ao Passar o Cursor do

Mouse Sobre o Campo. Neste Exemplo

do Campo ‘dotação’ Constam as

Informações de ‘código Reduzido’,

‘código da Natureza de Despesa e

‘descrição da Dotação’.

 

 

‘vínculo Dotação’ e ‘vínculo Detalhado’ - Quando o Cadastro dos Vínculos

Não Possuir Hierarquia Ao Informar o Campo ‘dotação’ os Campos ‘vínculo

Dotação’ e ‘vínculo Detalhado’ São Preenchidos Automaticamente Com o

Primeiro Vínculo da Dotação Informada. Caso a Dotação Possua Mais de Um

Vínculo o Usuário Poderá Apagar a Informação no Campo ‘vínculo Dotação’ e

Efetuar a Pesquisa Pelo Código ou a Descrição do Vínculo e Selecionar Outro

Registro. Ao Efetuar Este Procedimento o Campo ‘vínculo Detalhado’ Será

Automaticamente Atualizado.

Serão Apresentados Apenas os Vínculos da Dotação Informada e Que o Usuário

Possuir Acesso.

Quando o Cadastro dos Vínculos Possuir Hierarquia o Campo ‘vinculo

Detalhado’ Sofrerá Influência do Parâmetro ‘vínculo Detalhado Despesa’ Que

Pode Ser Consultado Acessando o Menu ‘cadastros’, Opção ‘configuração

Geral’. Caso Este Parâmetro Esteja Com a Opção ‘não’ o Campo ‘vínculo

Detalhado’ Permanecerá Desabilitado.

‘subelemento’ – o Campo Permanecerá Bloqueado Até Que Seja Informado o

Campo ‘dotação’. Sendo Que Se a Dotação Selecionada For Extraorçamentária

Este Campo Permanecerá Desabilitado.

Este Campo Sofre Influência do Parâmetro ‘subelemento Despesa’ Que Pode

Ser Consultado Acessando o Menu ‘execução’ Submenu ‘cadastros’ Opção

‘configuração Despesa’, Botão ‘empenho’.

Com o Parâmetro ‘subelemento Despesa’ Marcado, Caso Seja Informada

Uma Dotação Com Natureza de Despesa Até Nível de Subelemento, Será

Apresentado no Campo o Respectivo Subelemento e o Mesmo Permanecerá

Bloqueado para Edição.

Caso Seja Informada Uma Dotação Com Natureza de Despesa Até Nível de

Elemento, o Campo ‘subelemento’ Ficará Disponível para Edição e o Usuário

Deverá Informar Um Subelemento Válido Digitando Parte do Código ou da

Descrição do Mesmo. Serão Apresentados Apenas os Subelementos

Relacionados a Natureza de Despesa e Ao Elemento.

 

 

o Cadastro dos Subelementos Pode Ser Consultado Acessando o Menu

‘cadastros’, Opção ‘subelemento da Despesa’.

 

Se Não Houverem Subelementos Relacionados à Natureza de Despesa e Ao

Elemento da Dotação Informada, o Campo ‘subelemento’ Permanecerá

Desabilitado e Sem Informação, Permitindo a Inclusão do Registro de Empenho.

Com o Parâmetro ‘subelemento Despesa’ Desmarcado Ao Informar Uma

Dotação Com Natureza de Despesa Até Nível de Subelemento o Campo

‘subelemento’ Permanecerá Desabilitado e Vazio.

Ao Informar Uma Dotação Com Natureza de Despesa Até Nível de Elemento e

Com Subelementos Relacionados a Natureza de Despesa e Elemento o Campo

‘subelemento’ Estará Habilitado, Sendo Seu Preenchimento Opcional.

Caso a Natureza de Despesa e Elemento Não Possua Subelementos o Campo

Permanecerá Bloqueado e Vazio.

‘fornecedor’ – o Campo Permanece Bloqueado Enquanto o Campo ‘dotação’

Não é Preenchido. Diferentemente da Reserva, Este Campo é de Preenchimento

Obrigatório Onde o Usuário Poderá Digitar Parte do Código ou da Descrição do

Fornecedor e Selecionar Um Registro Válido. Caso Estes Dois Critérios Não Sejam

Suficientes para Localizar o Registro Pode Ser Utilizado o Botão ‘pesquisar’ Ao

Lado do Campo.

Caso Seja Selecionado Um Registro de Fornecedor Com Cpf ou Cnpj Inválido

Será Emitida Mensagem e Não Permitirá Utilizar o Registro, Sendo Necessário

Que o Responsável Corrija o Referido Cadastro no Sistema de Gestão de

Materiais.

o Campo ‘fornecedor’ Sofre Influência do Parâmetro ‘controle Débito

Fornecedor’ Que Pode Ser Consultado Acessando o Menu ‘execução’, Submenu

 

 

‘cadastros’, Opção ‘configuração Despesa’, Botão ‘empenho’. Caso o Mesmo

Esteja Com a Opção ‘avisa’ Será Emitida Mensagem de Alerta Caso o Referido

Fornecedor Possua Débitos Cadastrados no Sistema Tributário, Porém Permitirá

a Utilização do Mesmo. Caso Esteja Com a Opção ‘bloqueia’ Emitirá Mensagem

de Bloqueio e Não Permitirá Informar Este Fornecedor. na Opção ‘não’ Esta

Verificação Não é Realizada.

