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INTRODUÇÃO 
 
A Constituição Federal de 1988 define que o modelo orçamentário brasileiro é 
composto por três instrumentos: 
 Plano Plurianual (PPA) 
 Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 
 Lei Orçamentária Anual (LOA) 
As instruções contidas neste manual abrangem funcionalidades relacionadas à 
geração dos relatórios de Metas Fiscais, localizados no menu ‘Planejamento’, 
opção ‘Relatórios’, botão ‘LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias’ 
 
OBJETIVO 
 
O objetivo deste manual é propiciar o pleno conhecimento sobre as 
funcionalidades relacionadas aos relatórios de metas fiscais. Este 
conhecimento é fundamental para que o usuário efetue a emissão destes 
relatórios com os dados devidamente preenchidos e atualizados. 
 
 
1 – METAS FISCAIS 
 
1.1- Onde estão localizadas as funcionalidades 
relacionadas às Metas Fiscais? 
 
As funcionalidades abordadas neste manual estão localizadas no menu 
‘Planejamento’, opção ‘Metas Fiscais’. 
 
Ao escolher a opção ‘Metas Fiscais’ o SMARcp apresentará uma tela contendo 
um botão para cada funcionalidade. 
 
Ao clicar sobre um deles será aberto na mesma tela (acordeon) a referida 
rotina. 
2 – MARGEM DE EXPANSÃO DAS DESPESAS 
OBRIGATÓRIAS DE CARÁTER CONTINUADO. 
 
2.1- Onde está localizada a funcionalidade ‘Margem de 
Expansão das Despesas Obrigatórias de Caráter 
Continuado’? 
 
A funcionalidade ‘Margem de Expansão das Despesas Obrigatórias de Caráter 
Continuado’ está localizada no menu ‘Planejamento’, opção ‘Metas Fiscais’, 
clicando no botão ‘Margem de Expansão das Despesas Obrigatórias de 
Caráter Continuado’. 
 
 
Ao clicar no botão referente a funcionalidade é apresentada a tela onde o 
usuário efetuará todas as ações da rotina. 
DICA: 
 Caso a funcionalidade não esteja disponível no menu acima entre 
em contato com o administrador do sistema para que verifique as 
permissões do usuário. 
 A posição da funcionalidade no menu poderá sofrer alterações 
dependendo do perfil de acesso do usuário.
2.2- Quais são as ações disponíveis na funcionalidade 
‘Margem de Expansão das Despesas de Caráter 
Continuado’ e como executá-las? 
 
Nesta funcionalidade as básicas disponíveis são executadas diretamente na 
tela da rotina e só podem ser realizadas com a Unidade Gestora Consolidadora 
(código 0). Ao acessar a rotina com a Unidade Gestora Específica (demais 
códigos) o usuário poderá apenas consultar as informações. 
AÇÕES DISPONÍVEIS: 
 Inclusão e (ou) Edição preenchendo no mínimo os campos 
obrigatórios e clicando no botão ‘Salvar’ . 
 Inclusão de Nova DOCC, preenchendo os campos ‘Descrição’ e 
Valor’ e clicando no botão ‘Adicionar ’ . 
 ‘Remoção de Nova DOCC’, clicando no botão a frente de cada 
registro.
Tela da funcionalidade ‘Margem de 
Expansão das Despesas Obrigatórias 
de Caráter Continuado’.
2.3- Quais as informações que compõem o registro da 
funcionalidade ‘‘Margem de Expansão das 
Despesas de Caráter Continuado’’? 
 
 
Aumento Permanente da Receita / (-) Transferências Constitucionais / (-) 
Transferências ao FUNDEB – Campos de preenchimento obrigatório. O 
usuário deverá informar um valor maior ou igual à zero nestes campos. 
 
Saldo Receita – Campo preenchido automaticamente pela rotina. Apresentará 
o valor do campo ‘Aumento Permanente da Receita’ (Ex. 1.000,00), subtraindo 
os valores dos campos ‘Transferências Constitucionais’ (Ex. 700,00) e 
Transferências ao FUNDEB’ (Ex. 50,00) = Saldo Receita (Ex. 250,00). 
 
Redução Permanente de Despesa – Campo de preenchimento obrigatório. O 
usuário deverá informar um valor maior ou igual à zero neste campo. 
Valor ‘Aumento Permanente da Receita’ (1.000,00) 
subtraído valor ‘Transferências Constitucionais’ 
(700,00), subtraído valor ‘Transferências ao FUNDEB’ 
(50,00) = ‘Saldo Receita’ (250,00). 
Valor ‘Saldo Receita’ (250,00) 
somado valor ‘Redução 
Permanente de Despesa’ (100,00) 
= ‘Margem Bruta’ (350,00). 
Somatório dos registros 
da grid ‘Novas DOCC’ 
(35,00 + 25,00 + 5,00) 
Valor ‘Margem Bruta’ (350,00) 
subtraído valor ‘Novas DOCC’ 
(65,00), subtraído valor 
‘Novas DOCC PPP’ (20,00) = 
‘Margem Líquida’ (265,00).
Margem Bruta – Campo preenchido automaticamente pela rotina. Apresentará 
o valor resultante da soma dos valores dos campos ‘Saldo Receita’ (Ex. 
250,00) e ‘Redução Permanente da Despesa’ (Ex. 100,00) = Margem Bruta 
(Ex. 350,00). 
 
