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INTRODUÇÃO
O Módulo Patrimônio facilita a administração de todos os bens patrimoniais do 
órgão público e está amplamente amparado nos normativos legais, tais como: 
 Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964. 
 Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP). 
 Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público 
(NBCASP)
OBJETIVO
O objetivo deste manual é demonstrar como é realizada o processo de 
Cadastro/Incorporação de Bens Móveis, sendo que o mesmo procedimento 
vale para Veículos, Acervos e Intangíveis. 
Este manual demonstrará todo o processo de incorporação de Bens.
INCORPORAÇÃO DE ATIVOS
Incorporação é o processo de inclusão (entrada) de um bem permanente 
no sistema de controle patrimonial na unidade gestora e, em alguns casos, no 
seu balanço contábil. 
A incorporação deve ser realizada sempre quando o bem entra 
fisicamente na instituição e envolve desde o lançamento dos bens no Sistema 
Patrimonial até a assinatura e arquivamento dos Termos de Responsabilidade 
A Lei 4.320/64 prevê:
Art. 94 - Haverá registros analíticos de todos os bens de caráter 
permanente, com indicação dos elementos necessários para a perfeita 
caracterização de cada um deles e dos agentes responsáveis pela sua guarda e 
administração. 
Art. 95 - A contabilidade manterá registros sintéticos dos bens móveis e 
imóveis. 
O cadastro visa:
a) – identificação do bem;
b) – inclusão no ativo imobilizado;
c) – distribuição;
d) – localização;
e) – guarda e conservação;
f) – manutenção periódica.
São elementos essenciais à perfeita identificação:
a) – N.º do registro patrimonial;
b) - Descrição do material;
c) – Fornecedor;
d) - Data da aquisição;
e) – N.º Nota Fiscal;
f) – Valor;
g) – Localização
O Cadastro de Bens Móveis é feito no menu 
“Patrimônio>Mobiliário>Móvel/Veículo. 
Caminho para acesso a rotina:

Figura 1 - Tela de Acesso a Incorporação 
Ao acessar esse menu, será aberta a janela abaixo

Figura 2 - Tela para iniciar uma Incorporação 
Abaixo os detalhamentos:
Para iniciar a incorporação de um bem, o usuário deverá clicar no botão
Ao clicar no botão acima indicado, observe conforme figura 3 abaixo 
que: Serão listados os materiais recebidos/aceitos pelo almoxarifado e que 
foram cadastrados e classificados com o tipo de Móvel/Veículo, Acervo e 
Intangível. 
O Cadastro de bens patrimoniais é feito de forma integrada com o 
Almoxarifado. 
A Classificação dos materiais é feita em menu específico do sistema, 
com base em permissões especificas de usuários. 
O menu de acesso é Básico > Materiais > Cadastro > Cadastro de 
Materiais 

Figura 3 – Lista de Bens a Incorporar 
Conforme figura 3 acima, os bens que estarão disponíveis para 
incorporação, foram bens lançados no módulo de almoxarifado (inclusive 
bens recebidos por doação) 
Também observar que existe a barra de rolagem de visualização de todas as 
colunas do grid de bens disponíveis para incorporação, conforme figuras 4 e 5 
abaixo 

Figura 4 – Barra para visualização de colunas 
Observem que ao acionar a barra de rolagem, outras colunas do grid serão 
visualizadas, como “Quantidade de bens no BRM”, “Quantidade Incorporada” e 
“Quantidade a Incorporar”. 

Figura 5 – Barra para visualização de colunas 
Os dados que constam nas colunas do grid gerencial que são: Nro do BRM, Ano 
do BRM, Um. Gestora, Um. Orçamentária, Almoxarifado, Cód. Material, Material, 
Qtde,Qtde. Incorporada, Qtde à incorporar podem ser filtradas pelo botão
Abaixo um Exemplo de como filtrar colunas da grid de gerenciamento (pode ser 
filtrado mais de uma coluna): 
No exemplo abaixo, será filtrado o BRM 119/2020

Figura 6 – Filtro de Dados no Grid de Gerenciamento 
No grid de gerenciamento, na coluna de Nro.BRM, clicar no botão 
e será aberta uma janela (ver abaixo) para digitação de valor a ser filtrado.

No campo valor, digitar o número 119 e clicar no  ou dar um “enter”. Como
 ou dar um “enter”. Como 
será filtrado mais de uma coluna, após filtrar o número do BRM, clicar no “X” 
para deixar o valor fixado (valor 119) e filtrar a outra coluna. 
Na coluna de Ano BRM, fazer o mesmo procedimento, clicar no botão  e
 e 
digitar o ano de 2020, clicar no botão  ou dar um “enter”. Após filtrar esses
 ou dar um “enter”. Após filtrar esses 
2 valores, clicar no botão  .
.
Com o filtro acima feito conforme acima, a grid ficará da seguinte forma:

Figura 7 –Dados filtrados para Incorporação 
Observe na Figura 7 acima, que existem 2 colunas importantes nesse 
processo de incorporação que é: Qtde e Qtde Incoporada. 
No caso do BRM 19/2020, isso demonstra que: foram recebidos 2 itens no 
BRM e que a quantidade incorporada é 0 (zero), portanto, existem 2 bens a 
serem incorporados. 
Com os dados filtrados, será dado início a incorporação do Bem, digitando no 
campo “Qtde Incorporar” (abaixo) a quantidade a ser tombada. 
No caso em questão, no campo Qtde. Incorporar, digitaremos o valor 1 e 
após preencher esse campo, na coluna ações clicaremos no botão incorporar
 