Quando a Dotação Selecionada For Extraorçamentária e no Cadastro Dela Esteja

Preenchido o Campo de Fornecedor, Ele Será Utilizado para Preencher o Campo

Fornecedor do Empenho.

 

‘tipo Licitação’ – Este Campo Indicará as Modalidades da Licitação Definidas

Pela Lei Nº 8.666, de 21 de Junho de 1993 e por Demais Legislações Aplicáveis a

Cada Ente Federativo.

‘motivo’ – Quando o Tipo Licitação Indicar Que Não Haverá Processo Licitatório,

Este Campo Indicará o Motivo da Dispensa/inexigibilidade.

‘número da Licitação’ – Nesse Campo Deverão Ser Informados o Número,

Exercício e Complemento do Processo Licitatório de Acordo Com a Modalidade e

Unidade Gestora Logada.

Classificação – Neste Campo o Usuário Indicará Se o Processo Licitatório Trata-

Se de Compra de Produto/serviços, Obras ou Registro de Preço. Este Campo

Ficará Habilitado Apenas Quando o Tipo de Licitação Não For Dispensa ou Isento.

Convênio – Convênio a Que Se Refere a Despesa. Poderá Ser Pesquisada Pelo

Número, Exercício e Descrição. Caso Esses Campos São Sejam Suficientes

para a Localização do Convênio Desejado, Basta Clicar no Ícone Ao Lado do

Campo para Que Seja Aberta a Grid da Funcionalidade Convênio Onde Será

Possível a Realização de Pesquisa por Outras Informações.

Atenção!

 os Campos Tipo Licitação, Motivo, Número da Licitação e Classificação

Referem-se Aos Dados do Processo Licitatório e por Isso, Caso a Dotação

Selecionado Seja Extraorçamentária Estes Campos Ficarão Desabilitados.

 

Vínculo Convênio – Campo Que Desabilitado Que Indicará o Vínculo Associado

Ao Convênio Informado no Campo ‘convênio’.

Contrato – Contrato a Que Se Refere a Despesa. Poderá Ser Pesquisado por

Código, Exercício e Descrição. Caso Esses Campos São Sejam Suficientes para

a Localização do Convênio Desejado, Basta Clicar no Ícone Ao Lado do Campo

para Que Seja Aberta a Grid da Funcionalidade Convênio Onde Será Possível a

Realização de Pesquisa por Outras Informações. é Importante Ressaltar Que o

Sistema Apenas Aceitará Contratos Que Estejam Ativos na Data da Emissão do

Empenho, Que Possuam Saldo Maior ou Igual Ao Valor do Empenho e Que Sejam

do Mesmo Fornecedor Informado no Campo Fornecedor.

Natureza Despesa/dirf – Informação Utilizada para Geração do Arquivo da

Dirf e dos Comprovantes de Rendimento. Enquadrará o Valor do Empenho nas

Diversas Categorias de Rendimentos Disponíveis no Sistema Dirf. os Valores

Disponíveis Neste Campo Dependerão do Tipo do Fornecedor (física ou

Jurídica) e da Natureza da Dotação, Configurados na Funcionalidade “Natureza

e Retenção Dirf”.

Serviço – Identificará a Tributação a Ser Aplicada Ao Fornecedor. Informação

Esta Que o Sistema Utilizará nas Fases Seguintes da Despesa

(liquidação/pagamento) para Criação Automática dos Descontos. Este Campo

Está Habilitado Desde Que na Configuração da Despesa, Campo “Tipo de

Serviço” Esteja Configurado Com o Valor Empenho, Caso Contrário Essa

Informação Deverá Ser Informada nas Fases Seguintes da Despesa.

‘evento / Custo’ – Campo de Preenchimento Obrigatório Que Permanece

Bloqueado para Edição Enquanto Não For Informado o Campo ‘dotação’. o

Usuário Deverá Digitar Parte do Código ou da Descrição de Um Evento Custo e

Selecionar Um Registro Válido. Serão Demonstrados Apenas os Registros

Analíticos de ‘evento Custo’ Cadastrados no Menu ‘execução’, Submenu

‘cadastros’, Opção ‘evento Custo’.

Caso no Cadastro do ‘evento Custo’ Seja Especificado Uma Dotação e Vínculo,

Ao Informar a Referida Dotação na Inclusão de Empenho o Campo ‘evento Custo’

Apresentará Como Opções Disponíveis Apenas o Evento Custo Que Contiver a

Dotação e Vínculo Especificados. Caso a Dotação Informada Não Tenha Sido

 

 

Especificada Em Nenhum ‘evento Custo’ Serão Demonstradas Todas as Opções

de ‘evento Custo’ Analíticos.