Novas DOCC – Campo de preenchimento obrigatório. O usuário deverá 
informar um valor maior ou igual à zero neste campo. Este campo estará 
disponível para edição caso não conste nenhum registro de ‘Novas DOCC’ na 
parte inferior da tela. Caso constem registros o campo estará indisponível e 
apresentará o valor da somatória dos registros. No exemplo o campo está 
indisponível e apresenta a somatória dos registros (35,00 + 25,00 + 5,00). 
Novas DOCC = 65,00. 
 
Novas DOCC PPP - Campo de preenchimento obrigatório. O usuário deverá 
informar um valor maior ou igual à zero neste campo. 
 
Margem Líquida - Campo preenchido automaticamente pela rotina. 
Apresentará o valor do campo ‘Margem Bruta’ (Ex. 350,00), subtraindo os 
valores dos campos ‘Novas DOCC’ (Ex. 65,00) e ‘Novas DOCC PPP (Ex. 
20,00) = Margem Líquida (Ex. 265,00). 
 
2.4- Como incluir ou remover um registro de ‘Nova 
DOCC’? 
 
Para inserir um registro de ‘Nova DOCC’ o usuário deverá preencher os 
campos ‘Descrição’ e ‘Valor’ e clicar no botão ‘Adicionar’ . 
O registro incluído será demonstrado logo abaixo. Para remover o registro 
incluído, basta clicar no botão . 
Lembrando que ao inserir registros de Novas DOCC o campo ‘Novas DOCCS’ 
fica indisponível e apresenta o valor da somatória dos registros incluídos. 
SMARAPD INFORMÁTICA LTDA Unidade Gestão Pública www.smarapd.com.br – smarcp.suporte@smarapd.com.br R. Aurora, 446 – Vila Tibério – CEP 14050-100 – Ribeirão Preto/SP – Tel.: 2111.9898 13
2.5- Em qual relatório as informações inseridas nesta 
funcionalidade serão demonstradas? 
 
As informações inseridas nesta funcionalidade serão demonstradas no relatório 
COR30900 – Margem de Expansão das Despesas Obrigatórias de Caráter 
Continuado, que pode ser emitido acessando o menu ‘Planejamento’, opção 
‘Relatórios’, botão ‘LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias’. 
3 – ÍNDICES
3.1- Onde está localizada a funcionalidade ‘Índices’? 
 
A funcionalidade ‘Índices’ está localizada no menu ‘Planejamento’, opção 
‘Metas Fiscais’, clicando no botão ‘Índices’. 
 
 
Ao clicar no botão referente a funcionalidade é apresentada a tela onde o 
usuário efetuará todas as ações da rotina. 
DICA: 
 Caso a funcionalidade não esteja disponível no menu acima entre 
em contato com o administrador do sistema para que verifique as 
permissões do usuário. 
 A posição da funcionalidade no menu poderá sofrer alterações 
dependendo do perfil de acesso do usuário.
3.2- Quais são as ações disponíveis na funcionalidade 
‘Índices’ e como executá-las? 
 
Nesta funcionalidade as básicas disponíveis são executadas diretamente na 
tela da rotina e só podem ser realizadas com a Unidade Gestora Consolidadora 
(código 0). Ao acessar a rotina com a Unidade Gestora Específica (demais 
códigos) o usuário poderá apenas consultar as informações. 
 
 
AÇÕES DISPONÍVEIS: 
 Inclusão e (ou) Edição preenchendo no mínimo os campos 
obrigatórios e clicando no botão ‘Salvar’ .
Tela da funcionalidade ‘Índices’.
3.3- Quais as informações que compõem o registro da 
funcionalidade ‘Índices’? 
 
O usuário deverá selecionar em qual nível a ‘Natureza da Despesa’ foi 
aprovada no orçamento. 
 
Campos de preenchimento obrigatório onde deve ser informado o percentual 
de inflação efetivado nos três exercícios anteriores ao do exercício acessado, e 
a projeção de inflação para o exercício acessado e os dois posteriores. 
 
Campos de preenchimento obrigatório onde deve ser informado o valor previsto 
e efetivado para o PIB dois exercícios antes ao acessado e os valores 
projetados para o PIB no exercício acessado e nos dois posteriores. 
 