 

Figura 8 – Início da Incorporação 
Ressalte na figura acima, que ao clicar no botão incorporar, alguns dados já 
serão carregados no formulário de incorporação, tais, como: Valor do Bem, 
Data de Aquisição, Data de Incorporação, Estado de Conservação, Classe, Tipo 
de Vida Útil, Forma de Aquisição, N de Processo, Mês do Processo, Ano do 
Processo. 
Observar também que o tipo de Geração de Tombo está definido como 
automático e nesse caso, o sistema já preenche valor no Tombo Inicial e Tombo 
Final (como no exemplo é só 1 bem, o tombo inicial será igual o tombo final). 
Os dados restantes para completar a incorporação são a localização do bem e 
o Valor Residual. 
Abaixo explicação dos campos/dados necessários para Incorporação:
1. Valor do Bem: É o preço de compra de um bem (valor da Nota Fiscal 
do Bem) lançado no Almoxarifado. 
2. Data de Aquisição: É a data da Nota Fiscal do Bem lançado no 
Almoxarifado 
 
3. Localização: É o local onde será destinado o BEM (local onde o bem 
será posto em uso). Essa localização é os Centros de Custos do órgão 
público (as unidades organizacionais do órgão) 
Para a Localização, o usuário deverá preencher os 5 níveis de unidade 
orçamentária disponíveis (ver fig abaixo). 

4. Data de Incorporação: Data que o bem será colocado em uso e será 
incorporado ao ativo. 
5. Estado de Conservação: Consiste no acompanhamento sistemático 
do estado de conservação dos bens patrimoniais, objetivando manter 
sua integridade física (Os Estados são: Excelente, Bom, Regular e 
Pessimo). 
Em tempo: Não existe uma tabela padronizada para definir o 
tempo de vida útil e valor residual de bens moveis, entretanto para a 
ESTIMATIVA DE VIDA ÚTIL ECONÔMICA E TAXA DE DEPRECIAÇÃO 
existe como referência a tabela da Macro Função SIAFI 020330 - 
DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO QUE É UTILIZADA NA 
ADM. DIR. UNIÃO, AUT. E FUND que define o percentual de vida útil e 
valor residual por classe patrimonial 
6. Classe: obedecerão ao desmembramento dos Grupos dispostos no 
PCASP. As Classes Patrimoniais foram padronizadas de acordo com 
o Grupo de Bens disposto no PCASP: No caso em questão estamos 
tratando de Grupo de Bens Móveis. 
7. Tipo de Vida Útil: 
Definida (O ativo sofrerá depreciação) 
Indefinida (O ativo não será depreciado) 
Vida útil é o período durante o qual a entidade espera utilizar o ativo
8. Valor Residual: é o montante líquido que a entidade espera, com 
razoável segurança, obter por um ativo no fim de sua vida útil 
econômica. 
9. Cota Fixa de Depreciação: Essa Cota será preenchida 
automaticamente pelo sistema, conforme o preenchimento do Valor 
Residual e da Vida Útil dos ativos. 
Depreciação - é a redução do valor dos bens pelo desgaste ou perda 
de utilidade. 
O Método utilizado para depreciação é o das quotas constantes 
adotadas como método de cálculo dos encargos de depreciação 
(Item 14 do Manual NBC T 16.9). 
10. Forma de Aquisição: Quando for uma compra, já vira preenchido 
automaticamente, entretanto, quando for doação ou outra forma de 
entrada do Bem, será aberto opção para escolha do usuário preencher 
esse campo clicando no botão de pesquisa de opções 

Figura 9 – Opções de Forma de Aquisição 
11. N de Processo, Mês do Processo e Ano do Processo quando é uma 
aquisição por compra, já vem preenchidos do menu agenda do 
Sistema 
12. Descrição do Bem: Esse campo é utilizado para descrever o bem

13. Observação: Campo utilizado para caso o usuário queira fazer 
alguma observação sobre o bem 

14. Tipo de Geração de Tombo
Automático: O Próprio sistema irá gerar com base no último registro 
gerado. No Exemplo em questão acima, observe que como está sendo gerado 
um registro, o sistema irá gerar o número 

A Partir de: Quando o usuário optar pelo tipo de geração “A partir de”, 
caberá ao usuário definir o número do tombo 

Após preenchimento de todos os campos acima, a incorporação será 
completada ao clicar no botão 
Ao clicar no botão confirmar, o sistema emitira a mensagem:

Ao clicar em sim, o sistema emitira a tela abaixo

Figura 10 – Incorporação Realizada 
O número de tombo gerado foi o 1000138. Para pesquisar esse tombo, o 
usuário deverá acessar o caminho abaixo: 

Será aberta uma tela (ver figura 11) e a pesquisa do Tombo pode ser feita 
com o botão de filtro. 
Ao clicar no campo valor e digitar o tombo 1000138. Após digitar o número do 
tombo, clicar  ou digitar “enter” e clicar em
 ou digitar “enter” e clicar em 
Com isso o Tombo será exibido na grid após os filtros (Lembrando que 
existem outros campos para pesquisa) 

Fig 11 – Pesquisa de Tombo Incorporado 
Para carregar os dados em tela, dar 2 cliques na linha cinza acima e com 
isso serão exibidos os dados do BEM 

Fig 12 – Dados do Bem Incorporado 
CONCLUSÃO
Ao concluir os passos mencionados acima, o sistema já possuirá um Bem 
Incorporação e poderá navegar nas telas para visualizar os dados do bem, sendo 
que no mês seguinte o bem começara a ser depreciado.