 

 

Quando o Parâmetro ‘controla Custo’ Disponível no Menu ‘execução’, Submenu

‘cadastros’, Opção ‘configuração Despesa’, Botão ‘geral’, Estiver Marcado, o

Campo ‘evento Custo’ Só Apresentará os Eventos Com Tipo de Lançamento Igual

‘execução Orçamentária’ e Que Pelo Menos Um dos Eventos Analíticos Possua

‘percentual de Rateio’ Maior Que 0.

no Estado de São Paulo Quando o Campo ‘evento Custo’ Possuir Uma Única

Opção e Em Seu Cadastro o Campo ‘tipo de Evento’ For Igual ‘fixo’ o Registro

Será Apresentado no Campo e Bloqueado para Edição.

‘fonte de Recurso’ – o Usuário Poderá Digitar Parte do Código ou da Descrição

da Fonte de Recurso e Selecionar Um dos Registros Apresentados. Este Campo

Demonstra os Registros Cadastrados no Prefixo 16 da Tabela Diversa Que Pode

Ser Consultada Acessando o Menu ‘cadastros’ Opção ‘tabelas Diversas’.

‘centro Custo’ – Campo de Preenchimento Opcional Onde o Usuário Poderá

Digitar Parte do Código ou da Descrição do Centro de Custo e Selecionar Um

Registro Válido. Este Campo Demonstra os Registros Cadastrados no Prefixo 66

da Tabela Diversa Que Pode Ser Consultada Acessando o Menu ‘cadastros’

Opção ‘tabelas Diversas’.

Neste Exemplo o Cadastro do ‘evento Custo’ 001.001 Tem

Especificado a Dotação 1002, Vínculo 1.203.0048, Subelemento 16.

Ao Efetuar a Inclusão de Um Empenho Com Estas Mesmas Informações, no Campo ‘evento

Custo’ Estará Disponível Apenas o Evento 001.001. Se a Dotação Não Estivesse Especificada

Em Nenhum ‘evento Custo’ o Campo Apresentaria Todos os ‘evento Custo ‘analíticos’.

 

 

‘empenho Aditamento’ – Neste Campo Serão Informados os Dados do

Empenho Original Ao Qual Está Sendo Complementado Pelo Empenho Em

Questão Visando Comportar o Aumento da Despesa Contratual Originada a Partir

de Aditamentos de Contrato Previamente Assinados.

‘prestação’ – Este Campo Indicará Se o Empenho Em Questão Refere-se Ao

Pagamento de Um Adiantamento. Caso o Seja, o Sistema Efetuará Controles de

Modo a Garantir Que Exista a Prestação de Contas Posterior. Ele Estará

Disponível Apenas para Empenhos Orçamentários, Sendo Que o Seu

Comportamento Dependerá da Natureza da Despesa da Dotação. Caso a

Mesma Esteja Configurada Como Sendo de Adiantamento, Este Campo Ficará

Desabilitado Com o Valor “Adiantamento”, Caso Contrário Será Preenchido Com o

Valor “Não”, Porém Ficará Habilitado.

‘processo’ – Campo Onde o Usuário Poderá Informar o Número, Dígito,

Exercício e Complemento, Nesta Ordem do Processo Administrativo Atrelado à

Despesa. a Obrigatoriedade Deste Campo Dependerá da Configuração Despesa,

Botão Empenho, Campo Processo Obrigatório. Sendo Que para os Órgãos do

Estado do Espírito Santo, Este Campo Sempre Será Obrigatório.

o Campo ‘número’, ‘dígito’ e ‘exercício’ São Exclusivamente Numéricos. o

Campo ‘complemento’ Também Aceita Letras. o Valor do Campo ‘exercício’ Deve

Estar Entre 0 e 9999, Caso Contrário Será Emitido a Mensagem

o Campo ‘dígito’ Sofre Influência do Parâmetro ‘cálculo Dígito Processo’ Que

Pode Ser Consultado Acessando o Menu ‘execução’, Submenu ‘cadastros’

Opção ‘configuração Despesa’, Botão ‘geral’ Campo ‘cálculo Dígito Processo’.

Caso Esteja Configurado para Calcular o Dígito do Processo Ao Informar o

Número do Processo e Passar Pelo Campo Será Efetuado Um Cálculo para

Atribuir o ‘dígito’ do Processo.

‘matrícula Inss’ – Número da Matrícula no Inss da Empresa de Construção

Civil. Esta Informação é Necessária para a Geração do Arquivo Manad.

‘dívida Fundada’ – Neste Campo o Usuário Deverá Indicar o Exercício e

Número da Dívida de Longo Prazo (precatório, Etc) Cadastrada na Funcionalidade

‘dívida Fundada’ a Fim de Amortizá-la. Caso os Campos Exercício e Número Não

 

 

Sejam Suficientes para a Localização, Basta Clicar no Ícone Junto Ao Campo

para Que Seja Aberta a Grid da Funcionalidade Onde Poderão Ser Pesquisados

Registros por Outras Informações.

‘emenda 62’ – Caso o Fornecedor do Empenho Seja o Tribunal de Justiça Este

Campo Ficará Habilitado Permitindo Que o Usuário Informe Se a Despesa Se

Enquadra na Emenda 62/09 Referente Ao Pagamento de Precatórios.