Ao marcar este campo deverá ser informada categoria econômica até o 3º 
nível. Caso esteja desmarcado deverá ser informada até 2° nível 
 
 
3.4- Em quais relatórios as informações inseridas 
nesta funcionalidade serão utilizadas? 
 
As informações inseridas nesta funcionalidade serão utilizadas para o cálculo 
das colunas de ‘Valor Constante’ e ‘% PIB’ no relatório ‘COR30100 – 
Demonstrativo 1 - LDO - Metas Anuais’, que pode ser emitido acessando o 
menu ‘Planejamento’, opção ‘Relatórios’, botão ‘LDO – Lei de Diretrizes 
Orçamentárias’. 
 
Campos ‘Inflação’ – Utilizados para cálculo das colunas ‘Valor Constante’ 
Campos ‘PIB’ utilizados para cálculo das colunas ‘%PIB (/PIB x 100)’
 
 
Campos ‘PIB’ também são utilizados para cálculo das colunas ‘%PIB’ do 
relatório ‘COR30200 – Demonstrativo 2 – LDO – Avaliação do Cumprimento 
das Metas Fiscais do Exercício Anterior’. 
Campos ‘Inflação’ também são utilizados no cálculo dos valores apresentados 
no quadro ‘Valores a Preços Constantes’ do relatório ‘COR30300 – 
Demonstrativo 3 – LDO – Metas Fiscais Atuais Comparadas com as 
Fixadas nos Três Exercícios Anteriores.’ 
4 – RECEITAS / DESPESAS / SALDO
4.1- Onde está localizada a funcionalidade ‘Receitas / 
Despesas / Saldo’? 
 
A funcionalidade ‘Índices’ está localizada no menu ‘Planejamento’, opção 
‘Metas Fiscais’, clicando no botão ‘Receitas / Despesas / Saldo’. 
 
Ao clicar no botão referente a funcionalidade é apresentada a tela onde o 
usuário efetuará todas as ações da rotina. 
DICA: 
 Caso a funcionalidade não esteja disponível no menu acima entre 
em contato com o administrador do sistema para que verifique as 
permissões do usuário. 
 A posição da funcionalidade no menu poderá sofrer alterações 
dependendo do perfil de acesso do usuário.
4.2- Quais são as ações disponíveis na funcionalidade 
‘Receitas / Despesas / Saldo’ e como executá-las? 
 
Nesta funcionalidade as básicas disponíveis são executadas diretamente na 
tela da rotina e só podem ser realizadas com a Unidade Gestora Consolidadora 
(código 0). Ao acessar a rotina com a Unidade Gestora Específica (demais 
códigos) o usuário poderá apenas consultar as informações. 
 
 
 
AÇÕES DISPONÍVEIS: 
 Inclusão e (ou) Edição preenchendo no mínimo os campos 
obrigatórios e clicando no botão ‘Salvar’ .
Tela da funcionalidade ‘Receitas / 
Despesas / Saldo’. 
4.3- Quais as informações que compõem o registro da 
funcionalidade ‘Receitas / Despesas / Saldo’? 
 
O usuário poderá informar o valor previsto de receita e despesas financeiras do 
exercício acessado, dos três anteriores e dois posteriores, e o valor realizado 
dois exercícios antes ao acessado. 
 
Informar o valor total de receitas e despesas previstas para os dois exercícios 
posteriores ao acessado. 
 
Informar o saldo financeiro de alienações realizado cinco exercícios anteriores 
ao acessado. 
4.4- Em qual relatório as informações inseridas nesta 
funcionalidade serão demonstradas? 
 
As informações inseridas nesta funcionalidade farão parte dos cálculos dos 
seguintes relatórios, que pode ser emitido acessando o menu ‘Planejamento’, 
opção ‘Relatórios’, botão ‘LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias’. 
 
‘COR30100 – Demonstrativo 1 – LOA – Metas Anuais’. 
 
Cálculo dos valores da coluna ‘Valor Corrente’, linha ‘Receita Total’, utilizam 
valores dos campos ‘Receita Total’. 
Cálculo dos valores da coluna ‘Valor Corrente’, linha ‘Receita Primária’, utilizam 
valores dos campos ‘Receita Total’ e ‘Receita Financeira’. 
Cálculo dos valores da coluna ‘Valor Corrente’, linha ‘Despesa Total’, utilizam 
valores dos campos ‘Despesa Total’. 
Cálculo dos valores da coluna ‘Valor Corrente’, linha ‘Despesa Primária’, 
utilizam valores dos campos ‘Despesa Total’ e ‘Despesa Financeira’. 
SMARAPD INFORMÁTICA LTDA Unidade Gestão Pública www.smarapd.com.br – smarcp.suporte@smarapd.com.br R. Aurora, 446 – Vila Tibério – CEP 14050-100 – Ribeirão Preto/SP – Tel.: 2111.9898 24
‘COR30200 – Demonstrativo 2 - Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais 
do Exercício Anterior’, 
 