‘tipo Empenho’ – Neste Campo o Usuário Indicará o Tipo do Empenho a Ser

Emitido Sendo Que Pode Ser Uma das Seguintes Opções:

- Ordinário: Quando o Valor do Empenho é Igual Ao da Compra ou Serviço e

o Pagamento Pelo Seu Total, Em Uma Única Vez.

- Estimativo: Quando Não Houver Condições de Se Apurar o Valor Correto da

Despesa.

- Global: Quando Se Conhece o Valor Total da Despesa Mas Cujo Pagamento

é Feito Parceladamente.

‘data Vencimento’ – Data de Vencimento Previsto para a Efetivação do

Pagamento da Despesa.

‘documento’ – Campo de Preenchimento Opcional Onde o Usuário Poderá

Especificar Um Documento Contendo Letras E/ou Números.

 

 

1.5- Qual o Funcionamento dos Campos na Tela de

‘inclusão de Itens do Movimento de Empenho’

Com o Controle Extraorçamentário?

o Controle Citado Refere-se a Despesas Extraorçamentárias Em Que Ocorre a

Retenção Antes do Pagamento. Isso Ocorre nas Retenções Previdenciárias

(inss), por Exemplo. Quando Esse Controle é Aplicado, Ao Emitir o Empenho

para Realizar o Repasse do Valor Retido Deverão Ser Relacionadas as

Arrecadações Geradas a Partir das Retenções de Pagamento Ao Invés de

Informar os Itens do Empenho.

Este Controle Somente Ocorrerá Se na Configuração da Despesa, Botão

Empenho, Campo Controle Extra Estiver Marcado e a Conta Contábil da

Dotação Extraorçamentária Iniciar Com os Dígitos “2.1”.

‘histórico’ – Permite Ao Usuário Relacionar Históricos Padrões Previamente

Cadastrados na Funcionalidade ‘histórico Reserva / Empenho’, Disponível no

Menu ‘execução’ Submenu ‘cadastros’, Opção ‘histórico Reserva / Empenho’.

para Relacionar Um Histórico Basta Digitar Parte do Código ou da Descrição e

Selecionar Um Registro Válido. Ao Efetuar Este Procedimento o Histórico Padrão

Será Associado e Apresentado no Campo ‘descrição’. é Importante Observar

Que o Campo ‘descrição’ Pode Ser Editado Pelo Usuário Mesmo Que Tenha Sido

Preenchido por Um Histórico Padrão.

‘unidade’ – Campo de Preenchimento Opcional Onde o Usuário Poderá Informar

Uma Unidade de Medida Com Até Dois Caracteres: Exemplo ‘un’, ‘ml’ Entre

Outros.

‘valor Total’ – Este Campo Ficará Desabilitado e Apresentará a Soma das

Receitas Extraorçamentárias Associadas Ao Empenho.

‘descrição’ – Campo de Preenchimento Obrigatório Em Que o Usuário Deverá

Informar Uma Descrição do Item. o Campo Pode Ser Preenchido Digitando

Manualmente ou Selecionando Um Histórico Padrão no Campo ‘histórico’.

‘exercício Receita’ – Exercício a Que Se Referem Às Rubricas das Receitas Que

Comporão o Valor do Empenho.

 

 

‘receita’ – Rubrica da Receita Ao Qual Estão Associadas as Arrecadações Que

Comporão o Valor do Empenho. Elas Poderão Ser Pesquisas por Código, Conta

Contábil e Descrição. Caso Essas Informações Não Sejam Suficientes para

Localizar a Rubrica Desejada, Basta Clicar no Ícone Ao Lado do Campo para

Que Seja Aberta a Grid da Funcionalidade Rubrica, Onde Será Possível Realizar a

Pesquisa por Outros Campos.

‘associar Receitas Selecionadas’ – Ao Clicar Neste Botão, Será Aberta a Grid

da Funcionalidade Movimento Receita Onde Serão Exibidas as Movimentações

de Arrecadação da Rubrica Selecionada no Campo Receita Que Ainda Não Foram

Associadas a Empenhos Extraorçamentários.

 

1.6- Qual o Funcionamento dos Campos na Tela de

‘inclusão de Itens do Movimento de Empenho’ Sem

o Controle Extraorçamentário?

 

‘quantidade’ – o Usuário Deverá Inserir a Quantidade do Item Que Será

Inserido. Lembrando Que o Campo Possui Máscara no Formato 0,000 e Seu

Preenchimento Segue o Padrão Web da Direita para Esquerda, ou Seja, Inicia-se

Pelas Casas Decimais. a Partir do Momento Que o Campo ‘quantidade’ é

Preenchido o Campo ‘valor Unitário’ é Desbloqueado.

‘histórico’ – Permite Ao Usuário Relacionar Históricos Padrões Previamente

Cadastrados na Funcionalidade ‘histórico Reserva / Empenho’, Disponível no

Menu ‘execução’ Submenu ‘cadastros’, Opção ‘histórico Reserva / Empenho’.

para Relacionar Um Histórico Basta Digitar Parte do Código ou da Descrição e

Selecionar Um Registro Válido. Ao Efetuar Este Procedimento o Histórico Padrão

Será Associado e Apresentado no Campo ‘descrição’. é Importante Observar

Que o Campo ‘descrição’ Pode Ser Editado Pelo Usuário Mesmo Que Tenha Sido

Preenchido por Um Histórico Padrão.

 

‘unidade Material’ – Campo de Preenchimento Opcional Onde o Usuário

Poderá Informar Uma Unidade de Medida Com Até Dois Caracteres: Exemplo ‘un’,

‘ml’ Entre Outros.

‘valor Unitário’ – o Campo Permanecerá Bloqueado Enquanto Não For

Informado o Campo ‘quantidade’. Permite Ao Usuário Informar o Valor Unitário

Que Será Incluído. Lembrando Que a Máscara do Campo é no Formato 0,00 e

Seu Preenchimento Ocorre de Acordo Com o Padrão Web da Direita para

Esquerda, ou Seja, Inicia-se Pelas Casas Decimais.

Após o Preenchimento do Campo ‘valor Unitário’ Será Preenchido

Automaticamente o Campo ‘valor Total’.

‘valor Total’ – o Campo Pode Ser Informado Diretamente, Sem Preencher os

Campos ‘quantidade’ e ‘valor Unitário’. Se o Campo ‘quantidade’ For

Preenchido Ele Ficará Bloqueado e Apresentará Automaticamente o Valor

Conforme Preenchimento do Campo ‘valor Unitário’.

‘total Empenho’ – Este Campo Permanece Bloqueado para Edição e

Apresentará Automaticamente a Soma Total dos Itens do Empenho Incluídos Até

o Momento.

 

 

‘descrição’ – Campo de Preenchimento Obrigatório Em Que o Usuário Deverá

Informar Uma Descrição do Item. o Campo Pode Ser Preenchido Digitando

Manualmente ou Selecionando Um Histórico Padrão no Campo ‘histórico’.

 

 

‘saldo Reserva’ – Ao Clicar no Botão Será Apresentado Em Uma Janela

Flutuante o Saldo da Reserva Informada no Campo ‘reserva’.

‘saldo Dotação’ – Ao Clicar no Botão Será Apresentado Em Uma Janela

Flutuante o Saldo da Dotação Informada no Campo ‘dotação’.

 

‘recurso de Alienação’ – Indicará Ao Sistema Que a Despesa Será Paga Co

Recursos Oriundos de Alienação de Bens.

‘incluir’ – Após o Preenchimento das Informações Obrigatórias no Cadastro do

Item o Usuário Deverá Clicar no Botão para Efetuar a Inclusão do Mesmo Que

Passará a Ser Apresentado no Grid Abaixo.

 

‘ações Em Múltiplos Itens’ – Ao Clicar Neste Botão Apresentará a Opção

‘excluir Selecionados’. Permite Que o Usuário Exclua Todos os Itens do

Empenho Selecionados de Uma Só Vez.

 

 

Ao Clicar Em ‘incluir’ o Item Passa a Ser Apresentado no

Grid Abaixo. o Usuário Poderá ‘editar’ ou ‘excluir’ o Item

Pelos Botões Constantes na Coluna de ‘ação’ Antes de

Confirmar a Inclusão do Empenho.

 

 

1.7- Quais São as Informações Constantes na Grid de

‘busca de Empenho’?

 

 

a Grid de ‘busca de Empenho’ Conterá Todos os Registros Inseridos na

Funcionalidade Empenho, ou Seja, Com ‘tipo Movimento’ Igual a ‘empenho’ ou

‘anulação’, Sejam Eles Integrados Ao Sistema de Gestão de Materiais ou Não.

a Mesma Possui as Seguintes Informações Que Podem Ser Utilizadas Como Filtro

para Localização dos Registros.

Nesta Grid Serão Apresentados os Empenhos Emitidos no Exercício Logado e os

de Exercício Anteriores Que Tenham Sido Inscritos Em Restos a Pagar de Modo

a Permitir o Cancelamento do Mesmo.

a Coluna ‘status’ Identifica Se o Registro de Empenho Integrado Possui

‘anulação’ Pendente de Inclusão Apresentando o Símbolo de ‘pendência’ .

Quando Não Houverem Registros Pendentes de Inclusão para o Empenho Será

Apresentado o Símbolo ‘sem Pendência’ .

 

 

 

1.8- Como Efetuar a ‘cópia’ de Um ‘empenho’?

o Usuário Poderá Copiar Registros Com ‘tipo Movimento’ Igual a ‘empenho’ e

Que Não Sejam Integrados Ao Sistema de ‘gestão de Materiais’. Nestes

Registros Será Apresentado o Botão ‘copiar’ na Coluna de ‘ação’.

 

Ao Clicar no Botão Será Aberta a Tela de ‘edição de Empenho’ Com as Mesmas

Informações do Empenho Que Está Sendo Copiado.

o Campo ‘data de Movimento’ Apresentará Automaticamente a Data do Último

Movimento e Não a Data do Registro Que Será Copiado.

o Usuário Poderá Editar os Campos Se Necessário. Ao Clicar Em ‘próximo’ Já

Constará Também o Item do Empenho Copiado. para Finalizar a Inclusão Basta

Clicar Em ‘confirmar’.