Cálculo dos valores da coluna ‘Metas Previstas’, linha ‘Receita Primária’, 
utilizam valores dos campos ‘Receita Total’ e ‘Receitas Financeiras’. 
Cálculo dos valores da coluna ‘Metas Realizadas’, linha ‘Receita Primária’, 
utilizam valores dos campos ‘Receita Total’ e ‘Receitas Financeiras’ (exercício 
anterior). 
Cálculo dos valores da coluna ‘Metas Previstas’, linha ‘Despesa Primária’, 
utilizam valores dos campos ‘Despesa Total’ e ‘Despesas Financeiras’. 
Cálculo dos valores da coluna ‘Metas Realizadas’, linha ‘Despesa Primária’, 
utilizam valores dos campos ‘Despesa Total’ e ‘Despesas Financeiras’ 
(exercício anterior). 
‘COR30300 - Metas Fiscais Atuais Comparadas com as Fixadas nos Três 
Exercícios Anteriores.’ 
 
Cálculo dos valores da coluna ‘Metas Previstas’ (exercício logado), linha 
‘Receita Primárias’, utilizam valores dos campos ‘Receita Total’ e ‘Receitas 
Financeiras’. 
Cálculo dos valores da coluna ‘Metas Previstas’ (demais exercícios), linha 
‘Receita Primária’, utilizam valores dos campos ‘Receita Total’ e ‘Receitas 
Financeiras’ (exercício anterior). 
Cálculo dos valores da coluna ‘Metas Previstas’ (exercício logado), linha 
‘Despesa Primária’, utilizam valores dos campos ‘Despesa Total’ e ‘Despesas 
Financeiras’. 
Cálculo dos valores da coluna ‘Metas Previstas’ (demais exercícios), linha 
‘Despesa Primária’, utilizam valores dos campos ‘Despesa Total’ e ‘Despesas 
Financeiras’ (exercício anterior). 
‘COR30500 – Demonstrativo 5 – LDO – Origem e Aplicação dos Recursos 
Obtidos com Alienação de Ativos’. 
 
Valor da Linha ‘Saldo Financeiro’, apresenta valor do campo ‘Saldo Financeiro 
de Alienações’. 
5 – DÍVIDAS
5.1- Onde está localizada a funcionalidade ‘Dívidas’? 
 
A funcionalidade ‘Índices’ está localizada no menu ‘Planejamento’, opção 
‘Metas Fiscais’, clicando no botão ‘Dívidas’. 
 
Ao clicar no botão referente a funcionalidade é apresentada a tela onde o 
usuário efetuará todas as ações da rotina. 
DICA: 
 Caso a funcionalidade não esteja disponível no menu acima entre 
em contato com o administrador do sistema para que verifique as 
permissões do usuário. 
 A posição da funcionalidade no menu poderá sofrer alterações 
dependendo do perfil de acesso do usuário.
5.2- Quais são as ações disponíveis na funcionalidade 
‘Dívidas’ e como executá-las? 
 
Nesta funcionalidade as básicas disponíveis são executadas diretamente na 
tela da rotina e só podem ser realizadas com a Unidade Gestora Consolidadora 
(código 0). Ao acessar a rotina com a Unidade Gestora Específica (demais 
códigos) o usuário poderá apenas consultar as informações. 
AÇÕES DISPONÍVEIS: 
 Inclusão e (ou) Edição preenchendo no mínimo os campos 
obrigatórios e clicando no botão ‘Salvar’ .
Tela da funcionalidade ‘Dívidas’.
5.3- Quais as informações que compõem o registro da 
funcionalidade ‘Dívidas’. 
 
Informar os valores previstos e (ou) realizados de ‘dívida pública consolidada’, 
‘disponibilidade financeira’ e ‘haveres financeiros’ conforme os exercícios 
indicados. 
Os exercícios indicados são alterados conforme o exercício acessado. No 
exemplo acima foi acessado o exercício de 2016. 
 
Informar os valores previstos e (ou) realizados de ‘restos a pagar processados’, 
‘receita de privatizações’ e ‘saldo passivos reconhecidos’ nos exercícios 
indicados. 
Os exercícios indicados são alterados conforme o exercício acessado. No 
exemplo acima foi acessado o exercício de 2016. 
5.4- Em qual relatório as informações inseridas nesta 
funcionalidade serão demonstradas? 
 
As informações inseridas nesta funcionalidade são utilizadas nos cálculos dos 
relatórios abaixo, que podem ser emitido acessando o menu ‘Planejamento’, 
opção ‘Relatórios’, botão ‘LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias’. 
 
‘COR30100 – Demonstrativo 1 – LDO – Metas Anuais’. 
 