 

 

1.9- Como ‘visualizar’ Um Registro na Funcionalidade

‘empenho’?

 

para Visualizar Um Registro Seja Ele Com ‘tipo Movimento’ Igual a ‘empenho’ ou

‘anulação’ o Usuário Deverá Clicar no Botão ‘visualizar’ a Frente de Cada

Registro no Grid na Coluna de ‘ações’.

 

Ao Clicar no Botão Será Aberta a Tela de ‘visualização de Empenho’.

 

 

1.10- Como Inserir Uma ‘anulação de Empenho’

Não Integrada Ao Sistema de ‘gestão de

Materiais’?

 

o Processo de Anulação de Empenho Irá Variar Conforme o Tipo de Empenho

Que Se Deseja Anular. Caso Seja Um Empenho Não Integrado Ao Sistema de

Gestão de Materiais o Usuário Deverá Acessar o Menu ‘execução’ Submenu

‘despesa’ Opção ‘empenho’, Filtrar Pela Coluna ‘empenho’ Informando o Número

do Empenho Que Deseja Anular. Após Localizar o Registro o Usuário Deverá Clicar

no Botão ‘mais Opções’ na Coluna de ‘ações e Selecionar a Opção

‘anulação’.

 

Será Aberta a Tela de ‘inclusão de Anulação’

 

 

Smarapd Informática Ltda Unidade Gestão Pública Www.smarapd.com.br – Smarcp.suporte@smarapd.com.br

R. Aurora, 446 – Vila Tibério – Cep 14050-100 – Ribeirão Preto/sp – Tel.: 2111.9898

32

os Campos: Exercício, Empenho, Dotação e Vínculo Dotação Ficarão

Desabilitados, Pois Devem Apenas Demonstrar os Dados do Empenho Escolhido

para Ser Anulado.

o Campo ‘data Movimento’ Apresentará Automaticamente a Data do Último

Registro e Seu Funcionamento Estará Sujeito Aos Mesmos Parâmetros do Campo

‘data Movimento’ da Inclusão de Empenho.

o Campo ‘motivo Anulação Empenho’ Permite Que o Usuário Escolha Um

Motivo Entre as Opções Disponíveis. Essa Informação é Obrigatória.

o Campo ‘requisição’ Ficará Bloqueado para Edição e Apresentará o Número

da Requisição Informado no Empenho. Lembrando Que Este Número de

Requisição Se Estiver Preenchido Não é Válido, ou Seja, Não Se Trata de Uma

Reserva Integrada. Caso o Campo ‘requisição’ Não Tenha Sido Preenchido na

Reserva o Campo Permanecerá Habilitado.

o Campo ‘liquidação’ Permite Informar a Liquidação Anulada Que Era

Relacionada Ao Empenho. o Ícone Direciona para Tela Que Apresenta as

Liquidações.

 

no Campo ‘documento’ o Usuário Poderá Especificar Um Documento Caso Seja

Necessário, Tendo Em Vista Que Seu Preenchimento Não é Obrigatório.

 

Smarapd Informática Ltda Unidade Gestão Pública Www.smarapd.com.br – Smarcp.suporte@smarapd.com.br

R. Aurora, 446 – Vila Tibério – Cep 14050-100 – Ribeirão Preto/sp – Tel.: 2111.9898

33

o Campo ‘descrição’ Apresentará Automaticamente o Texto Padrão

“Importância Que Se Anula, Correspondente a Nota de Empenho Número Xxxx

de Acordo Com as Normas da Execução Orçamentária”.

Este Campo é de Preenchimento Obrigatório, Mas Pode Ser Editado Pelo

Usuário. Caso o Campo Permaneça Vazio Será Salvo o Texto Padrão.

o Campo ‘valor do Lançamento’ Ficará Habilitado para Inserção do Valor Que

Será Anulado do Empenho.

é Permitido Anular Qualquer Valor do Empenho Até o Limite do Seu Saldo, Que

Pode Ser Verificado Através do Botão .

Se For Informado Um Valor Maior Que o Saldo do Empenho Será Emitida

Mensagem de Bloqueio na Parte Superior da Tela.

 

Ao Clicar Em o Registro de Anulação de Empenho Será Incluído e

Passará a Ser Demonstrado no Grid de ‘busca de Empenho’.

 

1.11- Como Inserir Uma ‘anulação de Empenho’

Integrada Ao Sistema de ‘gestão de Materiais’?

 

Quando Houver Uma Anulação Oriunda do Sistema de Gestão de Materiais o

Registro Ficará Disponível para Inserção e Poderá Ser Identificado Pela Coluna

‘status’ da Grid de ‘busca de Empenho’.

 

Smarapd Informática Ltda Unidade Gestão Pública Www.smarapd.com.br – Smarcp.suporte@smarapd.com.br

R. Aurora, 446 – Vila Tibério – Cep 14050-100 – Ribeirão Preto/sp – Tel.: 2111.9898

34

Quando Um Registro de Empenho Estiver Com a Coluna ‘status’ Igual a

‘pendência’ Significa Que Consta Um Registro de ‘anulação’ Integrado Que Deve

Ser Efetivado. para Efetivá-lo o Usuário Deverá Clicar na Coluna Ações, Opção

Integração.

 

Ao Clicar no Botão Será Apresentada a Grid de ‘busca de Integração’ Com os

Registros de ‘anulação’ Disponíveis para o Registro de Empenho. para Efetivar a

Inclusão do Registro o Usuário Deverá Clicar no Botão ‘efetivar’ na Coluna de

Ações.

 

Ao Selecionar o Empenho, Se o Mesmo Possuir Pendências Referentes a

Contrato Será Demonstrado Nessa Mesma Tela e Não Será Permitida a Anulação

Até Que Seja Feita Correção da Pendência.

 

 

Neste Caso Foi Parametrizado no Sistema de Compras Que é Obrigatória a

Informação dos Dados de Contrato, Mas os Mesmos Não Foram Preenchidos.

a Correção Deverá Ser Realizada Pelo Sistema de Compras e a Solicitação

Reenviada Ao Smarcp para Anulação Posteriormente.

 

 

Caso a Pendência Seja a Falta de Cadastro do Contrato no Smarcp, é Possível

Fazer a Correção Apensa Inserindo as Informações Referentes Ao Contrato

Relacionado Ao Empenho, Através do Menu Execução – Contrato.

Se o Empenho Não Possuir Outra Pendência, Ao Selecionar Será Apresentada a

Tela Abaixo para Inserção de Algumas Informações e Finalizar a Anulação,

Clicando Em Confirmar.

 

Campo Obrigatório: Motivo Anulação Empenho.

Se o Empenho For de Exercícios Anteriores Ao Exercício Logado, ou Seja, Restos

a Pagar, Será Necessário Autorização de Usuário Cadastrado Com Dupla

Custódia para Finalizar a Operação.

 

Ao Fechar a Mensagem Em Vermelho Serão Habilitados os Campos para

Inserção de Usuário e Senha Autorizados para Esta Operação.

 

 

Ao Clicar Em Confirmar, Abrira Tela para Inserção Obrigatória do Número de

Páginas para Impressão.

 

 

Será Emitida Mensagem de Confirmação da Operação Em Verde na Parte

Superior da Tela e Retornará para a Grid de ‘busca de Integração’. Caso Não

Conste Mais Nenhum Registro Pendente o Usuário Poderá Clicar Em ‘voltar’ para

Retornar para a Grid de ‘busca de Empenho’.

Ao Pesquisar no Grid Pelo Número do Empenho Podemos Observar Que o

Registro Com Tipo Movimento ‘empenho’ Passou a Ter Status ‘sem Pendência’

.

o Registro de Anulação de Empenho Incluído é Demonstrado na Grid Com Tipo

Movimento Igual a ‘anulação’ e Valor Negativo.

 

Outra Maneira de Incluir Uma Anulação de Empenho Integrado é Clicando

Diretamente no Botão ‘registros para Integração’ Disponível Acima da Grid.

 

Neste Caso é Aberta a Grid de ‘busca de Integração’ e o Usuário Deverá Utilizar

os Filtros para Localizar o Registro Que Será Efetivado e Fazer o Mesmo Processo

Descrito Acima.

 

1.12- Dúvidas Sobre a Funcionalidade ‘empenho’.

Ao Acessar a Funcionalidade Está Emitindo a Mensagem ‘existem

Empenhos Não Concluídos (número = 999999999), Favor Verificar. ’ o Que

Devo Fazer?

Se Durante o Processo de Inclusão de Um Registro na Funcionalidade ‘empenho’

Ocorrer Algum Imprevisto o Registro Poderá Ser Gerado de Forma Incompleta e

Será Atribuída a Numeração 999999999 (sequência de Nove Números Nove).

Tais Registros Poderão Ser Localizados Filtrando Pela Coluna ‘empenho’ e

Digitando Uma Sequência de Nove Números Nove.

 

 

Após Localizar o Registro o Usuário Poderá ‘editar‘ ou ‘excluir’ o Registro

Utilizando Respectivamente os Botões ‘editar’ ou ‘excluir’ Constante a

Frente do Registro na Coluna de ‘ações’.

 

as Opções de ‘editar’ ou ‘excluir’ Serão Apresentadas Apenas nos

Registros Não Concluídos Com Numeração 999999999.

Caso o Registro Com Numeração 999999999 Possua Valor o Mesmo Estará

Consumindo o Saldo da Respectiva Dotação. Ao Utilizar a Opção ‘excluir’ Este

Valor Retornará para o Saldo da Dotação.

por Este Motivo Quando Houver Um Empenho Não Concluído Com Numeração

999999999 Em Determinada Data de Movimento o Usuário Não Poderá Incluir

Novos Empenhos para Esta Mesma Dotação Com Data Posterior, Pois Será

Emitida Mensagem de Bloqueio.