Cálculo de valores das colunas ‘Valor Corrente’, linha ‘Resultado Nominal’, 
utiliza valores informados nos campos ‘Dividas Pública Consolidada’, 
‘Disponibilidade Financeira’, ‘Haveres Financeiros’, ‘Restos a Pagar 
Processados’, ‘Receita de Privatizações’, ‘Saldo Previsão Passivos 
Reconhecidos’ do exercício logado e do exercício anterior. 
Cálculo de valores das colunas ‘Valor Corrente’, linha ‘Dívida Publica 
Consolidada’, utiliza valores informados no campo ‘Dívida Pública 
Consolidada’. 
Cálculo de valores das colunas ‘Valor Corrente’, linha ‘Divida Consolidada 
Líquida’, utiliza valores informados nos campos ‘Dívida Pública Consolidada’, 
‘Disponibilidade Financeira’, ‘Haveres Financeiros’, ‘Restos a Pagar 
Processados’. 
‘COR30200 - Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do Exercício 
Anterior’. 
 
 
Cálculo de valores da coluna ‘Metas Previstas’, linha ‘Resultado Nominal’, 
utiliza valores dos campos: ‘dívida publica consolidada’, ‘disponibilidade 
financeira’, ‘haveres financeiros’, ’ restos a pagar’, ‘receita privatização’, 
‘passivos reconhecidos’, ‘divida fiscal liquida prevista exercício’ – ‘divida fiscal 
liquida prevista exercício anterior’. 
Cálculo de valores da coluna ‘Metas Previstas’, linha ‘Dívida Pública 
Consolidada’, utiliza valores dos campos: ‘Dívida Pública Consolidada’ prevista 
no exercício. 
Cálculo de valores da coluna ‘Metas Previstas’, linha ‘Dívida Líquida 
Consolidada’, utiliza valores dos campos ‘Dívida Pública Consolidada’, 
‘Disponibilidade Financeira’, ‘Haveres Financeiros’ e ‘Restos a Pagar’, prevista 
no exercício. 
Cálculo de valores da coluna ‘Metas Realizadas’, linha ‘Resultado Nominal’, 
utiliza valores dos campos: ‘dívida publica consolidada’, ‘disponibilidade 
financeira’, ‘haveres financeiros’, ’ restos a pagar’, ‘receita privatização’, 
‘passivos reconhecidos’, ‘divida fiscal liquida realizada no exercício’ – ‘divida 
fiscal liquida realizada no exercício anterior’. 
Cálculo de valores da coluna ‘Metas Realizadas’, linha ‘Dívida Pública 
Consolidada’, utiliza valores dos campos: ‘Dívida Pública Consolidada’ 
realizada no exercício anterior. 
Cálculo de valores da coluna ‘Metas Realizadas’, linha ‘Dívida Líquida 
Consolidada’, utiliza valores dos campos ‘Dívida Pública Consolidada’, 
‘Disponibilidade Financeira’, ‘Haveres Financeiros’ e ‘Restos a Pagar’, realizada 
no exercício anterior. 
 
‘COR30300 – Metas Fiscais Atuais Comparadas com as Fixadas nos Três 
Exercícios Anteriores’. 
 
Segue a mesma regra geral apresentada para as linhas do COR30200. 
6 – PARCERIA PÚBLICO PRIVADA
6.1- Onde está localizada a funcionalidade ‘Parceria 
Público Privadas’? 
 
A funcionalidade ‘Parceria Público Privadas’ está localizada no menu 
‘Planejamento’, opção ‘Metas Fiscais’, clicando no botão ‘Parceria Público 
Privadas’. 
 
 
Ao clicar no botão referente a funcionalidade é apresentada a tela onde o 
usuário efetuará todas as ações da rotina. 
DICA: 
 Caso a funcionalidade não esteja disponível no menu acima entre 
em contato com o administrador do sistema para que verifique as 
permissões do usuário. 
 A posição da funcionalidade no menu poderá sofrer alterações 
dependendo do perfil de acesso do usuário.
6.2- Quais são as ações disponíveis na funcionalidade 
‘Parceria Público Privadas’ e como executá-las? 
 
Nesta funcionalidade as básicas disponíveis são executadas diretamente na 
tela da rotina e só podem ser realizadas com a Unidade Gestora Consolidadora 
(código 0). Ao acessar a rotina com a Unidade Gestora Específica (demais 
códigos) o usuário poderá apenas consultar as informações. 
AÇÕES DISPONÍVEIS: 
 Inclusão e (ou) Edição preenchendo no mínimo os campos 
obrigatórios e clicando no botão ‘Salvar’ .
Tela da funcionalidade ‘Parceria 
Público Privadas’. 
6.3- Quais as informações que compõem o registro da 
funcionalidade ‘Parceria Público Privadas’. 
 
O usuário poderá informar a previsão de receitas e despesas primárias 
oriundas de Parcerias Público Privadas para o exercício acessado e os dois 
posteriores. 
6.4- Em qual relatório as informações inseridas nesta 
funcionalidade serão demonstradas? 
 
As informações inseridas nesta funcionalidade serão demonstradas no relatório 
‘COR30100 – Demonstrativo 1 – LDO – Metas Anuais’ , que pode ser 
emitido acessando o menu ‘Planejamento’, opção ‘Relatórios’, botão ‘LDO – 
Lei de Diretrizes Orçamentárias’. 
 
Valores da coluna ‘Valor Corrente’, linha ‘Receitas Primárias advindas de PPP’, 
utiliza valores informados no campo ‘Receitas Primárias PPP’. 
Valores da coluna ‘Valor Corrente’, linha ‘Despesas Primárias geradas por 
PPP’, utiliza valores informados no campo ‘Despesas Primárias PPP’. 
7- RISCOS FISCAIS E PROVIDÊNCIAS 
 
7.1 - Onde está localizada a funcionalidade ‘Riscos 
Fiscais e Providências? 
 
As funcionalidades abordada neste manual está localizada no menu 
‘Planejamento’, opção ‘Riscos Fiscais e Providências’. 
 
 
Ao clicar no botão ‘Buscar’ é apresentada a ‘GRID’, onde após executar 
um filtro válido são demonstrados os registros da funcionalidade. Ao clicar no 
botão ‘Novo’ é apresentada a tela para efetuar a inclusão de um novo 
registro. 
DICA: 
 Caso a funcionalidade não esteja disponível no menu acima entre 
em contato com o administrador do sistema para que verifique as 
permissões do usuário. 
 A posição da funcionalidade no menu poderá sofrer alterações 
dependendo do perfil de acesso do usuário.
7.2 - Quais são as Ações Disponíveis na 
Funcionalidade ‘Riscos Fiscais e Providências’ e como 
Executá-las? 
 
Nesta funcionalidade todas as ações básicas demonstradas no manual de 
Instruções Gerais do SMARcp estão disponíveis e podem ser executadas 
logando na Unidade Gestora Consolidadora (código 0). Ao tentar efetuar o 
procedimento com uma Unidade Gestora Específica (demais códigos) será 
apresentada a mensagem abaixo. 
AÇÕES DISPONÍVEIS: 
 Inclusão pelo menu e pela ‘grid’ clicando no botão ‘Novo’ 
 Visualização, Edição e Remoção dos registros, clicando nos botões 
‘Visualizar’ , ‘Editar’ e ‘Excluir’ a frente de cada registro na grid.
Grid de registros da 
funcionalidade ‘Riscos Fiscais 
e Providências’.
7.3 - Quais as informações que compõem o registro da 
funcionalidade ‘Riscos Fiscais e Providências’? 
 
Ao clicar no botão ‘Novo’ será demonstrada a tela de inclusão de um novo 
registro que é composto pelo ‘Tipo de Risco’, ‘Valor’, e eventuais 
‘Detalhamentos’ e ‘Providências’. 
 
 
 
ATENÇÃO! 
 Os registros de Riscos Fiscais e Providências serão demonstrados no 
relatório CER94200 – Riscos Fiscais e Providências, disponível no menu 
‘Planejamento’, opção ‘Relatórios’, botão ‘LDO’ Lembrando que a 
emissão deste relatório é anual, logo os registros também devem ser 
inseridos no seu respectivo exercício. 
Informar o valor total do risco, ou detalhar abaixo. A totalização dos 
detalhamentos será replicada para este campo. 
Informar a descrição e o valor do detalhamento 
e depois clicar no botão . O detalhamento 
pode ser removido clicando no botão .
Selecionar o tipo de risco.
Informar a descrição e o valor das Providências e 
depois clicar no botão . O detalhamento pode 
ser removido clicando no botão .
 
Tipo de Risco – O usuário deverá selecionar um tipo de risco. As opções 
‘Demandas Judiciais’, ‘Dívidas em Processo de Reconhecimento’, ‘Avais e 
Garantias Concedidas’, ‘Assunção de Passivos’, ‘Assistências Diversas’ e 
‘Outros Passivos Contingentes’ são demonstradas no grupo de ‘Passivos 
Contingentes’ do relatório CER94200 – Demonstrativo de Riscos Fiscais e 
Providências. As opções ‘Frustração de Arrecadação’, ‘Restituição de Tributos 
a Maior’, ‘Discrepância de Projeções’ e ‘Outros Riscos Fiscais’ são 
demonstradas no grupo ‘Demais Riscos Fiscais Passivos’. 
 
Valor – O usuário deverá informar um valor ou inserir um registro de 
detalhamento, que seu valor ou a soma deles será apresentado neste campo. 
 