Neste Caso o Usuário Deverá Excluir o Empenho Anterior Não Concluído ou

Editá-lo para Que Sua Numeração Seja Gerada.

 

Não Consigo Localizar Determinadas Dotações no Campo ‘dotação’ e

Também Não Constam Todos os Registros no Grid o Que Devo Fazer?

o Campo de ‘dotação’ e os Registros Demonstrados no Grid de ‘busca de

Empenho’ Sofrem Influência de Restrições de Acesso do Usuário as Dotações e

Vínculos. Solicite Ao Administrador do Sistema Que Verifique Suas Respectivas

Permissões.

 

 

por Que os Botões de ‘editar’ e ‘excluir’ Não Estão Disponíveis Em Todos

os Registros?

os Botões de ‘editar’ e ‘excluir’ Estarão Disponíveis Apenas para os Registros

Não Concluídos Gerados Com Numeração 999999999. Caso Um Empenho Tenha

Sido Incluído de Forma Indevida o Procedimento Correto é Efetuar Sua Anulação.

 

Ao Tentar Inserir Um Empenho Emitiu a Mensagem ‘este Lançamento Não

Pode Ser Realizado, Pois Já Foi Realizada Integração Com Tribunal de

Contas’ o Que Pode Ser?

Esta Mensagem Informa Que o Contábil do Mês Já Foi Consistido ou Enviado Ao

Tribunal de Contas, Logo Não é Permitido Inserir Nenhum Tipo de Movimentação

Com Data de Movimento Deste Mês.

Ao Tentar Inserir Um Empenho Emitiu a Mensagem ‘para Este Módulo o

Exercício Já Está Encerrado’ o Que Pode Ser?

Esta Mensagem Ocorre Quando por Algum Motivo o Administrador do Sistema

Encerrou a Utilização Deste Módulo para o Exercício. Trata-se de Um Parâmetro

Que Pode Ser Visualizado Acessando o Menu ‘execução’, Submenu ‘cadastros’,

Opção ‘configuração Despesa’, Botão ‘empenho’ Campo ‘exercício Encerrado’.

 

Ao Finalizar a Inserção de Um Empenho Está Apresentando Uma Tela para

Digitar o Número do Empenho o Que Pode Ser?

Trata-se de Um Parâmetro Configurado Pelo Administrador do Sistema Em Que a

Numeração dos Empenhos é Informada Manualmente Pelo Usuário. Nestes

Casos Se For Informada Uma Numeração Já Existente Será Emitida Uma

Mensagem de Erro Indicando Que Já Existe Um Empenho Com a Numeração

Informada.

 

o Parâmetro Pode Ser Verificado Acessando Menu ‘execução’, Submenu

‘cadastros’, Opção ‘configuração Despesa’, Botão ‘empenho’ Campo ‘número

Digitação’.

 

por Que Ao Finalizar a Inserção de Um Registro é Impressa de Forma

Automática a Nota de Empenho?

os Relatórios ‘nota de Empenho’, ‘nota de Anulação de Empenho’ Podem Ser

Impressos Automaticamente Ao Confirmar a Inclusão do Registro Caso o

Parâmetro ‘impressão Automática’ Esteja Marcado. o Referido Parâmetro Pode

Ser Verificado Acessando o Menu ‘execução’, Submenu ‘cadastros’, Opção

‘configuração Despesa’, Botão ‘empenho’ Campo ‘impressão Automática’.

Além Deste Campo o Administrador do Sistema Poderá Configurar Também a

Quantidade de Cópias Que Serão Emitidas Pelos Campos ‘cópias Nota’ e ‘cópias

Nota Anulação’.

 

2 – Relatórios Empenho

2.1 – Onde Estão Localizados os Relatórios do

‘empenho’?

os Relatórios da Funcionalidade ‘empenho’ Estão Localizados no Menu

‘execução’, Submenu ‘relatórios’, Botão ‘despesa - Empenho’. Ao Clicar

Sobre o Botão Será Aberta a Listagem dos Relatórios de Empenho Que o Usuário

Possuir Acesso.

 

 

para Efetuar a Geração do Relatório o Usuário Deverá Clicar no Botão ‘grid de

Filtro’ Constante a Frente da Descrição do Relatório. Será Aberta a Tela para

Realizar os Filtros de Emissão do Relatório.

 

Ao Digitrar Parte do Código ou Descrição do Relatório Neste Campo Serão

Demonstrados os Relatórios Que Atendem a Condição Especificada Utilizando a

Busca ‘igualar Qualquer Parte’ Independente do Grupo Onde o Relatório Estiver.

Ao Clicar no Botão ‘pesquisar’ Dentro do Grupo o Usuário Poderá Realizar o

Mesmo Tipo de Busca Porém Somente nos Relatórios Contidos no Grupo.

 

 

Dica:

 Caso o Relatório Não Esteja Disponível Entre Em Contato Com o

Administrador do Sistema para Que Verifique as Permissões do Usuário.

 a Posição da Funcionalidade no Menu Poderá Sofrer Alterações

Dependendo do Perfil de Acesso do Usuário.