Detalhamento – O usuário deverá informar a ‘Descrição’ e o ‘Valor’ do 
Detalhamento e clicar no botão . Após a inclusão o registro será apresentado 
abaixo, e pode ser removido clicando no botão . Ao efetuar a inclusão dos 
detalhamentos, sua somatória será apresentada no campo ‘Valor’ que ficará 
indisponível para edição. 
Providências – O usuário deverá informar a ‘Descrição’ e o ‘Valor’ do 
Detalhamento e clicar no botão . Após a inclusão o registro será apresentado 
abaixo, e pode ser removido clicando no botão . O valor da somatória das 
providências deverá igual ao valor da somatória dos detalhamentos caso 
contrário serão emitidas as mensagens. 
O valor informado também deverá ser maior que zero.
 
Ao confirmar a inclusão o registro será demonstrado no grid. 
7.4 - Em qual relatório as informações inseridas nesta 
funcionalidade serão demonstradas? 
 
As informações inseridas nesta funcionalidade serão demonstradas no relatório 
‘CER94200 – Demonstrativo de Riscos Fiscais e Providências’, que pode 
ser emitido acessando o menu ‘Planejamento’, opção ‘Relatórios’, botão 
‘LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias’. 
8 – ESTIMATIVA DE RENÚNCIA DE RECEITA 
 
8.1 - Onde está localizada a funcionalidade ‘Estimativa 
de Renúncia de Receita? 
 
As funcionalidades abordada neste manual está localizada no menu 
‘Planejamento’, opção ‘Estimativa de Renúncia de Receita’. 
 
 
Ao clicar no botão ‘Buscar’ é apresentada a ‘GRID’, onde após executar 
um filtro válido são demonstrados os registros da funcionalidade. Ao clicar no 
botão ‘Novo’ é apresentada a tela para efetuar a inclusão de um novo 
registro. 
DICA: 
 Caso a funcionalidade não esteja disponível no menu acima entre 
em contato com o administrador do sistema para que verifique as 
permissões do usuário. 
 A posição da funcionalidade no menu poderá sofrer alterações 
dependendo do perfil de acesso do usuário.
8.2 - Quais são as Ações Disponíveis na 
Funcionalidade ‘Estimativa de Renúncia de Receita’ e 
como Executá-las? 
 
Nesta funcionalidade todas as ações básicas demonstradas no manual de 
Instruções Gerais do SMARcp estão disponíveis e podem ser executadas 
logando na Unidade Gestora Consolidadora (código 0). Ao tentar efetuar o 
procedimento com uma Unidade Gestora Específica (demais códigos) será 
apresentada a mensagem abaixo. 
AÇÕES DISPONÍVEIS: 
 Inclusão pelo menu e pela ‘grid’ clicando no botão ‘Novo’ 
 Visualização, Edição e Remoção dos registros, clicando nos botões 
‘Visualizar’ , ‘Editar’ e ‘Excluir’ a frente de cada registro na grid.
Grid de registros da 
funcionalidade ‘Estimativa de 
Renúncia de Receita’.
8.3 - Quais as informações que compõem o registro da 
funcionalidade ‘Estimativa de Renúncia de Receita’? 
 
Ao clicar no botão ‘Novo’ será demonstrada a tela de inclusão de um novo 
registro que é composto pelos campos ‘Tributo’, ‘Previsão’ para o exercício 
acessado e os dois posteriores, ‘Modalidade’, ‘Favorecidos’ e 
‘Compensações’, sendo todos de preenchimento obrigatório. 
 
ATENÇÃO! 
 Os registros de Estimativa de Renúncia de Receita serão demonstrados 
no relatório COR30800 – Demonstrativo 7 – LDO – Estimativa e 
Compensação da Renúncia de Receita, disponível no menu 
‘Planejamento’, opção ‘Relatórios’, botão ‘LDO’ Lembrando que a 
emissão deste relatório é anual, logo os registros também devem ser 
inseridos no seu respectivo exercício. 
Informar o valor de previsão de renúncia para o 
exercício e os dois posteriores. 
Descrever os favorecidos com 
até 500 caracteres. 
Digitar parte do código ou da descrição da descrição da 
natureza de receita analítica do tributo e selecionar o registro. 
Descrever as compensações com até 
250 caracteres. 
Informar a modalidade de 
acordo com o art.14 LRF. 
 
Tributo – O usuário deverá digitar parte do código ou da descrição da natureza 
de receita analítica referente ao tributo e selecionar o registro. 
 
Previsão – Os campos de previsão apresentarão o exercício que o usuário 
estiver acessando e os dois posteriores. O usuário deverá informar o valor 
previsto de renúncia de receita. Lembrando que todos os campos são de 
preenchimento obrigatório e aceitam valor 0,00. 
 
Modalidade – O usuário deverá informar a modalidade de renúncia de acordo 
com o artigo 14 da Lei de Responsabilidade Fiscal. 
 
Favorecidos – O usuário deverá descrever os favorecidos pela renúncia de 
receita. 
 
Compensações – O usuário deverá descrever as compensações pela 
renúncia de receita. 
Ao confirmar a inclusão o registro será demonstrado no grid.
 
 
8.4 - Em qual relatório as informações inseridas nesta 
funcionalidade serão demonstradas? 
 
As informações inseridas nesta funcionalidade serão demonstradas no relatório 
‘COR30800 – Demonstrativo 7 – LDO – Estimativa e Compensação da 
Renúncia de Receita’ que pode ser emitido acessando o menu 
‘Planejamento’, opção ‘Relatórios’, botão ‘LDO – Lei de Diretrizes 
Orçamentárias’. 
9 - PROJEÇÃO ATUARIAL DO RPPS 
 
9.1 - Onde realizo a projeção atuarial dos Institutos de 
Previdência? 
 
A projeção atuarial é realizada através da funcionalidade ‘Projeção Atuarial do 
RPPS’ localizada no menu ‘Planejamento’, opção ‘Projeção Atuarial do 
RPPS’. 
 
Ao clicar no botão ‘Buscar’ é apresentada a ‘GRID’, onde após executar 
um filtro válido são demonstrados os registros da funcionalidade. Ao clicar no 
botão ‘Novo’ é apresentada a tela para efetuar a inclusão de um novo 
registro. Esta funcionalidade deve ser utilizada acessando o SMARcp com a 
Unidade Gestora Específica do Instituto de Previdência caso contrário serão 
emitidas as mensagens. 
DICA: 
 Caso a funcionalidade não esteja disponível no menu acima entre 
em contato com o administrador do sistema para que verifique as 
permissões do usuário. 
 A posição da funcionalidade no menu poderá sofrer alterações 
dependendo do perfil de acesso do usuário.
 
Caso os registros já tenham sido gerados ao clicar no botão será emitida a 
mensagem. 
 
Neste caso basta efetuar um filtro válido na grid para apresentação dos 
registros. 
 
Ao clicar no botão ‘Editar’ será demonstrada a tela de edição da projeção 
que é composto pelos campos ‘Exercício Projeção Atuarial’, ‘Data 
Avaliação’, ‘Valor Receitas Previdenciárias’, ‘Valor Despesas 
Previdenciárias’, ‘Valor Saldo Financeiro’. Quando o primeiro exercício da 
projeção for editado, os campos ‘Data Avaliação’ e ‘Valor Saldo Financeiro’ 
serão de preenchimento obrigatório e os campos ‘Valores Receitas 
AÇÕES DISPONÍVEIS: 
 Geração da Projeção, clicando no botão ‘Gerar Projeções’ 
 Visualização e Edição dos registros, clicando nos botões ‘Visualizar’
, ‘Editar’ a frente de cada registro na grid.
Ao clicar no botão serão gerados 
os registros para projeção das receitas 
e despesas previdenciárias.
Previdenciárias’ e ‘Valor Despesas Previdenciárias’ permanecerão 
bloqueados. 
 
Nos demais exercícios da projeção, os campos ‘Data Avaliação’, ‘Valor 
Receitas Previdenciárias’ e ‘Valor Despesas Previdenciárias’ serão de 
preenchimento obrigatório, sendo que nesses casos, o campo ‘Valor Saldo 
Financeiro’ será calculado automaticamente pelo sistema. 
ATENÇÃO! 
 Esta funcionalidade só poderá ser manipulada pelas unidades gestoras 
que são Institutos de Previdência, porém é possível visualizar os 
registros de projeção de todos os Institutos pela Unidade Gestora 
Consolidadora. 
 Serão gerados registros de projeção para os dois exercícios anteriores 
ao que o usuário estiver acessando, para o próprio exercício acessado e 
para os setenta e três futuros, totalizando setenta e seis registros. 
‘Data Avaliação’ refere-se à data em que foi 
feita a avaliação atuarial do Instituto de 
Previdência
9.2 - Em qual relatório as informações inseridas nesta 
funcionalidade serão demonstradas? 
 
As informações inseridas nesta funcionalidade serão demonstradas no relatório 
‘COR30700 – Demonstrativo 6.1 – LDO – Projeção Atuarial do Regime 
Próprio de Previdência dos Servidores ’ que pode ser emitido acessando o 
menu ‘Planejamento’, opção ‘Relatórios’, botão ‘LDO – Lei de Diretrizes 
Orçamentárias’. 
 
 
Apenas os valores de Receita e Despesas Previdenciárias e o ‘Resultado 
Previdenciário’ do primeiro exercício da Projeção Atuarial são advindos do 
relatório ‘COR30600 – Receita e Despesas Previdenciárias do Regime Próprio 
de Previdência dos Servidores’.